{ListaRepea} IV Encontro Municipal de Educação Ambiental - 16 e 17/03

Vem aí o IV EMEA!

Segue convite abaixo.

Participem e divulguem!

Um abraço,

 

Edna Costa

ednacosta@gmail.com

55 16 991587792

Whatsapp: 55 16 993559980

Skype: ednacostasim

 

"Um rio é como um espelho que reflete os valores e comportamentos da nossa sociedade. Você já olhou para o rio da sua cidade hoje?"

 

 

¬¬

 

 

 

De: Associação Pau Brasil [mailto:contato@paubrasil.org.br]
Enviada em: quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018 18:25
Para: acepaubrasil@gmail.com
Assunto: IV Encontro Municipal de Educação Ambiental - 16 e 17/03

 

Olá,

 

A Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil, em parceria com o Coletivo Educador Ipê Roxo e Rede ProsEAndo de Educação Ambiental,  convida para participarem da quarta edição do EMEA - Encontro Municipal de Educação Ambiental, em Ribeirão Preto-SP. Este evento, por meio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, tem o FEHIDRO - Fundo Estadual de Recursos Hídricos como instituição financiadora.

 

O objetivo principal do IV EMEA é fortalecer vínculos com todos que desejam viver em um território onde as águas e os demais elementos da natureza estejam protegidos como um bem de uso coletivo.

 

O público a que se destina é formado por educadores e educadoras ambientais, estudantes, professores, gestores públicos, técnicos que atuam na área ambiental e de saneamento, agentes pastorais e de saúde, lideranças comunitárias, guardas ambientais e demais interessados.

 

Durante o evento pretende-se elaborar uma agenda de ações com o intuito de sensibilizar a sociedade ribeirãopretana para a necessidade premente de resguardar as águas subterrâneas e superficiais de usos e gestões não racionais. O aquífero Guarani, as nascentes e os cursos d'água constituem rica herança do município que possibilita e sustenta seu desenvolvimento.

 

Nos encontros anteriores foram desencadeados diferentes projetos em educação ambiental, sendo que o terceiro e último teve como principal desdobramento a criação da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA), cuja discussão terá continuidade nesta edição.

 

A programação conta com mesa temática, rodas de conversa, apresentação de trabalhos desenvolvidos no município de Ribeirão Preto e troca de experiências entre as (os) participantes. Uma feira de produtos agroecológicos e trocas de sementes e objetos, e momentos culturais também estão previstos. Será um momento propício ao diálogo, à formação e à vivência.

 

O IV EMEA acontecerá nos dias 16 e 17 de março, na EMEFEM "Professor Alfeu Luiz Gasparini", localizada à Av. Dom Pedro I, 196 - Ipiranga, em Ribeirão Preto-SP.

 

Atenção: A programação inclui um pré-encontro no dia 3 de março para a expedição Água de Ribeirão Preto, durante a qual os participantes conhecerão a realidade de alguns cursos d'água do município.

 

As inscrições são gratuitas e já estão abertas.

Maiores informações, inscrições e regulamento dos trabalhos: http://ceiperoxo.blogspot.com.br

 

================

 

DATAS:

03/03 - períodos manhã ou tarde: expedição (vagas limitadas).

16/03 - das 18:00 às 22:00 h

17/03 - das 08:30 às 18:00 h

 

================

 

PROGRAMAÇÃO:

 

03/03 - Sábado

Manhã ou tarde - Expedição: Água de Ribeirão Preto - Antônio Carlos Squilaci Júnior e Marilisa Ferrari.

 

16/03 - Sexta-feira

18:00 h – Credenciamento com lanche.

19:00 h – Esquete teatral: Cunversa di Cumpadi - com "Os Caipiras": Reinaldo Romero e José Marcelino.

19:20 h – Boas-vindas e apresentação do IV EMEA.

19:40 h – Apresentação da expedição Água de Ribeirão Preto e exibição do vídeo produzido – Antônio Carlos Squilaci Júnior e Marilisa Ferrari.

20:00 h – Rodas de conversa sobre o papel da Educação Ambiental no contexto Água: Diante do mapeamento e diagnóstico apresentado, quais interações podem ser realizadas?

21:00 - Encerramento com atividade cultural.

 

17/03 - Sábado

08:30 – Credenciamento com café da manhã.

09:00 –  Apresentação musical

09:30 -  Mesa temática: Políticas Públicas de EA e o cenário do município de Ribeirão Preto

Prof. Dr. Marcos Sorrentino (OCA - ESALQ/USP)

Simone Kandratavicius (ACE Pau Brasil)

Profª Luciana Andrade Rodrigues (Secretária Municipal de Educação)

Representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

11:00 h – Conversa com o público.

12:00 h – Almoço.

14:00 h – Salas temáticas para apresentação dos painéis.

15:45 h – Café da tarde.

16:00 h – Retorno às salas temáticas para apresentação dos painéis.

17:00 h – Plenária do encontro com devolutiva das salas temáticas, aprovação de moções, encaminhamentos e mobilizações.

18:00 h – Encerramento com dança circular

 

Feira de produtos agroecológicos e trocas de sementes e objetos - o dia todo.

 

 

Vamos fazer um evento sustentável!

- Traga sua caneca;

- Pratique a carona solidária.

 

Um abraço,

 

-- 

Simone Kandratavicius

1ª Secretária

 

Contatos:

(16) 3610-8679

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

[Profs Mat:8755] IV SIMPÓSIO DE GRUPOS COLABORATIVOS - 2018

Caros amigos!

Caso participe de algum Grupo de Estudo e/ou Pesquisa na área de Educação, em especial Educação Matemática, e tenha interesse  e afinidade com a proposta (ver: http://2018.geem.mat.br), leia o recado abaixo.

Abraços,
 
Do sempre amigo
 
José Walber de Souza Ferreira
Diretor Regional da SBEM-BA

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Grupos Colaborativos IV Simposio <gruposcolaborativosivsimposio@gmail.com>
Data: 31 de janeiro de 2018 19:30
Assunto: IV SIMPÓSIO DE GRUPOS COLABORATIVOS - 2018
Para:


IV SIMPÓSIO DE GRUPOS COLABORATIVOS - 2018

Estimados colegas,

O GEEM, juntamente com a SBEM-BA e SBEM-SP iremos realizar o IV SIMPÓSIO DE GRUPOS COLABORATIVOS.
Estamos convidando os grupos de professores, estudo ou pesquisa, que tenham interesse e afinidade com a proposta do evento para constarem na página do evento como Grupos de apoio bem como estimularem a participação de seus membros no evento.
Esperamos poder contar com a participação/colaboração de seu GRUPO e os convidamos a conhecer o site em construção do evento: http://2018.geem.mat.br
Ao tempo que nos despedimos, caso seja do interesse de seu Grupo, por favor, nos contacte nos endereços:

Grupos Colaborativos IV Simposio<gruposcolaborativosivsimposio@gmail.com>
GEEM UESB <geem.uesb@gmail.com>

[  ]s

Irani Parolin Sant´Ana
Claudinei de Camargo Sant´Ana


-- 
---- //////////^^^^^^^^^^^^^^^^^\\\\\\\\\\ ----

IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática
 / IV Jornada de Estudos do GEEM

site do IV-SNGC: http://2018.geem.mat.br
site do GEEM: http://geem.mat.br
site da Revista: http://revista.geem.mat.br

--
Para respostas muito específicas, por favor responda diretamente ao autor.
 
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
 
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://professoresdematematica.com.br
 
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
 
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Professores de Matemática" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para profmat+unsubscribe@googlegroups.com.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

[Profs Mat:8754] Curso de Extensão - Divulgação

Prezado(a),

Gostaria de contar com sua ajuda na divulgação do Curso de Extensão.

Obrigada.



CURSO DE EXTENSÃO – ONLINE


Via ambiente virtual de aprendizagem Facebook

Título: As potencialidades didáticas e pedagógicas do ambiente virtual
Facebook em processos formativos de professores que ensinam Matemática

Público alvo: professores de Matemática do Ensino Básico de diferentes
regiões do Brasil.

Objetivo do curso: oferecer subsídios teóricos e metodológicos sobre as
potencialidades didáticas e pedagógicas das TIC – Facebook - nos processos
formativos de professores que ensinam matemática.

Proposta de desenvolvimento: Serão realizados encontros virtuais (via
ambiente virtual de aprendizagem Facebook), em que serão discutidos
aspectos teórico-metodológicos e didático-pedagógicos concernentes à
prática pedagógica dos professores, no âmbito da sala de aula de
Matemática, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.


INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Certificado de Curso de Extensão de 153 horas, expedido pela
Universidade Estadual Paulista / Unesp – Campus de Rio Claro.

Taxa Matrícula: R$ 30,00 (o pagamento será realizado após a seleção dos
participantes).

Número de Vagas: 20.

Período de Inscrição: das 08:00:00 de 05/02/2018 até às 18:00:00 de
09/02/2018.

Período de Realização do Curso: 06 de março a 27 de junho de 2018.

Horário: todas as quartas-feiras, das 20:00 às 22:00 horas.

Professores Responsáveis: Dra Rosana Giaretta Sguerra Miskulin e Prof. Ms. Agnaldo de Oliveira

Curso de Extensão vinculado ao Projeto de Extensão Universitária: O
Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática: Reflexões
Teórico-metodológicas no Contexto da Formação de Professores. Coordenadores:
Rosana Giaretta Sguerra Miskulin, Miriam Godoy Penteado e ao Grupo de
Formação de Professores – PPGEM – IGCE – UNESP/RC. Site: *http://www.rc.unesp.br/igce/pgem/gfp/lem/index.html.

Condições para Inscrição e Critérios de Seleção:
1) Ser professor de Matemática da Educação Básica
2) Ter acesso à Internet.
3) Ter disponibilidade para leituras durante a semana

Informações: e-mail: agitha4@gmail.com

Manifestação de Interesse pelo Link: goo.gl/forms/sfSpXVKzCQxCZKT52



Atenciosamente,

Prof. Ms. Agnaldo de Oliveira

Mestre em Educação Matemática (UFMS)
Doutorando em Educação Matemática (UNESP - Rio Claro)
Tel.: (67) 99978 7937
Tel.: (19) 98274 9404
http://lattes.cnpq.br/9810774222537799


--
Vanessa C. Benites Bonetti
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Unesp/Rio Claro)
Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Unesp/Rio Claro)
Licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP/São Carlos)

--
Para respostas muito específicas, por favor responda diretamente ao autor.
 
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
 
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://professoresdematematica.com.br
 
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
 
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Professores de Matemática" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para profmat+unsubscribe@googlegroups.com.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS