Olá pessoal, boa tarde!
Confirmado nosso encontro da semana que vem, certo? A pauta é o IV Encontro da REPEA e outros assuntos. Confere?
Aproveitando, copiei as pessoas do GT PEEA, para saber como ficou a articulação da minuta de regulamentação junto à SMA. Demos um corre no final do ano para pegar a abertura oferecida pelo secretário, mas depois veio fim do ano, férias, etc. e ninguém falou mais nada. Este email do Vitor é o último registro que tenho sobre isso. Alguém tem mais informações?
Grata.
Um abraço,
Edna Costa
55 16 991587792
Whatsapp: 55 16 993559980
Skype: ednacostasim
"Um rio é como um espelho que reflete os valores e comportamentos da nossa sociedade. Você já olhou para o rio da sua cidade hoje?"
¬¬
De: Antonio Vitor Rosa [mailto:avitor@usp.br]
Enviada em: sexta-feira, 15 de dezembro de 2017 10:00
Para: aliq_souza@yahoo.com.br
Cc: rafael <rafael@agirambiental.org.br>; Roberta Hammerat de Araújo Pinto <roberta.hammerat@sp.gov.br>; anawolfe <anawolfe@agirambiental.org.br>; Semiramis Biasoli <semiramisbiasoli@funbea.org.br>; Semiramis Biasoli <semiramisbiasoli@yahoo.com.br>; Rodrigo Machado <rodrigom@sp.gov.br>; Rachel Marmo Azzari <razzari@sp.gov.br>; Rachel Marmo Azzari Domenichelli <rachel.azzari@gmail.com>; Andréia Barroso <andreia.pocos@gmail.com>; Maria Henriqueta Andrade Raymundo <henriquetasss@gmail.com>; Maria Andréa Evangelista <andrea.evangelis@gmail.com>; Isis Akemi Morimoto <isis.morimoto@ibama.gov.br>; Isis Akemi <isisakemi@bol.com.br>; Beto Francine <roberto.francine@gmail.com>; Patricia Martin Alves <patricia_alves1@anhanguera.com>; sema.planejamento01 <sema.planejamento01@barueri.sp.gov.br>; Zysman Neiman <zneiman@gmail.com>; Aline Queiroz de Souza <alinemaislegal@gmail.com>; Edna Costa <ednacosta@gmail.com>; Sergio.Damiati@educacao.sp.gov.br; Andreia.Cristina@educacao.sp.gov.br
Assunto: Re: Assunto: Re: RES: RES: MINUTA DE DECRETO DA PEEA - Convite para editar
Aline e pessoal
Bom dia . Que ótimo que as coisas estão caminhando.
Quanto a questão da quantidade de membros da CIEA, realmente me parece bem razoável termos até 20 membros efetivos. Considerando a dinâmica que vi no Comitê Assessor PNEA e o papel diferenciado das Secretarias estaduais de Meio Ambiente e de Educação , me parece recomendável que cada uma delas tenha sim 2 vagas efetivas sendo que no caso tanto da Coordenadoria de Educação Ambiental/SEMA como da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica/SEE , necessariamente os suplentes seriam da mesma coordenadoria.
Em função de um ponto de pauta do Comitê Assessor do OG-PNEA, fiquei pensando sobre alguns questionamentos que apontei na minuta da regulamentação PEEA. Acho que um possível artigo poderia ser:
São convidados permanentes para todas as reuniões, com direito a voz:
- todos os membros ou instituições suplentes
- um representante do Ministério Público Estadual
- um representante do Senai e SESI
- um representante do Senac e SESC
- um representante da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP)
- um representante da Polícia Ambiental
- ...
Abraço e bom trabalho a todas e todos.
Antonio Vitor
Dr. Antonio Vitor Rosa - educador
Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador - LAIFE
Dpto. de Educação, Informação e Comunicação - DEDIC
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP
Universidade de São Paulo - USP
Em 15 de dezembro de 2017 00:19, Aline Queiroz de Souza <aliq_souza@yahoo.com.br> escreveu:
Que bom Vitor! Acho que teremos um respaldo mesmo desta vez. A Rachel esta incorporando as ultimas propostas realizadas por vc a algumas formatacoes que ela fez antes para organizar melhor o texto. Tbm estamos considerando as observações sobre ampliação do número de vagas, já que ainda temos uma margem razoável entre 16 e 25 vagas. Consultaremos o jurídico e em breve daremos um retorno. Abcs
Em Qui, 14 14e dez 14e 2017 às 10:59, Antonio Vitor Rosa
&It;avitor@usp.br> escreveu:
Bom dia Rachel e educadores paulistas
Estou na Reunião do Comitê Assessor do Órgão Gestor da Politica Nacional de EA, no momento dos informes relatei a situação/momento no nosso estado quanto ao fechamento da proposta de regulamentação da Política Estadual de EA que está com forte apoio da Secretaria Est. de M.A. e apoio tb na Secretaria de Educação. A Renata Maranhão da DEA-MMA , em um aparte, frisou que foi procurada pelo pessoal da Secr.Est.M.A. e tb. percebe este interesse pela regulamentação.
Saudações
Antonio Vitor
Dr. Antonio Vitor Rosa - educador
Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador - LAIFE
Dpto. de Educação, Informação e Comunicação - DEDIC
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP
Universidade de São Paulo - USP
Em 5 de dezembro de 2017 14:56, Antonio Vitor Rosa <avitor@usp.br> escreveu:
Olá Pessoal
Eu entrei no documento é fiz um conjunto de sugestões incluindo:
- a eliminação do artigo sobre diretrizes da CIEA encaminhando parte delas para a competência da CIEA ou do Orgão Gestor. Entendo que se trata de um documento que deve ter um caráter mais operacional do que conceitual, inclusive pelo fato da Lei da Política já apresentar duas longas listas de principios e objetivos. Todavia se for mantida a redação de diretrizes creio que a redação talvez tenha que ser aperfeiçoada e completada.
- revisão e complementação do que compete ao Orgão Gestor e à CIEA
- revisão de alguns trechos ao longo do texto.
- sugiro também alterar a redação quanto a definição da quantidade de vagas dos segmentos da CIEA.
Usei o recurso sugestões , pois é isso que elas são. Do meu ponto de vista elas aumentaram a inteligibilidade do texto, mas posso estar em parte ou totalmente enganado.
Saudações
Antonio Vitor Rosa / LAIFE/DEDIC/FFCLRP/USP
Dr. Antonio Vitor Rosa - educador
Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador - LAIFE
Dpto. de Educação, Informação e Comunicação - DEDIC
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP
Universidade de São Paulo - USP
Em 4 de dezembro de 2017 15:48, Aline Queiroz de Souza <aliq_souza@yahoo.com.br> escreveu:
Inclui na lista o Sergio da Secretaria de Educação, pois não estava copiado.
att,
Em segunda-feira, 4 de dezembro de 2017 14:30:55 BRST, Aline Queiroz de Souza <aliq_souza@yahoo.com.br> escreveu:
Compreendo e compartilho da preocupação, Edna.
Acho que o momento é agora sim. Esse tema é complexo e mereceria uma discussão mais ampla se houvesse tempo.
Como a sociedade civil está com 15 representantes de 32, para ter uma paridade real poderíamos abrir mais 1 vaga (titular e suplente), ficando 17 representantes da soc. civil de um total de 34 (6 titulares e 11 suplentes ou 11 titulares e 6 suplentes)
Poderíamos destinar essa vaga aos sindicato dos profissionais da educação (pública e privada).
Eu sinto falta tbm de uma representação de povos e comunidades tradicionais. Sei que foi criado um Conselho Estadual de Povos Indígenas, se acharem pertinente poderíamos destinar uma das 3 vagas da sociedade civil a essa representação. A questão seria se há envolvimento de representantes desse conselho com a educação ambiental.
Enfiem, dificilmente conseguiremos dar conta de representar todos os setores, mas podemos fazer um esforço nesse momento para garantir uma diversidade de representações dentro da soc. civil.
abços
Em segunda-feira, 4 de dezembro de 2017 13:55:30 BRST, Edna Costa <ednacosta@gmail.com> escreveu:
Olá Aline e pessoal,
Desculpem se pareceu uma crítica à fala do Zysman, pelo contrário. Sei muito bem que essas reuniões nunca favorecem a sociedade civil e o patronal raramente ou nunca aceita que um funcionário seu participe destas instâncias.
Como estive na reunião, foi apenas uma justificativa à minha falta de força política e força física também, devido ao cansaço da viagem, em colocar minhas opiniões com mais firmeza e convicção e confesso que não saí satisfeita com o formato da representação, porém, pensando nestes dias abertos para contribuições.
Queria que a preocupação com a participação das diversas secretarias, como saúde, agricultura e outras, fosse a mesma com os demais setores da sociedade. Não apenas movimentos sociais, mas escolas privadas, classe operária e outras se for o caso, de forma que haja uma equivalência real de participação e não apenas como possibilidade, como no caso das câmaras técnicas e conselhos.
Não sei se é o momento de trazer isto, mas foi que me veio agora e não queria perder a idéia.
Seguimos.
Um abraço,
Edna Costa
55 16 991587792
Whatsapp: 55 16 993559980
Skype: ednacostasim
"Um rio é como um espelho que reflete os valores e comportamentos da nossa sociedade. Você já olhou para o rio da sua cidade hoje?"
¬¬
De: Aline Queiroz de Souza [mailto:aliq_souza@yahoo.com.b r]
Enviada em: segunda-feira, 4 de dezembro de 2017 12:49
Para: Edna Costa <ednacosta@gmail.com>
Assunto: Re: RES: MINUTA DE DECRETO DA PEEA - Convite para editar
Bom dia a todos!
Edna, infelizmente nem todos podem participar das reuniões presenciais. Temos nos esforçado para garantir pelo menos a participação on-line, você acompanhou presencialmente a dificuldade de fazer a transmissão na última reunião. O ideal seria abrir uma ampla discussão e consulta, mobilizando e envolvendo as diversas redes de educadores ambientais do estado, mas não teremos tempo para isso nesse momento. Infelizmente ou felizmente, temos uma janela de oportunidade estreita e estamos sendo cobrados para apresentarmos o texto da minuta ao chefe de gabinete ainda nessa semana.
Entretanto, como vc disse, a proposta está aberta e ainda há tempo para revisões e alterações. Acho importante vocês pautarem essa questão da composição da CIEA na lista de REPEA, se acharem necessário uma consulta aos pares e a ampliação do debate.
Mas acho importante também contextualizar a proposta, para que as críticas e sugestões sejam fundamentadas. Antes da primeira reunião realizamos uma consulta por meio de um questionário on-line para iniciarmos uma reflexão sobre as condições necessárias e entendimentos sobre a CIEA.
A partir dessa consulta e das discussões da primeira reunião, dois pontos foram colocados para balizar a proposta do texto:
- Não é possível dar conta da representação de todos os setores da sociedade na CIEA, por isso devemos garantir a realização de fóruns e consultas ampliadas à sociedade para subsidiar as definições sobre diretrizes, prioridades e estratégias paras as políticas públicas de EA;
- É possível pensar em uma composição enxuta desde que a consulta ampliada seja garantida, o que tentamos fazer na redação e na proposta de composição (cortando inclusive representações de algumas secretarias do estado);
- a divisão de representantes entre estado e sociedade civil nem sempre contempla a diversidade de atores, como no caso dos representantes da academia, dos comitês de bacia e dos conselhos estaduais de educação e meio ambiente.
A partir desses pontos, foi proposto na reunião de não nos prendermos a questão da paridade entre representantes do estado e da sociedade civil. Por isso não fechamos a representação das Câmaras Técnicas dos comitês de Bacia (que podem ser todos da soc. civil) e na representação dos conselhos estaduais de educação e meio ambiente definimos que a representação seja paritária. Pensamos em garantir no regimento interno que todos (titulares e suplentes) tenham voz e voto, ampliando assim a possibilidade de representação da soc. civil.
Mas esse é um ponto que poder ser revisto também. Podemos somar a tentar estabelecer uma divisão igual.
Enquanto escrevia esse texto o Rodrigo fez uma proposta.
abços e vamos em frente!
Em segunda-feira, 4 de dezembro de 2017 11:19:07 BRST, Edna Costa <ednacosta@gmail.com> escreveu:
Zysman, é isso o que acontece quando a gente é minoria nas reuniões. Infelizmente.
Mas ainda há tempo para alterar.Abs,
Edna Costa
55 16 991587792
Whatsapp: 55 16 993559980
Skype: ednacostasim
"Um rio é como um espelho que reflete os valores e comportamentos da nossa sociedade. Você já olhou para o rio da sua cidade hoje?"
¬¬
De: Zysman Neiman [mailto:zneiman@gmail.com]
Enviada em: segunda-feira, 4 de dezembro de 2017 11:08
Para: Aline Queiroz de Souza <alinemaislegal@gmail.com>
Cc: Aline Queiroz de Souza <aliq_souza@yahoo.com.br>; rafael <rafael@agirambiental.org.br>; Roberta Hammerat de Araújo Pinto <roberta.hammerat@sp.gov.br>; anawolfe <anawolfe@agirambiental.org.br >; Semiramis Biasoli <semiramisbiasoli@funbea.org.b r>; Semiramis Biasoli <semiramisbiasoli@yahoo.com.br >; Rodrigo Machado <rodrigom@sp.gov.br>; Rachel Marmo Azzari <razzari@sp.gov.br>; Rachel Marmo Azzari Domenichelli <rachel.azzari@gmail.com>; Andréia Barroso <andreia.pocos@gmail.com>; Maria Henriqueta Andrade Raymundo <henriquetasss@gmail.com>; Maria Andréa Evangelista <andrea.evangelis@gmail.com>; avitor <avitor@usp.br>; Edna Costa <ednacosta@gmail.com>; Isis Akemi Morimoto <isis.morimoto@ibama.gov.br>; Isis Akemi <isisakemi@bol.com.br>; Beto Francine <roberto.francine@gmail.com>; Patricia Martin Alves <patricia_alves1@anhanguera.co m>; sema.planejamento01 <sema.planejamento01@barueri.s p.gov.br>
Assunto: Re: MINUTA DE DECRETO DA PEEA - Convite para editar
Ããã???? 3 representantes da sociedade civil???
É isso mesmo???
Zysman
Em 4 de dezembro de 2017 11:05, Aline Queiroz de Souza (via Documentos Google) <alinemaislegal@gmail.com> escreveu:
Aline Queiroz de Souza convidou você para editar o seguinte documento:
Bom dia! Conforme combinado na última reunião, segue a minuta para revisões e complementações de todos. Sugiro que identifiquem as alterações na forma de comentários. Pretendemos fechar uma versão final até quinta-feira.
abços
Documentos Google: crie e edite documentos on-line.
Google Inc. 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, USA
Você recebeu este e-mail porque alguém compartilhou com você um documento do Documentos Google.
{ListaRepea} Re: RES: Assunto: Re: RES: RES: MINUTA DE DECRETO DA PEEA - Convite para editar
14:36 |
Boa noite
Confirmada sim nossa reunião pra próxima terça.
Patricia Martin
Em 29 de jan de 2018 13:58, Edna Costa <ednacosta@gmail.com> escreveu:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário