Olá Renata
Só para esclarecer, e mesmo sem ouvir o colega Prof. Felipe Felisbino,que representa o MEC na CGEAT, a qual compõe com a DEA a coordenaçã do OG, e salvo equivoco meu por não ter aqui o regimento do OG, minha referência foi ao o Comitê Assessor desse Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental...,
Eu entendo que esse Comitê é formado por representantes de instituições governamentais, da sociedade civil e sindicatos que tem cada um sua autonomia para apoiar a política pública da EA,
Entretanto, essas mesmas instituições e entidades também são soberanas para se posicionarem em relação a propostas de políticas de governo que não atendem ao marco legal vigente, representado, por exemplo pelo Plano Nacional e pela Diretrizes Curriculares Nacionais citadas na minha contribuição.
Espero ter esclarecido
Prof. Dr Antonio Fernando S. Guerra
Universidade do Vale do Itajaí - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - Itajaí - SC - Grupo de Pesquisa "Educação, Estudos Ambientais e Sociedade" - GEEAS -Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental - www.reasul.org,brAlianza de Redes Iberoamericanas de Universidades por la Sustentabilidad y el Ambiente (ARIUSA) - www.ariusa.netE-mail: guerra@univali.brFones: Itajaí-(47)33414712 - (47)991244925 (Vivo)
IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental
De: Renata Rozendo Maranhao <renata.maranhao@mma.gov.br>
Enviado: quarta-feira, 16 de agosto de 2017 14:40
Para: Sandra Barbosa; Antonio Fernando Silveira Guerra
Cc: REBEA@yahoogrupos.com.br; Lista de Discussão da Comissão de Gestão Participativa (CGP) da REASul; rupea; facilitacao_rebea
Assunto: RES: [Reasulcgp] [REBEA] Para Sorrentino. Base Nacional Curricular Comum -AudienciaOlá pessoal,
Só uma problematização:
Órgão Gestor = MEC e MMA e o MEC não irá questionar um processo desenvolvido pelo próprio MEC.
Acho que a malha das redes pode encaminhar um documento na perspectiva sugerida pelo Guerra.
Paralelamente, não podemos perder a oportunidade de contribuir de forma mais direta com a inserção da educação ambiental no documento.
Nesse caso, todos poderiam assinar.
Abraços,
Renata Maranhão
De: Sandra Barbosa [mailto:smmbarbosa@gmail.com]
Enviada em: quarta-feira, 16 de agosto de 2017 14:28
Para: guerra.univali <guerra@univali.br>
Cc: REBEA@yahoogrupos.com.br; Lista de Discussão da Comissão de Gestão Participativa (CGP) da REASul <reasulcgp@listas.univali.br>; rupea <rupea@yahoogrupos.com.br>; Renata Rozendo Maranhao <renata.maranhao@mma.gov.br>; facilitacao_rebea <facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br >
Assunto: Re: [Reasulcgp] [REBEA] Para Sorrentino. Base Nacional Curricular Comum -Audiencia
Guerra e demais
concordo com o teu texto, a manifestação de todos tem mais força e o comprometimento daqueles que atuam na area
abçs
Em 16 de agosto de 2017 06:46, Antonio Fernando Silveira Guerra <guerra@univali.br> escreveu:
Marcos, Antonio Vitor, Jacque, Renata
Importante essa nossa mobilização em relação a consulta da BNCC.
Eu sugeriria que a proposta inicial da REPEA, anunciada pelo Zysman e também outras, não fossem encaminhadas isoladamente, emas sim como um documento da rede das malhas da REBEA juntamente com o Comitê Assessor do Órgão Gestor, onde a REBEA, RUPEA são membros convidados.
Penso que assim daria muito mais legitimidade ao documento
Assistindo ontem ao vídeo de parte da consulta em Florianópolis eu elaborei um trecho com base no que ouvi, que é o seguinte e espero que contribua com essa tecitura do documento
Nós educadores e educadoras que por meio de redes da malha da REBEA e como representantes de escolas, universidades, entidades de classe, da sociedade civil e sindicatos de trabalhadores que constituem o Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental não vamos calar à imposição de uma Base Nacional Comum Curricular, até porque nossa luta nessa questão em defesa da Educação Pública conta com o apoio de entidades nacionais que não reconhecem a versão da base como se apresenta, afetando a Educação Infantil, a Educação Básica, excluindo o Ensino Médio do texto e ameaçando a autonomia dos sistemas de ensino, das escolas e dos educadores do país.
Entidades de classe como a ANPED, UNDIME, ANFOPE e outras não reconhecem a legitimidade do processo de elaboração do texto, das versões e do processo de consulta pública, e nós educadores e educadoras fazemos coro exigindo que se estabeleça um processo mais democrático de discussões, que levem em consideração, por exemplo, as metas do Plano Nacional de Educação, que não contrariem princípios e conceitos expressos nas Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas pelo próprio Conselho Nacional, como manifestam documentos apresentados por essas entidades e pelo próprio Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, na audiência pública da BNCC em Florianópolis, no último dia 13 de agosto.
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Por último, quero lembrar que alguns de nós aqui citados tem o compromisso com a sistematização das contribuições e dos relatórios da Consulta Pública do PronEA, que deve estar pronta para daqui a um mês Fórum, por isso penso que pessoas como o Zysman e Vitor poderiam assumir com mais alguns colegas essa tarefa da elaboração do documento e compartilha-lo nas listas das redes.
Abraços e seguimos na luta
Prof. Dr Antonio Fernando S. Guerra
Universidade do Vale do Itajaí - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - Itajaí - SC - Grupo de Pesquisa "Educação, Estudos Ambientais e Sociedade" - GEEAS -
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Alianza de Redes Iberoamericanas de Universidades por la Sustentabilidad y el Ambiente (ARIUSA) - www.ariusa.net
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IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental
"Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos". http://ixfbea-ivecea.
unifebe .edu.br/Ter, 15 de Ago de 2017 8:37 pm . Enviado por:
Jacqueline e demais, segue uma cópia do parecer que fizemos em fevereiro do ano passado.
Espero que ainda seja útil.
Abraços,De: Jacqueline Guerreiro jacguerreiro@gmail.com [REBEA]
Enviado: ‎terça-feira‎, ‎15‎ de ‎agosto‎ de ‎2017 ‎14‎:‎03
Para: REBEA
Oi Sorrentino.
Tens razão...são tantas frentes,tantos ataques, somos ainda poucos...
Tu pode mandar de novo esta contribuição que tu se referiu?
Vou repassar aos grupos aqui do RJ como base para a discussão.
Parabéns ao povo , principalmente Vitor que não deixa a bandeira cair.
ABS.
Jac
Em 14 de ago de 2017 12:25 PM, "sorrentino.ea@gmail.com [REBEA]" <REBEA@yahoogrupos.com.br> escreveu:
Companheiro Vitor, lhe agradeço por nos provocar a não abandonarmos essa frente de luta. São tantas, que a tendência que tenho detectado em muitos companheiras e companheiras é de perplexidade e inação (quase inanição).
Vi, pelo link que você enviou, duas das três horas do período da manhã da audiência e a quase totalidade das falas de 3 minutos é metendo o pau na terceira versão da BNCC. A apresentação feita pela pessoa do MEC é ridícula e temo (de temer, mesmo) que o CNE esteja a serviço dessa farsa.
Se as inscrições para Sampa encerraram-se com tanta rapidez temo que tenham destinado as vagas para gente deles, mas tenho esperança que técnicos do CNE e MEC tenham conseguido resguardar espaços para as organizações da sociedade que atuam de forma progressista no campo da educação.
Elaborei, junto com Simone, uma crítica/sugestões para a primeira versão da Base, mas não consegui acompanhar os desdobramentos dela.
Tentaremos nos apoderar dos diálogos atuais e contribuir na direção de estimular um posicionamento das Redes.
Abraço,Em 14 de agosto de 2017 15:05, Renata Rozendo Maranhao
renata.maranhao@mma.gov.br [REBEA] <REBEA@yahoogrupos.com.br> escreveu:
>
>
> Caros educadores e educadoras,
>
>
>
> O Órgão Gestor está trabalhando em um documento de contribuição para a
> BNCC e a proposta é de encaminharmos as sugestões via
>
> CONAMA e CNRH. Para isso, estamos aproveitando essa oportunidade para
> retomar a Câmara Técnica de Educação Ambiental do CONAMA.
>
>
>
> Entendo que nossa maior contribuição é nos temas transversais onde aparece
> apenas “Preservação do Meio Ambiente†, conforme apresentado na página 13 do
> documento.
>
>
>
>
>
> *“Por fim, cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em
> suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos
> currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos
> que afetam a vida humana em escala local, regional e global,
> preferencialmente de forma transversal e integradora. Entre esses temas,
> destacam-se: direitos das crianças e adolescentes (Lei nº8.069/199012),
> educação para o trânsito (Lei nº 9.503/199713), preservação do meio
> ambiente (Lei nº 9.795/199914), educação alimentar e nutricional (Lei nº
> 11.947/200915), processo de envelhecimento respeito e valorização do idoso
> (Lei nº 10.741/200316), educação em direitos humanos (Decreto nº
> 7.037/200917), bem como saúde, sexualidade, vida familiar e social,
> educação para o consumo, educação financeira e fiscal, trabalho, ciência e
> tecnologia e diversidade cultural (Resolução CNE/CEB nº 7/201018). Na BNCC,
> essas temáticas são contempladas em habilidades de todos os componentes
> curriculares, cabendo aos sistemas de ensino e escolas, de acordo com suas
> possibilidades e especificidades, tratá-la de forma contextualizada†.*
>
>
>
>
>
> Uma outra possiblidade é enviarmos contribuições também via Comitê
> Assessor.
>
>
>
> Sei que o prazo é curto, mas o ideal seria fazermos uma discussão nas
> redes para encaminharmos propostas com justificativas e proposições
> semelhantes para termos mais força na consulta.
>
>
>
>
>
> Abraços,
>
>
>
> Renata Maranhão
>
> Diretora
>
> Departamento de Educação Ambiental
>
> Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental
>
> Ministério do Meio Ambiente
>
--
Sandra Barbosa / Ecóloga
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