Re: {ListaRepea} eleições. cuidado!

dizem que tudo isto está, certo, como não acredito, me declaro louco,
(sou sandice)

Em 12 de setembro de 2012 12:52, Mario Mariano
<mariobiologo@gmail.com> escreveu:
> Prezada Sandra e demais Repean@s,
>
> com o objetivo de aprofundar de maneira crítica as questões que emergem do
> conteudo do e-mails, pontuarei alguns aspectos:
>
> 1) Creio que o educador deve tentar superar a visão baseada no senso comum
> sobre os problemas que afetam a formação humana, a construção de
> comportamentos, a formação do psiquismo, a ação individual e coletiva. Nesse
> sentido, questiono a base concreta das afirmações desse e-mails. O
> brasileiro é assim? Que brasileiro? Todos os quase 200 milhões? Qual
> fundamento científico dessas afirmações? São impressões a partir do
> cotidiano vivido? Ou conclusões que levam em conta as dinâmicas e
> contradições que alimentam a história de um homem/mulher, uma familia, um
> bairro, uma cidade, uma população ou uma classe social?
>
> 2) Há um certo idealismo e naturalização na projeção do comportamento humano
> que queremos. O idealismo se funda na idéia de homem perfeito, deslocado das
> reais condições históricas em que o homem foi produzindo sua existência.
> Assim, perdemos também a condição de transformar aquilo que avaliamos como
> ruim, prejudicial, imoral, etc, etc. O que proponho é que possamos entender
> os determinantes que ao longo da existência humana foram sendo construidos
> pelo proprio homem e que alimentam tudo aquilo que avaliamos como deletério
> para uma vida melhor para todos os homens e mulheres. Nesse sentido não há
> nada de "natural" em qualquer caracteristica do ser social humano. Tudo é
> construido e destruido pela ação individual e coletiva dos homens em sua
> história. Não nego que somos feito de celulas, respiramos, temos sinapses,
> mas toda essa base biológica foi incorporada e superada na formação do homem
> como ser social. Veja não descartamos a nossa natureza, mas tomamos ela como
> base para produzimos nossa existência, transformando nossa vida, criando
> ferramantas, arte, guerra, armas, leonardo da vinci, hitler......Tudo isso é
> históricamente construido e pode ser historicamente modificado pelos
> proprios homens. Agora temos que estar atentos: os homens são seres que
> podem fazer escolhas, mas os homens não escolhem as condições ondem nascem e
> se desenvolvem para fazer suas escolhas. Uma criança que nasce numa familia
> da classe média na França não faz suas escolhas no mesmo contexto que uma
> criança que nasce numa familia na Faixa de Gaza em meio a fome e opressão de
> suas condições de vida. E tudo isso é determinante para a construção das
> escolhas, comportamentos, psiquismo, visão de mundo, etc. Se não estamos
> atento a isso e se não agimos para mudar esses determinantes, corremos o
> risco de naturalizar a construção da individualidade humana, chegando ao
> extremos de transformar preconceitos em verdades (os palestino são
> terroristas, quem mora em favela é ladrão, etc, etc).
>
> 3) Sobre a questão da construção do psiquismo humano, vale a pena nos
> atermos a um debate clássico que se instalou entre a psicologia genética de
> Piaget e a construção social do psiquismo em Vigotski. Aqui sugiro a leitura
> dos textos do professor Newton Duarte (Unesp de Araraquara). Assim, penso
> que podemos fugir do senso comum e buscar respostas mais críticas aos
> problemas que encontramos em nossas vidas, seja no cotidiano de cada um, ou
> na vida em sociedade, ou na dialética entre individualidade e relações
> sociais.
>
> 4) A quem interessa a culpabilização dos individuos? Quais são os grupos,
> instituições, pessoas que costumam tomar tal atitude de atomizar e culpar os
> individuos por problemas que tem raizes históricas, que se entremeiam entre
> economia, cultura, etc? Porquem tal ideía e tem tanta permeabilidade na
> cabeças de uma boa parte da população? Qual a visão de mundo, de homem, de
> sociedade, de cultura, de transformação social que informa essa perspectiva?
>
> 5) Pegando uma das afirmações: Porque raio d'aguas uma pessoa troca se voto
> por areia, cimento, tijolo, dentadura? Se areia, cimento, tijolo e
> dentadura, fossem direitos garantidos para todos e não mercadorias que então
> só se tornam possiveis para quem tem dinheiro, será que as pessoas trocariam
> voto por areia, cimento, tijolo e dentura? Porque os homens não são donos
> daquilo que produzem, homens que produzem tijolos não são donos de seus
> tijolos, mas precisam vender seu trabalho de vender tijolo para ter uma
> merreca de dinheiro para poder comprar comida, e quem sabem um dia tijolo?
>
> 6) Porque não vemos problemas, não achamos imoral, que alguns homens e
> mulheres de uma sociedade vivam da exploração do trabalho de milhões de
> pessoas, retirando deles suas vidas, horas de descanso, idéias, e o
> resultado da produção? Ah mas isso sempre foi assim? Será? Precisa ser
> sempre assim? Qual é o caminho para resolver isso? Porque idolatramos quem
> lucra com a miséria humana e atacamos de forma imperdoável quem "muda" a cor
> da pele para entrar numa universidade que deveria ser direito de todos e que
> exclui exatamente o filho do pedreiro que construiu a universidade?
>
> Eu poderia abordar cada uma das afirmações, mas o objetivo não é retrucar
> com o conteudo do e-mail da Sandra, isso não faz sentido para uma lista de
> educadores ambientais. Escrevi algumas linhas como forma de estimular o
> debate mais amplo num espaço de educadores, esperando que mais pessoas
> possam refletir, questionar, trazer informações, etc.
>
> Por isso, caso a unica resposta ao meu e-mail seja uma re-re-resposta da
> Sandra, aviso de antemão que não tornarei a re-re-re-responder.
>
> Onde estão as mais de 300 pessoas que estão cadastradas nessa lista?
> Precisariamos de todas elas para debater o conteudo desse e-mails e para
> articular, por exemplo, as lutas em torno do controle social das Políticas
> Públicas de EA no Estado de São Paulo.
>
> Abraco a tod@s.
>
> Em 12 de setembro de 2012 09:53, Sandra Gabriela <gabysan@uol.com.br>
> escreveu:
>>
>>
>>
>>
>> Tá reclamando de quê??????
>>
>> A mudança deve começar dentro de nós, nossas casas, nossos valores, nossas
>> atitudes!
>>
>> "Fala-se tanto da necessidade deixar um planeta melhor para os nossos
>> filhos e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores (educados,
>> honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos
>> nossos exemplos..."
>>
>> " Tá " Reclamando do Lula? do Serra? da Dilma? do Arrruda? do Sarney? do
>> Collor? Do Renan? do Palocci? do Delubio? Da Roseanne Sarney? Dos politicos
>> distritais de Brasilia? do Jucá? do Kassab? dos mais 300 picaretas do
>> Congresso? E você?
>>
>> Brasileiro Reclama De Quê?
>>
>> O Brasileiro é assim:
>>
>> 1. - Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.
>>
>> 2. - Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.
>>
>> 3. - Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.
>>
>> 4. - Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, dentadura.
>>
>> 5. - Fala no celular enquanto dirige.
>>
>> 6. -Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.
>>
>> 7. - Para em filas duplas, triplas em frente às escolas.
>>
>> 8. - Viola a lei do silêncio.
>>
>> 9. - Dirige após consumir bebida alcoólica.
>>
>> 10. - Fura filas nos bancos, uti lizando-se das mais esfarrapadas
>> desculpas.
>>
>> 11. - Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.
>>
>> 12. - Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.
>>
>> 13. - Faz "gato " de luz, de água e de tv a cabo.
>>
>> 14. - Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas
>> vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.
>>
>> 15. - Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para
>> pagar menos imposto.
>>
>> 16. - Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema
>> de cotas.
>>
>> 17. - Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota
>> fiscal de 20.
>>
>> 18. - Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.
>>
>> 19. - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.
>>
>> 20. - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco
>> rodado.
>>
>> 21. - Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.
>>
>> 22. - Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.
>>
>> 23. - Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do
>> ônibus, sem pagar passagem.
>>
>> 24. - Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.
>>
>> 25. - Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.
>>
>> 26. - Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes,
>> envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse roubo.
>>
>> 27. - Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das
>> empresas onde trabalha.
>>
>> 28. - F alsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que ainda não
>> foi inventado.
>>
>> 29. - Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal
>> aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.
>>
>> 30. - Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não
>> devolve.
>>
>> E VOCÊ ?????? O QUE FAZ ??????
>>
>> E quer que os políticos sejam honestos...
>>
>> Escandaliza- se com a farra das passagens aéreas...
>>
>> Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo ou não?
>> Brasileiro reclama de quê, afinal?
>>
>> E é a mais pura verdade, isso que é o pior! Então sugiro adotarmos uma
>> mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!
>>
>> Vamos dar o bom exemplo!
>>
>> Espalhe essa idéia!
>>
>> Sandra Silva
>>
>>
>>
>>
>>
>> --
>> Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
>> uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando
>> informação e conhecimento sobre educação ambiental.
>> Esta lista é cuidada por Edna Costa e Raphael Golin.
>>
>> Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
>> demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
>> ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
>>
>> Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
>> listarepea@googlegroups.com
>>
>> Para mais opções e configurações, visite este grupo em
>> http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
>>
>>
>
>
>
>
> --
> MARIO MARIANO RUIZ CARDOSO
> Educador
>
>
>
> --
> Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
> uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando
> informação e conhecimento sobre educação ambiental.
> Esta lista é cuidada por Edna Costa e Raphael Golin.
>
> Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
> demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
> ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
>
> Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
> listarepea@googlegroups.com
>
> Para mais opções e configurações, visite este grupo em
> http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
>
>

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista é cuidada por Edna Costa e Raphael Golin.

Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br

Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com

Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário