{ListaRepea} Exposição RECICLARTE começa dia 8/10, na Biblioteca do Memorial da América Latina

 
RECICLARTE – Essa gente recicla com arte
 
Exposição multimídia apresenta histórias de pessoas que vivem a reciclagem no seu dia a dia
 
Mostra fica de 8 a 19 de outubro na Biblioteca do Memorial da América Latina, em São Paulo. Entrada é gratuita
 
 
A partir de 8 de outubro (terça-feira), a Biblioteca do Memorial da América Latina recebe a exposição multimídia Arte da Reciclagem em São Paulo – RECICLARTE. Com ensaios fotográficos, vídeo, peças e depoimentos de pessoas que estão por trás da extensa cadeia da reciclagem, a mostra joga luz e resgata a dignidade desse trabalho anônimo que gera riqueza a partir daquilo que se descarta.
 
A exposição é dividida em filmes, peças , obras de arte e painéis fotográficos gigantes que abordam do descarte à coleta, da triagem ao reprocessamento, do reuso funcional ao artesanato produzido com matéria-prima descartada. A mostra tem curadoria de Peter Milko, diretor de redação da revista Horizonte Geográfico e ensaio fotográfico de Gustavo Lourenção e Davilym Dourado. RECICLARTE tem patrocínio da Dixie Toga, apoio da Braskem e do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural – 2013.
 
Faça download de imagens de divulgação em: http://goo.gl/Dp9IYf
 
De acordo com Peter Milko, curador do projeto, a exposição é uma homenagem aos mais de 800 mil catadores que estão envolvidos com a reciclagem no Brasil. A mostra traz dezenas de personagens que praticam a reciclagem no seu dia a dia, seja coletando sucatas nas ruas, separando material reciclável nas cooperativas, ou montando obras de arte.  "Para a maioria da população, o trabalho desenvolvido por essas pessoas, como no caso dos catadores, é quase invisível, pois essa é uma atividade que tem como base materiais que a sociedade descarta e que não deseja mais. No entanto, esse é um setor importantíssimo da economia, que gira em torno de R$ 12 bilhões por ano", ressalta.
 
Ele explica que, ao percorrer a exposição, o visitante poderá utilizar aparelhos sonoros que descrevem os módulos e trazem depoimentos dos personagens fotografados. Como é o caso de Jaziel Barreto Teles, 26 anos, funcionário da Ecotop, empresa pioneira na tecnologia de reciclagem de aparas industriais de fabricação de tubos de pasta de dente. "Eu trabalho transformando tubos de pasta de dente em telhas e placas. Tenho orgulho do que faço, pois daqui tiro a renda para alimentar minha família e ainda ajudo o meio ambiente", diz.
 
Outro fotografado da mostra, o técnico de informática Claudio Firmino de Oliveira, 48 anos, do Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática da Universidade de São Paulo (CEDIR/ USP), conta como funciona a área de reciclagem dentro do Centro de Computação Eletrônica da universidade. "A princípio é feita uma análise visual para ver qual material vai para reciclagem e qual pode ser recuperado. Depois encaminhamos os objetos, como cabos, fios e alumínios para empresas e organizações que reutilizam o que provavelmente teria ido para o lixo."
 
Fabio Bolanho, analista de Sustentabilidade da Dixie Toga, patrocinadora da exposição, conta que "o projeto RECICLARTE chamou a atenção porque acreditamos que a reciclagem de materiais descartados é um dos meios mais eficientes e fáceis para se preservar o meio ambiente. É algo tangível, que qualquer pessoa pode fazer em casa, nas horas vagas. Todos podemos reciclar e criar novas utilizações para objetos que teriam como destino os lixões."
Incluir aspas Braskem.
A exposição RECICLARTE fica na Biblioteca do Memorial da América Latina até o dia 19 para outubro, de onde segue para Mauá (Saguão do Teatro Municipal, de 23/10 a 10/11), Paulínia (Saguão da Prefeitura, de 13/11 a 5/12) e Sorocaba (Fundec – Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba, de 9 a 21/12).
 
Visite o hotsite da exposição: www.horizontegeografico.com.br/reciclarte
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário