[Profs Mat:7141] Respostas à: Cursos a distância superam os presenciais em todos os indicadores de qualidade do e-MEC

Em 21 de maio de 2013 10:21, Leo Barichello <barichello@gmail.com> escreveu: 

> Olá, 

> não me lembro se foi nessa lista ou em outra, mas dados dessa natureza já 
> apareceram mais de uma vez e a discussão foi fervorosa. 

> O ponto que coloco é o seguinte: não serão esses números reflexo da 
> altíssima taxa de evasão em cursos EAD? 
> Quero dizer o seguinte: apenas os alunos muito aplicados levam um curso 
> EAD de médio e longo prazo até o final (essa afirmação se baseia em algumas 
> iniciativas de que participei ou que conheço de muito perto) e, por isso, 
> as notas em avaliações são melhores. 
> Isso não deixa de ser um mérito, mas imagino que camufle um problema que 
> deve ser enfrentado. 

> Alguém tem mais dados pra engordar essa discussão? 

> Até mais, 
> Leo 

____________________________________________________________

Bom dia! 

Por experiência própria, percebo que os alunos de EAD precisam de MUITO 
mais disciplina que alunos de cursos presenciais por um motivo muito 
simples: se eles não reservarem um tempo diário pra estudo, não conseguem 
evoluir no curso. 

Muitos alunos de curso presenciais (me arrisco a dizer que a grande 
maioria) se dispoem a ir às aulas, assisti-las mas não reservam tempo 
suficiente para o estudo paralelo às aulas (a começar por mim). 

Desta maneira, o desempenho deles até pode ser bom nas provas do próprio 
curso. Mas, quando precisam fazer uma prova mais geral, que não segue o 
estilo do professor conhecido, acabam não tendo um bom desempenho. 

Os alunos de EAD não necessariamente se adaptam ao "estilo" do professor e 
acabam mais preparados para fazer qualquer prova. 

Falo isso como alguém que simplesmente não tem disciplina suficiente para 
fazer um curso EAD e, em algumas disciplinas da faculdade, estuda só pra 
passar. 

Me parece óbvio que meu desempenho numa prova de Avaliação Geral será pior 
do que o desempenho daqueles que estudam todos os temas com mais seriedade. 
Posso ser muito boa em temas específicos, como os que pesquiso e/ou estudo 
por que gosto. Mas numa questão que envolva temas fora desses específicos, 
não vou me sair tão bem. 

Não tenho dados estatísticos para me basear. Esta é apenas uma opinião, 
obtida a partir de observações pessoais. 

Um excelente dia a todos! 

Abs. 
Natasha Ribeiro
_______________________________________________________________

A educação em EAD tem uma historia bem legal, a mesma teve seu inicio 
através de um projeto na Universidade Federal do Mato Grosso, projeto este 
que desenvolveu de forma brilhante, quando o governo viu isto, quis 
expandir,mas a expansão somente focou na quantidade e hoje temos uma 
realidade assustadora principalmente em faculdades privadas, eu sou aluno 
do curso presencial de Física da USP, e no campo das ciências exatas um 
curso de graduação a distancia deve ser muito bem pensado, pois o aluno 
estando em sala de aula todo dia a questão já e complexa, imagina estudando 
sozinho e tendo apoio de tutores que muitas vezes tem limites na sua 
formação, eu sou a favor do ead em ultimo caso, ou seja, locais onde 
realmente a educação não tem como chegar efetivamente, pois acredito que 
seja necessário o relacionamento interpessoal, o contato direto 
aluno-professor, o desenvolvimento de pesquisas no âmbito científico e 
acadêmico e infelizmente esta modalidade de ensino não permite isto, ate 
mesmo em cursos a distancia oferecidos pelas federais do nosso país, que em 
determinados aspectos deixa muito a desejar, acredito que devemos repensar 
a educação a distancia em todos os seus aspectos, principalmente em cursos 
de pedagogia e licenciatura. 
tardelly cassemiro
_______________________________________________________________

Olá Leo.Pode ser...Mas outra questão surge: o problema da evasão seria da EAD ou da base (bagagem) educacional que os alunos trazem do ensino presencial? Uma vez que são jovens e adultos que já apresentam vasta experiência estudantil presencial e de repente ingressam numa modalidade educacional cheia de particularidades. Vou estudar isso no meu Doutorado, espero.Acredito que há bons alunos em ambos os casos, mas a autonomia dos alunos de EAD é muito mais desenvolvida porque isso é uma situação condicional para quem quer estudar à distância.Muitas pessoas ainda concebem o ensino presencial como o normal e a EAD como uma opção. Isso precisa e vai mudar (eu acredito). 
Valeu!Joelma. 
_____________________________________________________________

Olá, Leo. 
Mas, a sua frase " apenas os alunos muito aplicados levam um curso EAD de 
médio e longo prazo até o final " também serve pra os cursos presenciais. 
Não é esta a principal causa de não formarmos gente nas exatas? 

Até mais! 
Verônica 
___________________________________________________________________

Prezados professores,boa noite. 
Seu comentário Léo foi bastante peculiar, pois raríssimos são os cursos de 
graduação à distância em que 40% dos estudantes concluem. Isso é fato, 
principalmente na área de exatas()matemática, física e química). Logo, 
essas avaliaçãoes devem ter outros parâmetros, além dos citado. 
Anderson Neves
 
______________________________________________________________

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário