{ListaRepea} 29/06 - Pós-Rio+20: ao sair da bolha, o trabalho continua (Blog Cidadãos do Mundo, jornalista Sucena Shkrada Resk)

Blog Cidadãos do Mundo
www.cidadaodomundo.blog-se.com.br
jornalista Sucena Shkrada Resk
www.cidadaodomundo.blog-se.com.br

29/06/2012 13:06
Pós-Rio+20: ao sair da bolha, o trabalho continua, por Sucena Shkrada Resk
 
Alguns dias se passaram após regressar do Rio de Janeiro, no dia 24, onde trabalhei desde o dia 15, na cobertura da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e parte da Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental. Levei esse tempo para "assimilar" e resolver escrever algumas das impressões que tive dessa experiência, pois precisava meditar um pouco mais sobre o desenrolar de tudo que passou por lá e sair realmente do "efeito bolha", que nos para no espaço e tempo e exige que reencontremos o rumo para prosseguir.
 
E em duas palavras, defino a sensação que mais me toca de tudo isso: o pós Rio+20 requer amadurecimento e seriedade de todos os atores, desde as nações, universo empresarial à, nós, da sociedade civil. Vivemos somente um ensaio. Se saí mais feliz ou infeliz pós Rio+20? Talvez a resposta mais coerente (pelo menos, agora) é de ter constatado que as minhas responsabilidades como cidadã e profissional só aumentaram nesse processo e que o trabalho continua e novos capítulos têm de ser escritos por todos nós.
 
Para continuar essa reflexão, vou fazer um parênteses, e retornar um pouco no tempo, quando comecei a escrever em 2008 de forma mais dirigida à temática socioambiental, circular na atmosfera dos fóruns sociais mundiais, a partir de 2009, em Belém, estudar a história socioambiental em um lato sensu sobre Meio Ambiente e Sociedade. Somado a isso, a ser facilitadora (como educadora) sobre educação ambiental em sala de aula e a me voltar com mais rigor para o meu papel de cidadã...
 
Será que comecei a florescer tarde nesse "engajamento", se assim pode se dizer?...Não sei, acho que cada um tem seu tempo e o meu (como de tantas milhares de pessoas) foi construído desde a infância, adolescência, e com o exercício do jornalismo iniciado em 92, coincidente, no ano da Cúpula da Terra (da qual não participei à época).
 
E foi com esse repertório formado por uma colcha de retalhos, que escrevi a primeira matéria. Veja a íntegra em www.cidadaodomundo.blog-se.com.br .
 

 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário