Para matarmos a saudade abaixo e em anexo o relato da última reunião das narrativas
Reunião GENPEX – 11/10/12
è Relato das narrativas:
Julieta:
o GENPEX faz parte de sua existência, percebe isso a partir das transformações de sua vida pessoal
"tão bom viver dia-a-dia, ..."
Transformação profissional: o GENPEX foi muito importante para o PROEJA que atualmente estava pequeno no MEC e hoje percebo que desde que eu cheguei ocorreram boas mudanças. Julieta passou por enfrentamentos e também fortalecimentos no trabalho. O genpex me fortalece, pois aqui me trás um sentido maior e me fortalece profissionalmente.
Atuação sindical: apropriar desse espaço que é do trabalhador
O sindicato só chama os servidores em época de greve.
Fórum permanente de discussão dos servidores: Um espaço que foi deliberado em assembléia pela o movat. Eu só estou presente pelo GENPEX, porque até o pessoal do movat fala pra eu não ficar me desgastando. Julieta continua no movat
Vez, voz e decisão dos servidores. Eu to lá como genpex.
O genpex tem uma dimensão de espiritualidade forte, aqui estou vivendo o reino de Deus, a espiritualidade. A alma humana é feita para não estar sozinha. Preciso de outros coletivos pra estar me realizando.
Karen:
'Não sei por onde começar' Meu retorno ao genpex foi renovador, precisava renovar idéias e remontar coisas que eu já conhecia. A gente se fortalece quanto grupo e pessoas quando se aquece mutuamente. Momento único de retomadas, novos amigos e amigas, novas idéias. Todo esse movimento me fez remoer e reviver coisas que eu tinha passado. O momento da greve no meu trabalho e também pensando nas eleições, vivenciei muitas mudanças e muitos embates por trabalhar aqui na unb. Mudei em relação ao trabalho, as pessoas, a espiritualidades. Houve muita transformação. Estou perto da minha família de forma mais amorosa. Fazer o projeto do mestrado com foco, porque eu quero fazer e vai ser esse o momento, pois é o lugar que eu quero estar. A gente não para pra avaliar as mudanças e não percebemos como as coisas estão acontecendo.
Estou lendo Da inteligência a espiritualidade da Alice A. Bailey
As discussões que estamos fazendo aqui e levamos a outros lugares, como é diferente. Eu e o Wagner chegamos e apresentamos o que é o genpex ao invés de apresentar o trabalho.
Eu participei do genpex, fiquei um tempo afastada ai me envolvi com uns projeto na reforma agrária, não deu certo, voltei a brasília. Estou refazendo os laços. Por estar aqui estou mais centrada e focada. O genpex pra mim é uma família, as vezes não estou com minha família de sangue.
Fiz parte de um processo para participar do Fórum brasileiro de economia solidária e passei na primeira fase, a segunda é entrevista.
O lugar que eu trabalho é muito conflituoso é lugar de mercado capitalista, um momento muito tenso no CDT. Com essa mudança de reitor o que será da incubadora economia solidária?
Comentários da Ângela:
Karen vocêchegou e entrou pra valer, atuação concreta, veio fez, fez junto. Muito gostoso trabalhar com você, de organização e companheirismo.
Mariana:
Quais as possíveis transformações ocorreram em mim? Sempre me preocupei com minha alimentação e com meus pensamentos para contribuir positivamente. Estou usando medicamento e me sentindo muito lenta.
Meu período antes da greve estava para viver o genpex. Eu fiz planos para estar integralmente no genpex.
Família:
Muita coisa do lado de fora mudou. Minha tia mais alegre, mais cuidadosa e outras coisas boas escondeu que estava com um problema de intestino, teve parada cardíaca e depois veio a falecer. Antes disso tive a oportunidade de estar presente e conviver mais três dias com ela. Eu sentia que não havia amorosidade nem na minha acolhida e nem na despidida de minha tia.
Fui recebida como se estivesse fazendo uma grande besteira por deixar minha filha com meu pai, fiquei horrorizada com minha família que não me via há seis anos.
Eu acho que vocês mais do que qualquer outro grupo que eu tenha vivenciado precisavam saber o que se passou. As pessoas não percebiam o quanto aquela despedida era importante, mais que preocupante. Fui ao psiquiatra e toda medicação que me foi dada eu recebi e ali eu apaguei, fui internada. Lá dentro eu sofri orpessões, agressões.
Grupos que ensinam a não ter raiva e sim ter amor.
Comentário da Ângela:
sabe porque eu não tenho medo mais, porque estava perto do falecimento de sua tia e vc estava lá com muita iniciativa. Se a gente não para, o mundo para a gente. Conte com a gente. Assimilar o amor
Leo:
Colegagem: Eu fui recebido aqui na FE na primeira semana e lá estava o Mateuzra parecendo um monge, com um energia parecida com essa nossa aqui. Desde o inicio tive contato com essa forma que se fortalece.
Movimento estudantil: transformação do genpex p/ o mov. Vê as pessoas, tentar olhar elas e tirar todo o sentimental que elas tem nos atos políticos. Conheci um pessoal da greve.
Mídia: tão desacreditado como sempre, talvez uma mídia alternativa.
Partidos: organização política da unb e da minha relação com eles, coragem, pra ter responsabilidade.
Sindicato: não trabalho, não participo.
Igreja: não tenho nenhuma religiosidade e aqui o grupo passa sua coletiva e individual de forma tranquila.
Família: agregando vocês a ela, o pessoal da minha família de sangue eu tenho tratado de forma indiferente.
Em mim: legal!
Ângela diz que Renato e Leo vão numa colegagem depois da reunião.
Marina:
Transformações em mim foram diversas. No semestre passado passei por situações muito delicadas, mas o GENPEX me fortaleceu e fortalece muito a cada dia. Apesar do processo que estou passando sei que tudo é muito importante e coopera para o meu crescimento.
O GENPEX se tornou minha família. Posso me abrir, e acho muito bom se setir acolhida e me sentir acolhedora.
Com minha família, em casa, as coisas melhoraram, porque tenho conversado muito mais com as pessoas da minha casa. Tenho sido mais sincera. Tenho tentado levar para os meus pais que quero fazer tudo com muito amor. Independente do que eu passe. Esta sendo um grande aprendizado pra mim esse momento.
Na igreja, religiosidade, eu ja neguei muito essa questão de espiritualidade, mas percebi que não tem como separar isso da minha vida, porque a espiritualidade está presente. Procurei varias igrejas e religiões para tentar sempre estar perto da minha espiritualidade.
Nao tenho muito o que dizer sobre o sindicato.
Prof. Rento: a questão do sindicato e partido não quer dizer que a pessoa tem que estar "vinculada".
Marina:
Achei muito bom o relato da Julieta em relação ao sindicato e tenho vontade de fazer o mesmo quando estiver trabalhando.
Em todos os meus grupos de conversas eu falo do GENPEX, o meu namorado,por exemplo, e minhas amigas e amigos ouvem muito sobre o grupo.
Posso me comprometer a ajudar na tecnologia do GENPEX, no blog, e acho que podemos usar as midias para ajudar a divulgar o grupo.
Em relaçao ao moimento estudantil posso falar do SEU EJA, demos uma parada, mas houve muitas coisas boas.
Colegagem, estou bem com todo mundo.
No Paranoá me sinto muito bem, muito a vontade, tenho aprendidido muito mais que qualquer ensinamento.
Viso muito as educadoras, elas me dão muita força, pois quando estou desanimada de algo da vida, vejo a garra das educadoras e isso me motiva muito.
"Estou tentando ser um laguinho...".
Jack:
2012 está sendo um ano incrível, uma criança redescobrindo o mundo
"pra onde a vida está me levando"
O contato com o genpex me ajudou muito na compreensão com o mundo, o curso de meditação tem me ajudado a me compreender, os dois juntamente. Um ano conturbado, de mudança de curso, na família, mas estou levando na paz, comigo, família, amigos. Estou me reaproximando de pessoas que estão distante. Pra mim 2012 tem sido inexplicável Esse ano me ausentei um pouco do genpex, mas me aproximei muito de pessoas. Morei um ano sozinha e foi muito importante pra esse mergulho. Muitas pessoas se aproximaram
Me aproximei do mov. Estudantil na greve e vi como o sindicado foi ridículo e a podridão dos partidos. Pessoas da frente de taguatinga estavam aqui pra repassar, já no comando de greve não, estava bem esvaziado.
Em Minas teve eleições, em Urucuia. É triste e alegre porque os eleitores não tem muita opção, tem o PT e um cara que governou por lá 16 anos. Ainda bem que o menos pior ganhou. A frase que fica é a que tatuei no meu pé: Anicca = impermanência
Jack: Pensei em me afastar porque discordo com algumas ideias do grupo, por exemplo tratar de Deus somete pelas religiões cristãs. O grupo me vê como radical demais. Teve um momento que trouxe algumas questões de trabalho escravo e o grupo falou que eu era uma socióloga marxista. Questões de gênero que as vezes trago e o grupo não aprofunda justificando que sou feminista.
Renato: fundamentalismo de qualquer origem é ditadura. --
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "GENPEX" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para genpex@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para genpex+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/genpex?hl=pt-BR.
0 comentários:
Postar um comentário