Importante repasse Manoel, a partir dele observamos inúmeros pontos de reivindicação que estão diretamente ligados aos pontos da greve nas universidades federais, em suma: contra a precarização do trabalho docente e da qualidade de ensino, a defesa da autonomia universitária, a luta pela permanência estudantil, etc. das quais todas sofrem ataques diretos da atual política implementada pelo governo Lula/Dilma/PT para educação, as quais seguem as metas dos grandes organismos financeiros mundiais, como o Banco Mundial e o FMI, entre outros. Neste sentido, envio para contribuição aos companheiros a tese de doutorado da professora Kátia Lima da UFF, a qual, trata das políticas educacionais do atual projeto educacional posto em prática pelo atual governo desde 2003, se comprometendo com a política colaboracionista ao grande capital, através de acordos e cartas de intenções, neste estudo temos detalhadamente as diretrizes do atual governo para educação. sei que a luta é nas ruas, nas assembléias, nos atos públicos, nas ocupações neste momento, mas de qualquer forma envio este estudo para contribuições teóricas importantes que embasam nossa luta e nos desmascaram o verdadeiro inimigo.
Abraços e Força na Luta!!
Date: Sat, 15 Sep 2012 22:14:02 -0700
From: manoelexneef@yahoo.com.br
Subject: [MEEF] GREVE NA UEPA _ Sistematização das Reivindicações do Comando de Greve
To: meef-nacional@googlegroups.com; coordenadores_exneef@googlegroups.com
--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
Vinicius Brasil (vaca)
Coordenador de Ensino Pesquisa Extensão - ExNEEF/CNCoordenação de Formação DACEFD/UFSM
Os trabalhadores produzem riqueza, aumentam a produção de bens, mas não podem consumí-los. desenvolvem novas riquezas, mas são relegados à formação de um exército de reserva ou vivem as mazelas do trabalho precário. Mas, somente os trabalhadores serão capazes de "criar um mundo novo, revelar a nova vida, recordar que existe um limite, uma fronteira para tudo, menos para o sonho humano. Moldar com as mãos o mundo, revelar com os olhos a vida, recordar nos sonhos aquilo que virá".
Ricardo Antunes.
Date: Sat, 15 Sep 2012 22:14:02 -0700
From: manoelexneef@yahoo.com.br
Subject: [MEEF] GREVE NA UEPA _ Sistematização das Reivindicações do Comando de Greve
To: meef-nacional@googlegroups.com; coordenadores_exneef@googlegroups.com
Sistematização sobre a Greve na UEPA
Ao ter sido iniciada a Assembléia Geral dos Docentes da UEPA, sob a direção do Sindicato dos Docentes da UEPA (SINDUEPA) e do próprio Comando de Greve que fora instaurado em Assembléia anterior a do dia 12/09, a greve já estava deflagrada, pois foi exatamente isso que ficou deliberado caso os docentes não fossem recebidos e/ou contemplados em suas reivindicações no encontro com o governo dia 11/09. Neste sentido, no dia 12/09 o que estava a ser decido é se a UEPA continuaria ou não em greve. Resultado: GREVE a ser ecoada nos quatro cantos da UEPA!
A partir daí, o Comando de Greve se reunira enquanto todo o CA de Educação Física se encontrava no ENEEF, impossibilitando o acompanhamento direto nas negociações do Comando.
Mas, para sistematizar melhor:
- Em reunião, dia 13/09 entre Coordenadores de Curso e Direção CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde) , tirou-se o seguinte encaminhamento:
A UEPA ESTÁ EM GREVE DOCENTE. OS PROFESSORES TEM LIVRE ARBÍTRIO E EM CASO DE REALIZAÇÃO DE AULAS NÃO PODERÁ SER MINISTRADO CONTEÚDO NOVO NEM ATRIBUÍDA FALTA A ALUNO AUSENTE. AS DEMAIS ATIVIDADES TÉCNICO-ADINISTRATIVAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇO SE MANTÉM NORMAIS.
Olha o que a reitoria manifesta:
"Ressalta-se que a Gestão Superior irá garantir os meios e direitos para aqueles que optarem por manter suas regulares atividades laborais plenas, inclusive com administração de conteúdos curriculares e avaliações."
- Principais Pautas de Reivindicações :
Pontos de pauta de governabilidade externa da UEPA (tratados na reunião de 10/09/12, às 16 horas, na SEAD):
1. Aumento do piso do professor de nível superior: O Governo do Estado apresentou proposta de reajuste de 16,64%, a ser pago a partir de novembro/12.
Obs.: Neste ponto os professores em greve reivindicam que seja feito um reajuste que não equipare os docentes da UEPA com os decentes da educação básica (sem querer desvalorizá-los), pois existem funções de excelências a serem desempenhadas neste nível de atuação, sem cotar com o nível de formação adquirida.
2. Pagamento de adicional de insalubridade e periculosidade aos servidores;
3. Retomada do Programa Computador do Professor e expansão do Cred Livro para professores temporários;
4. Arrecadação da mensalidade sindical e do pagamento do imposto ao SINDUEPA;
5. Data base para negociação com o SINDUEPA no mês de setembro;
Pontos de pauta de governabilidade interna da UEPA (tratados na reunião de 11/09/12, às 15 horas, na sala do CONSUN/UEPA):
1. Adiamento e ampliação da proposta de Revisão do Plano de Cargos e Salários e Lei da Estrutura Organizacional;
2. Criar comissão paritária para concurso público;
3. Melhoria das condições nos 20 campi da UEPA da capital e interior;
4. Seguro de vida para os docentes;
5. Revisão do contrato de trabalho do professor itinerante;
6. Criar a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil;
Obs.: Neste ponto o que nós estudantes pretendemos é tensionar para que de fato seja implementada uma política séria de assistência estudantil de modo a dar os primeiros passos passos para a criação da Pró-reitoria de Assistência Estudantil.
7. Não redução do valor da bolsa de monitoria e ampliação dos investimentos em assistência estudantil.
Obs.: Com o tensionamento dos estudantes agendando ocupação de reitoria, com os membros discentes no CONSUN fazendo pressão na reitoria, eis que a mesma recua na proposta de isonomia e dexa-nos mais aliviados, contudo, ainda em alerta.
- Até a última Assembleia Geral (ocorrida no dia 12/09) foi colocado pelo SINDUEPA que não houve nenhuma negociação, pois o que ocorrera até então foi apenas a apresentação do governo de suas possibilidades tanto de atendimento de algumas reivindicações e o posicionamento de diálogo apenas na hipótese de não haver a greve.
A luta pelo atendimento das principais reivindicações não será coisa fácil, mas precisamos continuar nessa importante luta.
Manoel Silva Júnior
Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física
Coordenação e Imprensa e Divulgação
Estudante da UEPA
--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
0 comentários:
Postar um comentário