Camaradas,
como alguns já sabem aqui na UFRGS os professores não aderiram a greve nacional das IFES na última assembléia chamada pelo ANDES, temos uma grande maioria de profes reacionários e pelegos, que negam as condições de precarização do trabalho docente e sucateamento da educação visto em todos os campi, potencializado pelo REUNI.
Aqui na Universidade abrimos 12 cursos novos, e cerca de 800 vagas novas. Das IFES a UFRGS foi a que menos expandiu com relação a esses dados, contudo mesmo assim essa expansão demonstra ter sido catastrófica. Temos cadeiras de Cálculo com mais de 100 alunos em uma sala de aula, a construção das novas instalações do departamento das engenharias ainda não saiu do papel, e no campus olímpico tivemos a criação de 2cursos novos sem um m² construído. Em 2011 não tivemos contratação de profes efetivos, tiraram nosso suco do RU, e iniciamos o ano com falta de feijão no RU da saúde.
No Direito onde a expansão de vagas dobrou esse ano de 70 para 140 vagas ocupadas, nessa última semana os estudantes se manisfestaram colocando que as salas de aula não comportam todos eles e montaram uma sala de aula fictícia em frente ao prédio dizendo sala de aula Reuni. Também fizeram um calendário com a contagem regressiva para a entrada de novos estudantes. Não há previsão de novas salas por parte da direção, que argumentou que o problema de estrutura seria do Reitor. .
Também o Instituto de Artes inciou essa semana com uma Assembléia Estudantil com cerca de 150 estudantes. Eles estão sem teatro para as apresentações dos trabalhos do curso. Na semana passada a fiação de uma sala de aula incendiou, colocando em risco os estudantes que faziam uma apresentação, além de salas fechadas por alta de estrutura. O prédio do IA foi motivo da ocupação de Reitoria que fizemos em 2007, e desde lá não tivemos melhoras na estrutura que foi construída para abrigar 400 estudantes, e hoje abriga cerca de 1000 de artes visuais, teatro, música, dança e história da arte (os dois últimos cursos reuni).
Os técnicos da Universidade que já aderiram ao movimento nacional dos técnicos de universidades públicas e estão em Estado de Greve, fizeram uma manifestação essa quarta - feira, dia 30/05 onde cercaram o campus centro com uma faixa amarela de greve, e trancaram os portões da Reitoria, tendo uma grande repercussão pra comunidade da UFRGS e na mídia. Eles tem como pauta também a paridade, pois agora dia 14/06 na UFRGS teremos eleição pra reitor, sendo que nem é bem uma eleição, é uma Consulta à comunidade onde concorre duas chapas, e o setor dos técnicos vem chamando o voto nulo.
Visto as mobilizações de diversos cursos da ufrgs, a greve dos técnicos, e a situação de greve em 47 universidades do país, o DCE estará chamando para essa segunda - feira, dia 04 de junho um CEB Extraordinário, tendo como pautas as Greves Nacionais e a chamada de uma Assembléia Geral de Estudantes para o dia 11 de junho, em frente ao prédio do Direito. Nesse mesmo dia também tem indicativo de greve dos técnicos.
A perspectiva é que o movimento avance, em conjunto com as mobiliações de técnicos, e o Comando de Mobilização dos professores.
Abraços
Karen Morais
DAEFi - UFRGS
Coordenação de Formação
Gestão 2011 - 2012 'Se o Presente é de Luta, o Futuro nos Pertence' Nenhum passo Atrás!
ExNEEF - Regional 6
Coordenação de Imprensa e Divulgação
Gestão 2011 - 2012
DCE - UFRGS
Coordenação de Campus Olímpico
Gestão 'É Primavera' 2011 - 2012
Gestão 'É Primavera' 2011 - 2012
A Educação Física é uma só Formação Unificada JÁ!
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
0 comentários:
Postar um comentário