Caros colegas, li todos os comentários, não decorei o nome de todos e digo
que gostei do que li, acho sim que devemos melhorar a qualidade de ensino
do país. Realmente o problema é mais embaixo. Também não pedi para que
resolvessem as questões para mim uma porque o gabarito vai no material
encaminhado à escola, apenas disse o que meus alunos comentaram e fiquei
preocupada com as críticas deles porque temos professores que levam a sério
seu trabalho e me considero uma delas. Não é questão também de baixar o
nível, pois a questão não é nivelar por baixo, mas sim em refletir em tudo
o que aconteceu durante a realização da OBMEP, pois quando inscrevi todos
os alunos da escola, e alguns sabiam que era o dia da olimpíada, adivinha o
que aconteceu, a maioria faltou! Acho também que deve se mudar o
regulamento ou deixar mais claro se é para a minoria que gosta de
matemática ou deixar assim mesmo, aberto a todos, dando-lhes "oportunidades
iguais".
O que eu queria mesmo era isso, até os desabafos eu li, concordo que temos
um desgaste mais do que o normal quando enfrentamos problemas como "apagar
incêndio" o tempo todo deixando-nos cada vez mais estressados. Cada vez
mais encontramos alguns alunos que nos desanimam e nos enfrentam como se
fôssemos os seus inimigos. Também estou cansada de mutia coisa. E o
reconhecimento cadê?
E olha que nem reparei se alguém colocou a questão salarial, pois o que eu
queria era isso mesmo, a manifestação contra ou a favor do que escrevi,
como forma de desabafo mesmo, queria mexer talvez num vespeiro e saber a
opinião de colegas. Tenho certeza de que todos que se manifestaram são
profissionais sérios, preocupados pois senão não teria tantos comentários.
Obrigada, passarei aos meus colegas tudo o que li e faremos uma discussão
sim a respeito.
Tudo de bom pra vcs !!!!!!
Abraços
_____________________________________________________________
que gostei do que li, acho sim que devemos melhorar a qualidade de ensino
do país. Realmente o problema é mais embaixo. Também não pedi para que
resolvessem as questões para mim uma porque o gabarito vai no material
encaminhado à escola, apenas disse o que meus alunos comentaram e fiquei
preocupada com as críticas deles porque temos professores que levam a sério
seu trabalho e me considero uma delas. Não é questão também de baixar o
nível, pois a questão não é nivelar por baixo, mas sim em refletir em tudo
o que aconteceu durante a realização da OBMEP, pois quando inscrevi todos
os alunos da escola, e alguns sabiam que era o dia da olimpíada, adivinha o
que aconteceu, a maioria faltou! Acho também que deve se mudar o
regulamento ou deixar mais claro se é para a minoria que gosta de
matemática ou deixar assim mesmo, aberto a todos, dando-lhes "oportunidades
iguais".
O que eu queria mesmo era isso, até os desabafos eu li, concordo que temos
um desgaste mais do que o normal quando enfrentamos problemas como "apagar
incêndio" o tempo todo deixando-nos cada vez mais estressados. Cada vez
mais encontramos alguns alunos que nos desanimam e nos enfrentam como se
fôssemos os seus inimigos. Também estou cansada de mutia coisa. E o
reconhecimento cadê?
E olha que nem reparei se alguém colocou a questão salarial, pois o que eu
queria era isso mesmo, a manifestação contra ou a favor do que escrevi,
como forma de desabafo mesmo, queria mexer talvez num vespeiro e saber a
opinião de colegas. Tenho certeza de que todos que se manifestaram são
profissionais sérios, preocupados pois senão não teria tantos comentários.
Obrigada, passarei aos meus colegas tudo o que li e faremos uma discussão
sim a respeito.
Tudo de bom pra vcs !!!!!!
Abraços
Kátia
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Lendo o depoimentos dos colegas, percebi que o problema do nível dos alunos
das escolas públicas é geral. Será que deveríamos selecionar os melhores
para participar das olimpíadas? O que vocês acham?
das escolas públicas é geral. Será que deveríamos selecionar os melhores
para participar das olimpíadas? O que vocês acham?
Hilda
______________________________________________________
Prezada Katia e prezado(a)s colegas,
Discordo do modelo da OBMEP. Tirei esta conclusão a partir de um exemplo: a
Olímpiada de História. Com uma quantidade bem menor de alunos inscritos
(apenas 65 mil), o que implica num custo muito menor do que a OBMEP, com
regras mais interessantes: com atividades em equipe (com professores e
alunos juntos). Destaco um trecho de uma reportagem sobre a Olimpíada:
Sobre as questões objetivas:
"Em vez de eles irem direto em qual é a certa, eles eliminam a errada
rapidamente e depois têm que discutir entre si. Por que eles acham que essa
resposta é melhor do que a outra? Fazendo isso eles aprendem e estudam. A
nossa Olimpíada não é de correria. Nós subimos a página e deixamos seis
dias online. Ele [aluno] pode ir à biblioteca, olhar na internet, perguntar
para o professor. Ele pode, não. Ele deve. Por isso nós conseguimos fazer
uma prova bem difícil, porque ele pode estudar para responder."
Sobre o diálogo sobre ensino-aprendizagem e pesquisa em História (destaque
em amarelo feito por mim):
*Há um diálogo com novas pesquisas nas áreas de didática e pedagogia?*
Sim. Eles [alunos] acabam se familiarizando muito com o jeito que os
historiadores trabalham (meu comentário: seria algo equivalente à
Investigação Matemática, uma maneira de resgatar a forma como o matemático
pensa, para que os alunos possam pensar matematicamente!), porque nós
mostramos para eles não texto de livro. Nós mostramos documentos
históricos. Imagens, documentos escritos, mapas. Nós os ensinamos a olhar
aquele documento e questionar: "mas como é que o historiador escreve a
história? De onde ele tira as informações? Como é que ele consegue contar
uma coisa que aconteceu há 300 anos". Nós mostramos para eles como nós,
historiadores, trabalhamos: olhando documentos, comparando, criticando,
vendo inconsistências. É como se eles fossem mini-historiadores."
E vejam o que há escrito sobre as Olimpíadas da área de Ciência Exatas:
"Nas Olimpíadas de ciências exatas existe uma exclusão natural. O menino
que é muito ruim em matemática não gosta, e ele não passa da primeira fase."
A atividade não se restringe a uma prova e tem mais chance para os alunos e
professores aprenderem, como é mencionado na reportagem:
"Os professores gostam muito. Primeiro porque eles se sentem muito
valorizados. Nós fazemos as equipes e ele é o capitão. Os alunos procuram,
têm dúvida, perguntam e percebem o quanto ele [professor] tem para ensinar
para além da sala de aula. Em segundo, para os professores é uma reciclagem
interessante, porque deixamos disponível todos os documentos usados nas
provas."
Além disso, concordo com colegas que afirmaram algo tipo: olimpíada é para
aluno que gosta de Matemática. Na minha modesta opinião, não tem nenhum
sentido por toda a escola inscrita na OBMEP. Olimpíada deveria ser feita
apenas para que gosta, e não para excluir (MAIS AINDA) os alunos que não
gostam ou que têm dificuldades com Matemática. Sentia isso na pele quando
era professor de uma escola pública, mas ainda não tinha opinião diferente
sobre o assunto.
Além disso, "treinar" apenas para a prova, na minha opinião, também não tem
sentido, pois os alunos "aprendem" para a prova e depois esquecem quase
tudo.
Por fim, deixo a pergunta no ar: Será que os organizadores da Olimpíada de
História não gostariam de ter milhões de inscritos e tirar talentos em
História? E por que será que o foco principal é outro?
Link da reportagem da Olimpíada de História:
http://www1.folha.uol.com.br/saber/964457-olimpiada-de-historia-tem-65-mil-inscritos-e-desafios-em-grupo.shtml
--------------------------------------------------------------------------------------
Abraço fraterno,
Prof. Msc. Leandro do Nascimento Diniz (Léo)
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB
Centro de Formação de Professores
Amargosa/BA
Discordo do modelo da OBMEP. Tirei esta conclusão a partir de um exemplo: a
Olímpiada de História. Com uma quantidade bem menor de alunos inscritos
(apenas 65 mil), o que implica num custo muito menor do que a OBMEP, com
regras mais interessantes: com atividades em equipe (com professores e
alunos juntos). Destaco um trecho de uma reportagem sobre a Olimpíada:
Sobre as questões objetivas:
"Em vez de eles irem direto em qual é a certa, eles eliminam a errada
rapidamente e depois têm que discutir entre si. Por que eles acham que essa
resposta é melhor do que a outra? Fazendo isso eles aprendem e estudam. A
nossa Olimpíada não é de correria. Nós subimos a página e deixamos seis
dias online. Ele [aluno] pode ir à biblioteca, olhar na internet, perguntar
para o professor. Ele pode, não. Ele deve. Por isso nós conseguimos fazer
uma prova bem difícil, porque ele pode estudar para responder."
Sobre o diálogo sobre ensino-aprendizagem e pesquisa em História (destaque
em amarelo feito por mim):
*Há um diálogo com novas pesquisas nas áreas de didática e pedagogia?*
Sim. Eles [alunos] acabam se familiarizando muito com o jeito que os
historiadores trabalham (meu comentário: seria algo equivalente à
Investigação Matemática, uma maneira de resgatar a forma como o matemático
pensa, para que os alunos possam pensar matematicamente!), porque nós
mostramos para eles não texto de livro. Nós mostramos documentos
históricos. Imagens, documentos escritos, mapas. Nós os ensinamos a olhar
aquele documento e questionar: "mas como é que o historiador escreve a
história? De onde ele tira as informações? Como é que ele consegue contar
uma coisa que aconteceu há 300 anos". Nós mostramos para eles como nós,
historiadores, trabalhamos: olhando documentos, comparando, criticando,
vendo inconsistências. É como se eles fossem mini-historiadores."
E vejam o que há escrito sobre as Olimpíadas da área de Ciência Exatas:
"Nas Olimpíadas de ciências exatas existe uma exclusão natural. O menino
que é muito ruim em matemática não gosta, e ele não passa da primeira fase."
A atividade não se restringe a uma prova e tem mais chance para os alunos e
professores aprenderem, como é mencionado na reportagem:
"Os professores gostam muito. Primeiro porque eles se sentem muito
valorizados. Nós fazemos as equipes e ele é o capitão. Os alunos procuram,
têm dúvida, perguntam e percebem o quanto ele [professor] tem para ensinar
para além da sala de aula. Em segundo, para os professores é uma reciclagem
interessante, porque deixamos disponível todos os documentos usados nas
provas."
Além disso, concordo com colegas que afirmaram algo tipo: olimpíada é para
aluno que gosta de Matemática. Na minha modesta opinião, não tem nenhum
sentido por toda a escola inscrita na OBMEP. Olimpíada deveria ser feita
apenas para que gosta, e não para excluir (MAIS AINDA) os alunos que não
gostam ou que têm dificuldades com Matemática. Sentia isso na pele quando
era professor de uma escola pública, mas ainda não tinha opinião diferente
sobre o assunto.
Além disso, "treinar" apenas para a prova, na minha opinião, também não tem
sentido, pois os alunos "aprendem" para a prova e depois esquecem quase
tudo.
Por fim, deixo a pergunta no ar: Será que os organizadores da Olimpíada de
História não gostariam de ter milhões de inscritos e tirar talentos em
História? E por que será que o foco principal é outro?
Link da reportagem da Olimpíada de História:
http://www1.folha.uol.com.br/saber/964457-olimpiada-de-historia-tem-65-mil-inscritos-e-desafios-em-grupo.shtml
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Abraço fraterno,
Prof. Msc. Leandro do Nascimento Diniz (Léo)
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB
Centro de Formação de Professores
Amargosa/BA
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MMoura sou acadêmico do RJ.
Parabéns pelo seu comentário. - Excelente a colocação.
Parabéns pelo seu comentário. - Excelente a colocação.
| Pedro Cesar |
Prezados.a Olim"piada" nunca vai deixar de trabalhar um volumoso grupo de alunos (20 milhões de alunos), pois se se decidir trabalhar somente com aqueles que realmente estão afim de competir em Matemática (uns 3 ou 4 por escola), passa-se a trabalhar com 0,5% daquela quantidade que se trabalhava... em tese, isso diminui a vultuosa quantia que os organizadores recebem para 0,5% também e isso, eles não vão deixar acontecer nunca. Todo esse desperdício de recursos deveria ser devolvido às escolas como laboratórios, melhores condições de trabalho, melhores salários para o professor da Educação Básica, mas não... ele é jogado no ralo.Já falei nessa lista e volto a repetir: a metodologia da Olimpíada é copiada do filme "corpo fechado"... eu jogo uma bomba no meu de uma multidão, se escapar alguém ileso, esse alguém é especial (para quem?).
o boicote é um palavra muito interessante... talvez os professores desse país devessem sim, fazer um boicote, mas não somente à essa piada de olim"piada", mas à escola. Fazer um boicote ao trabalho, a uma profissão de abandonados que é a nossa.Abraços a todos.Everaldo
o boicote é um palavra muito interessante... talvez os professores desse país devessem sim, fazer um boicote, mas não somente à essa piada de olim"piada", mas à escola. Fazer um boicote ao trabalho, a uma profissão de abandonados que é a nossa.Abraços a todos.Everaldo
Kátia...Minha maior preocupação não é com a sua atitude, ela é louvável, ao seu modo.Minha maior preocupação é com os milhares de professores de matemática do país que não conseguem enxergar essa situação ou que conseguem e se calam.Desejo que suas forças não se abatam.Everaldo
na verdade não são. Acho que o maior erro é que alguns de nós encaramos a
OBMEP como uma avaliação da aprendizagem, ela não é. Ela é um instrumento
de seleção para descobrir potenciais matemáticos para o futuro, ela nã tem
intenção de avaliar ou melhorar o ensino de matemática, ela até faz isso,
mas num grupo ínfimo.
Também achei as questões da OBMEP muito interessantes e desafiadoras para os
Você deu voz a algo que eu já vinha pensando há algum tempo. A Olimpíada não
está estimulando meus alunos a aprenderem mais, pelo contrário. Infelizmente
os objetivos do ensino não mudarão e a progressão automática também não. Os
alunos vão continuar sendo aprovados a esmo e nós continuaremos a ser
obrigados a compactuar com essa vergonha nacional. Portanto eu também decidi
que a partir do ano que vem não vou mais participar da OBMEP.
Para que tenham uma noção do nível das turmas que venho recebendo, vou
exemplificar uma situação que ocorreu essa semana:
Eu apliquei um teste de cálculos em minha turma do sexto ano. Apenas quatro
continhas" que eram:
1) 8 x 8946 =
2) 58 x 573 =
3) 87356 : 7 =
4) 48754 : 18 =
Minha turma tem 27 alunos. O teste valia apenas 1 ponto. O resultado foi o
seguinte:
15 alunos não acertaram nenhuma.
8 alunos acertaram 1.
1 aluno acertou 3.
3 alunos acertaram as 4.
__________________________________________________________________
A OBMEP e a OBM não são para todos, eles até tentam passar essa imagem, mas na verdade não são. Acho que o maior erro é que alguns de nós encaramos a
OBMEP como uma avaliação da aprendizagem, ela não é. Ela é um instrumento
de seleção para descobrir potenciais matemáticos para o futuro, ela nã tem
intenção de avaliar ou melhorar o ensino de matemática, ela até faz isso,
mas num grupo ínfimo.
Rodrigo Cunha
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Paulo Jorge Teixeira, Também achei as questões da OBMEP muito interessantes e desafiadoras para os
alunos e professores. Quero aproveitar e resolver as questoes propostas com meus alunos, porém encontrei grande dificuldade em resolvè-las. Gostaria que vc enviasse as questões para que eu possa estudá-las.Abraço, Margarete Vaz.
___________________________________________________________________
Cara colega, Você deu voz a algo que eu já vinha pensando há algum tempo. A Olimpíada não
está estimulando meus alunos a aprenderem mais, pelo contrário. Infelizmente
os objetivos do ensino não mudarão e a progressão automática também não. Os
alunos vão continuar sendo aprovados a esmo e nós continuaremos a ser
obrigados a compactuar com essa vergonha nacional. Portanto eu também decidi
que a partir do ano que vem não vou mais participar da OBMEP.
Para que tenham uma noção do nível das turmas que venho recebendo, vou
exemplificar uma situação que ocorreu essa semana:
Eu apliquei um teste de cálculos em minha turma do sexto ano. Apenas quatro
continhas" que eram:
1) 8 x 8946 =
2) 58 x 573 =
3) 87356 : 7 =
4) 48754 : 18 =
Minha turma tem 27 alunos. O teste valia apenas 1 ponto. O resultado foi o
seguinte:
15 alunos não acertaram nenhuma.
8 alunos acertaram 1.
1 aluno acertou 3.
3 alunos acertaram as 4.
Vejam então porque estou desistindo da OBMEP.
Paty
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PARTE 1
Enviadas: Sexta-feira, 22 de Junho de 2012 22:26
Assunto: Respostas à mensagem: boicote a obmep- qual o real proposito dessa olimpiada?
Assunto: Respostas à mensagem: boicote a obmep- qual o real proposito dessa olimpiada?
Olá Kátia e demais colegas,
a meu ver, o principal problema da OBMEP é o regulamento. Só vão para a 2ª
fase, ou seja, com chances reais de ganhar medalhas e a bolsa de estudos,
os 5% melhores de cada escola. Ou seja, se na escola há 40 alunos que
gostam de matemática e são bons no assunto, e a escola só inscrever os 40,
apenas dois deles irão para a 2ª fase. Assim, para aumentar as chances de
que os 40 tenham chance de ir à 2ª fase, a escola acaba inscrevendo todos
os seus alunos.
Com isso, alunos que gostam de matemática (minoria) e alunos que não gostam
(maioria) acabam em um mesmo balaio de gatos (a prova), mas com chances
muito diferentes de concorrer (um exemplo disso é o anúncio da Visa, em que
dois baixinhos vão formar uma dupla de vôlei de praia, com os verdadeiros
jogadores Emanuel e Alison ao fundo).
A prova é divulgada como se todos tivessem chances iguais de concorrer, mas
não têm. Mas até que se mude o regulamento, escolas que desenvolvem um
trabalho com os alunos interessados, para aumentar as chances destes, vão
jogar com o regulamento e acabar inscrevendo todos os demais.
Renato Alves
Sua manifesta��o fez-se refletir sobre alguns aspectos!
Ser� realmente que os organizadores da OBMEP deveriam "baixar" mais o n�vel
das quest�es, ou ser� que a educa��o como um todo � que "anda mal das
pernas"?
Sabemos muito bem que culpar o professor � o que mais se tem feito, como se
n�s f�ssemos os culpados de tudo. Isso acho que � outro assunto que devemos
sempre lutar contra!
Por�m, pedir para a OBMEP "baixar" o n�vel das quest�es n�o seria meio
estranho?
Bom, o que temos feito � discutir essas provas com os alunos e professores.
Temos um projeto que discuti com os professores cada uma das quest�es,
procurando abordar o assunto matem�tico envolvido, o modo mais adequado de
abord�-lo na sala de aula.
Os professores tem gostado bastante dessa estrat�gia.
Tamb�m fazemos isso com as quest�es do Banco de Quest�es.
Neste projeto tamb�m temos tentado desenvolver algumas dessas quest�es
usando o software Geogebra.
Depois de discutido com os professores, alguns dizem da experi�ncia que foi
ao desenvolver com os alunos.
Muitos alunos, com a orienta��o dos professores, tem aproveitado essas
quest�es para aprender matem�tica, mesmo que ele n�o fa�a a prova.
Talvez essa seja uma sugest�o que seu grupo de professores possa fazer para
melhorar o aprendizado.
As dicuss�es em grupo tem sido muito produtivas.
Talvez valesse a pena conversar com o seu grupo, o que acha?
Estou a disposi��o para maiores explica��es.
Quero contribuir na discussão com algumas reflexões que faço acerca do
tema.
1) Acredito que o propósito da OBMEP é - como em seu lema diz "Somando
novos talentos para o Brasil" - atingido, pois a olimpíada atinge um grupo
de alunos que a OBM não atinge;
2) se desses 20 milhões de alunos que participam a um certo custo, restarem
apenas 2% de possíveis interessados pela matemática já é de bom grado,
mesmo percebendo que desses muitos vão pelo dinheiro que recebem pelas
bolsas;
3) a OBMEP não está preocupada com a melhoria do ensino básico e sim com os
possíveis talentos para a "matemática". Mas quantos são os talentos? Agora,
não descobriríamos talentos naturalmente com um ensino básico vigoroso?
muito bem colocado!
É fundamental que os objetivos estejam claros. Já ouvi mais de um professor
de Matemática dizer "teve que matricular todos os alunos na OBMEP".
Realmente não sei da onde isso vem e como surgiu esse mito, que é ruim pra
todos: para os alunos e professores que se frustram e para a olimpíada que
acaba tendo um público que ela não pretendia atingir.
E de quem é a culpa?
Não sei, só acho que os organizadores já deveriam estar cientes disso e se
esforçar para desfazer o mito.
Até mais Leonardo Barichello
a meu ver, o principal problema da OBMEP é o regulamento. Só vão para a 2ª
fase, ou seja, com chances reais de ganhar medalhas e a bolsa de estudos,
os 5% melhores de cada escola. Ou seja, se na escola há 40 alunos que
gostam de matemática e são bons no assunto, e a escola só inscrever os 40,
apenas dois deles irão para a 2ª fase. Assim, para aumentar as chances de
que os 40 tenham chance de ir à 2ª fase, a escola acaba inscrevendo todos
os seus alunos.
Com isso, alunos que gostam de matemática (minoria) e alunos que não gostam
(maioria) acabam em um mesmo balaio de gatos (a prova), mas com chances
muito diferentes de concorrer (um exemplo disso é o anúncio da Visa, em que
dois baixinhos vão formar uma dupla de vôlei de praia, com os verdadeiros
jogadores Emanuel e Alison ao fundo).
A prova é divulgada como se todos tivessem chances iguais de concorrer, mas
não têm. Mas até que se mude o regulamento, escolas que desenvolvem um
trabalho com os alunos interessados, para aumentar as chances destes, vão
jogar com o regulamento e acabar inscrevendo todos os demais.
Renato Alves
Colégio Pedro II e SME - Duque de Caxias
_______________________________________________________
Samuel e colegas,
Também tenho essa percepção. A inscrição de todos os alunos precisa ser
repensada. Entendo que isso diminuiria gastos com a competição e a tornaria
mais justa e mais focada no principal objetivo da Obmep que é localizar
alunos com talento para a Matemática.
Particularmente não acredito que a olimpíada esteja gerando um movimento de
estudos na grande maioria das escolas, embora seja possível localizar
algumas exceções. Essas exceções são, em geral, fruto de esforços de alguns
professores que trabalham, muitas vezes, de forma voluntária.
Abraços,
Dolores
Também tenho essa percepção. A inscrição de todos os alunos precisa ser
repensada. Entendo que isso diminuiria gastos com a competição e a tornaria
mais justa e mais focada no principal objetivo da Obmep que é localizar
alunos com talento para a Matemática.
Particularmente não acredito que a olimpíada esteja gerando um movimento de
estudos na grande maioria das escolas, embora seja possível localizar
algumas exceções. Essas exceções são, em geral, fruto de esforços de alguns
professores que trabalham, muitas vezes, de forma voluntária.
Abraços,
Dolores
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Cara Profa K�tia, Sua manifesta��o fez-se refletir sobre alguns aspectos!
Ser� realmente que os organizadores da OBMEP deveriam "baixar" mais o n�vel
das quest�es, ou ser� que a educa��o como um todo � que "anda mal das
pernas"?
Sabemos muito bem que culpar o professor � o que mais se tem feito, como se
n�s f�ssemos os culpados de tudo. Isso acho que � outro assunto que devemos
sempre lutar contra!
Por�m, pedir para a OBMEP "baixar" o n�vel das quest�es n�o seria meio
estranho?
Bom, o que temos feito � discutir essas provas com os alunos e professores.
Temos um projeto que discuti com os professores cada uma das quest�es,
procurando abordar o assunto matem�tico envolvido, o modo mais adequado de
abord�-lo na sala de aula.
Os professores tem gostado bastante dessa estrat�gia.
Tamb�m fazemos isso com as quest�es do Banco de Quest�es.
Neste projeto tamb�m temos tentado desenvolver algumas dessas quest�es
usando o software Geogebra.
Depois de discutido com os professores, alguns dizem da experi�ncia que foi
ao desenvolver com os alunos.
Muitos alunos, com a orienta��o dos professores, tem aproveitado essas
quest�es para aprender matem�tica, mesmo que ele n�o fa�a a prova.
Talvez essa seja uma sugest�o que seu grupo de professores possa fazer para
melhorar o aprendizado.
As dicuss�es em grupo tem sido muito produtivas.
Talvez valesse a pena conversar com o seu grupo, o que acha?
Estou a disposi��o para maiores explica��es.
Sandra
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Olá Kátia e outros coleg@s! Quero contribuir na discussão com algumas reflexões que faço acerca do
tema.
1) Acredito que o propósito da OBMEP é - como em seu lema diz "Somando
novos talentos para o Brasil" - atingido, pois a olimpíada atinge um grupo
de alunos que a OBM não atinge;
2) se desses 20 milhões de alunos que participam a um certo custo, restarem
apenas 2% de possíveis interessados pela matemática já é de bom grado,
mesmo percebendo que desses muitos vão pelo dinheiro que recebem pelas
bolsas;
3) a OBMEP não está preocupada com a melhoria do ensino básico e sim com os
possíveis talentos para a "matemática". Mas quantos são os talentos? Agora,
não descobriríamos talentos naturalmente com um ensino básico vigoroso?
Carlos Renato / MG
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Prezada Kátia,
Particularmente achei as questões da OBMEP muito interessantes e
desafiadoras para os aunos.
Acho que antes de tudo é preciso refletir sobre os objetivos da OBMEP:
descobrir talentos em matemática.
Mesmo considerando que alguns alunos fiquem tristes com os resultados, é
prciso motivá-los no sentido de que percebam que outros coleas resolvem as
questões propostas com um pouco mais de facilidade, mas que todos eles têm
condiçõe de também resolvè-las.
Sendoassim, aproveite as questões propostas e as resolva com seus alunos,
nas turmas e anos em que tiver turmas, e sugiro que seus colegas também
façam o mesmo.
Eu resolvi todas as qustões e se quiser posso enviá-las.
O mais importante é não desanimar e lutar sempre para a melhoria do ensino
e da aprendizgem de matemática.
Lembre-se que o foco do ensino da Educação Matemática é a aprendizagem.
Fazer com que os alunos aprendam.
Um forte abraço,
Paulo Jorge Teixeira
UFF, Colégio Pedro II
Particularmente achei as questões da OBMEP muito interessantes e
desafiadoras para os aunos.
Acho que antes de tudo é preciso refletir sobre os objetivos da OBMEP:
descobrir talentos em matemática.
Mesmo considerando que alguns alunos fiquem tristes com os resultados, é
prciso motivá-los no sentido de que percebam que outros coleas resolvem as
questões propostas com um pouco mais de facilidade, mas que todos eles têm
condiçõe de também resolvè-las.
Sendoassim, aproveite as questões propostas e as resolva com seus alunos,
nas turmas e anos em que tiver turmas, e sugiro que seus colegas também
façam o mesmo.
Eu resolvi todas as qustões e se quiser posso enviá-las.
O mais importante é não desanimar e lutar sempre para a melhoria do ensino
e da aprendizgem de matemática.
Lembre-se que o foco do ensino da Educação Matemática é a aprendizagem.
Fazer com que os alunos aprendam.
Um forte abraço,
Paulo Jorge Teixeira
UFF, Colégio Pedro II
___________________________________________________________________
Bom dia a todos,
definitivamente diminuir o nível de exigência da olimpíada da matemática
não é solução, isso seria pactuar com a mediocridade do ensino. Devemos
sim, exigir melhores condições para que nossos alunos estejam preparados
para realiza-las.
definitivamente diminuir o nível de exigência da olimpíada da matemática
não é solução, isso seria pactuar com a mediocridade do ensino. Devemos
sim, exigir melhores condições para que nossos alunos estejam preparados
para realiza-las.
Tito Kaka
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PARTICIPO DA OBMEP DESDE A PRIMEIRA E C ONCORDO COM A COLEGA QUANTO QUE O
QUE PRECISA SER REFORMULADO É O ENSINO, VEJAMOS O QUE TEMOS EM MINAS
GERAIS, NAS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS DA FAMÍLIA NEVES.
PROPAGANDO DIZENDO QUE OS PRIMEIROS LUGARES SÃO DE MINAS, O QUE ELE NÃO DIZ
É QUE SÃO DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS.
AQUI EM CONTAGEM, BH E BETIM, É ADOTADO O SISTEMA DE CICLO DE
"DESINFORMAÇÃO" HUMANA, DURANTE O TERCEIRO CICLO, ANTIGA SEXTA, SÉTIMA E
OITAVA, O ALUNO SÓ PODE SER RETIDO NO FINAL, CASO TENHA SIDO RETIDO NO
SEGUNDO CICLO, É ACELERADO PARA ADEQUAR A IDADE, ORA, É UMA MANEIRA
MARAVILHOSA DE "MAQUIAR" O IDEB DO MUNICÍPIO, SEM DIZER QUE OS ALUNOS QUE
APARENTEMENTE EVADIRAM CONTINUAM NA LISTA DE CHAMADA ATÉ O FINAL DO ANO,
AFINAL, EVASÃO ABAIXA O IDEB, ASSIM COMO A RETENÇÃO.
TENHO QUE ME INDIGNAR NÃO É COM A OBMEP E SIM POR ME TRANSFORMAREM EM UM
PRODUTOR DE NÚMEROS ESTATÍSTICOS MENTIROSOS PARA A SOCIEDADE!
TENHO QUE ME REVOLTAR É POR TER ALUNOS QUE ESTÃO CUMPRINDO PENA
SÓCIO-EDUCATIVA NA ESCOLA DEVIDO AO ECA, CONTAMINANDO OS FILHOS DOS
TRABALHADORES, LEMBRAM DO ALUNO QUE CHUTOU A DIRETORA ANO PASSADO EM
CONTAGEM, TRABALHEI LÁ, VEJAMOS O QUE ACONTECEU, ENQUANTO A MÍDIA FOCAVA
ELE SAIU DA ESCOLA, AGORA A DIRETORA FOI REMANEJADA E O ALUNO VOLTOU.
ISSO ME PREOCUPA, NÃO TEMOS SEGURANÇA PARA TRABALHAR, FELIZES SÃO OS ALUNOS
E PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS, LAMENTAVELMENTE DEVIDO AO PROCESSO
DE SELEÇÃO E DE HAVER PUNIÇÃO O SISTEMA FUNCIONA E LAMENTÁVEL, EU ENQUANTO
EDUCADOR ACHAR QUE ISSO É A SOLUÇÃO. NOSSO SISTEMA PÚBLICO ESTÁ EM CURTO, A
EDUCAÇÃO É PARA TODOS (QUE QUEREM ESTUDAR)!!!!!
PERDÃO POR MANIFESTAR ASSIM MAS NÃO AGUENTO MAIS O STRESS A LDB DIZ QUE
PARA EU FAZER MESTRADO POSSO ME AFASTAR COM REMUNERAÇÃO, NO ENTANTO, TENHO
DOIS CARGOS EM CONTAGEM E TENHO QUE RALAR, ME REBOLAR PARA DAR CONTA, EU
NÃO TENHO DIREITO, SÓ DEVERES! O ENGRAÇADO É QUE É EXATAMENTE O CONTRÁRIO
COM MEUS ALUNOS.
ABRAÇOS A TODOS!
QUE PRECISA SER REFORMULADO É O ENSINO, VEJAMOS O QUE TEMOS EM MINAS
GERAIS, NAS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS DA FAMÍLIA NEVES.
PROPAGANDO DIZENDO QUE OS PRIMEIROS LUGARES SÃO DE MINAS, O QUE ELE NÃO DIZ
É QUE SÃO DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS.
AQUI EM CONTAGEM, BH E BETIM, É ADOTADO O SISTEMA DE CICLO DE
"DESINFORMAÇÃO" HUMANA, DURANTE O TERCEIRO CICLO, ANTIGA SEXTA, SÉTIMA E
OITAVA, O ALUNO SÓ PODE SER RETIDO NO FINAL, CASO TENHA SIDO RETIDO NO
SEGUNDO CICLO, É ACELERADO PARA ADEQUAR A IDADE, ORA, É UMA MANEIRA
MARAVILHOSA DE "MAQUIAR" O IDEB DO MUNICÍPIO, SEM DIZER QUE OS ALUNOS QUE
APARENTEMENTE EVADIRAM CONTINUAM NA LISTA DE CHAMADA ATÉ O FINAL DO ANO,
AFINAL, EVASÃO ABAIXA O IDEB, ASSIM COMO A RETENÇÃO.
TENHO QUE ME INDIGNAR NÃO É COM A OBMEP E SIM POR ME TRANSFORMAREM EM UM
PRODUTOR DE NÚMEROS ESTATÍSTICOS MENTIROSOS PARA A SOCIEDADE!
TENHO QUE ME REVOLTAR É POR TER ALUNOS QUE ESTÃO CUMPRINDO PENA
SÓCIO-EDUCATIVA NA ESCOLA DEVIDO AO ECA, CONTAMINANDO OS FILHOS DOS
TRABALHADORES, LEMBRAM DO ALUNO QUE CHUTOU A DIRETORA ANO PASSADO EM
CONTAGEM, TRABALHEI LÁ, VEJAMOS O QUE ACONTECEU, ENQUANTO A MÍDIA FOCAVA
ELE SAIU DA ESCOLA, AGORA A DIRETORA FOI REMANEJADA E O ALUNO VOLTOU.
ISSO ME PREOCUPA, NÃO TEMOS SEGURANÇA PARA TRABALHAR, FELIZES SÃO OS ALUNOS
E PROFESSORES DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS, LAMENTAVELMENTE DEVIDO AO PROCESSO
DE SELEÇÃO E DE HAVER PUNIÇÃO O SISTEMA FUNCIONA E LAMENTÁVEL, EU ENQUANTO
EDUCADOR ACHAR QUE ISSO É A SOLUÇÃO. NOSSO SISTEMA PÚBLICO ESTÁ EM CURTO, A
EDUCAÇÃO É PARA TODOS (QUE QUEREM ESTUDAR)!!!!!
PERDÃO POR MANIFESTAR ASSIM MAS NÃO AGUENTO MAIS O STRESS A LDB DIZ QUE
PARA EU FAZER MESTRADO POSSO ME AFASTAR COM REMUNERAÇÃO, NO ENTANTO, TENHO
DOIS CARGOS EM CONTAGEM E TENHO QUE RALAR, ME REBOLAR PARA DAR CONTA, EU
NÃO TENHO DIREITO, SÓ DEVERES! O ENGRAÇADO É QUE É EXATAMENTE O CONTRÁRIO
COM MEUS ALUNOS.
ABRAÇOS A TODOS!
MMoura
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Telsuita,
Você está certíssima!
Não há como não se sentir enfraquecido com o ensino que vemos hoje. Os alunos passam no vestibular, pois sobram vagas nas instituições particulares, mas não conseguem vencer o Cálculo I e a Geometria Analítica, no primeiro período das engenharias. A culpa não é só deles, que não têm mais o hábito de estudar, mas também do ensino pobre que tiveram antes de ali chegar.
E não é apenas a OBMEP que mostra os objetivos que devem ser atingidos. Os resultados do ENEM demonstram a mesma coisa. As escolas públicas que obtêm bons resultados são aquelas privilegiadas, por terem corpo docente melhor qualificado, com melhores remunerações, como o Colégio militar.
Professora Maria Eugênia de Carvalho e Silva
Você está certíssima!
Não há como não se sentir enfraquecido com o ensino que vemos hoje. Os alunos passam no vestibular, pois sobram vagas nas instituições particulares, mas não conseguem vencer o Cálculo I e a Geometria Analítica, no primeiro período das engenharias. A culpa não é só deles, que não têm mais o hábito de estudar, mas também do ensino pobre que tiveram antes de ali chegar.
E não é apenas a OBMEP que mostra os objetivos que devem ser atingidos. Os resultados do ENEM demonstram a mesma coisa. As escolas públicas que obtêm bons resultados são aquelas privilegiadas, por terem corpo docente melhor qualificado, com melhores remunerações, como o Colégio militar.
Professora Maria Eugênia de Carvalho e Silva
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Na Escola que eu trabalho, ajudei na aplicação das provas da OBMEP, a nota dos alunos em média foi 2,03, portanto ninguem acertou nada a mais que se acertaria sem saber nada, realmente a prova foi muito dificil, e desistimula os nossos alunos a fazerem.
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Cara Professora
Sou professor há 40 anos. Durante muitos anos
atuei no ensino médio e vejo que apesar dos avanços da tecnologia a
formação dos alunos piora cada vez mais. Toda vida fui favorável a
disputa, a concorrência, pois sei que isso é uma forma de estimular o
ser humano, basta ver as potências orientais. Porém no Brasil isso não
funciona. Acho que os professores sempre levam a culpa pelo que existe
de errado na Educação, no entanto está bem claro que esse fracasso é
culpa exclusiva dos sucessivos governos corruptos que se sucedem no
Brasil. principalmente nos estados e municípios. Desse modo acho
acertada essa decisão de boicotar essa Olimpíadas.
Sou professor há 40 anos. Durante muitos anos
atuei no ensino médio e vejo que apesar dos avanços da tecnologia a
formação dos alunos piora cada vez mais. Toda vida fui favorável a
disputa, a concorrência, pois sei que isso é uma forma de estimular o
ser humano, basta ver as potências orientais. Porém no Brasil isso não
funciona. Acho que os professores sempre levam a culpa pelo que existe
de errado na Educação, no entanto está bem claro que esse fracasso é
culpa exclusiva dos sucessivos governos corruptos que se sucedem no
Brasil. principalmente nos estados e municípios. Desse modo acho
acertada essa decisão de boicotar essa Olimpíadas.
felipe@unama.br ___________________________________________________________ |
Olá Samuel,
muito bem colocado!
É fundamental que os objetivos estejam claros. Já ouvi mais de um professor
de Matemática dizer "teve que matricular todos os alunos na OBMEP".
Realmente não sei da onde isso vem e como surgiu esse mito, que é ruim pra
todos: para os alunos e professores que se frustram e para a olimpíada que
acaba tendo um público que ela não pretendia atingir.
E de quem é a culpa?
Não sei, só acho que os organizadores já deveriam estar cientes disso e se
esforçar para desfazer o mito.
Até mais Leonardo Barichello
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Boa tarde a todos
Sou professor em duas escolas públicas estaduais, ambas no interior do Rio
de Janeiro. Com referência à discussão da OBMEP, concordo com os colegas
quando se referenciam a frustração dos alunos. Percebi aqui também esse
mesmo comportamento nos meus estudantes. Existe uma pulverização na mídia
em prol desta Olimpíada e o que vemos é algo que destoa do que vem sendo
trabalhado nas escolas públicas. A percepção que temos quando analisamos
tais "provas", é que são propostas para detectar algum aluno que se destoe
no meio da multidão, para enfim, ser alçado pelos institutos de Matemática.
Concordo também quando salientam que os organizadores parecem não conhecer
a realidade das escolas públicas no Brasil; sugiro porém que a equipe que
elabora tais itens deveria ser divulgada a fim de transmitir maior
transparência diante do processo.
Mesmo acreditando que seja necessário haver reformulação no ensino, assim
como na Olimpíada, portanto, não concordo com a fala da colega Telsuita
quando é dito que o ensino deveria ser reformulado e não a Olimpíada.
Acredito ser pouco modesto esta afirmação, quando entendo que a Olimpíada
não necessite ser avaliada, como se ela (Olimpíada) servisse de base
fomentadora para a construção do currículo das escolas. Pelo contrário a
Olimpíada deveria caminhar em conjunto e não propor questões distantes das
que os estudantes conhecem, principalmente por nós professores que somos os
termômetros das salas de aula, pois pelo contrário, desconheço qualquer
intenção da organização na busca por sugestões dos professores da rede
pública.
Diante dos resultados e do sentimento de humilhação de nossos estudantes e
de desmotivação em não obter resultados satisfatórios, venho percebendo em
muitos colegas, e também em estudantes, a não participação neste
instrumento de avaliação.
Luciano Pecoraro Costa
Sou professor em duas escolas públicas estaduais, ambas no interior do Rio
de Janeiro. Com referência à discussão da OBMEP, concordo com os colegas
quando se referenciam a frustração dos alunos. Percebi aqui também esse
mesmo comportamento nos meus estudantes. Existe uma pulverização na mídia
em prol desta Olimpíada e o que vemos é algo que destoa do que vem sendo
trabalhado nas escolas públicas. A percepção que temos quando analisamos
tais "provas", é que são propostas para detectar algum aluno que se destoe
no meio da multidão, para enfim, ser alçado pelos institutos de Matemática.
Concordo também quando salientam que os organizadores parecem não conhecer
a realidade das escolas públicas no Brasil; sugiro porém que a equipe que
elabora tais itens deveria ser divulgada a fim de transmitir maior
transparência diante do processo.
Mesmo acreditando que seja necessário haver reformulação no ensino, assim
como na Olimpíada, portanto, não concordo com a fala da colega Telsuita
quando é dito que o ensino deveria ser reformulado e não a Olimpíada.
Acredito ser pouco modesto esta afirmação, quando entendo que a Olimpíada
não necessite ser avaliada, como se ela (Olimpíada) servisse de base
fomentadora para a construção do currículo das escolas. Pelo contrário a
Olimpíada deveria caminhar em conjunto e não propor questões distantes das
que os estudantes conhecem, principalmente por nós professores que somos os
termômetros das salas de aula, pois pelo contrário, desconheço qualquer
intenção da organização na busca por sugestões dos professores da rede
pública.
Diante dos resultados e do sentimento de humilhação de nossos estudantes e
de desmotivação em não obter resultados satisfatórios, venho percebendo em
muitos colegas, e também em estudantes, a não participação neste
instrumento de avaliação.
Luciano Pecoraro Costa
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Concordo plenamente quando você diz que vários alunos se sentem
desestimulados por não terem o mínimo de conhecimentos necessários
para realizar a prova. Penso que uma competição só deve existir com
quem deseja competir de verdade e não com alunos que nem se quer sabem
que estão inscritos e nem se desejam realmente participar. Também
acredito que se realmente tivesse uma preocupação com a educação, não
haveria uma olímpiada específica para escolas públicas e sim uma única
para todos os alunos. Mesmo desejando competir, nossos estudantes têm
uma estrutura de ensino precária que não permite ao mesmos terem êxito
na prova, mas é claro que existe exceções. Acredito que a intenção dos
idealizadores da olímpiada são as melhores possíveis, mas se queremos
não somente usar números, temos que preparar os alunos com seriedade
não só para fazer essa prova mas também para que tenham êxito em sua
vida escolar.
desestimulados por não terem o mínimo de conhecimentos necessários
para realizar a prova. Penso que uma competição só deve existir com
quem deseja competir de verdade e não com alunos que nem se quer sabem
que estão inscritos e nem se desejam realmente participar. Também
acredito que se realmente tivesse uma preocupação com a educação, não
haveria uma olímpiada específica para escolas públicas e sim uma única
para todos os alunos. Mesmo desejando competir, nossos estudantes têm
uma estrutura de ensino precária que não permite ao mesmos terem êxito
na prova, mas é claro que existe exceções. Acredito que a intenção dos
idealizadores da olímpiada são as melhores possíveis, mas se queremos
não somente usar números, temos que preparar os alunos com seriedade
não só para fazer essa prova mas também para que tenham êxito em sua
vida escolar.
Aveilson
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