Re: RES: {ListaRepea} Re: [REBEA] Fwd: Base Nacional Curricular Comum -Audiencia

Prezada Jane e demais. 

Isso mesmo! Concordo com você, pois o ritual do CNE realmente não comporta o aceite de nenhuma contribuição após a data da última audiência pública. 
Por esse motivo devemos nos apressar e não será possível fazer deliberações no FBEA, pois o mesmo será posterior a essa data limite. 
Me proponho a protocolar qualquer documento que consigamos produzir, e sugiro que possamos aproveitar tudo que os membros da REPEA tenham produzido sobre BNCC e currículo até agora. Um de nós pode se encarregar de agrupar tudo e fazer uma redação única, até a audiência do dia 25 de agosto  (Sampa).
O que acham? 

Abs,

Zysman 

Em 15 de ago de 2017 11:08, "Jane Fatima Fonteneles Fontana" <JaneFontana@mec.gov.br> escreveu:

Saudações, Prof. Guerra e demais pessoas,

 

Em relação à proposta em discussão da BNCC, é muito importante ressaltar que as contribuições dos diversos segmentos da sociedade à atual versão desse documento deve observar o rito estabelecido pelo CNE, conforme o regimento e edital das audiências públicas.

 

Cabe verificar e confirmar qual é o protocolo para a entrega das sugestões ao CNE, pois é isso que vai valer. Caso seja na ocasião de cada audiência (não estou certa), as discussões posteriores podem não ser acolhidas. A data do IX FBEA será posterior à última audiência, agendada para 11 de setembro, em Brasília.

 

Dessa forma, o ideal é que as propostas de melhoria ao documento sejam protocoladas nas próximas duas audiências: 25/08, em SP, e 11/09, em Brasília. Outras informações, como datas, locais, formulários e documentos de referência estão disponíveis em http://cnebncc.mec.gov.br/

 

Nem sempre consigo acompanhar a dinâmica dos trabalhos preparatórios ao IX FBEA, mas muito me anima esse movimento acontecendo em todo o nosso território! Parabenizo a dedicação de toda a equipe!

 

Grande abraço!

 

Jane Fontana

 

 

 

De: 9fbea@googlegroups.com [mailto:9fbea@googlegroups.com] Em nome de Antonio Fernando Silveira Guerra
Enviada em: terça-feira, 15 de agosto de 2017 06:21
Para: Marcos Sorrentino <sorrentino.ea@gmail.com>; Facilitação <facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br>; Lista da REASul <reasulcgp@listas.univali.br>; guimamauro@hotmail.com; Raquel mafra <ambientalraquel@gmail.com>; Leila Andresia Severo Martins <leilasevero@univali.br>; Rita Silvana Santana <ritasilvana@gmail.com>
Cc: REPEA <listarepea@googlegroups.com>; 9 Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - IX FBEA <9fbea@googlegroups.com>; REBEA@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: {ListaRepea} Re: [REBEA] Fwd: Base Nacional Curricular Comum -Audiencia

 

Bom dia a tod@s

 

Com já esperado, alguns dos nosso colegas catarinenses não conseguiram inscrever-se na audiência de Florianópolis,  a única realizada na região Sul, por isso agradecemos o envio do link da audiência que vai auxiliar a tod@s a conhecer essa nova versão e se posicionar a esse respeito.

 

 

Se alguém tiver o link da audiência São Paulo seria importante compartilhar

 

Eu entendo que o Fórum, em setembro, seja um, e não o único dos espaços de discussão e resistência em relação a esse documento, mas também penso que não precisamos esperar até lá para prepararmos um documento forte e significativo que demonstre o posicionamento dos educadores e educadoras ambientais.

 

Creio que o documento da REPEA, elaborado no seu evento Pré-Fórum, possa ser uma base, juntamente com os documentos da ANFOPE e nota da ANPED (em anexo) para essa elaboração e sugiro também ao grupo que a Martha Tristão está moderando na mesa redonda  – POLÍTICAS DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DO DIÁLOGO DOS CONTEXTOS VIVIDOS com Mauro Guimarães (UFRRJ-RUPEA), Raquel Fabiane Mafra Orsi (GERED-SC/GTEAS/REASul), Leila F. Severgnini Alberton (Itaipu Binacional), Rita Silvana Santana dos Santos (UnB), seja um dos coletivos que possa encaminhar o posicionamento sobre a BNCC para a plenária final do IX FBEA.

 

Seguimos dialogando

 


Antonio Fernando S. Guerra

IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

"Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos"

17 a 20 de setembro, Balneário Camboriú - SC

#IXFórumDeEducaçãoAmbiental 

 

Em 14 de agosto de 2017 12:52, <sorrentino.ea@gmail.com> escreveu:

Ótimo, Zysman!

Abraço,

 

De: Zysman Neiman
Enviado: ‎segunda-feira‎, ‎14‎ de ‎agosto‎ de ‎2017 ‎12‎:‎35
Para: REPEA; 9 Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - IX FBEA; Antonio Fernando Silveira Guerra
Cc: REBEA@yahoogrupos.com.br; Lista geografia; gepeasc@yahoogrupos.com.br

 

Prezado Antonio Vitor Rosa, Marcos e demais

 

Tudo bem?

 

Eu consegui me inscrever na audiência de Sampa e pretendo ler a moção aprovada na REPEA com o seguinte teor:

 

"Ao vigésimo sexto dia do mês de julho de 2017 foi realizado o Encontro da Rede Paulista de Educação Ambiental (REPEA) Pré-Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, nas dependências da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo localizada na Rua Botucatu, 720 – Vila Clementino – São Paulo, onde os participantes do evento elaboraram a seguinte moção:

 

Aos Srs. Membros do Conselho Nacional de Educação

 

Nós, educadoras e educadores da Rede Paulista de Educação Ambiental (REPEA), reunidos em plenária do Encontro Pré-Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, ocorrido em 26 de julho de 2017, na Unifesp – Campus São Paulo, vimos pela presente reivindicar que a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) explicite em suas sugestões de conteúdos e habilidades para o Ensino Fundamental, como será trabalhada a Educação Ambiental, tema essencialmente transversal e interdisciplinar que deve estar presente na formação dos cidadãos brasileiros, conforme exige o Programa Nacional de Educação Ambiental, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e a própria Constituição Brasileira, que preveem que a Educação Ambiental deve estar inserida em todos os níveis e modalidades de ensino. Entendemos que, na forma como está redigido atualmente o texto da BNCC, não está garantido que essa temática esteja presente obrigatoriamente nos currículos das escolas, o que fere as determinações das leis aqui citadas."

 

Talvez possamos elaborar texto mais específico a ser validade pela RBEA, no fórum de articuladores, encaminhando inclusive, por escrito, algum documento com as sugestões mais pontuais à terceira versão que desejamos seja alterado.

 

Alguém tem rascunhos nesse sentido? Podemos avançar? Marcos, você tem algo mais concreto já elaborado?

 

Me comprometo a levar tudo que for deliberado para a Audiência Pública.

 

Abs,

 

Zysman Neiman

 

PS: Em tempo: assistam esse trecho da audiência de Florianópolis, especialmente a partir do trecho entre 1h06min até 2h10min, Entendam o HORROR que pode vir pela frente.  https://www.youtube.com/watch?v=9KNhkDFp8Jk

 

Em 14 de agosto de 2017 12:11, Antonio Vitor Rosa <avitor@usp.br> escreveu:

Caro Marcos e colegas educadores ambientais

 

Não acompanhei a Audiencia inteira,  apenas várias falas ao longo do dia. De modo geral parece que a versão 3 ficou pior que a versão anterior.  Abaixo há dois links com avaliações interessantes e representativas das críticas que estão sendo feitas:

A Anfope – Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação

 

Especificamente em relação à Educação Ambiental e em uma análise apressada esta versão (3) parece-me problemática. A simples busca de termos como Educação Ambiental, Meio Ambiente, Sustentabilidade, qualidade de vida, ... demonstram um descaso / descompromisso .

 

Hoje era o primeiro dia para se inscrever na Audiência de São Paulo, logo de manhã (~9h) já não havia mais vagas.

Independente das Audiências é possível encaminhar sugestões/propostas via email para o Conselho Nacional de Educação até o dia 11 de setembro.  Pena que a data é anterior ao Fórum Bras. de EA , de qualquer modo creio que precisamos nos articular no ambito da REBEA e demais redes e enviarmos muitas manifestações.

 

Para começar precisamos fazer avaliações mais aprofundadas sobre a atual versão disponível em  http://cnebncc.mec.gov.br/

Também seria interessante a manifestação de outros colegas que já estejam acompanhando este assunto.

 

Abraços

Antonio Vitor / LAIFE-FFCLRP-USP


Dr. Antonio Vitor Rosa - educador

Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador - LAIFE

Dpto. de Educação, Informação e Comunicação - DEDIC

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP

Universidade de São Paulo - USP

 

Em 13 de agosto de 2017 14:03, <sorrentino.ea@gmail.com> escreveu:

Vitor, agradeço as informações.

vc conseguiu acompanhar o dia todo?

Alguma esperança?

Abraço,

 

Enviado do Email do Windows

 

De: Antonio Vitor Rosa avitor@usp.br [REBEA]
Enviado: ‎sexta-feira‎, ‎11‎ de ‎agosto‎ de ‎2017 ‎14‎:‎26
Para: REPEA Lista; REBEA@yahoogrupos.com.br; Lista geografia; gepeasc@yahoogrupos.com.br

 

 

 

 

 

 

---------- Mensagem encaminhada ----------

Pessoal

Está acontecendo agora (sexta-feira 14h)  uma Audiência sobre a BNCC. Você pode assistir no link:

 

Como era de se esperar,  na parte da manhã a quase totalidade das manifestações apontaram problemas nesta proposta consolidada pelo Governo golpista e anti-democrático.

Antonio Vitor

Dr. Antonio Vitor Rosa - educador

Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador - LAIFE

Dpto. de Educação, Informação e Comunicação - DEDIC

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP

Universidade de São Paulo - USP

 

 

 

__._,_.___


 

 

--
NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "9 Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - IX FBEA" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para 9fbea+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para 9fbea@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/9fbea/CAPKbjoCUxiwBaP5a8A7Dk1nicKeRWJDpyr85VXr%3DBAFWPcoNnw%40mail.gmail.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "9 Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - IX FBEA" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para 9fbea+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para 9fbea@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/9fbea/5857feb5ea5542109cdb33cd30f746eb%40mec.gov.br.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista atualmente é cuidada por Edna Costa.
 
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
 
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "ListaRepea" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário