{ListaRepea} Indios Kamayurá Sofrem com Descaso da Organização da Rio+20



Edna Costa
55 16 91241866 

Facebook Twitter Scribd YouTube pinterest Blogger foursquare
Skype ednacostasim


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Gilberto Vieira dos Santos <wataramy@gmail.com>


HÁ POUCOS DIAS UM XAVANTE FOI DEIXADO PARA TRÁS PELO POVO DO GOVERNO DE MT.
ELE NEM SABIA QUE IA PARA A REUNIÃO DA TAL CARTA DA AMAZÔNIA, ONDE OS GOVERNOS DOS ESTADOS DA REGIÃO ESTÃO QUERENDO LEGITIMAR SEUS ARGUMENTOS COM A PARTICIPAÇÃO, NESTES MOLDES, DE INDÍGENAS. ISSO TAMBÉM ACONTECEU NA " VERSÃO CUIABÁ".
OLHA A KARI-OCA AÍ, TAMBÉM.....SEGUE...

--
Gilberto Vieira - GIBA
WATARAMY
CIMI MATO GROSSO
 
Assunto: {CDS.INDÍGENA} Indios Kamayurá Sofrem com Descaso da Organização da Rio+20

sexta-feira, 25 de maio de 2012
Indios Kamayurá Sofrem com Descaso da Organização da Rio+20
Um grupo de 20 índios chegaram na madrugada de Domingo (20) à cidade do rio de Janeiro, depois de uma sofrida viagem de 3 dias em um caminhão trazendo madeira do Xingu doadas para a construção da Kari-oca do evento da Rio+20. Durante esta viagem, conforme videos que nos fora enviados, os indígenas passaram fome e dormiram dentro da carroceria do caminhão junto com a madeira, pois não tinham dinheiro para comprar alimento e nem pagar hospedagem.

Chegando ao Rio de Janeiro, não havia ninguem preparado pra recepcionar o grupo que chegara faminto e cansado da viagem exaustiva e sofrida e o único alimento ingerido durante todo o dia foi um cachorro quente. Só após encontrar com amigos é que eles puderam fazer uma refeição decente por conta dos amigos que pagaram do proprio bolso a alimentação dos 21 guerreiros.


O pajé Sapaim kamayura esteve com o grupo e denunciou em video a situação desrespeitosa da qual estão vivenciando os indígenas kamayurá. O convite foi enviado ao cacique Kamayurá que se prontificou em participar da construção da Kari-oca sob o acordo de pagamento de 30 mil reais, 1500 para cada membro, e ao chegarem no destino, os indigenas se depararam com a informação de que o valor a ser pago fora rebaixado em apenas 600 reais para cada pessoa.

Os kamayurá estão deveras descontentes com os fatos ocorridos, pois foram investidos 1 milhão para a construção da Kari-oca e ate o presente momento nada foi providenciado com efetividade. O trabalho esta atrasado e os índios que foram contratados para construirem a oca, passando por privações e desrespeito por parte da organização da Rio+20.


O lider Atamulu desabafa contando em video como foi sofrida a viagem da aldeia até a cidade do Rio de Janeiro.

"Os que convidaram agente pra vim pra cpa jantaram? Tomaram cafe da manha ou almoçou hoje? por que a gente não!" Indaga o lider com semblante de tristeza e descontentamento ao relatar como foi a viagem do Xingu até o rio de janeiro.

" Nós viemos de carona ate a cidade de Canarana. Viemos ate Canarana e la tivemos que ficar na casa do índio por que não tinha hotel pra nós ficar. Chegamos e não tinha nem onde ficar, nem onde comer. Passamos fome! Depois fomos na fazenda Saionara pra pegar a madeira e lá foi que comemos um pouco de comida. Tem uma semana que ficamos lá e foi a ultima vez que nós fez uma refeição.... Depois de tres dias chegou um anibus pra pegar nós e fomos pra uma cidade que a gente não conhece e ficamos esperando pra liberar almoço. Dormimos em um posto de gasolina, sem dinheiro, por que o motorista não sabia como chegar ate aqui" Conta o lider em um desabafo exclusivo. Chegaram no Rio sem recepção, sem comida, esquecidos na cidade e agora foram alojados no que antes era uma clinica pública para deficientes mentais.

De acordo com os indigenas, as acomodações são péssimas e o local escolhido para a construção da Kari-oca não foi limpo adequadamente. " Ainda tem mato, lama, lixo, ratos, cobras, com hipotese de transmissão de doenças como leishimaniose, dengue e outras doenças.Lá é um lugar perigoso" Conta Takumã Kamayura preocupado com a situação.

A licença para a limpeza do local e a verba para alimentação e estadia dos indios só saiu na tarde desta Quinta Feira (24) e enquanto isso os índios dependiam da solidariedade de amigos para se alimentarem.
Chegamos lá e compramos comida para 21 indios! Estavam todos com muita fome! Um verdadeiro absurdo por parte dos organizadores de um evento tão grande quanto a Rio+20. Fiz imagens do pajé e do cacique contando como foi a saga da vinda deles do Xingu trazendo toras de madeira até aqui!" Conta Kunha Maru ( Patricia Bromirsk) que nos enviou os videos, revoltada com a situação desagradável.

O trabalho terá que ser corrido pois a oca deverá estar pronta antes do dia 12 de Junho e o inicio da construção já esta por deveras atrasado. O que deixa os índios em uma situação ainda mais tensa.
Na impossibilidade de download dos videos por serem muito pesados e sigilosos, foi necessário fazer uma gravação do vídeo para reproduzir em cadeia para a fundamentação da denuncia.
Veja o depoimento do pajé Sapaim kamayurá em video aqui

Por Kuana Kamayurá

fonte:
http://frentedeacaopro-xingu.blogspot.com.br/2012/05/indios-kamayura-sofrem-com-descaso-da.html

-- 

--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista é cuidada por Rosmari Lazarini e Edna Costa.
 
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou rosmarilazarini@gmail.com
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
 
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário