RE: [MEEF] UFBA entra na Greve- e nós estudantes com isso?

Demais isso Naiara! pelo que soube aí na UFBA o sindicato que dirige a categoria é o PROIFES, "sindicato amarelo", ou tem direções bem próximas ao governo, não compreendi bem isso, como é isso? Sei que pelos repasses, mesmo com todo esse setor na direção, a base do sindicato patrolou esse setor e declarou greve, o que mostra a impossibilidade destes setores esconderem todas as contradições presentes na educação e na universidade pública. Força por aí!

João Genaro Neto

Coordenação de Formação DACEFD                                 

CEPE - ExNEEF Regional 6

 

"O presente não engendra automaticamente o futuro através de uma dinâmica fatal ou espontânea: o futuro precisa lutar para nascer, para assumir uma feição determinada; precisa enfrentar criticamente o presente".  

                                                  Leandro Konder




From: tnagui@hotmail.com
To: meef-nacional@googlegroups.com
Subject: [MEEF] UFBA entra na Greve- e nós estudantes com isso?
Date: Wed, 30 May 2012 03:32:05 +0000


Hoje, às 16h horas, no PAF I os docentes da UFBA decidiram em Assembleia (desmarcada e remarcada pelos Sindicato dos Docentes da universidade- APUB, para hoje), DEFLAGRAR A GREVE.

1) Segue o que estamos por aqui enquanto Discentes organizar com relação a mobilização e discussão por parte dos estudantes da Universidade (e mais especificamente na FACED que é onde os tres cursos- Educação Física, Ciencias Naturais e Pedagogia- estão alocados) o que temos a ver com isso, quais as principais duvidas, esclarecimentos e posições.


2)Segue tambem link e materia colada no corpo de email que ja esta sendo vinculado pela mídia com relação a greve por aqui.


1)

ESTUDANTES DA UFBA

ESTUDANTES DA FACED

Participamos hoje, da Assembleia que DEFLAGROU A GREVE DOS DOCENTES DA UFBA, pudemos perceber também que a Direção do sindicato que diz representar os professores (APUB) não demonstrava em diversos momentos compartilhar dos mesmos anseios que a grande maioria dos professores que hoje reivindicavam de braços erguidos O DIREITO A FAZER GREVE (a Base queria isso). Vimos hoje a face do peleguismo de professores que tentaram a todo momento fazer o de sempre- NADA, esperar p ver no que dá, esperar acordo com governo...e por outro lado, UMA MAIORIA PRESENTE que defendeu e muito bem os motivos de entrarmos em greve na UFBA! axo que nós estudantes TEMOS QUE ESTAR PRESENTES AMANHÃ CEDO NA FACED (propostaaa minha, que sou do curso de Educação Física, de Manoela Argolo de Ciencias Naturais, e de Ellen Baland, de Pedagogia), tres cursos que estão na FACED dispostos a conversar com a estudantada, que por via das duvidas nem sabe o q ta rolando, que apoia e que é contra, e debater mesmo qual nosso papel frente a essa conjuntura NACIONAAAL galera! os estudantes precisam minimamente discutir! Sair do face para especular se professor vai furar ou não, botar a cara na Faculdade amanhã para ter os devidos esclarecimentos dos fatos...! Entao, quem participou da assembleia de hoje, quem não pôde se fazer presente, e os que as vezes nem sabem de nada e só agora estão lendo sobre a GREVE, amanhã- 7h da manhã, estaremos na FACED, discutindo sobre A GREVE NA UFBA! Estudantes, colem nisso tbm, para apoiarmos, discordarmos, debatermos...enfim, parar de SÓ DIGITAR FRENETICAMENTE ENFRENTE AO PC!
2) Materia ATARDE
http://atarde.uol.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5841230&t=Professores+da+Ufba+decretam+greve+em+assembleia



29/05/2012 às 23:32
  | ATUALIZADA EM: 29/05/2012 ÀS 23:33 | COMENTÁRIO (0)

Professores da Ufba decretam greve em assembleia



Acompanhando o movimento organizado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiram decretar greve por tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira, 30.
A decisão, que impacta cerca de 40 mil estudantes em todo o Estado (graduação e pós-graduação), foi decidida em assembleia realizada nesta terça-feira, às 16h, na Pavilhão de Aulas da Federação (PAF 1), localizado no campus de Ondina.
De acordo com a presidente Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub), Silvia Lúcia Ferreira, apenas por questão regimental, a aprovação da greve ainda passará por plebiscito, que deve ocorrer nas próximas 48 horas, como estabelece o regimento da categoria.
Entretanto, isso não impede que os professores já paralisem as atividades, ressalta. "Quem esteve aqui (na assembleia), já deve interromper as atividades amanhã (nesta quarta) e iniciar a mobilização nos campus, buscando apoio de outros professores e de estudantes", antecipa Silvia Lúcia.
A categoria adera à pauta nacional, que levou 45 universidades a interromper as atividades em todo o país, baseada na exigência de uma reestruturação da carreira docente e na melhoria das condições de trabalho.
Segundo a professora Celi Taffarel, da Faculdade de Educação (Faced), entre os assuntos discutidos pelos professores está o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Conforme a docente, as universidades federais têm crescido em estrutura, mas esses avanços não são equivalentes quando o assunto é melhoria das condições de trabalho dos professores.
Além disso, a categoria afirma que no ano passado (2011), o governo fechou um acordo com os professores que previa a revisão do plano de carreiras para 2013, além de um aumento de 4% a partir de março e a incorporação de gratificações.
Em nota divulgada no Portal do Ministério da Educação, o reajuste de 4%, definido em acordo com as representações sindicais, foi cumprido por força da Medida Provisória nº 568, assinada pela presidenta da República, Dilma Rousseff, no dia 11 último, publicada no Diário Oficial da União no dia 14. Antes, portanto, da deflagração do movimento grevista, e com efeito retroativo a março.
Com relação ao plano de carreira, o MEC afirma que as negociações são desenvolvidas no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e devem ser implementadas no próximo ano.
Segundo a assessoria da Universidade Federal da Bahia, a reitora Dora Leal Rosa irá a Brasília, na manhã desta quarta-feira, 30, onde deve se reunir, na sede da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais, com os reitores de todas as universidades federais para discutir soluções para a greve.
Adesões - A Ufba se junta a outras universidades que já paralisaram as atividades na Bahia. A primeira foi a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que iniciou a paralisação no dia 15 de maio.
Dois dias depois foi a vez de parte dos profesores da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), vinculados a Apur (Associação dos Professores Universitários do Recôncavo da Bahia). Agora, com a paralisação dos professores vinculados a Apub, a adesão deve ser integral.




AAAH, E A FOTOOOO CLARO!


*É CLARO QUE O PROFESSOR ROBERTO COLAVOLPE  ESTARIA NA FOTO...afinal, OLHA O TAMAAANHO DO PROFÊ!



:::Naiara Aguilera:::

 

..."A luta pela terra é também a luta para que cada ser humano

se sinta dignamente humano. É também a luta pela felicidade

que não acha graça na humilhação. É também a luta para

que o sentido das palavras expresse as contradições que

há entre as pessoas, entre as classes sociais e entre as nações"...

(Walter Garcia)

 

 
Estudante de Educação Física- UFBA
Construindo a Marcha Mundial das Mulheres

 Bolsista LEPEL- Linha de Estudos e Pesquisa em Educação Física Esporte e Lazer

ExNEEF R3


 


--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário