Pessoal, encaminho a proposta de Encontro de Formação encaminhada pelo prof. Renato. Sugiro que articulemos com a Lourdes um dia para discutirmos especificamente esse encontro. abraço, Julieta --- Em qua, 27/6/12, hilarioreis <hilarioreis@uol.com.br> escreveu:
De: hilarioreis <hilarioreis@uol.com.br> Assunto: proposta de Encontro de Formação de Alfabetizadoras (es) de Jovens e Adultos Para: lourdesquintas@yahoo.com.br, jujucampanha@yahoo.com.br Cc: "hilarioreis@uol.com.br" <hilarioreis@uol.com.br> Data: Quarta-feira, 27 de Junho de 2012, 0:23
Lourdes e Julieta.
Conforme telefonema, envio para conhecimento e apreciação de vocês, bem como, apreciação e discussão em nivel do CEDEP(dirigentes, coordenadoras e educadoras/alfabetizadoras)? do Genpex? DRE Paranoá/Itapoã e SEEDF-Coordenação de Educação de Jovens e Adultos? Vejam como é melhor encaminhar a discussão. Mas, de principio, é preciso primeiro, acerto entre o CEDEP e o GENPEX. OK? Estou enviando o texto em formato de email e também como anexo (word).
Abraço e carinho,
Renato Hilário
Encontro de Formação em Processo de Coordenadoras/ Alfabetizadoras/es/ de Jovens e Adultos do Paranoá-Itapoã, com participação de representantes de alfabetizandas/os . (Proposta Preliminar para discussão do Genpex e do CEDEP) Data: 2º Semestre de 2012 (16/07 a 27/07/2012). Local: Sede do CEDEP/Paranoá Realização. Genpex/FE/UNB;CEDEP/Paranoá/Itapoã;DRE-SEEDF
Atenção: A partir de conversa na 6ª feira (22/6) com a Lourdes, trabalhamos de sábado 23/6 até hoje, 26/6, para deixarmos uma proposta de encontro de formação de alfabetizadoras/es do Paranoá-Itapoã, em função dos prazos e da discussão com coordenadoras e alfabetizadoras antes de terminar o 1º semestre letivo e começar o recesso Falta relacionar o material necessário para cada dia. Falta distribuir as tarefas de cada dia, sempre com 1 pessoa do CEDEP e 1 do Genpex/FE/UNB, bem como, quem cuida da organização do material, seleção e impressão de textos e outros materais, etc.... Depois de discutido e aprovado, formatar horizontalmente a programação. Se as coordenadoras e alfabetizadoras/esram entrar de recesso, debater a programação com elas na reunião de planejamento da 6ª feira próxima, dia 29/06/2012. OK? Gratos, Renato e Ângela.
1.Providenciar de imediato: 1.1. relação nominal:cada coordenador e seus respectivos alfabetizadores (as) e destas e suas/seus respectivas (os) alfabetizandas/os no sentido de organizarmos os dias do encontro de formação , bem como, o acompanhamento do processo uma vez concluído o Encontro de Formação. Precisamos do nome e endereço completo das coordenadoras,alfabetizadoras (es) e alfabetizandas (os); local e endereço da alfabetização, e-mail, telefone fixo ou celular. quem:
1.2. solicitar às coordenadoras que façam uma carta-texto de no máximo 1 página, comentando com sua alfabetizadora ou seu alfabetizador os pontos positivos e negativos de cada turma, o que fazer para melhorar ou corrigir? O sentido da carta-texto é criar uma correspondência simples, delicada e direta entre coordenadoras e alfabetizadoras (es), para aumentar e fortalecer o trabalhar junto/coletivamente. Todo esse material será trabalhado durante os dias do encontro de formação. Levar no 1º dia do Encontro de Formação e deixar com a coordenação geral do 1º Dia, quem:
1.3.Solicitamos ainda que as coordenadoras recolham de suas/seus alfabetizadoras/es, os textos coletivos elaborados em sala de aula (pelo menos 3 por turma). Esses textos serão a base do processo de formação das alfabetizadoras, particularmente, na discussão da língua materna, linguagem matemática, linguagem da história, linguagem da geografia, níveis: iniciante, intermediários e concluinte das/os alfabetizandas/os.
1.4. alfabetizadores/as escrever carta (no máximo 1 página), a sua coordenadora, com o seguinte roteiro: a) o que você tem aprendido com sua turma de alfabetização até o presente momento?; b) como você vê/caracteriza sua turma?; c) na sua turma quem não sabe ler e escrever nada(iniciante); d) quais sabem ler uma silaba ou escrever uma palavra só com uma letra (iniciante)? e) quem sabe escrever uma palavra geradora (lote, por exemplo) e ler e escrever essa palavra e escrever e ler outras (intermediário); f) quem sabe ler e escrever as palavras geradoras, fazer frases com essas palavras, fazer, pelo menos, um texto de cinco linhas, juntando palavras e frases novas (concluinte)?Tendo esses dados, agrupe seus alfabetizandos em seus respectivos níveis (iniciantes, intermediários e concluintes). Trazer bonecos de pano, plástico, borracha, legos (play móbil), fantoches de pano, papel, madeira e outros que podem representar alfabetizandos e alfabetizandas.
1.5.oportunizar que alfabetizadoras (es) e coordenadoras escrevam sua História de Vida-com vêm se constituindo como educadores populares. Cada alfabetizador e cada alfabetizando participante escreva um texto de no máximo 2 páginas, sobre sua história de vida, particularmente, no Paranoá ou no Itapoã. Apresentar como está esse momento de sua vida como coordenadora ou alfabetizadora ou alfabetizador de jovens e adultos.Cada um deve fazer um envelope/sacola de papel,dobrado de diversas maneiras, tendo o nome da alfabetizadora ou do alfabetizador na frente, porque,vai-se utilizar como crachá e o texto-história de vida vai fundamentar o encontro de formação. No caso de alfabetizandos sem nenhum domínio de escrita e leitura, um alfabetizador registra e escreve sua história de vida. Roteiro para história de vida: de onde vim? com quem eu vim: o que trouxe comigo para o Paranoá ou Itapoã? O que encontrei no Paranoá/Itapoã? Onde nasci? O que trouxe você para o Paranoá ou Itapoã? Qual o sentimento que você tem hoje de ser moradora/morador/alfabetizadora/alfabetizador/alfabetizanda/alfabetizando do Paranoá ou Itapoã? O que prende você no Paranoá ou Itapoã?
2. O período será na primeira e segunda semana de julho? É possível trabalhar 2 horas diárias 19-21h30min 0u 3 horas dias 19:00-22 horas. A previsão está de 2 horas (19-21:30), mas, propomos 3 horas, a fim de fortalecer o sentido vivencial do Encontro. Propomos que os Dias de Encontro de Formação ocorram depois do recesso das/os alfabetizadoras/es, começando o semestre e valendo como dia serviço de cada alfabetizadora/r. Começo em 16 de julho, 1º dia após recesso, indo até 27 de julho/2012: 10 dias úteis de encontro.
3. Principio organizador: ação conjunta UNB/FE e dirigentes, coordenadoras e alfabetizadoras (es) e alfabetizandas (os) do CEDEP. Os alfabetizandos e as alfabetizandas serão escolhidos em pelo menos, 2 pessoas, eleitas em cada turma, a partir da palavra geradora, eleição ou outra na ausência desta. Essas/esses alfabetizandas/os escolhidos participarão de todos os dias do encontro de formação.
4. Dias de Formação: 10 dias úteis
5. Conteúdo do Encontro (Atenção: é uma Proposta para ser discutida, modificada, aprimorada).
Princípio Práxico: organizar os dias de formação, a partir das anotações e caracterizações de cada uma das coordenadoras, das alfabetizadoras (es) e das (os) alfabetizandas (os) de e em cada turma tanto do Paranoá e do Itapoã, conforme os itens 1.1.; 1.2.; 1.3.; 1.4.;1.5.
5.1. 1º dia/16/7/2012: 2ª feira História de Vida e Educação de Jovens e Adultos Objetivo Geral: Sistematizar a história de vida e o sentir de ser educador/alfabetizador popular de jovens e adultos. Objetivo Específico: aquecer o grupo no sentido de fortalecer os vínculos, trocas cotidianas, que são importantes na ação educadora/ alfabetizadora de jovens e adultos. Coordenação do Dia: 1 CEDEP e 1 UNB (isso vale para todos os dias do encontro de formação. 5.1.1.aquecimento 10' quem: 5.1.2.apresentação das pessoas, a partir dos crachás 10' quem: 5.1.3.história de vida 120' quem: a. cada pessoa na grande roda de conversa escolhe outra pessoa, para conversar/partilhar sua história de vida (texto elaborado individualmente) b. cada dupla junta-se a outra dupla, para fazer um texto coletivo/colagem da história de vida, a ser apresentada na roda de conversa/plenária; c.roda de conversa/plenária, com apresentação dos textos coletivos, em colagem. d. coordenadoras lerem cartas às alfabetizadoras e aos alfabetizadores, em roda de conversa/plenária 5.1.4.orientação para o dia seguinte: distribuir o texto "considerações finais": José narra sua educação/alfabetização, baseado no livro de Renato Hilário dos Reis:A Constituição do SER HUMANO:amor, poder, saber na educação/alfabetização de jovens e adultos. Campinas, Autores Associados, 2011,das páginas: 24, parágrafo 6,até página 232 parágrafo 1. 5.1.5. abraço/avaliação do dia 10', colocar a produção do dia nas paredes. 5.1.6. Lanche: 10' quem: Total do 1º dia 150' ou 2 horas e 30 minutos. 19-21:30 horas.
5.2. - 2º dia 17/7/2012: 3ª feira José narra sua alfabetização no CEDEP/UNB-Texto: Considerações Finais do livro: A Constituição do SER HUMANO,de Reis, 2011. 5.2.1. aquecimento 10', quem: 5.2.2. organizar em 6 grupos de 7 pessoas cada, para leitura/discussão do que cada um mais gostou no texto? Em que o José se parece com suas/seus alfabetizandas/os em sala de aula? Quais os desafios que o texto do José coloca para você, como alfabetizador/a de jovens e adultos? A partir daí, preparar uma dramatização que mostre a educação/alfabetização de jovens e adultos do CEDEP/UNB 60' quem: 5.2.3. Roda de Conversa/Plenária: apresentação e discussão: 60' quem: 5.2.4. Abraço/Avaliação do Dia 10' quem: 5.2.5. Lanche 10': quem: Total do 2º dia: 150' ou 2 horas e 30 minutos: 19-21:30 horas.
5.3. - 3º dia 18/7/2012 - 4ª feira: História do Paranoá e Itapoã: escutando as narrativas de Creuza e Eva (Paranoá) Eliane e Eliana (Itapoã) 40', a partir do seguinte roteiro: porque me constitui educadora popular? Como foi isso? Como eu junto minha vida quotidiana no Paranoá ou Itapoã e meu trabalho de educação/alfabetização em sala de aula? Como eu organizava as turmas iniciantes, intermediárias e concluintes? Contar experiências de organização, planejamento, vivência da semana: a partir da situação problema desafio, como desenvolveu as várias linguagens junto: história, geografia, matemática, português, informática, artes, ciências? quem: 5.3.1. aquecimento 10', quem: 5.3.2. narrativa/depoimento das educadoras populares: Creuza/Eva (Paranoá) e Eliane/Eliana (Itapoã). À medida que ocorre a narrativa/depoimento 10 participantes sintetizam a fala de Creuza; 10, de Creuza; 10, de Eliane e 10 de Eliana. 35', quem: 5.3.3. Organizar 4 grupos de 10 participantes para comentar e elaborar um texto coletivo. sob forma de palavras cruzadas, enigma, caça palavras, a palavra é), daquilo que sentiu como mais importante e onde se identificou com as falas das 4 educadoras populares, 30', quem: 5.3.4. Roda de Conversa/Plenária. Apresentação de cada texto coletivo elaborado e debate sobre o que é um texto coletivo do que é mais importante na história do Paranoá e do Itapoã 40', quem: 5.3.5. Comentário sobre o 3º dia, 10', quem: 5.3.6. Orientação e distribuição de material para o dia seguinte: reportagens em jornais e revistas sobre Paranoá e Itapoã; capítulo 1 do livro do Prof. Renato: A Constituição do Ser Humano/educação/alfabetização de jovens e adultos. Dissertação de Mestrado da Prof.ª Leila A repercussão da atuação de educadoras/educadores populares do CEDEP/UNB, 5', quem: 5.3.6. Abraço/Avaliação 10', quem: 5.3.7. Lanche 10', quem: Total do 3º dia, 150' ou 2 horas e 30 minutos: 19-21:30 horas
5.4. - 4º dia 19/7/2012 - 5ª feira: História do movimento popular e o sentido da alfabetização de jovens e adultos no Paranoá/Itapoã, ontem e hoje.
5.4.1. Aquecimento 5', quem: 5.4.2. organizar 7 grupos de 6 pessoas cada (papel do pessoal da UNB?), para, ler e comentar jornais, revistas e livros (escolher trechos do livro do Renato, da dissertação deLeila, trabalhos de conclusões de curso) antigos e atuais que contem a história do Paranoá e do Itapoã, com o seguinte roteiro: ler em voz alta; registrar/anotar pontos principais da matéria lida, principalmente, a relação entre os movimentos populares organizados e a alfabetização de jovens e adultos, tanto no Paranoá, quanto no Itapoã.Cada grupo elaborar uma pergunta para fazer aos participantes da mesa de prosa, logo a seguir. 25', quem: 5.4.3. entrevista/mesa de prosa a/com Lourdes, administrador do Paranoá (Garibel) e administrador do Itapoã( colocar o nome ). Cada grupo faz a sua pergunta aos entrevistados. 40', quem: Cada um dos 7 grupos registra/anota as respostas dos entrevistados, para outra rodada de conversa em grupo. 5.4.4. conversa em 7 grupos de 6 pessoas, em que partilham as respostas dos entrevistados e fazendo uma síntese, sob forma de letra de música conhecida, gráfico, mapas, tabelas, fábula, narrativa-síntese ou outra forma de texto coletivo. Tudo em papel cartolina. 25' 5.4.5. Roda de Conversa/Plenária: Apresentação de cada grupo e seu texto em cartolina. 35' 5.4.6. Orientação para o dia seguinte: ler e relacionar com seu trabalho de alfabetizador/a textos selecionados sobre Situação Problema Desafio e Inserção Contributiva Participativa Transformadora 5', quem: 5.4.7. abraço/avaliação 10' 5.4.8. Lanche 10', quem:
Total do 4º dia, 155' ou 2 horas e 35 minutos: 19-21:35 horas
5.5. 5º dia, 20/7/2012, 6ª feira: Situação Problema Desafio, como resposta histórica concreta à necessidade do movimento popular organizado do Paranoá de desenvolver alfabetização como parte da inserção do alfabetizando na melhoria das condições de sua comunidade.
5.5.1. aquecimento 10', quem: 5.5.2. os mesmos 7 grupos com 6 pessoas do dia anterior,a partir dos textos lidos, fazerem palavras cruzadas ou caça palavras, com os passos da "Situação Problema Desafio": a) Conversa-prosa em sala de aula, sobre as condições de existência e sobrevivência da alfabetizanda ou do alfabetizando, em seu dia a dia (Ex tapar o buraco aberto na rua na última chuva); b) Fórum da 6ª feira(reunião geral, uma aula coletiva, com a participação de todos os alfabetizandos, alfabetizadores, dirigentes da organização, professores e alunos da UNB), Reis, 2011, p.54-59). Aqui os alfabetizandos apresentam e defendem as situações problemas desafio identificadas em sala de aula e defendem a proposta de sua sala de aula. Faz-votação e é escolhida a situação problema desafio para aquele mês, bimestre, trimestre, ou semestre. c) A situação problema desafio escolhida no fórum/assembléia dos alfabetizandos volta para sala de aula em que todos vão debater o que gera aquela situação problema desafio e a (s) maneira de ser solucionada; d) Essa discussão oralizada gera um texto coletivo, que vai sendo colocado no quadro negro/verde/branco pelo alfabetizador/a; Com esse texto dos alfabetizandos, se trabalham as várias linguagens do processo alfabetizador do CEDEP/UNB: lingua materna, linguagem matemática, linguagem da história, linguagem da geografia, linguagem das ciências, linguagem das artes, linguagem da informática; e) Fórum/Assembléia da 6ª feira, para debater/discutir as várias soluções da situação problema desafio e escolher a mais adequada para a possibilidade dos alfabetizandos, alfabetizadoras (es) dirigentes do movimento popular, professores e alunos da UNB; e) exercitação da solução escolhida no fórum. f)avaliação em sala de aula da situação problema solucionada e novo debate/discussão de outra situação problema desafio. 50', quem: 5.5.3.Roda de Conversa/Plenária: cada grupo apresenta em cartolina, o seu texto coletivo, sob a forma de palavra cruzada ou caça palavras, entre outros, com comentários de Lourdes/Leila/Renato/Julieta sobre os textos coletivos apresentados, aprofundando o sentido da situação problema desafio. 35' de apresentação e 25' de comentários-aprofundamento 60', quem: 5.5.4. Orientação para o dia seguinte, 10': recolher as cartas-texto elaboradas por cada alfabetizadora e dirigida à sua respectiva coordenadora, conforme item 1.3. 5.5.5. abraço/avaliação do dia, 10' (fazer ciranda? ou a palavra é) 5.5.6. lanche 10'.
Total do 5º dia, 150' ou 2 horas e 30 minutos: 19:00-21:30 horas
5.6. 6º dia 23/07/2012- 2ª feira: níveis iniciante, intermediário e concluinte.
5.6.1. aquecimento 10': quem sou eu e meus alfabetizandos (vivência com material solicitado no dia anterior); 5.6.2 a partir das cartas escritas pelos alfabetizadores aos coordenadores, contando como é a sua turma, como são os seus alfabetizandos, organizar 6 grupos de 7 pessoas: 2 para nível iniciante, 2 para o nível intermediário e 2 para o nível concluinte. Cada grupo de 2, conversa/troca informações sobre o andamento da aprendizagem e a possível melhoria de cada alfabetizando. À medida que se conversa, vai-se preparando uma dramatização com os materiais (bonecos) e um texto em cartolina para apresentar depois na conversa em roda/plenária. Cada grupo escolhe uma caracterização de alfabetizandos e alfabetizandas entre os vários que o grupo conversou. Nessa conversa/plenária apresentar as características dos alfabetizandos em cada nível, com as propostas de melhoria da aprendizagem dos alfabetizandos, em seus respectivos níveis. 50' 5.6.3. roda de conversa/plenária: cada um dos 6 grupos faz a dramatização daquilo que foi conversado e acertado coletivamente no grupo. 45' 5.6.4. comentário sobre a dramatização apresentada 20', quem: Creuza e Norma ou Clessia ? 5.6.5. orientação para o dia seguinte: oficina de linguagem matemática, 5' orientações de quem for coordenar 5.6.6. abraço/avaliação do dia 10', quem: 5.6.7. Lanche 10', quem:
Total do 6º dia 150' ou 2 horas e 30 minutos ou de 19-21:30
5.7. 7º dia – 24/07/2012, 3ª feira: Linguagem Matemática a partir do Texto Coletivo produzido pelos alfabetizandos em sala de aula ou Produzir a Sapateira (Quadro Valor de Lugar-QVL) e experienciar sua utilização, quem:?
5.7.1. aquecimento 10', quem: 5.7.2. fazer 7 grupos de 6 pessoas. 50', quem: 5.7.3. plenária/roda de conversa. 45', quem: 5.7.4. comentário da coordenação do dia, sobre o resultado da plenária/roda de conversa do dia. 20', quem: Eva e outros. 5.7.5. orientação para o dia seguinte: Língua Materna – a partir dos textos coletivos produzido em sala de aula que estão com as coordenadoras/Oficina de Literatura em Cordel, 5' ver orientações com Bosco Bonfim. 5.7.6. abraço/avaliação, 10', quem: 5.7.7. lanche, 10', quem
Total do 7º dia, 150' ou 2 horas e 30 minutos ou de 19:00-21:30 horas.
5.8. 8º dia 25/07/2012, 4ª feira – Língua Materna, a partir dos textos coletivos produzidos em salas de aula, que estão com as coordenadoras ou oficina de literatura em cordel.
5.8.1. aquecimento 10', quem?: 5.8.2. fazer 7 grupos de 6 pessoas? 50', quem? 5.8.3. plenária/roda de conversa?45', quem? 5.8.4. comentário da coordenação do dia: 20', quem:? 5.8.5. orientação para o dia seguinte, 5', quem: Linguagem da Geografia e da História, a partir dos textos coletivos produzidos em salas de aula, que estão com as coordenadoras ou a partir das histórias de vida elaboradas pelas (os) alfabetizadoras (es) para o 1º dia do encontro de formação 5.8.6. abraço/avaliação 10', quem: 5.8.7. lanche, 10', quem:
Total do 8º dia, 150' ou 2 horas e 30 minutos ou de 19:00-21:30 horas
5.9. 9º dia, 26/07/2012, 5ª feira: Linguagem da Geografia e da História, a partir dos textos coletivos produzidos em salas de aula, que estão com as coordenadoras ou a partir das histórias de vida elaboradas pelas (os) alfabetizadoras (es), para o 1º dia do encontro de formação
5.9.1. aquecimento, 10', quem: 5.9.2. fazer 7 grupos de 6 pessoas? 50', o quê? Como?, quem? 5.9.3. roda de conversa/plenária? 45', quem: 5.9.4. Comentário da coordenação do dia: 20', quem;? 5.9.5. orientação para o dia seguinte: orientações administrativas, financeiras, entrega dos certificados do CEDEP, levantamento de freqüência e avaliação escrita do Encontro de Formação..
5.10. 10º dia, 27/07/2012, 6ª feira. 5.10.1. aquecimento, 10', quem: 5.10.2.orientações administrativas, financeiras, 40', quem: coordenadoras do Paranoá/Itapoá. 5.10.3. Cerimônia de certificação a) Palavra de 1 alfabetizador/ra em nome de todas os/as demais; b)palavra de 1 alfabetizando/a em nome de todas as/os demais;c) Palavra de Lourdes, Presidente do CEDEP;d) Palavra de Ricardo: diretor da Regional de Ensino do Paranoá/Itapoá; e) Palavra de Leila: Coordenadora de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação do GDF; g) Palavra de Carmenísia/Cristiano, pela UNB. Cada pessoa fala no máximo 5' x 6 = 30'. Quem: 5.10.4. Entrega dos Certificados pelas coordenadoras Creuza, Eva, Rosângela, Eliane, Sainara, Francinete. 30' 5.10.5. abraço/avaliação 20' 5.10.6. Lanche de confraternização. 20'
Total do 10º dia 150' ou 2 horas e 30 minutos ou de 19:00-21:30 horas.
6.Local do Encontro: sede do CEDEP, por dispor de maiores salas, e sobretudo, de infra-estrutura (cozinha e outras coisas) para preparar e servir o lanche.
7. O Encontro será certificado pelo CEDEP
rhr/adt/22 a 26/06/12, pós solicitação de Lourdes no Itapoã.
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