Primeiramente avaliamos com enorme pesar que o CREF não estar presente, pois, segundo informações, não haveria importância já que haviam negociado com reitora sobre nossa formação. Lamentável que nós estudantes e formados não fomos prioridade para o conselho.
Após as excelentes falas sobre a legitimidade e legalidade do nosso curso, ainda sim nos deparamos com uma situação constrangedora para uma Universidade Federal. A UFRRJ, após uma reunião com os dirigentes do CREF, fez um acordo com conselho regional informando está sensível a nossa situação e qualificam positivamente nossa formação, mas precisam do resultado da consulta ao CNE, que entraria em um período máximo de 3 meses, já que estariam em férias atualmente. No objetivo de saber se nosso curso está legal perante o MEC, podendo atuar sem restrições no campo de exercício da nossa profissão.
Nós, os componentes do C.A de Educação Física que estão engajados com a luta por uma formação de qualidade, identificaram limitações na proposta apresentada pela reitoria/professores da UFRRJ, já que seria uma contradição histórica uma instituição federal de ensino se submeter a um acordo com um conselho regional de regulamentação, tal conselho que, historicamente, desde sua criação, ataca diretamente o trabalhador fragmentando nosso conhecimento e impedindo o trabalhador de exercer sua profissão. A Universidade dever zelar pelos seus estudantes e lutar por nós quando estamos covardemente sendo injustiçados, assim dever PEITAR O CREF DIRETAMENTE expedindo uma carta temporária de reconhecimento do curso para a livre atuação do trabalho até que a resposta do MEC saia daqui a no máximo 3 meses, já que temos todos os documentos que comprovam o conhecimento adquirido ao longo da formação e sua legalidade.
Dentro da própria realidade da universidade vimos que a prática do CREF é de ganhar tempo para enfraquecer o movimento, em reunião já afirmaram que não havia outra solução sem ser a criação do bacharel. Em 3 meses sabemos que todos estarão mais cansados, trabalhadores ficaram mais tempo sem possibilidade exercer sua profissão e todos sairão lesados pelo tempo que está passando.
Não sejamos ingênuos SABEMOS QUAIS SÃO OS INTERESSES DO CREF! Os interesses do CREF são com o egresso de estudantes da rural com desconto em instituições particulares, criação do bacharel para fragmentar nosso conhecimento para ter mais profissionais para serem explorados por donos de academia. Unidos somos mais fortes, com conhecimento amplo somos mais perigosos para eles. ENTENDAM!
O CREF ESCOLHEU O LADO DOS TUBARÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA e o CALEF DEFENDE UM LADO QUE É O LADO DA PROFISSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA, DO TRABALHADOR!
0 comentários:
Postar um comentário