[INTEXTOS] contribuição de março 20013/sorahia/avaliação paae sem gabarito

CÓDIGO
DA
PROVA:
883469


SECRETARIADEESTADODEEDUCAÇÃODEMINASGERAISAVALIAÇÃODIAGNÓSTICA-ENSINOFUNDAMENTAL
PAAE
2013
Escola:
Disciplina:
Língua
Portuguesa
Professor:
Ano:

Turma:
Resultado:


NomedoAluno:
Prezado(a)
Aluno(a)



Esta
é
a
prova
do
Programa
de
Avaliação
da
Aprendizagem
Escolar
-PAAE.
Leia
e
responda
às
questões
com
bastante
atenção,
pois
o
objetivo
da
prova
é
acompanhar
o
seu
desempenho
e
identificar
possíveis
dificuldades
de
forma
a
orientar
o
professor
sobre
como
ajudá-lo.

Você
deve
marcar
a
sua
resposta
em
cada
questão
e
depois
transcrevê-la
na
Folha
de
Respostas.Veja
o
exemplo:
ABCD01

Antes
de
entregar
a
Prova,
confira
se
marcou
todas
as
suas
respostas
corretamente.
Verifique
se
preencheu
o
cabeçalho
da
prova.
FOLHADERESPOSTASDAPROVADELÍNGUAPORTUGUESAABCDABCD
01



11



02
12



03



13



04
14



05



15



06
16



07



17



08



18



09



19



10



20



Bom
trabalho!



SECRETARIADEESTADODEEDUCAÇÃODEMINASGERAISAVALIAÇÃODIAGNÓSTICA-ENSINOFUNDAMENTALSECRETARIADEESTADODEEDUCAÇÃODEMINASGERAISAVALIAÇÃODIAGNÓSTICA-ENSINOFUNDAMENTAL
PAAE
2013


Escola:
Disciplina:
Língua
Portuguesa
Ano:



Professor:


Turma:
Resultado:


NomedoAluno:
QUESTÃO
1


O
poema
conta
uma
aventura
vivida
por
um
gato
e
um
passarinho
e
é
observada
da
janela
por
uma
criança.


História
da
janela

2


(Heinz
Manz)


No
muro


o
gato.
Na
árvore
o
passarinho.
Agora:


o
gato
na
árvore.
O
passarinho
no
muro.
Na
janela
uma
criança
rindo.


(PAES,
J.
P.
Ri
melhor
quem
ri
primeiro.
S.
P.:
Companhia
das
Letrinhas,
1998.)


Numere
os
fatos
da
"História
da
janela",
conforme
eles
aparecem
no
poema.


(
)
O
passarinho
consegue
fugir
do
gato,
saltando
da
árvore
para
o
muro.
(
)
Da
janela,
uma
criança
sorri
ao
assistir
à
tentativa
do
gato
de
pegar
o
passarinho.
(
)
O
gato
está
no
muro,
observando
um
passarinho,
que
está
na
árvore.
(
)
O
gato
pula
na
árvore
para
pegar
o
passarinho.


A
sequência
correta
é


A)
(1),
(4),
(2),
(3).
B)
(2),
(1),
(3),
(4).
C)
(3),
(4),
(1),
(2).
D)
(4),
(1),
(3),
(2).



QUESTÃO
2


Estas
são
etapas
de
uma
história
da
Turma
da
Mônica.


(I)
(
II
)
(
III
)
(
IV
)
(www.turmadamonica.com.br.
Acesso:
23/06/2010.)


Essa
história
em
quadrinhos
está
incoerente.
Para
torná-la
coerente,
qual
deve
ser
a
ordem
das
tirinhas?
A)
(I),
(IV),
(II),
(III)
B)
(III),
(IV),
(II),
(I)
C)
(III),
(II),
(IV),
(I)
D)
(IV),
(I),
(III),
(II)



QUESTÃO
3
Por
que
o
anel
de
urano
é
meio
torto?


Não
são
os
anéis
de
Urano
que
são
tortos,
mas
o
planeta
inteiro.
Enquanto
os
outros
planetas
giram
ao
redor
do
Sol
com
seu
eixo
de
rotação
quase
em
pé,
como
um
pião,
Urano
parece
estar
deitado
e
os
anéis
acompanham
essa
posição.
Os
cientistas
acreditam
que
a
inclinação
aconteceu
devido
ao
choque
com
algum
outro
corpo
celeste.


(Revista
Recreio.
Curiosidades.
Editora
Abril.
Ano
10,

514,
14/01/2010.)


Segundo
os
cientistas,
o
motivo
de
o
planeta
Urano
ser
torto
é
porque


A)
alguns
anéis
do
planeta
também
se
encontram
nessa
posição.
B)
esse
planeta
se
chocou
com
algum
outro
corpo
celeste.
C)
esse
planeta
se
entortou
por
ficar
muito
tempo
deitado.
D)
outros
planetas
giram
em
torno
do
Sol
com
o
eixo
de
rotação
em
pé.


QUESTÃO
4
Por
que
os
papagaios
falam?


Ter
um
aparelho
fonador
especial,
viver
em
grupo
e
apresentar
inteligência
acima
da
média
entre
as
aves
ajuda
os
papagaios
a
imitar
outras
espécies.
Na
natureza,
os
papagaios
usam
o
canto
para
trocar
informações.
Quando
são
colocados
em
cativeiro,
porém,
eles
compensam
a
falta
de
comunicação
reproduzindo
sons
domésticos
e
palavras
repetidas
pelas
pessoas.
Papagaios
têm
facilidade
para
imitar
a
voz
humana
porque
o
som
que
emitem
apresenta
características
comuns
à
fala
humana.
A
voz
das
outras
aves
costuma
ser
mais
assobiada,
rápida
e
aguda",
explica
o
ornitólogo
Jacques
Veillard,
da
Unicamp.


(http://mundoestranho.abril.com.br.
Acesso:
17/06/2010.)


Qual
é
a
principal
característica
dos
papagaios,
segundo
esse
texto?


A)
Produzem
sons
comuns
aos
da
fala
humana
por
isso
conseguem
imitar
pessoas.
B)
São
espécies
raras
de
pássaros
capazes
de
produzir
diferentes
sons.
C)
Têm
voz
bastante
aguda
e
assobiada
se
comparados
aos
demais
pássaros.
D)
Usam
o
canto
para
diversas
atividades
como
caçar
e
atrair
presas.


QUESTÃO
5



(www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira8.htm.
Acesso:
26/10/2011.)


Pela
expressão
de
Cascão
no
último
quadrinho,
deduz-se
que
ele


A)
discordou
que
Cebolinha
tivesse
dom
para
o
desenho.
B)
discordou
que
o
desenho
fosse
tão
parecido
com
Cebolinha.
C)
ficou
espantado
com
o
desejo
de
Cebolinha
em
ser
desenhista.
D)
ficou
surpreso
por
ter
confundido
Cebolinha
com
o
desenho.



QUESTÃO
6


A
um
passarinho


Vinicius
de
Moraes


A
um
passarinho
Para
que
vieste
Na
minha
janela
Meter
o
nariz?
Se
foi
por
um
verso
Não
sou
mais
poeta
Ando
tão
feliz!


(www.revista.agulha.nom.br.
Acesso:
15/07/2010.)


Segundo
o
texto,
a
condição
para
a
criação
poética
é
estar


A)
feliz.
B)
sozinho.
C)
triste.
D)
nervoso.


QUESTÃO
7


Primeiros
Socorros
para
crianças


Os
primeiros
socorros
são
apenas
a
primeira
ajuda
a
ser
dada
ao
ferido.
Eles
servem
para
aliviar
a
dor
e
estabilizar
o
estado
da
pessoa,
mas
não
servem
como
tratamento
ou
cura.
Você
sempre
deve
pedir
ajuda
a
um
adulto,
e
o
ferido
deve
ser
levado
a
um
hospital.


(http://iguinho.ig.com.br/primeiro-socorros.html.
Acesso:
21/04/2011.
Adaptado.)


A
palavra
em
negrito
no
texto
significa


A)
agitar.
B)
encorajar.
C)
equilibrar.
D)
sarar.


QUESTÃO
8


Quarto
de
guardados


A
boneca
careca,
O
ursinho
perneta,
a
bola
furada,


o
riso
esquecido
querem
ser
lembrados
e
passar
de
perdidos
a
achados,
num
quarto
verdadeiramente
de
guardados.
(BEATRIZ,
E.
Caderno
de
segredos.
SP:
FTD,
1989.
p.
13.)


A
expressão
"quarto
de
guardados"
nos
últimos
versos
do
poema
tem
o
sentido
de


A)
cômodo
de
objetos
danificados.


B)
conjunto
de
lembranças
infantis.


C)
lugar
de
brinquedos
engraçados.


D)
grupo
de
palavras
esquecidas.



QUESTÃO
9


O
caso
da
manga



ideias
que
passam
de
boca
em
boca
e
poucos
desconfiam
de
que
possam
estar
erradas.
É
o
caso
de
comer
manga
com
leite.
Muitas
pessoas
juram
que
faz
mal:

a
maior
dor
de
barriga.


Um
dia,
por
causa
de
uma
discussão,
meu
irmão
resolveu
tirar
o
caso
a
limpo.


Pediu
para
comprarem
uma
manga
bem
grande
e
gostosa,
e,
na
frente
da
família,
fez
o
experimento
(para
horror
da
cozinheira,
que
achava
que
ele
ia
morrer):
cada
naco
de
manga
que
saboreava
era
seguido
de
um
gole
de
leite.


Ele
continuou
com
ótima
saúde;
e
hoje
eu
penso
que
seu
ato
de
coragem
e
dedicação
foi
mais
motivado
por
gulodice
do
que
por
"espírito
científico".


(PESSOA,
O.
F.
Revista
Ciência
Hoje
das
Crianças.

31.
SBPC.)


A
frase
que
apresenta
uma
opinião
é:


A)
"Fez
o
experimento:
cada
naco
de
manga
que
saboreava
era
seguido
de
um
gole
de
leite".


B)
"Há
ideias
que
passam
de
boca
em
boca
e
poucos
desconfiam
que
possam
estar
erradas".


C)
"Hoje
eu
penso
que
seu
ato
de
coragem
e
dedicação
foi
mais
motivado
por
gulodice..."


D)
"Um
dia,
por
causa
de
uma
discussão,
meu
irmão
resolveu
tirar
o
caso
a
limpo".


QUESTÃO
10



(http://migre.me/76nQc.
Acesso:
25/11/2011.)


Este
texto
é
identificado
como
A)
anúncio
comercial.
B)
artigo
opinativo.
C)
campanha
educativa.
D)
foto
legenda.



QUESTÃO
11


A
raposa
e
as
uvas


Certa
raposa
esfaimada
encontrou
uma
parreira
carregadinha
de
lindos
cachos
maduros,
coisas
de
fazer
vir
água
na
boca.
Mas
tão
altos
que
nem
pulando.


O
matreiro
bicho
torceu
o
focinho:



Estão
verdes

murmurou.

Uvas
verdes,

para
cachorros.
E
foi

se.
Nisto,
deu
o
vento
e
uma
folha
caiu.
A
raposa,
ouvindo
o
barulhinho,
voltou
depressa,
e
pôs

se
a
farejar.
Moral:
Quem
desdenha
quer
comprar.


(http://cantinhodoeducar.blogspot.com/2009/07/cantinho-de-textos-diversificados.html.
Acesso:
25/10/2011.
Adaptado.)


As
características
desse
texto
mostram
que
ele
é


A)
um
relato
pessoal.
B)
um
romance.
C)
uma
crônica.
D)
uma
fábula.


QUESTÃO
12


A
fábrica
de
mel
da
natureza


A
produção
começa
quando
as
abelhas
operárias
que
trabalham
fora
da
colmeia
coletam
néctar
das
flores.
Essa
é
a
matéria-prima
do
chamado
mel
verdadeiro,
mas
as
operárias
coletam
qualquer
líquido
açucarado
que
possa
ser
usado
para
fazer
o
alimento.
É
por
isso
que
é
tão
comum
vermos
abelhas
coletando
restos
de
refrigerante,
por
exemplo.


Mas
as
abelhas,
você
sabe,
não
têm
baldinhos
para
levar
o
néctar
para
a
colmeia,
então
elas
o
levam
no
seu
papo!
O
néctar

começa
a
ser
transformado
em
mel
ali
mesmo,
com
a
ajuda
de
algumas
substâncias
que
as
abelhas
produzem
em
glândulas
da
boca.


Quando
chegam
à
colmeia,
o
néctar
trazido
no
papo
é
depositado
nos
favos
e,
então,
as
operárias
começam
a
desidratá-lo.
Elas
batem
as
asas
em
cima
dos
favos
provocando
uma
ventilação
que
faz
evaporar
o
excesso
de
água
do
néctar,
transformando
o
xarope
aguado
no
mel
grosso
e
bem
doce.


(http://migre.me/5X4xD.
Acesso:
10/09/2011.
Adaptado.)


O
texto
foi
escrito
com
o
objetivo
de


A)
explicar
as
etapas
de
fabricação
de
um
alimento.


B)
indicar
o
valor
energético
de
um
alimento.


C)
orientar
sobre
a
importância
do
mel
para
a
saúde.


D)
relatar
um
fato
recente
sobre
as
colmeias.



QUESTÃO
13


Tirinha:
Os
Caraíbas.



(www.turmadamonica.com.br.
Acesso:
14/07/2010.)


O
que
os
caraíbas
chamam
de
progresso
é,
na
verdade,
a


A)
destruição
da
natureza.
B)
evolução
tecnológica.
C)
luz
emitida
pela
lua.
D)
reserva
dos
indígenas.


QUESTÃO
14


Esta
é
uma
pirâmide
alimentar.



(www.forticare.com.br/site/pacientes/alimentacaosaudavel.asp.
Acesso:
26/10/2011.)


Ao
analisar
a
pirâmide,
conclui-se
que


A)
cereais,
pães,
tubérculos
e
raízes
devem
ser
os
alimentos
mais
consumidos.
B)
frutas
e
hortaliças
devem
ser
alimentos
consumidos
de
forma
idêntica.
C)
leite
e
produtos
lácteos
devem
ser
consumidos
na
mesma
proporção
que
as
frutas.
D)
óleos
e
gorduras
devem
ser
consumidos
na
mesma
medida
que
as
leguminosas.



QUESTÃO
15


O
homem
que
guardava
a
luz



muito
e
muito
tempo,
num
certo
lugar
onde
o
sol,
a
lua
e
as
estrelas
nem
apareciam
de
tão
longe
que
estavam,
as
pessoas
_______
num
mundo
de
trevas
e

tinham
o
fogo,
que
conseguiam
de
tanto
esfregar
uma
madeira
na
outra,
para
lançar
um
pouco
de
luz
no
meio
de
tanta
escuridão.


Foi
então
que
um
velho
muito
velho
que
morava
com
as
duas
filhas
ficou
sabendo
que
um
jovem
muito
jovem
guardava
a
luz
dentro
de
um
baú.
Rápido,
rapidíssimo,
ele
_______
a
filha
mais
velha
e
ordenou:



Encontre
esse
dono
da
luz
e
traga
logo
a
claridade
para
nós!
(Recreio
especial:
histórias
do
mundo,
abril.
2007.
n.1.
p.12.
Adaptado.)


Os
verbos
que
completam
as
lacunas
são
respectivamente,


A)
viviam,
chama.
B)
viviam,
chamou.
C)
vivem,
chama.
D)
vivem,
chamou.


QUESTÃO
16



(Almanaque
Piteco
e
Horácio,
set.
2011,
n.
6.
p.
74.)


A
expressão
"até
que"
no
segundo
quadrinho
tem
o
sentido
de
A)
condição.
B)
finalidade.
C)
motivo.
D)
possibilidade.



QUESTÃO
17


O
sapo
e
o
boi



muito,
muito
tempo
existiu
um
boi
imponente.
Um
dia
o
boi
estava
dando
seu
passeio
da
tarde
quando
um
pobre
sapo
olhou
para
ele,
ficou
maravilhado
e
disse
aos
amigos:



Olhem

o
tamanho
do
sujeito!
Até
que
ele
é
elegante,
mas
se
eu
quisesse
também
era.
Dizendo
isso,
o
sapo
começou
a
estufar
a
barriga
e
em
pouco
tempo

estava
com
o
dobro
do
seu
tamanho
normal.




estou
grande
que
nem
ele?

perguntou
aos
outros
sapos.

Não,
ainda
está
longe!
-responderam
os
amigos.
O
sapo
se
estufou
mais
um
pouco
e
repetiu
a
pergunta.

Não

disseram
de
novo
os
outros
sapos
-,
e
é
melhor
você
parar
com
isso
porque
senão
vai
acabar
se
machucando.
Mas
era
tanta
vontade
do
sapo
de
imitar
o
boi
que
ele
continuou
se
estufando,
estufando,
estufando

até
estourar.
Moral:
Seja
sempre
você
mesmo.


(Fábulas
de
Esopo.
SP:
Companhia
das
Letrinhas,
1994.
p.14.
Adaptado.)


No
texto,
o
que
desencadeia
o
conflito
da
história
é
a


A)
inteligência
do
boi.
B)
inveja
do
sapo.
C)
maldade
dos
amigos.
D)
pobreza
do
sapo.


QUESTÃO
18


Balões
e
Correspondência


Em
nossos
sonhos,
gostamos
de
enviar
cartas
pelo
céu
azul
para
destinos
longínquos
por
meio
de
um
grande
balão
de
ar
quente.
Algumas
vezes,
vemos
esses
balões
e
gostaríamos
de
viajar
neles.


O
balonismo
teve
inicio

cerca
de
duzentos
anos.
Os
irmãos
Montgolfier
conseguiram
lançar
um
balão
com
trinta
e
cinco
metros
de
circunferência
do
mercado
de
Ammonay,
perto
da
cidade
de
Lyon,
na
França,
usando
ar
quente.
[...]
Um
século
depois,
os
habitantes
de
Paris
tiveram
a
ideia
de
transportar
correio
em
balão,
isto
é,
durante
uma
situação
de
emergência,
quando
a
cidade
foi
ocupada
na
guerra
entre
a
Alemanha
e
a
França,
em
setembro
de
1870.
Após
viajar
em
balões
e
zeppelins,
as
cartas

tinham
experiência
de
andar
pelos
ares
e
começaram
a
ser
transportadas
em
aviões
a
partir
de
1912.
[...].


(Revista
Cofi.
Correio
Filatélico,
set.
1997.)


Considerando
o
assunto
do
texto,
conclui-se
que
"balonismo"
é
a
técnica
de


A)
fazer
balões.
B)
navegar
em
balões.
C)
soltar
balões.
D)
transportar
balões.



QUESTÃO
19


Exibição


A
mãe
chamou
a
menina
e
pediu
diante
das
visitas
para
o
jantar:



Recita,
meu
bem.
Recita
aquele
versinho
bonitinho.

Não,
mãe.
Não
me
lembro.

Então

mandou
a
mãe

recita
aquele
do
outro
dia.

Não
me
lembro.

Então
diz
o
outro,
meu
a
amor

insistiu
a
mãe.
A
menina
estava
quase
desesperada:

Agora,
não,
mamãe!
Não
lembro.
A
mãe
não
desistiu.

Diga,
então,
aquilo
que
você
ouve
mamãe
dizer
sempre.
E
a
menina
imitando
a
mãe:
–"Meu
Deus"!
Pra
que
é
que
eu
fui
convidar
tanta
gente
para
jantar!"
(BLOCH,
P.
Lendo
e
interferindo.
SP:
Moderna,
1999.
p.
72.
Adaptado.)


O
que
provoca
o
humor
no
texto
é
o
fato
de
a


A)
mãe
agir
com
insistência.


B)
mãe
estar
desesperada.


C)
menina
imitar
a
reclamação.


D)
menina
esquecer
o
versinho.


QUESTÃO
20



(www.meninomaluquinho.com.br.
Acesso:
05/06/2010.)


Nessa
tirinha,

emprego
de
gíria


A)
apenas
no
primeiro
quadrinho.
B)
apenas
no
segundo
quadrinho.
C)
no
primeiro
e
no
segundo
quadrinhos.
D)
no
primeiro
e
no
terceiro
quadrinhos.



CÓDIGO
DA
PROVA:
883469



CÓDIGO
DA
PROVA:
883470


SECRETARIADEESTADODEEDUCAÇÃODEMINASGERAISAVALIAÇÃODIAGNÓSTICA-ENSINOFUNDAMENTAL
PAAE
2013
Escola:
Disciplina:
Língua
Portuguesa
Professor:
Ano:

Turma:
Resultado:


NomedoAluno:
Prezado(a)
Aluno(a)



Esta
é
a
prova
do
Programa
de
Avaliação
da
Aprendizagem
Escolar
-PAAE.
Leia
e
responda
às
questões
com
bastante
atenção,
pois
o
objetivo
da
prova
é
acompanhar
o
seu
desempenho
e
identificar
possíveis
dificuldades
de
forma
a
orientar
o
professor
sobre
como
ajudá-lo.

Você
deve
marcar
a
sua
resposta
em
cada
questão
e
depois
transcrevê-la
na
Folha
de
Respostas.Veja
o
exemplo:
ABCD
01




Antes
de
entregar
a
Prova,
confira
se
marcou
todas
as
suas
respostas
corretamente.
Verifique
se
preencheu
o
cabeçalho
da
prova.
FOLHADERESPOSTASDAPROVADELÍNGUAPORTUGUESAABCDABCD
01



11



02
12



03



13



04
14



05



15



06
16



07



17



08



18



09



19



10



20



Bom
trabalho!



SECRETARIADEESTADODEEDUCAÇÃODEMINASGERAISAVALIAÇÃODIAGNÓSTICA-ENSINOFUNDAMENTALSECRETARIADEESTADODEEDUCAÇÃODEMINASGERAISAVALIAÇÃODIAGNÓSTICA-ENSINOFUNDAMENTAL
PAAE
2013


Escola:
Disciplina:
Língua
Portuguesa
Ano:



Professor:


Turma:
Resultado:


NomedoAluno:
QUESTÃO
1


O
teto
do
mundo


Durante
séculos,
o
Everest,
a
montanha
mais
alta
do
mundo,
foi
uma
fortaleza
inacessível.
Porém,
durante
o
século
XX,
várias
expedições
de
alpinistas
têm
demonstrado
que
o
Everest
não
era
inacessível
assim.


No
ano
de
1924,
os
montanheiros
britânicos
Mallry
e
Irvine
conseguiram
aproximar-se
a
menos
de
300
metros
de
seu
cume.


Quase
30
anos
depois,
em
29
de
maio
de
1953,
o
neozelandês
Edmund
Hillary
e
o
nativo
Tensing
se
tornaram
os
primeiros
homens
que
colocaram
os
seus
pés
sobre
o
cume
do
Everest.
Desde
este
momento
se
sucederam
as
expedições
e,
no
ano
de
1975,
a
japonesa
Junko
Tabei
tornou-se
a
primeira
mulher
a
chegar
ao
chamado
"teto
do
mundo".


Três
anos
mais
tarde,
o
italiano
Messner
e
o
austríaco
Habeler
realizaram
a
primeira
subida
sem
a
ajuda
de
oxigênio
artificial,
elemento
até
então
indispensável
em
todas
as
expedições.
Em
1990,
de
novo
o
italiano
Messner
realiza
uma
grande
façanha:
a
primeira
escalada
do
Everest
sozinho,
sem
oxigênio
artificial
e
apenas
com
material
de
apoio.


(webcache.googleusercontent.com.
Acesso:
25/06/2010.)


O
assunto
desse
texto
é


A)
a
impossibilidade
de
se
escalar
o
Everest.


B)
as
expedições
ao
cume
do
Everest.


C)
o
uso
de
oxigênio
artificial
em
escaladas.


D)
os
perigos
de
escaladas
em
montanhas.


QUESTÃO
2


Leia
a
tirinha
da
Magali:



(www.turmadamonica.com.br.
Acesso:
14/07/2010.)


O
sorveteiro
desmaiou
porque


A)
a
Magali
vai
deixar
de
comprar
seus
sorvetes.
B)
descobriu
que
a
Magali
achava
seus
sorvetes
ruins.
C)
ele
estava
com
sua
garganta
muito
inflamada.
D)
o
médico
demorou
para
atendê-lo
na
consulta.



QUESTÃO
3


O
quarto
no
sobrado


Quando
minha
prima
e
eu
descemos
do
táxi,

era
quase
noite.
Ficamos
imóveis
diante
do
velho
sobrado
de
janelas
ovaladas,
iguais
a
dois
olhos
tristes,
um
deles
vazado
por
uma
pedrada.
Descansei
a
mala
no
chão
e
apertei
o
braço
da
prima.



É
sinistro.
Ela
me
impeliu
na
direção
da
porta.
Tínhamos
outra
escolha?
Nenhuma
pensão
nas
redondezas
oferecia
um
preço
melhor
a
duas
pobres
estudantes
com
liberdade
de
usar
o
fogareiro
no
quarto,
a
dona
nos
avisara
por
telefone
que
podíamos
fazer
refeições
ligeiras
com
a
condição
de
não
provocar
incêndio.
Subimos
a
escada
velhíssima,
cheirando
a
creolina.


A
dona
usava
uma
peruca
negra,
mais
negra
que
as
asas
da
graúna



É
você
que
estuda
Medicina?
disse
em
minha
direção.

Estudo
Direito.
Medicina
é
ela.
A
mulher
examinou-nos
com
indiferença.

Pelo
menos
não
vi
sinal
de
barata!

disse
minha
prima.
O
quarto
não
podia
ser
menor,
com
o
teto
em
declive
tão
acentuado
que
nesse
trecho
teríamos
que
entrar
de
gatinhas.
Duas
camas,
dois
armários
e
uma
cadeira
de
palhinha
pintada
de
dourado.


(TELLES,
L.
F.
Venha
ver
o
pôr-do-sol
e
outros
contos.
SP:
Ática,
1977.
p.
41.
Adaptado.)


O
que
determinou
a
escolha
das
estudantes
por
um
quarto
naquele
sobrado
foi


A)
a
acomodação
confortável
dos
quartos.


B)
a
atenção
dispensada
pela
proprietária.


C)
a
condição
financeira
das
duas
garotas.


D)
a
localização
privilegiada
do
sobrado.


QUESTÃO
4



(www.monica.com.br/comics/tirinhas/tira44.htm.
Acesso:
26/10/2011.)


Ao
analisar
a
tirinha,
percebe-se
que
a
intenção
de
Cebolinha
era


A)
fazer
com
que
Cascão
caísse
na
água.
B)
posicionar
melhor
Cascão
para
a
foto.
C)
registrar
a
descontração
de
Cascão.
D)
treinar
seu
dom
fotográfico
com
Cascão.



QUESTÃO
5


A
maçã
de
ouro


Na
Grécia
Antiga,
deuses
e
deusas
viviam
no
Monte
Olimpo.
Eles
observavam
os
seres
humanos
e
muitas
vezes
interferiam
em
suas
vidas.


Mas
quando
o
velho
rei
Peleu
apaixonou-se
por
Tétis,
a
deusa
do
mar,
ela
se
sentiu
ofendida
ao
ser
cortejada
por
um
reles
mortal.


Para
evitar
Peleu,
Tétis
transformava-se
em
criaturas
estranhas.
Mas
Peleu
era
teimoso,
e
por
fim
Tétis
aceitou
casar-se
com
ele.


O
casamento
foi
esplêndido.
Todos
os
deuses
e
deusas
foram
convidados,
exceto
Éris,
deusa
da
discórdia,
porque
um
casamento
tem
de
ser
alegre.


(HOMERO.
A
Ilíada
e
a
Odisseia.
SP:
Ática,
2004.
p.14.)


A
palavra
negritada
significa


A)
insignificante.
B)
insistente.
C)
observador.
D)
transformador.


QUESTÃO
6


Ecoescola


Olhando
de
longe,
nada
parece
diferente.
Mas
o
formato
de
cata-vento
do
prédio
tem
a
função
de
facilitar
a
circulação
do
ar.
O
telhado
cheio
de
plantas
também
é
incomum

é
recoberto
de
verde.
Justamente
para
recolher
e
reaproveitar
a
água
da
chuva.
Quem
adentrar
o
recinto
não
terá
mais
dúvidas:
tantos
sensores
no
teto
indicam
algo
inovador.
Eles
são
para
controlar
e
economizar
a
luz
e
o
ar
condicionado.
Esses
são
alguns
dos
detalhes
da
primeira
escola
pública
verde
da
América
Latina,
a
Escola
Estadual
Erich
Walter
Heine,
em
Santa
Cruz,
zona
oeste
do
Rio
de
Janeiro.


O
certificado
verde
internacional
garante
o
padrão
de
construção
sustentável.
No
mundo
todo,
apenas
120
instituições
de
ensino
obtiveram
o
selo.
Felizmente
uma
dessas
instituições
está
em
nosso
país.


(Revista
Isto
É,
25
mai.
2011
n.
2167.
p.
98.
Adaptado.)


O
autor
emite
uma
opinião
sobre
o
assunto
do
texto
em:


A)
"Felizmente
uma
dessas
instituições
está
em
nosso
país."


B)
"Justamente
para
recolher
e
reaproveitar
a
água
da
chuva."


C)
"O
certificado
verde
internacional
garante
o
padrão
de
construção
sustentável."


D)
"O
formato
de
cata-vento
do
prédio
tem
a
função
de
facilitar
a
circulação
do
ar."


QUESTÃO
7


Cosendo
os
pontos
do
dia


Põe-se
a
mesa
a
cada
refeição.
A
cada
refeição
tira-se
a
mesa.
Lava-se
o
corpo,
lavam-se
os
cabelos.
A
roupa
também
se
lava.
A
escova
esfrega
a
parte
renitente.


Desço
da
cama
e
ando.
Descalça,
o
meu

fica
sujo.
Lavo
o
pé,
calço
o
sapato,
e
ando.
Vou
até
ali
e
volto.
Vou
até
a
esquina
e
volto.
Vou
até
a
cidade
e
volto.
Vou
e
volto.


O
prato
na
mesa,
o
talher
do
lado,
o
talher
do
outro,
o
copo
na
frente.
Tomates
e
cebolas.
Depois
a
sobremesa.
Por
último
o
café.


(COLASANTI,
M.
A
casa
das
palavras.
SP:
Ática,
2002.
p.
75.
Adaptado.)


O
conectivo
negritado,
repetido
no
segundo
parágrafo,
marca
no
trecho
a


A)
avaliação
dos
fatos.


B)
indicação
dos
lugares.


C)
irritação
da
personagem.


D)
passagem
do
tempo.



QUESTÃO
8


Crianças
testam
ovos
de
Páscoa


Você
consegue
imaginar
25
mil
toneladas
de
chocolate?
Difícil,
não
é?
Então
tente
imaginar
100
milhões
de
ovos
de
250g
(gramas).
E
quem
consegue
resistir
a
essa
tentação?
É
uma
tarefa
difícil,
mas
necessária.


Por
ser
um
alimento
com
alta
concentração
de
energia
(açúcar
e
gordura),
a
Organização
Mundial
de
Saúde
recomenda
que
seja
consumido
com
moderação.
Por
quê?
É
uma
forma
de
cuidar
da
saúde
do
seu
coração
e
prevenir
doenças
crônicas
como
diabetes,
obesidade
e
hipertensão.


Mas
calma,
ninguém
está
falando
que
você
tem
de
trocar
seu
ovo
de
chocolate
por
um
maço
de
cenouras

se
bem
que
os
seus
pais,
com
certeza,
achariam
essa
ideia
o
máximo!
É
que
100g
de
chocolate
fornecem
540
k/cal,
o
que
representa
um
terço
ou
mais
das
necessidades
diárias
de
energia
de
uma
criança.
É
muita
coisa!


Então,
qual
é
o
limite?
Prepare-se
para
cair
de
costas:
30g,
dia
sim,
dia
não,
ensinam
médicos
e
nutricionistas.
E
fuja
da
tentação
de
devorar
aquele
ovo
grandão
no
próprio
domingo
de
Páscoa.
Comer
muito
chocolate
pode
causar
alergia,
diarreia,
irritação
gástrica
e
vômito,
e
o
feriado
terminar
na
maca
de
um
pronto-
socorro.


(http://goo.gl/ZML8I.
Acesso:
19/04/2011.
Adaptado.)


Em
qual
trecho
do
texto
percebe-se
a
opinião
da
autora?


A)
"Comer
muito
chocolate
pode
causar
alergia,
diarreia,
irritação
gástrica".


B)

que
100g
de
chocolate
fornecem
540
k/cal".


C)
"Então
tente
imaginar
100
milhões
de
ovos
de
250g".


D)
"Se
bem
que
os
seus
pais,
com
certeza,
achariam
essa
ideia
o
máximo!".


QUESTÃO
9


O
compadre
da
morte


Era
uma
vez
um
homem
que
tinha
tantos
filhos
que
não
achava
mais
quem
fosse
seu
compadre
e,
nascendo
mais
um,
saiu
a
procurar
um
padrinho.
Depois
de
muito
andar,
encontrou
a
Morte.
Ele
a
convidou,
a
Morte
aceitou
e
foi
madrinha
do
menino.
Quando
acabou
o
batizado,
voltaram
para
casa
e
a
madrinha
disse
ao
compadre:



Quero
fazer
um
presente
ao
meu
afilhado,
e
penso
que
é
melhor
deixar
o
pai
rico.
Você
vai
ser
médico
de
hoje
em
diante
e
nunca
errará
no
que
disser.
Quando
for
visitar
um
doente,
me
verá.
Se
eu
estiver
na
cabeceira
do
enfermo,
receite
qualquer
coisa
que
ele
ficará
bom.
Se
eu
estiver
nos
pés,
não
adianta
fazer
nada,
pois
é
um
caso
perdido.
O
homem
então
botou
aviso
de
que
era
médico
e
ficou
rico
do
dia
para
a
noite,
porque
não
errava.
Olhava
o
doente
e
logo
dizia:



Este
se
safa!
Ou
então:

Pode
encomendar
caixão.
Quando
ele
tratava,
ficava
bom.
O
homem
nadava
em
dinheiro.
Um
dia,
adoece
o
filho
do
rei,
e
este
mandou
chamar
o
médico,
oferecendo
grandes
riquezas
pela
cura
do
filho,
mas
o
homem
viu
a
Morte
aos
pés
da
cama.
Como
não
queria
perder
a
fama,
resolveu
enganar
a
comadre
e
mandou
que
os
criados
virassem
a
cama:
os
pés
passaram
para
a
cabeceira.
A
Morte,
muito
zangada,
foi-se
embora,
resmungando.
(http://jangadabrasil.com.br/novembro27/im27110b.htm.
Acesso:
13/04/2011.)


Esse
texto
pertence
ao
gênero


A)
artigo
de
opinião.
B)
conto
popular.
C)
fábula.
D)
notícia.



QUESTÃO
10


Bolinho
de
carne
moída
com
hortelã


15
min
6
porções


Ingredientes



1/2
kg
de
carne
moída

1
pacote
de
sopa
de
cebola

1
ovo

1
punhado
de
hortelã

Óleo
para
fritar
Modo
de
Preparo


Misturar
muito
bem
com
as
mãos
os
4
primeiros
ingredientes.
Enrolar
em
bolinhas.
Fritar
em
óleo
quente.
Escorrer
em
papel
absorvente
e
servir.


É
uma
receitinha
prática
e
rápida.


(http://tudogostoso.uol.com.br/receita/120688-bolinho-de-carne-moida-com-hortela.html.
Acesso:
24/10/2011.
Adaptado.)


A
finalidade
do
texto
é


A)
apresentar
os
ingredientes
necessários
para
o
prato.


B)
citar
a
porção
e
o
tempo
de
preparo
para
a
receita.


C)
informar
a
quantidade
precisa
de
cada
ingrediente.


D)
instruir
o
leitor
no
preparo
correto
para
o
prato.


QUESTÃO
11



(www.meninomaluquinho.com.br.
Acesso:
19/07/2010.)


As
palavras
em
negrito
e
letras
maiores
indicam


A)
a
ênfase
dada
na
pronúncia
das
palavras.
B)
a
expectativa
gerada
pela
pergunta
da
mãe.
C)
o
desânimo
sentido
pelos
personagens.
D)
o
contraste
entre
o
problema
da
mãe
e
do
menino.



QUESTÃO
12


Esta
é
uma
tirinha
da
Mafalda.



(http://clubedamafalda.blogspot.com.
Acesso:
20/07/2010.)


Observando
a
fala
de
Mafalda
e
o
comportamento
de
Miguelito,
conclui-se
que


A)
as
atitudes
de
Miguelito
são
coerentes
com
o
que
a
sua
amiga
diz.


B)
as
respostas
de
Miguelito
opõem-se
à
ideia
defendida
por
Mafalda.


C)
Miguelito
é
descrente
quanto
a
um
futuro
próspero
da
humanidade.


D)
Miguelito
manteve-se
atento
ao
diálogo
estabelecido
com
Mafalda.


QUESTÃO
13


Amigo
e
aliado


Os
dias
seguintes
foram
de
grandes
festas,
oferecidas
pelo
rei
e
pelo
povo
de
Melinde
em
honra
dos
navegadores
portugueses.


Mas
Vasco
da
Gama
sabia
que
não
estavam
viajando
para
tomar
parte
em
festas,
que
ainda
não
haviam
chegado
onde
queriam
e
deviam.
E
deu
ordens
de
partida.
O
rei
de
Melinde
forneceu-lhes
piloto
de
absoluta
confiança,
que
os
guiaria
seguros
até
a
Índia.
Ofereceu
ainda
aliança
ao
rei
de
Portugal,
dizendo
a
Vasco
da
Gama
que
seu
porto
sempre
estaria
aberto
aos
barcos
enviados
por
tal
majestade.


Tudo
parecia
estar
resolvido
para
os
portugueses.
Agora
bastava
seguir
em
frente
e
completar
a
viagem,
cumprir
a
missão
que
lhes
havia
dado
o
rei
lusitano.


(CAMÕES,
L.
Os
Lusíadas.
SP:
Escala
educacional,
2005.
p.
43-44.
Adaptado.)


As
formas
verbais
em
negrito
no
texto
têm
o
mesmo
sentido
de


A)
viajam
;
abriu
;
dá.


B)
viajaram
;
abria
;
deu.


C)
viajariam
;
abre
;
dava.


D)
viajavam
;
abriria
;
dera.



QUESTÃO
14


Este
é
o
trecho
de
um
romance
de
Machado
de
Assis.


Começo
a
arrepender-me
deste
livro.
Não
que
ele
me
canse;
eu
não
tenho
que
fazer;
e,
realmente,
expedir
alguns
magros
capítulos
para
esse
mundo
sempre
é
tarefa
que
distrai
um
pouco
da
eternidade.
Mas
o
livro
é
enfadonho,
cheira
a
sepulcro,
traz
certa
contração
cadavérica;
vício
grave,
e
aliás
ínfimo,
porque
o
maior
defeito
deste
livro
és
tu,
leitor.
Tu
tens
pressa
de
envelhecer,
e
o
livro
anda
devagar;
tu
amas
a
narração
direita
e
nutrida,


o
estilo
regular
e
fluente,
e
este
livro
e
o
meu
estilo
são
como
os
ébrios,
guinam
à
direita
e
à
esquerda,
andam
e
param,
resmungam,
urram,
gargalham,
ameaçam
o
céu,
escorregam
e
caem...
(ASSIS,
M.
Memórias
póstumas
de
Brás
Cubas.
SP:
Ed.
Scala,
2005.
p.
89.)


Nesse
trecho,
o
narrador
é
colocado
em
grande
evidência,
pois
ele


A)
discorda
dos
fatos
que
narra.


B)
entra
no
interior
da
personagem.


C)
interage
com
o
leitor
do
livro.


D)
introduz
a
fala
de
outrem.


QUESTÃO
15


Encurtando
o
caminho


Tia
Maria,
quando
era
criança,
um
dia
se
atrasou
na
saída
da
escola,
e
na
hora
em
que
foi
voltar
para
casa

começava
a
escurecer.
Viu
uma
outra
menina
passando
pelo
cemitério
e
resolveu
cortar
caminho,
fazendo
o
mesmo
trajeto
que
ela.


Tratou
de
apressar
o
passo
até
alcançá-la
e
se
explicou:



Andar
sozinha
no
cemitério
me

um
frio
na
barriga!
Será
que
você
se
importa
se
nós
formos
juntas?

Claro
que
não.
Eu
entendo
você

respondeu
a
outra.

Quando
eu
estava
viva,
sentia
exatamente
a
mesma
coisa.
(LAGO.
A.
Sete
histórias
para
sacudir
o
esqueleto.
SP:
Cia
das
letrinhas,
2002.
p.
15s.)


A
ação
que
desequilibra
o
estado
inicial
da
narrativa
é


A)
andar
sozinha.
B)
atrasar
na
saída.
C)
cortar
o
caminho.
D)
ver
outra
menina.


QUESTÃO
16


Esse
texto
é
trecho
de
uma
reportagem
sobre
concentração.


Quantas
janelas
você
abre
no
computador
enquanto
checa
seus
e-mails
e
atualizações
de
amigos
em
redes
sociais
pelo
celular?
Você
consegue
assistir
TV,
jogar
vídeo-game,
ouvir
música
e
fazer
a
tarefa
escolar
com
igual
competência?
Cuidado.
O
bombardeio
de
informações
e
a
quantidade
de
tarefas
executadas
ao
mesmo
tempo
podem
comprometer
sua
capacidade
de
concentração
e,
no
final
das
contas,
você
acabará
não
fazendo
nada
direito.
Ter
um
perfil
multitarefeiro,
associado
à
"geração
Y"
-jovens
nascidos
nos
anos
80

pode
também
ser
sinônimo
de
falta
de
atenção
e
de
trabalho
mal
feito.


(Revista
Planeta,
jul.
2011,
n.
466.
p.
44.
Adaptado.)


O
título
desse
texto
é:


A)
Agentes
ambientais.
B)
Consumo
racional.
C)
Internet
segura.
D)
Tudo
de
uma
vez.



QUESTÃO
17


O
trecho
da
crônica
O
craque,
de
Afonso
Romano
de
Sant'anna
foi
publicado
no
Estado
de
Minas:


O
craque
vem,

um
risco
no
papel
e
pronto.
Salta
um
edifício,
uma
cidade.
O
craque

um
agudo
no
palco
e
a
ópera
toda
se
ilumina.
O
craque
joga
qualquer
pano
sobre
o
corpo
e
o
mundo
vira
passarela.
O
craque
entra
na
cozinha
e
o
mundo
se
torna
logo
palatável.
O
craque
começa
a
contar
ou
escrever
estórias
e
todo
mundo
fica
siderado.


(Jornal
Estado
de
Minas,
Cultura.
27/06/2010.
Trecho.)


O
termo
"craque",
normalmente
aplicado
a
um
jogador
excepcional
de
futebol,
é
relacionado,
no
trecho
da
crônica,
respectivamente,
aos
profissionais
da


A)
arquitetura,
música,
moda,
culinária
e
literatura.


B)
dramaturgia,
publicidade,
sociologia,
relações
públicas
e
astronáutica.


C)
engenharia,
fisioterapia,
educação
física,
gastronomia
e
psicologia.


D)
política,
televisão,
ginástica,
hotelaria
e
pedagogia.


QUESTÃO
18


As
artes
marciais
do
Oriente

karatê,
kungfu,
etcétera

estão
em
grande
evidência
em
toda
parte,
mas
poucos
conhecem
o
mais
antigo
sistema
de
defesa
pessoal
do
mundo,
o
milenar
Borra-dô.
Introduzido
no
Brasil

pouco,
o
Borra-dô

tem
uma
academia
montada
em
Porto
Alegre,
e
foi

que
conversamos
com
seu
diretor,
o
nipopaulista
Imajina

Antonino
Imajina

sobre
o
insólito
método.
Imajina
começou
com
um
breve
relato
histórico
do
Borra-dô,
que
é
a
arte
de
evitar
a
briga.
Seu
inventor
foi
o
monge
budista
Tsetsuo
Tofora,
conhecido
como
O
Pulha
de
Osaka,
que
viveu
até
os
180
anos
e
desenvolveu
os
principais
golpes
e
preceitos
desta
mistura
de
religião,
filosofia
e
instrução
marcial.


(VERISSIMO,
L.
F.
Para
gostar
de
Ler,
vol.
14.
RJ:
Ática.)


Qual
a
função
do
nome
da
arte
brasileira,
do
nome
do
diretor
da
academia
e
do
inventor
budista
na
construção
do
sentido
do
texto?


A)
Criticar
o
uso
de
termos
orientais
no
Brasil.


B)
Evidenciar
a
ironia
com
o
som
das
palavras.


C)
Informar
ao
leitor
detalhes
reais
da
notícia.


D)
Legitimar
a
prática
de
lutas
de
autodefesa.


QUESTÃO
19


Lembranças


Afundada
no
sofá
da
sala,
não
tinha
coragem
nem
de
ouvir
disco.


Cada
livro,
quadro,
armário,
mesa,
cadeira,
caneta,
caderno,
borracha,
brinquedo,
lápis,
prato,
talher,
vassoura,
balde,
tudo
me
lembrava
mudança.


Descobria
devagar:
esses
objetos
pareciam
nascidos
nessa
casa.
Um
pedaço
dela.
No
entanto,
dali
a
alguns
dias,
estariam
procurando
novos
espaços.


(VIANA,
V.
A.
O
mundo
é
para
ser
voado.
SP:
Scipione,
1989.
p.
17.
Adaptado.)


O
sentido
da
frase
negritada
é
alterado
pela
mudança
do
conectivo
em:


A)
Contudo,
dali
a
alguns
dias,
estariam
procurando
novos
espaços.


B)
Entretanto,
dali
a
alguns
dias,
estariam
procurando
novos
espaços.


C)
Mas,
dali
a
alguns
dias,
estariam
procurando
novos
espaços.


D)
Portanto,
dali
a
alguns
dias,
estariam
procurando
novos
espaços.



QUESTÃO
20


Neste
trecho
da
canção,
o
poeta
expressa
seus
sentimentos
pelo
povo
mineiro.


Coração
Mineiro


(Gonzaguinha)


Olha
lince!
Olha
o
lance!
Cidadão
mineiro
Cidadão
brasileiro
Cidadão
do
mundo
eu
sou
Tu
és
e
ele
também
Cidadão
mineiro
Cidadão
brasileiro
Cidadão
do
mundo
eu
sou
Tu
és
e
principal
-nóis
é!
nóis
é!


(http://letras.terra.com.br/gonzaguinha
/491064/.
Acesso:
06/06/2011.
Adaptado.)


A
expressão
em
negrito
produz
o
efeito
de
sentido
de


A)
desvalorização
da
linguagem
do
cidadão
brasileiro.


B)
desvalorização
da
linguagem
do
cidadão
do
mundo.


C)
valorização
da
linguagem
falada
pelo
cidadão
mineiro.


D)
valorização
do
cidadão
do
mundo
diminuindo
o
mineiro.



CÓDIGO
DA
PROVA:
883470



CÓDIGO
DA
PROVA:
883471


SECRETARIADEESTADODEEDUCAÇÃODEMINASGERAISAVALIAÇÃODIAGNÓSTICA-ENSINOFUNDAMENTAL
PAAE
2013
Escola:
Disciplina:
Língua
Portuguesa
Professor:
Ano:

Turma:
Resultado:


NomedoAluno:
Prezado(a)
Aluno(a)



Esta
é
a
prova
do
Programa
de
Avaliação
da
Aprendizagem
Escolar
-PAAE.
Leia
e
responda
às
questões
com
bastante
atenção,
pois
o
objetivo
da
prova
é
acompanhar
o
seu
desempenho
e
identificar
possíveis
dificuldades
de
forma
a
orientar
o
professor
sobre
como
ajudá-lo.

Você
deve
marcar
a
sua
resposta
em
cada
questão
e
depois
transcrevê-la
na
Folha
de
Respostas.Veja
o
exemplo:
ABCD01

Antes
de
entregar
a
Prova,
confira
se
marcou
todas
as
suas
respostas
corretamente.
Verifique
se
preencheu
o
cabeçalho
da
prova.
FOLHADERESPOSTASDAPROVADELÍNGUAPORTUGUESAABCDABCD
01



11



02
12



03



13



04
14



05



15



06
16



07



17



08



18



09



19



10



20



Bom
trabalho!



SECRETARIADEESTADODEEDUCAÇÃODEMINASGERAISAVALIAÇÃODIAGNÓSTICA-ENSINOFUNDAMENTALSECRETARIADEESTADODEEDUCAÇÃODEMINASGERAISAVALIAÇÃODIAGNÓSTICA-ENSINOFUNDAMENTAL
PAAE
2013


Escola:
Disciplina:
Língua
Portuguesa
Ano:



Professor:


Turma:
Resultado:


NomedoAluno:
QUESTÃO
1


Este
é
um
infográfico
retirado
de
uma
reportagem.



(http://migre.me/5Klbb.
Acesso:
19/09/2011.
Adaptado.)


O
texto
de
apresentação
desse
infográfico
é:


A)
A
cárie
é
formada
por
bactérias
provocadas
pela
acidez
dos
alimentos,
que
descalcifica
e
corrói
o
esmalte
do
dente.


B)
A
melhor
técnica
de
escovação
é
aquela
em
que
a
pessoa
é
capaz
de
remover
a
maior
quantidade
de
placa
bacteriana.


C)
O
flúor
é
um
componente
essencial
para
a
proteção
do
esmalte
dos
dentes,
prevenindo
a
perda
de
sais
minerais.


D)
Uma
fábrica
de
pasta
de
dente
produz
cerca
de
1,7
milhão
de
tubos
por
dia,
ou
quase
10
mil
por
hora.



QUESTÃO
2


Eu
é
que
pergunto
para
a
caneta


Minha
alma
quando
escreve
Tem
a
consciência
leve
A
caneta
não
faz
greve
A
caneta
é
que
me
leva


Ao
planeta
mais
distante
A
luneta
mais
possante
Malagueta
mais
picante
É
a
caneta
quando
escreve


Feito
nave
me
transporta
Vira
chave,
abre
a
porta
Cerra
grade,
quebra,
entorta
Sua
tinta
me
liberta.


(PENSADOR,
G.
Eu
é
que
pergunto
para
a
caneta.
In:
Diário
Noturno.
RJ:
Objetiva,
2001.)


A
caneta
é
retratada
como


A)
uma
ferramenta
para
delatar
incorreções.


B)
uma
porta
que
se
abre
ao
escrever.


C)
um
instrumento
que
transporta
o
poeta.


D)
um
planeta
iluminado,
porém
distante.


QUESTÃO
3


Redução
de
velocidade
máxima
diminui
acidentes
na
Anchieta


A
redução
do
limite
de
velocidade
em
um
trecho
das
pistas
marginais
da
Via
Anchieta
resultou
em
uma
queda
de
32,4%
nos
acidentes,
segundo
a
concessionária
Ecovias.
A
velocidade
máxima
foi
diminuída
de
110
km/h
para
90
km/h
em

de
abril
de
2008,
do
km
10
ao
km
29
no
sentido
litoral
e
do
km
10
ao
km
24
no
sentido
São
Paulo.


De
acordo
com
a
concessionária,
em
um
ano
foram
registradas
702
colisões,
enquanto
no
mesmo
intervalo,
antes
dessa
medida,
esse
valor
foi
de
562,
ou
seja,
um
acréscimo
de
25%.
Além
disso,
o
número
de
feridos
caiu
55,9%.


A
redução
da
velocidade
máxima
nesse
trecho,
que
liga
a
capital
paulista
a
cidades
do
ABC,
ocorreu
devido
ao
tráfego
urbano
que
cresceu
na
região.
Muitos
bairros
se
aproximaram
da
rodovia,
transformando
as
pistas
marginais
da
Anchieta
em
avenidas.
No
trecho
da
pista
Sul

16
entradas
e
saídas
para
bairros.
Na
pista
Norte
são
13
acessos.


(http://goo.gl/h9bhR.
Acesso:
02/07/2011.
Adaptado.)


Que
informação
da
notícia
contraria
o
título?


A)
Acréscimo
de
25%
no
número
de
colisões


B)
Número
de
feridos
caiu
em
55,9%


C)
Queda
de
32,4%
do
total
de
acidentes


D)
Redução
da
velocidade
para
90km/h



QUESTÃO
4


A
temperatura
do
planeta
está
aumentando
e

começou
a
catástrofe
causada
pelo
aquecimento
global,
que
se
esperava
para
daqui
a
trinta
ou
quarenta
anos.
Acredito
que
a
ciência
não
sabe
como
reverter
seus
efeitos.
A
saída
para
a
geração
que
quase
destruiu
a
espaçonave
Terra
é
adaptar-se
às
consequências
deste
aquecimento.


(www.veja.com.br.
Acesso:
13/07/2010.)


Qual
é
o
fato
expresso
nesse
texto?


A)
A
ciência
não
sabe
como
reverter
o
problema.
B)
A
saída
é
a
adaptação
às
consequências.
C)
A
temperatura
do
planeta
está
aumentando.
D)
A
Terra
é
uma
espaçonave
destruída.


QUESTÃO
5



(Revista
Atrevida,
jul.
2011,
n.
203,
p.
28.
Adaptado.)


Essa
apresentação
concisa,
que
tem
como
objetivo
divulgar
o
livro
Os
infiéis,
é
um
exemplo
do
gênero
textual
denominado


A)
notícia.
B)
resumo.
C)
sinopse.
D)
verbete.


QUESTÃO
6



Sagitário


Hora
de
eliminar
da
sua
vida
o
que
não
tem
mais
utilidade,
sagitariana.
Faça
uma
bela
faxina
em
seu
quarto,
em
suas
amizades,
em
seus
sentimentos!
No
amor,
não
se
apegue
ao
que

passou,
pois
o
futuro
a
espera!
Nas
amizades,
mantenha
por
perto
quem
sempre
foi
fiel.
Na
escola,
use
mais
a
criatividade
e
a
imaginação!


(http://capricho.abril.com.br/horoscopo.
Acesso:
27/10/2011.)


O
texto
tem
a
função
de


A)
aconselhar
sobre
amizade,
amor
e
estudos.
B)
descrever
as
amizades
do
leitor
sagitariano.
C)
ensinar
estratégias
de
relacionamento.
D)
informar
o
leitor
sobre
suas
amizades.



QUESTÃO7TextoITextoII(NASCIMENTO,M.EncontroseDespedidas.SP:PolyGram,p1985.1CD.Faixa8.Adaptado.)
MandenotíciasdomundodeláTodososdiasDizquemficaÉumvaievemMedêumabraçoAvidaserepeteVenhameapertarNaestaçãoTôchegandoTemgentequechgaCoisaquegostoPraficarÉpoderpartirTemgentequevemSemterplanoEquervoltarMelhoraindaTemgentequevaiÉpodervoltarEquerficarQuandoque
(NASCIMENTO,M.EncontroseDespedidas.SP:PolyGram,p1985.1CD.Faixa8.Adaptado.)
MandenotíciasdomundodeláTodososdiasDizquemficaÉumvaievemMedêumabraçoAvidaserepeteVenhameapertarNaestaçãoTôchegandoTemgentequechgaCoisaquegostoPraficarÉpoderpartirTemgentequevemSemterplanoEquervoltarMelhoraindaTemgentequevaiÉpodervoltarEquerficarQuandoque
Ecoaumavoznumalto-falantedistante.Ouvem-seapitoseruídosdetrens.Trensdespejamcentenasdepessoasnasplataformasdaestação.Rostossesucedem.Asfalasdaspessoassesobrepõematéformarumzumbidogeral,quesejuntaaobarulhodemultidão.Ouvimosoruídodeapitos,doalto-falanteanunciandoapartidadetrens,derangidosnostrilhos.
(SALLES,W.CentraldoBrasil:roteiro.RJ:Objetiva,1998.p.15-16.Adaptado.)
Apesar
de
utilizar
gêneros
diferentes,
os
dois
textos
abordam
o
tema
A)
alegria.
B)
cartas.
C)
geografia.
D)
viagens.


QUESTÃO
8
Texto
I


AquecimentoglobaléoaumentodatemperaturamédiadosoceanosedoarpertodasuperfíciedaTerraqueocorredesdemeadosdoséculoXXequedeverácontnuarnoséculoXXI.SegundooQuartoRelatóriodeAvaliaçãodoPainelIntergovernamentalsobreMudançasClimáticas(2007),atemperaturanasuperfícieterrestreaumentou0,74º±0,18°CduranteoséculoXX.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global.Acesso:23/09/2011.Adaptado.)
Texto
II


Muitostêmalertadoarespeitodoaltocustodoaquecimentoglobalparaahumanidade.OsjornaiseosnoticiáriosdeTVestãocheiosdeprevisõestenebrosassobreocolapsodaeconomiamundial:milhõesmorrendoouserãodesalojadosemvirtudedesecas,fomeseinundações,enquantoLondres,NovaYorkeTóquio,juntamentecomoutrascidadeslitorâneas,afundarãonosmarescujonívelsubirá.Umrelatóriotambémpredissequetodososfrutosdomarestarãoextintosemcinquentaanos.
(www.chamada.com.br/mensagens/aquecimento_global.html.Acesso:23/09/2011.Adaptado.)
Qual
dos
textos
apresenta
maior
confiabilidade
das
informações?


A)
O
texto
I,
pois
compara
um
maior
período
de
tempo.
B)
O
texto
I,
pois
explicita
sua
fonte
de
informação.
C)
O
texto
II,
pois
apresenta
maior
apelo
sentimental.
D)
O
texto
II,
pois
relata
uma
maior
quantidade
de
dados.



QUESTÃO
9


A
mídia


Apenas
uma
fração
mínima
dos
fatos
se
converte
em
notícia.
O
processo
de
seleção
confere
uma
ampla
margem
de
arbítrio
à
mídia.
E,
apesar
da
margem
discricionária,
basta
ver
os
telejornais
ou
consultar
as
primeiras
páginas
para
verificar
que
os
temas
são
na
maioria
os
mesmos,
os
tratamentos
são
semelhantes
e,
às
vezes,
os
próprios
títulos
são
iguais.
Isso
não
decorre
de
avaliação
"objetiva"
dos
fatos
nem
de
um
complô
da
mídia.


É
resultado
das
pressões
de
mercado:
o
veículo
que
não
se
amoldar
da
melhor
forma
possível
a
elas
acabará
excluído
pelo
consumidor
de
informações.
Tal
implicação
não
garante
que
a
mídia
seja
justa,
democrática
ou
imparcial,
mas
tão-somente
que
está
empenhada
em
atender
as
demandas
de
seu
público.


(Jornal
Folha
de
S.
Paulo.
28
jun.
2001,
p.
A2.
Adaptado.)


O
autor
defende
que
um
fato,
para
virar
notícia,
deve
interessar


A)
ao
autor.
B)
ao
público.
C)
aos
editores.
D)
aos
jornalistas.
QUESTÃO
10
O
jeitinho
brasileiro

certo


Sou
um
otimista.
Os
progressos
brasileiros
devem
ser
celebrados.
O
não-reconhecimento
dos
nossos
avanços
é
uma
calamidade.
Nada
pior
do
que
a
ironia,
a
crítica
pela
crítica
para
promover
o
total
eclipse
da
autoestima.
Vamos
a
um
caso
concreto:
o
chamado
"jeitinho"
brasileiro.
Por
que
depreciá-lo?
Por
que
ver
essa
nossa
capacidade
de
encontrar
solução
para
os
problemas
como
algo
negativo?


Injusto,
não?
O
Brasil
tem
sedução
pelo
novo,
pelo
moderno.
Somos
assim
desde
os
idos
da
colônia.
Por
isso,
o
país
sempre
exerceu
tão
forte
fascínio.
Fomos
uma
das
primeiras
sociedades
multirraciais
do
planeta.
Contudo,
durante
muito
tempo,
essa
qualidade
foi
vista
como
um
defeito.
Hoje,
olhamos
em
volta
e
o
que
vemos?
Que
a
multiculturalidade
nos
tornou
criativos.


(Revista
Galileu.
ago.
2009,
n.
217.
p.
99.
Adaptado.)


No
texto,
o
autor
se
opõe
àqueles
que


A)
acreditam
nos
progressos
brasileiros.


B)
criticam
o
fascínio
que
o
Brasil
exerce.


C)
depreciam
o
chamado
"jeitinho"
brasileiro.


D)
elogiam
a
multiculturalidade
brasileira.


QUESTÃO
11


Não
pintou
clima


A
recusa
dos
EUA
em
reduzir
as
emissões
de
gás
carbônico,
como
manda
o
Protocolo
de
Kyoto,
fez
escola.
Agora
Japão
e
Austrália
dizem
que
não
vão
cortar
os
gases
que
agravam
o
efeito
estufa
se
o
presidente
daquele
país
não
fizer
o
mesmo.
A
conferência
sobre
clima,
que
acontece
esta
semana
em
Bonn,
na
Alemanha,
começa
em
clima
de
impasse.
Enquanto
isso,
um
estudo
mostra
que
a
falta
de
chuvas
e
a
seca
prejudicarão
a
agricultura
de
países
subdesenvolvidos
como
o
Brasil
e
a
Índia
no
próximo
século.
Os
beneficiados
com
o
aquecimento
global
serão
Canadá,
Rússia,
Finlândia,
Noruega,
Nova
Zelândia
e
EUA,
onde
a
temperatura
será
mais
amena
e
favorável
ao
plantio.


(http://goo.gl/2GC9W.
Acesso:
02/07/2011.)


A
expressão
"não
pintou
clima",
usada
no
título
do
texto,
significa
que


A)
a
conferência
climática
será
cancelada.


B)
o
clima
sofrerá
alteração
em
alguns
países.


C)
o
efeito
estufa
beneficiará
algumas
nações.


D)
os
países
tomam
posições
divergentes.



QUESTÃO
12


Este
é
o
trecho
de
uma
música
de
Chico
Buarque.


Estava
à
toa
na
vida,
o
meu
amor
me
chamou
Pra
ver
a
banda
passar,
cantando
coisas
de
amor
A
minha
gente
sofrida
despediu-se
da
dor


Pra
ver
a
banda
passar,
cantando
coisas
de
amor


(BUARQUE,
C.
Chico
Buarque
de
Hollanda.
SP:
RGE,
p1966.
1
CD.
Faixa
1.
Adaptado.)


No
trecho
negritado,
caso
a
preposição
"pra"
seja
substituída
por
"por",
a
relação
estabelecida
com
a
frase
anterior
seria
de


A)
causa.
B)
conclusão.
C)
finalidade.
D)
oposição.


QUESTÃO
13


A
biblioteca


À
proporção
que
avançava
em
anos,
mais
nítidas
lhe
vinham
as
reminiscências
das
cousas
da
casa
paterna.
Ficava
ela

pelas
bandas
da
Rua
do
Conde,
por
onde
passavam
então
as
estrondosas
e
fagulhentas
"maxambombas"
da
Tijuca.
Era
um
casarão
grande,
de
dois
andares,
rés-do-chão,
chácara
cheia
de
fruteiras,
rico
de
salas,
quartos,
alcovas,
povoado
de
parentes,
contraparentes,
fâmulos,
escravos;
e
a
escada
que
servia
os
dois
pavimentos,
situada
um
pouco
além
da
fachada,
a
desdobrar-se
em
toda
a
largura
do
prédio,
era
iluminada
por
uma
grande
e
larga
claraboia
de
vidros
multicores.
Todo
ele
era
assoalhado
de
peroba
de
Campos,
com
vastas
tábuas
largas,
quase
da
largura
da
tora
de
que
nasceram;
e
as
esquadrias,
portas,
janelas,
eram
de
madeira
de
lei.
Mesmo
a
cocheira
e
o
albergue
da
sege
eram
de
boa
madeira
e
tudo
coberto
de
excelentes
e
pesadas
telhas.
Que
cousas
curiosas
havia
entre
os
seus
móveis
e
alfaias?
Aquela
mobília
de
jacarandá-cabiúna
com
o
seu
vasto
canapé,
de
três
espaldares,
ovalados
e
vastos,
que
mais
parecia
uma
cama
que
mesmo
um
móvel
de
sala;
aqueles
imensos
consolos,
pesados,
e
ainda
mais
com
aqueles
enormes
jarrões
de
porcelana
da
Índia
que
não
vemos
mais;
aqueles
desmedidos
retratos
dos
seus
antepassados,
a
ocupar
as
paredes
de
alto
abaixo

onde
andava
tudo
aquilo?
Não
sabia...
Vendera
ele,
aqueles
objetos?
Alguns;
e
dera
muitos.


(www.biblio.com.br.
Acesso:
11/08/2010.)


Com
relação
à
linguagem,
conclui-se
que
o
texto


A)
aponta
a
diferença
entre
a
forma
oral
e
a
escrita.


B)
apresenta
termos
exclusivos
dos
mais
jovens.


C)
evidencia
que
a
língua
varia
no
espaço
geográfico.


D)
mostra
uma
variedade
linguística
usada
no
passado.


QUESTÃO
14


Este
é
o
trecho
de
uma
notícia


A
cidade
de
Miami
está
a
braços
com
uma
praga
de
caracóis
gigantes.
O
animal,
de
origem
africana,
é
muito
perigoso
e
uma
das
maiores
espécies
de
caracóis
terrestres.


Este
animal,
também
chamado
de
Achatina
Fulica,
é
altamente
nocivo
para
a
natureza
e
para
o
ser
humano.
Alimenta-se
de
cerca
de
500
tipos
de
plantas,
danifica
estruturas
de
gesso
e
estuque
e
segrega
uma
bactéria
mortal
que
pode
originar
meningite
nos
seres
humanos.


(www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=85959.0.
Acesso:
21/09/2011.
Adaptado.)


O
título
adequado
para
esse
texto
é:


A)
A
origem
dos
caracóis


B)
Bactéria
mortal
causa
meningite


C)
Caracóis
gigantes
invadem
Miami


D)
Um
passeio
por
Miami



QUESTÃO
15


Aracnídeos
e
insetos


Aracnídeos
são
artrópodes.
Como
todos
os
animais
deste
filo,
possuem
corpo
simétrico,
segmentado
e
coberto
por
um
rígido
exoesqueleto.
Todos
os
aracnídeos
e
insetos
respiram
o
ar
atmosférico,
mesmo
aqueles
que
passam
a
maior
parte
de
suas
vidas
debaixo
d'água.
Os
aracnídeos
respiram
por
meio
de
pulmões
simples,
ao
passo
que
os
insetos
têm
um
sistema
de
traqueias
e
túbulos
ligados
a
aberturas
no
exoesqueleto.


(Enciclopédia
Seleções.
RJ:
Reader's
Digest,
2004.
p.
78.)


Neste
texto,
o
modo
e
o
tempo
verbal
adotados
indicam
uma


A)
certeza.
B)
hipótese.
C)
ordem.
D)
vontade.


QUESTÃO
16


Este
é
um
trecho
de
Os
sertões,
de
Euclides
da
Cunha.


O
sertanejo
é,
antes
de
tudo,
um
forte.
Não
tem
o
raquitismo
exaustivo
dos
mestiços
neurastênicos
do
litoral.


A
sua
aparência,
entretanto,
ao
primeiro
lance
de
vista,
revela
o
contrário.
Falta-lhe
a
plástica
impecável,
o
desempenho,
a
estrutura
corretíssima
das
organizações
atléticas.


É
desgracioso,
desengonçado,
torto.
Hércules-Quasímodo
reflete
no
aspecto
de
fealdade
típica
dos
fracos.
O
andar
sem
firmeza,
sem
aprumo,
quase
gingante
e
sinuoso,
aparenta
a
translação
de
membros
desarticulados.
Agrava-o
a
postura
normalmente
abatida,
num
manifestar
de
displicência
que
lhe

um
caráter
de
humildade
deprimente.


(www.brasilescola.com/literatura/euclides-cunha.htm.
Acesso:
31/10/2011.
Adaptado.)


No
texto,
encontramos
uma
aparente
incoerência
na
descrição
do
sertanejo,
produzida
pelo
efeito
de
sentido
da
palavra
"forte".
De
acordo
com
o
texto,
o
sertanejo
é
um
forte
com
aparência


A)
feia,
andar
sem
elegância
e
com
postura
atlética.


B)
fraca,
mas
forte
moralmente
e
com
força
física.


C)
sadia,
estrutura
corretíssima,
desembaraçado.


D)
subdesenvolvida,
pois
é
atrofiado
e
corcunda.


QUESTÃO
17


Notícia
dada
por
um
jornal
online,
na
manhã
de
20
de
dezembro
de
2007:


Bispo
deixará
hospital
na
tarde
de
hoje.


(www1.folha.uol.com.br.
Acesso:
20/12/2007.)


Se
trocarmos
a
palavra
bispo
por
bispos,
como
o
verbo
"deixar"
deve
ser
flexionado?


A)
Deixaram
B)
Deixarão
C)
Deixarem
D)
Deixavam



QUESTÃO
18


Entrevista
com
a
desenhista
Suzy
Lee


Você
desenhava
e
lia
muito
quando
era
criança?


Sinto
que
sempre
li
muito
porque
minha
casa
era
cheia
de
livros.
E
desenhava
o
tempo
todo
porque
meus
pais
me
incentivavam.
Conheci
um
artista
na
minha
vizinhança
que
era
muito
excêntrico.
Ele
foi
o
primeiro
artista
de
verdade
que
conheci
e
pensei
que
seria
maravilhoso
se
eu
me
tornasse
uma
artista
também.


Quando
você
decidiu
se
tornar
escritora
e
ilustradora?


Uma
ilustração
sozinha
é
apenas
uma
ilustração.
Mas,
se
você
coloca
mais
um
desenho
ao
lado
dela,
você
cria
uma
história
entre
os
dois.
Eu
me
interessava
muito
por
contar
histórias
desse
jeito.
E
queria
atingir
muitas
pessoas.
Escrever
um
livro
pareceu
ser
perfeito
para
isso.


(www1.folha.uol.com.br.
Acesso:
11/08/2010.
Adaptado.)


O
pronome
negritado,
na
última
linha,
substitui


A)
atingir
muitas
pessoas.


B)
contar
histórias.


C)
escrever
um
livro.


D)
fazer
desenhos.


QUESTÃO
19


Este
é
um
fragmento
de
Um
apólogo,
conto
de
Machado
de
Assis.


Era
uma
vez
uma
agulha,
que
disse
a
um
novelo
de
linha:



Por
que
está
você
com
esse
ar,
toda
cheia
de
si,
toda
enrolada,
para
fingir
que
vale
alguma
cousa
neste
mundo?

Deixe-me,
senhora.

Que
a
deixe?
Que
a
deixe,
por
quê?
Porque
lhe
digo
que
está
com
um
ar
insuportável?
Repito
que
sim,
e
falarei
sempre
que
me
der
na
cabeça.

Que
cabeça,
senhora?
A
senhora
não
é
alfinete,
é
agulha.
Agulha
não
tem
cabeça.
Que
lhe
importa
o
meu
ar?
Cada
qual
tem
o
ar
que
Deus
lhe
deu.
Importe-se
com
a
sua
vida
e
deixe
a
dos
outros.

Mas
você
é
orgulhosa.

Decerto
que
sou.

Mas
por
quê?

É
boa!
Porque
coso.
Então
os
vestidos
e
enfeites
de
nossa
ama,
quem
é
que
os
cose,
senão
eu?

Você?
Esta
agora
é
melhor.
Você
é
que
os
cose?
Você
ignora
que
quem
os
cose
sou
eu
e
muito
eu?

Você
fura
o
pano,
nada
mais;
eu
é
que
coso,
prendo
um
pedaço
ao
outro,
dou
feição
aos
babados...
(www.releituras.com/machadodeassis_apologo.asp.
Acesso:
10/10/2011.
Adaptado.)


No
diálogo
entre
linha
e
agulha,
verifica-se
que
elas


A)
discordam
em
relação
à
função
desempenhada
por
cada
uma,
isso
faz
com
que
o
diálogo
seja
prolongado.


B)
partem
de
fatos
concretos
da
função
de
cada
uma
para
se
agredirem
fazendo
com
que
a
narrativa
assuma
um
tom
de
suspense.


C)
se
posicionam
em
relação
ao
que
pensam
uma
da
outra
através
da
citação
de
características
e
de
qualificações.


D)
trocam
acusações
mútuas
através
de
perguntas
e
respostas
bem
direcionadas,
buscando
verificar
qual
teria
mais
privilégios.



QUESTÃO
20



(Jornal
Folha
de
São
Paulo,
28
ago.
2010.
p.
E16.
Ilustrada.)


A
tirinha
exibe
o
prazer
encontrado
no
A)
computador.
B)
livro.
C)
ônibus.
D)
parque.



CÓDIGO
DA
PROVA:
883471



olá pessoal, ainda estou no hospital acompanhando a Gabi.EStou preocupada com o atraso e ao abrir  um pend drive encontrei avalições do PAAE. Avaliações propostas pelo ESTAdo MG...Então, envio-lhes para o mês de março e assim que chegar em casa eu envio-lhes a contribuição de abril. Obg, Zailda, pela compreensão. Em breve, se Deus quiser a Gabi estará em casa e aí tudo voltará ao normal. Vou tentar enviar todas se a net ajudar...rsrsbeijão, grupo querido.

--
Blog de apoio do grupo: http://intextos.blogspot.com (atualizações, regras e tutoriais)
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
interpretacao-de-textos@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
interpretacao-de-textos+unsubscribe@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/interpretacao-de-textos?hl=pt-BR
Grupos relacionados:
http://groups.google.com.br/group/reading-comprehension-texts
http://groups.google.com.br/group/interpretacion-de-textos-espanol-
 
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Interpretação de Textos" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para interpretacao-de-textos+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário