[MEEF] Reflexos do boicote ao ENADE na ESEF/UFRGS

Olá companheiros do MEEF!

 

O resultado do ENADE de 2011 saiu há algumas semanas, e, como em muitas universidades, na UFRGS o curso de Licenciatura em Educação Física obteve o resultado insatisfatório aos olhos da direção e do Ministério da Educação, fruto do boicote ao ENADE. Em 2011 nas semanas que antecederam o ENADE, o DAEFi realizou reuniões abertas com os alunos que realizariam a prova, na época formandos, explicando o porque de boicotar.

 

Agora, em 2013, direção da ESEF recebeu os documentos comunicando a nota no dia 4 de janeiro: obtivemos 1 no ENADE, e 2 na avaliação geral. Logo em seguida, na terça-feira dia 8 de janeiro, todos os alunos da ESEF receberam um email do novo diretor da Escola, comunicando os alunos da nota e esclarecendo como ela ocorre. Nas palavras dele, "nosso curso encontra-se agora numa situação difícil e constrangedora". Difícil, pois passará por uma avaliação mais rigorosa, onde terá de elaborar projetos de melhorias e encaminhar ao MEC periodicamente relatórios da realização das mesmas. No email também comunicou que haveria reunião do Conselho de Unidade – CONSUNI, na sexta-feira, dia 11 para tratar do tema, além de solicitar documentos de melhoria do campus e do currículo. Então construímos uma carta de reivindicações estruturais e curriculares, resultados de todos esses anos de luta na ESEF.

 

 O email repercutiu nas redes sociais, com alunos apoiando o DAEFi, e com a oposição nos fazendo cobranças atravessadas, de que boicotar o ENADE era boicotar a nossa própria formação e imagem perante a sociedade, que era nossa obrigação comparecer na reunião e dar esclarecimentos.

 

Na reunião do dia 11 o diretor abriu o ponto explicando a situação, as notas e os procedimentos a serem feitos. Após passou a palavra para os Representantes Discentes que leram a carta que o DAEFi  construiu esclarecendo a nossa posição política em boicotar o ENADE (carta que está em anexo).  Em seguida vieram inúmeras criticas dos professores e técnicos administrativos, os primeiros demonstrando que a baixa nota afetava a imagem deles, que o trabalho não era reconhecido, que isso os envergonhava; os últimos alegando que a nova avaliação os sobrecarregaria de trabalho (desconsiderando que o baixo número de técnicos trabalhando tem influência nessa sobrecarga de trabalho). Por fim, o diretor colocou que essa era um posição política dos estudantes e que deveria ser respeitada, a nota 1 no ENADE não representava realmente o conhecimento dos alunos da ESEF. Encaminhou ainda que a nossa nota fosse publicada no jornal como modo de esclarecer a nota baixa e "limpar" a imagem dos professores e direção.

 

Estamos agora em período de férias, o tema ainda não está tão presente na vida dos estudantes, mas sabemos que em março, quando as aulas voltarem, apesar da política de "boa vizinhança" que a direção tem adotado, alguns professores não nos pouparão de críticas e da criminalização. Por isso mantemos calma e os argumentos, pois sabemos que estamos lutando pelo certo.

Força na luta!


Em tempo, força aos companheiros de Santa Maria. Sabemos que estão todos bem, mas de um modo ou de outro, todos sofremos com o ocorrido na Boate Kiss. Contem conosco! 


--
Marcia Guterres Weirich

DAEFi - UFRGS
Gestão 2012 - 2013
ESEF em Movimento - Lutar e Avançar!

DCE - UFRGS
Gestão 2012 - 2013
Da UNIDADE vai nascer a NOVIDADE!


Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física - ExNEEF
Coordenação Geral - Regional 6
Gestão 2012 - 2013

Educação Física é UMA só! Formação Unificada JÁ!

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário