Prezada Sandra e demais Repean@s,
com o objetivo de aprofundar de maneira crítica as questões que emergem do conteudo do e-mails, pontuarei alguns aspectos:
1) Creio que o educador deve tentar superar a visão baseada no senso comum sobre os problemas que afetam a formação humana, a construção de comportamentos, a formação do psiquismo, a ação individual e coletiva. Nesse sentido, questiono a base concreta das afirmações desse e-mails. O brasileiro é assim? Que brasileiro? Todos os quase 200 milhões? Qual fundamento científico dessas afirmações? São impressões a partir do cotidiano vivido? Ou conclusões que levam em conta as dinâmicas e contradições que alimentam a história de um homem/mulher, uma familia, um bairro, uma cidade, uma população ou uma classe social?
2) Há um certo idealismo e naturalização na projeção do comportamento humano que queremos. O idealismo se funda na idéia de homem perfeito, deslocado das reais condições históricas em que o homem foi produzindo sua existência. Assim, perdemos também a condição de transformar aquilo que avaliamos como ruim, prejudicial, imoral, etc, etc. O que proponho é que possamos entender os determinantes que ao longo da existência humana foram sendo construidos pelo proprio homem e que alimentam tudo aquilo que avaliamos como deletério para uma vida melhor para todos os homens e mulheres. Nesse sentido não há nada de "natural" em qualquer caracteristica do ser social humano. Tudo é construido e destruido pela ação individual e coletiva dos homens em sua história. Não nego que somos feito de celulas, respiramos, temos sinapses, mas toda essa base biológica foi incorporada e superada na formação do homem como ser social. Veja não descartamos a nossa natureza, mas tomamos ela como base para produzimos nossa existência, transformando nossa vida, criando ferramantas, arte, guerra, armas, leonardo da vinci, hitler......Tudo isso é históricamente construido e pode ser historicamente modificado pelos proprios homens. Agora temos que estar atentos: os homens são seres que podem fazer escolhas, mas os homens não escolhem as condições ondem nascem e se desenvolvem para fazer suas escolhas. Uma criança que nasce numa familia da classe média na França não faz suas escolhas no mesmo contexto que uma criança que nasce numa familia na Faixa de Gaza em meio a fome e opressão de suas condições de vida. E tudo isso é determinante para a construção das escolhas, comportamentos, psiquismo, visão de mundo, etc. Se não estamos atento a isso e se não agimos para mudar esses determinantes, corremos o risco de naturalizar a construção da individualidade humana, chegando ao extremos de transformar preconceitos em verdades (os palestino são terroristas, quem mora em favela é ladrão, etc, etc).
3) Sobre a questão da construção do psiquismo humano, vale a pena nos atermos a um debate clássico que se instalou entre a psicologia genética de Piaget e a construção social do psiquismo em Vigotski. Aqui sugiro a leitura dos textos do professor Newton Duarte (Unesp de Araraquara). Assim, penso que podemos fugir do senso comum e buscar respostas mais críticas aos problemas que encontramos em nossas vidas, seja no cotidiano de cada um, ou na vida em sociedade, ou na dialética entre individualidade e relações sociais.
4) A quem interessa a culpabilização dos individuos? Quais são os grupos, instituições, pessoas que costumam tomar tal atitude de atomizar e culpar os individuos por problemas que tem raizes históricas, que se entremeiam entre economia, cultura, etc? Porquem tal ideía e tem tanta permeabilidade na cabeças de uma boa parte da população? Qual a visão de mundo, de homem, de sociedade, de cultura, de transformação social que informa essa perspectiva?
5) Pegando uma das afirmações: Porque raio d'aguas uma pessoa troca se voto por areia, cimento, tijolo, dentadura? Se areia, cimento, tijolo e dentadura, fossem direitos garantidos para todos e não mercadorias que então só se tornam possiveis para quem tem dinheiro, será que as pessoas trocariam voto por areia, cimento, tijolo e dentura? Porque os homens não são donos daquilo que produzem, homens que produzem tijolos não são donos de seus tijolos, mas precisam vender seu trabalho de vender tijolo para ter uma merreca de dinheiro para poder comprar comida, e quem sabem um dia tijolo?
6) Porque não vemos problemas, não achamos imoral, que alguns homens e mulheres de uma sociedade vivam da exploração do trabalho de milhões de pessoas, retirando deles suas vidas, horas de descanso, idéias, e o resultado da produção? Ah mas isso sempre foi assim? Será? Precisa ser sempre assim? Qual é o caminho para resolver isso? Porque idolatramos quem lucra com a miséria humana e atacamos de forma imperdoável quem "muda" a cor da pele para entrar numa universidade que deveria ser direito de todos e que exclui exatamente o filho do pedreiro que construiu a universidade?
Eu poderia abordar cada uma das afirmações, mas o objetivo não é retrucar com o conteudo do e-mail da Sandra, isso não faz sentido para uma lista de educadores ambientais. Escrevi algumas linhas como forma de estimular o debate mais amplo num espaço de educadores, esperando que mais pessoas possam refletir, questionar, trazer informações, etc.
Por isso, caso a unica resposta ao meu e-mail seja uma re-re-resposta da Sandra, aviso de antemão que não tornarei a re-re-re-responder.
Onde estão as mais de 300 pessoas que estão cadastradas nessa lista? Precisariamos de todas elas para debater o conteudo desse e-mails e para articular, por exemplo, as lutas em torno do controle social das Políticas Públicas de EA no Estado de São Paulo.
Abraco a tod@s.
Em 12 de setembro de 2012 09:53, Sandra Gabriela
<gabysan@uol.com.br> escreveu:
Tá reclamando de quê??????
A mudança deve começar dentro de nós, nossas casas, nossos valores, nossas atitudes!
"Fala-se tanto da necessidade deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores (educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos..."
" Tá " Reclamando do Lula? do Serra? da Dilma? do Arrruda? do Sarney? do Collor? Do Renan? do Palocci? do Delubio? Da Roseanne Sarney? Dos politicos distritais de Brasilia? do Jucá? do Kassab? dos mais 300 picaretas do Congresso? E você?
Brasileiro Reclama De Quê?
O Brasileiro é assim:
1. - Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
2. - Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
3. - Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
4. - Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura.
5. - Fala no celular enquanto dirige.
6. -Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
7. - Para em filas duplas, triplas em frente às escolas.
8. - Viola a lei do silêncio.
9. - Dirige após consumir bebida alcoólica.
10. - Fura filas nos bancos, uti lizando-se das mais esfarrapadas desculpas.
11. - Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.
12. - Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.
13. - Faz "gato " de luz, de água e de tv a cabo.
14. - Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
15. - Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.
16. - Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.
17. - Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20.
18. - Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
19. - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
20. - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.
21. - Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.
22. - Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
23. - Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.
24. - Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
25. - Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.
26. - Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse roubo.
27. - Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.
28. - F alsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado.
29. - Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.
30. - Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.
E VOCÊ ?????? O QUE FAZ ??????
E quer que os políticos sejam honestos...
Escandaliza- se com a farra das passagens aéreas...
Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo ou não?
Brasileiro reclama de quê, afinal?
E é a mais pura verdade, isso que é o pior! Então sugiro adotarmos uma
mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!
Vamos dar o bom exemplo!
Espalhe essa idéia!
Sandra Silva
--
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uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista é cuidada por Edna Costa e Raphael Golin.
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MARIO MARIANO RUIZ CARDOSO
Educador
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