[MEEF] NOTA DE REPÚDIO

Nota de Repúdio

No ano de 2012 vivenciamos um grande processo de mobilização do ensino superior nas universidades de todo país, em que exigimos um maior investimento para educação, defendendo de forma intransigente o projeto de uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada na classe trabalhadora.

Após mais de uma década sem conseguir se organizar, o movimento estudantil – organizado nacionalmente por meio do Comando Nacional de Greve Estudantil (CNGE), esteve novamente como protagonista na luta da educação, junto aos/às professores/as e servidores/as técnico-administrativos, conquistando avanços concretos em diversas pautas pelo país.

Na UFES também ocorreu um processo semelhante de efervescência política, no qual pautas importantes foram reivindicadas. Pautamos, entre outras questões, o acesso à cultura e a vivência, a ampliação dos investimentos em educação que garantisse, por exemplo, assistência estudantil de qualidade, não só para permitir o acesso, mas a permanência dos estudantes na Universidade.

Diante desse panorama, a reitoria se posicionou de forma irresponsável nas negociações, deixando claro que não tinha nenhum interesse em dialogar com os/as estudantes.

Como resposta a essa posição unilateral da Administração Central, os/as estudantes intensificaram seu processo de contestação, realizando ocupações de Reitoria, da Rádio Universitária, do Núcleo de Processamento de Dados - NPD e acampando no campus de Goiabeiras. Neste último, aqueles que se dedicaram à ocupação sofreram agressões físicas por parte da guarda patrimonial, tendo seus pertences destruídos. Uma verdadeira polícia política.

Hoje, além de responder processo disciplinar dentro da universidade, os/as estudantes que estiveram presentes e se manifestaram na greve estão tendo que responder processo na polícia federal. Dessa forma, notamos que a relação da reitoria frente à comunidade acadêmica, principalmente àqueles setores que lutam por uma educação de qualidade, é estabelecida na criminalização e perseguição.

Não aceitaremos qualquer tipo de repressão aos movimentos sociais! Assim seguiremos na luta pelo direito de expressar e reivindicar nossas bandeiras de lutas dentro ou fora da universidade!

Diretório Central dos/das Estudantes da UFES




Rodrigo Pimentel

CEFD-UFES

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário