{ListaRepea} QUEM_SOMOS_ONDE_ESTAMOS_QUE_FAZEMOS_E_PENSAMOS

Olá Mario e demais repeanos
 
   Concordo com o Mario que precisamos tais reflexões sobre:  O que tem sido?  O que pode ser?  O que precisa ser?  O que queremos? O que querem os educadores ambientais paulista que seja ?   ... a REPEA. Entre os muitos aspectos que estas questões podem abarcar está:  Quais as relações entre a Rede Paulista de Educação Ambiental e a lista de emails de google chamada "listarepea".
 
   Tal diálogo/debate pode e deve iniciar-se aqui nessa lista mas precisamos tb. ocorrer em outros momentos preferencialmente em atividades "presenciais" reuniões, eventos, encontros, ...).  Certamente um dos temas centrais do nosso próximo Encontro Estadual de EA precisa ser a própria REPEA.
 
   Nesse momento gostaria de pontuar dois aspectos:
   
 1 -  Há uma quantidade de pessoas que não sei como quantificar/qualificar que acompanham e muitas vezes se "nutrem" das informações e dos debates ocorridos na "listarepea" mas por uma série de motivos não se manifestam.  Um dos "desafios REPEA" talvez seja: melhorar as condições/opções de manifestação desse grupo de repeanos.
 
 2 - No âmbito do Grupo de Facilitação para a Regulamentação da PEEA ainda que oficialmente só havia 4  ou 5 entidades  denominadas da "sociedade civil" (sendo algumas com uma frequência inconstante) a participação desse que deve ser o foco central de qualquer política pública precisa ser melhor quantificada:
muitas entidades e mesmo pessoas independentes participaram das reuniões regionais;  muitos dos educadores e pesquisadores das Universidades participantes do Grupo de Facilitação e do Seminário possuem experiência, compromisso e atuação voltadas à participação popular;  no encontro regional que participei percebi em vários momentos que representantes de orgãos públicos (Prefeituras, escolas, ...) muitas vezes agiram e defenderam posições mais coletivas/comunitárias do que institucionais; ...    Não estou dizendo que foi boa  participação da Sociedade Civil, podia e deveria ter sido bem maior, apenas quero valorizar o que realmente houve e não desqualificar isso que já foi pequeno.
 
Abraços 
Vitor
 
 

De: Mario Mariano <mariobiologo@gmail.com>
Para: listarepea@googlegroups.com
Enviadas: Quarta-feira, 27 de Junho de 2012 11:25
Assunto: Re: {ListaRepea} Ponderando_sobre_ REPEA no Colegiado Nacional da REBEA

Uma coisa que gostaria de jogar luz é o fato de que essa atual discussão aqui na lista tem sido feita (pelo de forma explicita pelo envio de e- mails) por uma parte dessa REDE:

Eu - Mario mariano
Monica (5 elementos)
Edna
Antonio Vitor
Marcos Sorrentino
Henriqueta
Doroty
Paulo Marco
Clau Soares
Aline Guarizo
Luciana Ferreira
Patricia Otero
Bel Dominguez

Talvez tenha esquecido de mais alguém.

O que de fato quero com esse e-mail é que possamos refletir e entender nosso tamanho, espectro, nossas partes, nossa força, nossas condições.....

Ainda martela minha cabeça, a fala da Monica sobre o processo de discussão da PEEA onde ela pelo 5 elementos e talvez mais uma ou duas ONG, um ou dois municipios faziam a discussão como SOCIEDADE CIVIL e as consequências disso para nossas força!!!!


Em 27 de junho de 2012 11:11, Mario Mariano <mariobiologo@gmail.com> escreveu:
Edna e demais REPEAN@S,

entendo a REPEA como um tipo de organização de pessoas e instituições que querem estar juntas (articuladas) para fazer coisas juntas(articuladas) numa certa direção.

Nesse momento, a REPEA terá que indicar duas pessoas para os processos da REBEA.

Sendo assim, as pessoas e instituições que fazem parte da REPEA devem:

- escolher as pessoas que farão esse trabalho como instrumento da REPEA

Esse processo de escolha dentro desse coletivo necessita ser construído, elaborado, ficar claro, ou seja maneiras de acontecer claras, que todos conheçam e aceitem e respeitem.

As pessoas escolhidas serão instrumentos desse coletivo, em tese não deverão atuar como querem, mas como o coletivo quer (REPEA - pessoas e instituições que querem fazer coisas juntas)

Para que esse processo caminhe bem, precisamos deixar claro essas "regras" que me parecem hoje não estar tão claras assim.

No mais, esse momentos, suas questões, as inserções dos colegas, nos ajudam a caminhar nesse sentido de melhor entender o funcionamento desse coletivo. Isso é muito bom!

Vamos andando.

Em 26 de junho de 2012 16:50, Edna Costa <ednacosta@gmail.com> escreveu:

oi gente, desculpem mas não consigo entender tudo isso como uma rede. Pode ser qualquer coisa, conselho, associação, federação, etc, mas não rede. Processos (sim, legítimos) como colegiados, regimentos e candidaturas não fazem parte de uma rede. Porém, se é o que foi decidido, caminhemos. Ressalto apenas a preocupação do Paulo Marco sobre a relação desta arquitetura com organizações verticalizadas. 
Sugiro que o aprofundamento que o Vitor trouxe com as sugestões abaixo sejam decididas e deliberadas em reunião.
bjos,

Edna Costa
55 16 91241866 
Facebook Twitter Scribd YouTube pinterest Blogger foursquare
Skype ednacostasim


Em 26 de junho de 2012 13:14, Antonio Vitor <vitor1001@yahoo.com.br> escreveu:

Olá Pessoal
 
Concordo plenamente e acho muito acertada a decisão da mais recente reunião da REPEA que decidiu que a facilitação seria por "momentos" , conforme bem lembrou a Edna. Neste sentido minha proposta é que consideremos como regimento operacional da nossa da REPEA o seguinte :
 
 - Para os momentos, situações, atividades, eventos, instâncias e demais demandas que requerem uma ou mais pessoas ou entidades específicas ou de referência o conjunto dos membros que compõem a REPEA indicará, para cada demanda, 1 FACILITADOR ou FACILITADORA. 
 - Dependendo do caso, os membros da REPEA podem decidir que uma determinada facilitação será executada por uma entidade ou orgão e não necessariamente por uma pessoa.
 - Não há impedimento que a mesma pessoa ou entidade seja facilitadora simultânea de mais que uma demanda.
 - Algumas faciltações possuem um caráter mais pernamente como é o caso daqueles que cuidam da lista de emails ((( algo que vem sendo feito muito bem pela Edna e pela Rosmari )))ou do site/blog.  
- Os facilitadores e facillitadoras compõem o que podemos denominar "Grupo de Facilitação da REPEA" ((alguém tem alguma outra sugestão de nome??)) o qual NÃO se constitui em uma instância e sim no agrupamento operacional dos que no momento estão trabalhando e/ou atuando de modo diferenciado para/pela REPEA.
 - A escolha dos facilitadores deve preferencialmente seguir o procedimento abaixo.
 
Mais algumas ponderações pessoais:
 - A auto apresentação ou a indicação de nomes no âmbito do processo de escolha de facilitadores constitui-se mais um ato louvável de "voluntariado" do que de "candidatura", sendo assim quanto mais voluntários aparecer para cada demanda mais positivo é para a rede.
 - Um certo grau de institucionalização é necessário para fortalecermos e ampliarmos o número de pessoas e entidades vinculadas e a capacidade de atuação da nossa rede. Acho que o esforço deve ser pela ampliação e fortalecimento da nossa rede mas com a manutenção da camaradagem, articulação e afetividade que impera entre @s militantantes mais atuantes. Vamos fazer o panelão da EA paulista !!!
 
Abraços
Antonio Vitor Rosa    LAIFE / FFCLRP / USP
REPEA, REBEA, RUPEA, Coletivo Ipê Roxo
 
De: Marcos Sorrentino <sorrentino.ea@gmail.com>
Para: listarepea@googlegroups.com
Enviadas: Terça-feira, 26 de Junho de 2012 10:36

Assunto: Re: {ListaRepea} Ponderando_sobre_ REPEA no Colegiado Nacional da REBEA

Edna, concordo com mario, não é questão de competição, mas de compromissos explícitos.
Como são dois representantes, espero dar o meu segundo voto para você, pois sei de sua dedicação para a cultura de redes e par a EA.
Abraço!

Em 25 de junho de 2012 23:45, Edna Costa <ednacosta@gmail.com> escreveu:
Isso mesmo, Mario Mariano, muita institucionalidade e não concordo. Não estou aqui para concorrer com ninguém, muito menos com a Henriqueta, minha amiga. Posso até pensar em me oferecer para a função, caso seja necessário, mas não como uma "candidatura". Portanto prefiro não apresentar "proposta" nenhuma, tivemos que fazer isso durante a reunião da REBEA e foi muito sofrido.
abs,
Em 25 de junho de 2012 23:05, Mario Mariano <mariobiologo@gmail.com> escreveu:

Edna, sugiro que você, caso queira, envie um texto como o da Henriqueta expondo suas razões, paixões, queremos, habilidades (???hehehe), assim creio que seguimos em parte a proposta do Antonio Vitor.

O que acha?

Fica como um proposta oficial de candidatura!!! Ih muita institucionalidade??



--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista é cuidada por Rosmari Lazarini e Edna Costa.
 
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou rosmarilazarini@gmail.com
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
 
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR



--
MARIO MARIANO RUIZ CARDOSO
Educador






--
MARIO MARIANO RUIZ CARDOSO
Educador



--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista é cuidada por Rosmari Lazarini e Edna Costa.
 
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou rosmarilazarini@gmail.com
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
 
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário