--Saudações, Prof. Guerra e demais pessoas,
Em relação à proposta em discussão da BNCC, é muito importante ressaltar que as contribuições dos diversos segmentos da sociedade à atual versão desse documento deve observar o rito estabelecido pelo CNE, conforme o regimento e edital das audiências públicas.
Cabe verificar e confirmar qual é o protocolo para a entrega das sugestões ao CNE, pois é isso que vai valer. Caso seja na ocasião de cada audiência (não estou certa), as discussões posteriores podem não ser acolhidas. A data do IX FBEA será posterior à última audiência, agendada para 11 de setembro, em Brasília.
Dessa forma, o ideal é que as propostas de melhoria ao documento sejam protocoladas nas próximas duas audiências: 25/08, em SP, e 11/09, em Brasília. Outras informações, como datas, locais, formulários e documentos de referência estão disponíveis em http://cnebncc.mec.gov.br/
Nem sempre consigo acompanhar a dinâmica dos trabalhos preparatórios ao IX FBEA, mas muito me anima esse movimento acontecendo em todo o nosso território! Parabenizo a dedicação de toda a equipe!
Grande abraço!
Jane Fontana
De: 9fbea@googlegroups.com [mailto:9fbea@googlegroups.com
] Em nome de Antonio Fernando Silveira Guerra
Enviada em: terça-feira, 15 de agosto de 2017 06:21
Para: Marcos Sorrentino <sorrentino.ea@gmail.com>; Facilitação <facilitacao_rebea@yahoogrupos.com.br >; Lista da REASul <reasulcgp@listas.univali.br>; guimamauro@hotmail.com; Raquel mafra <ambientalraquel@gmail.com>; Leila Andresia Severo Martins <leilasevero@univali.br>; Rita Silvana Santana <ritasilvana@gmail.com>
Cc: REPEA <listarepea@googlegroups.com>; 9 Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - IX FBEA <9fbea@googlegroups.com>; REBEA@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: {ListaRepea} Re: [REBEA] Fwd: Base Nacional Curricular Comum -Audiencia
Bom dia a tod@s
Com já esperado, alguns dos nosso colegas catarinenses não conseguiram inscrever-se na audiência de Florianópolis, a única realizada na região Sul, por isso agradecemos o envio do link da audiência que vai auxiliar a tod@s a conhecer essa nova versão e se posicionar a esse respeito.
Se alguém tiver o link da audiência São Paulo seria importante compartilhar
Eu entendo que o Fórum, em setembro, seja um, e não o único dos espaços de discussão e resistência em relação a esse documento, mas também penso que não precisamos esperar até lá para prepararmos um documento forte e significativo que demonstre o posicionamento dos educadores e educadoras ambientais.
Creio que o documento da REPEA, elaborado no seu evento Pré-Fórum, possa ser uma base, juntamente com os documentos da ANFOPE e nota da ANPED (em anexo) para essa elaboração e sugiro também ao grupo que a Martha Tristão está moderando na mesa redonda – POLÍTICAS DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DO DIÁLOGO DOS CONTEXTOS VIVIDOS com Mauro Guimarães (UFRRJ-RUPEA), Raquel Fabiane Mafra Orsi (GERED-SC/GTEAS/REASul), Leila F. Severgnini Alberton (Itaipu Binacional), Rita Silvana Santana dos Santos (UnB), seja um dos coletivos que possa encaminhar o posicionamento sobre a BNCC para a plenária final do IX FBEA.
Seguimos dialogando
Antonio Fernando S. Guerra
IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental
"Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos"
17 a 20 de setembro, Balneário Camboriú - SC
Secretaria: 09fbeasecretaria@gmail.com
Em 14 de agosto de 2017 12:52, <sorrentino.ea@gmail.com> escreveu:
Ótimo, Zysman!
Abraço,
De: Zysman Neiman
Enviado: segunda-feira, 14 de agosto de 2017 12:35
Para: REPEA; 9 Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - IX FBEA; Antonio Fernando Silveira Guerra
Cc: REBEA@yahoogrupos.com.br; Lista geografia; gepeasc@yahoogrupos.com.br
Prezado Antonio Vitor Rosa, Marcos e demais
Tudo bem?
Eu consegui me inscrever na audiência de Sampa e pretendo ler a moção aprovada na REPEA com o seguinte teor:
"Ao vigésimo sexto dia do mês de julho de 2017 foi realizado o Encontro da Rede Paulista de Educação Ambiental (REPEA) Pré-Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, nas dependências da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo localizada na Rua Botucatu, 720 – Vila Clementino – São Paulo, onde os participantes do evento elaboraram a seguinte moção:
Aos Srs. Membros do Conselho Nacional de Educação
Nós, educadoras e educadores da Rede Paulista de Educação Ambiental (REPEA), reunidos em plenária do Encontro Pré-Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, ocorrido em 26 de julho de 2017, na Unifesp – Campus São Paulo, vimos pela presente reivindicar que a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) explicite em suas sugestões de conteúdos e habilidades para o Ensino Fundamental, como será trabalhada a Educação Ambiental, tema essencialmente transversal e interdisciplinar que deve estar presente na formação dos cidadãos brasileiros, conforme exige o Programa Nacional de Educação Ambiental, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e a própria Constituição Brasileira, que preveem que a Educação Ambiental deve estar inserida em todos os níveis e modalidades de ensino. Entendemos que, na forma como está redigido atualmente o texto da BNCC, não está garantido que essa temática esteja presente obrigatoriamente nos currículos das escolas, o que fere as determinações das leis aqui citadas."
Talvez possamos elaborar texto mais específico a ser validade pela RBEA, no fórum de articuladores, encaminhando inclusive, por escrito, algum documento com as sugestões mais pontuais à terceira versão que desejamos seja alterado.
Alguém tem rascunhos nesse sentido? Podemos avançar? Marcos, você tem algo mais concreto já elaborado?
Me comprometo a levar tudo que for deliberado para a Audiência Pública.
Abs,
Zysman Neiman
PS: Em tempo: assistam esse trecho da audiência de Florianópolis, especialmente a partir do trecho entre 1h06min até 2h10min, Entendam o HORROR que pode vir pela frente. https://www.youtube.com/
watch?v=9KNhkDFp8Jk
Em 14 de agosto de 2017 12:11, Antonio Vitor Rosa <avitor@usp.br> escreveu:
Caro Marcos e colegas educadores ambientais
Não acompanhei a Audiencia inteira, apenas várias falas ao longo do dia. De modo geral parece que a versão 3 ficou pior que a versão anterior. Abaixo há dois links com avaliações interessantes e representativas das críticas que estão sendo feitas:
A Anfope – Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação
Especificamente em relação à Educação Ambiental e em uma análise apressada esta versão (3) parece-me problemática. A simples busca de termos como Educação Ambiental, Meio Ambiente, Sustentabilidade, qualidade de vida, ... demonstram um descaso / descompromisso .
Hoje era o primeiro dia para se inscrever na Audiência de São Paulo, logo de manhã (~9h) já não havia mais vagas.
Independente das Audiências é possível encaminhar sugestões/propostas via email para o Conselho Nacional de Educação até o dia 11 de setembro. Pena que a data é anterior ao Fórum Bras. de EA , de qualquer modo creio que precisamos nos articular no ambito da REBEA e demais redes e enviarmos muitas manifestações.
Para começar precisamos fazer avaliações mais aprofundadas sobre a atual versão disponível em http://cnebncc.mec.gov.br/
Também seria interessante a manifestação de outros colegas que já estejam acompanhando este assunto.
Abraços
Antonio Vitor / LAIFE-FFCLRP-USP
Dr. Antonio Vitor Rosa - educador
Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador - LAIFE
Dpto. de Educação, Informação e Comunicação - DEDIC
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP
Universidade de São Paulo - USP
Em 13 de agosto de 2017 14:03, <sorrentino.ea@gmail.com> escreveu:
Vitor, agradeço as informações.
vc conseguiu acompanhar o dia todo?
Alguma esperança?
Abraço,
Enviado do Email do Windows
De: Antonio Vitor Rosa avitor@usp.br [REBEA]
Enviado: sexta-feira, 11 de agosto de 2017 14:26
Para: REPEA Lista; REBEA@yahoogrupos.com.br; Lista geografia; gepeasc@yahoogrupos.com.br
---------- Mensagem encaminhada ----------
Pessoal
Está acontecendo agora (sexta-feira 14h) uma Audiência sobre a BNCC. Você pode assistir no link:
Como era de se esperar, na parte da manhã a quase totalidade das manifestações apontaram problemas nesta proposta consolidada pelo Governo golpista e anti-democrático.
Antonio Vitor
Dr. Antonio Vitor Rosa - educador
Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador - LAIFE
Dpto. de Educação, Informação e Comunicação - DEDIC
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP
Universidade de São Paulo - USP
__._,_.___
--
NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "9 Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - IX FBEA" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para 9fbea+unsubscribe@googlegroups.com .
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para 9fbea@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/9fbea/ .CAPKbjoCUxiwBaP5a8A7Dk1nicKeRW JDpyr85VXr%3DBAFWPcoNnw% 40mail.gmail.com
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout .
NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "9 Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - IX FBEA" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para 9fbea+unsubscribe@googlegroups.com .
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para 9fbea@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/9fbea/ .5857feb5ea5542109cdb33cd30f746 eb%40mec.gov.br
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout .
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista atualmente é cuidada por Edna Costa.
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "ListaRepea" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
For more options, visit https://groups.google.com/d/optout.






0 comentários:
Postar um comentário