Companheirada,
Encaminho breve repasse da greve aqui em Santa Maria e Nota de Repúdio a atual Gestão do DCE. Vai um pouco atrasado, mas não conseguimos mandar antes.
No dia 11 de Julho, os técnico-administrativos em greve de todo o Brasil deliberam por uma rodada de 36 horas de ocupação de reitorias. Na UFSM, o movimento foi articulado entre o Fórum de Greve Unificado, que é composto pelos três comandos de greve, docente, TAEs e estudantil.
A ocupação em Santa Maria tinha o objetivo de obter uma resposta do reitor Felipe Muller no que diz respeito ao calendário acadêmico, ao corte de ponto dos grevistas e o direito de greve e não criminalização dos estudantes grevistas.
Esta, ocupação, iniciou-se no dia 11 de julho com portas abertas do hall da reitoria e teve seu processo de radicalização no inicio do dia 12, quando impedimos o funcionamento de todas as atividades da reitoria, impedindo o acesso a todas as entradas do prédio.
Neste mesmo dia, como cronograma do calendário de greve estudantil haveria reunião do comando de greve, a qual foi puxada para a própria ocupação. Nesta reunião, o coletivo Reconquistar a UNE da Articulação de Esquerda do PT e atual gestão do DCE trouxe o debate de que a ocupação não era realizada pelos estudantes e não continha pautas dos estudantes, mas sim era de apoio aos TAEs em greve. Afirmava com isso, que para ser uma ocupação estudantil deveria ser encaminhada em assembleia de estudantes. Assim, novamente tomando a atitude de frear as lutas do movimento estudantil, escondendo o embate que há a nível nacional contra a proposta privatizante de educação do partido dos trabalhadores e do governo Lula e Dilma.
A esquerda do movimento estudantil defendia que a ocupação havia sido deliberada em Comando de Greve, como as diversas atividades que animaram a UFSM durante a greve e que não haveria a necessidade de uma assembléia para legitimar um fato que já estava até ocorrendo, e que se dava em articulação com os outros setores.
Ao final de mais de três horas de debate, o qual contou com um rebaixamento do mesmo em muitos momentos, perdendo até mesmo o foco e a mediação do espaço, por mais que não tivéssemos acordo com uma assembléia, optamos por propor que a ocupação fosse legitimada em assembléia, enquanto o DCE trouxe a proposta de que fosse encaminhada em CEB, que ocorreria no mesmo dia e que não havia sido puxado para o espaço da ocupação.
Através de uma manobra do DCE, que deslegitimou o encaminhamento da plenária da greve e composição do comando, a votação foi feita por diretórios acadêmicos e não por estudantes de curso como havia sido encaminhado. Ao final, perdemos na votação por apenas um voto de diferença, demonstrando que aumentamos a contradição no seio da base do movimento estudantil que o PT se propõe a construir.
No CEB, o qual compreendemos enquanto DA não participar, foi aprovado que os estudantes não compunham a ocupação. Assim, a esquerda do ME permaneceu no espaço enquanto o DCE, que havia aparecido somente para cumprir tabela, mandou alguns de seus representantes.
No outro dia, o qual desocupamos o reitor encaminhou uma nota da qual trazia alguns dos pontos que contemplavam os grevistas. Por não contemplar em sua totalidade, teve acordo para que a desocupação fosse efetivada, que um nota construída pelo comando de greve das três categorias que trazia mais elementos para o debate sobre o calendário e o direito de greve fosse socializada no site da UFSM.
Com isso, o Comando de Greve Estudantil patrolou o golpe dado pelo DCE e continuou respondendo enquanto movimento estudantil. Esse fato, demonstra a mesma postura que os representantes do governo no ME, no caso a UNE teve ao patrolar o comando de greve estudantil e sentar com o Mercadante e mais uma vez reforça que não é esse movimento estudantil que defendemos construir.
Assim, ao final do processo, tiramos em articulação com a esquerda do ME, uma carta de repúdio ao DCE, a qual encaminhamos em anexo.
Nota: http://www.dacefdufsm.blogspot.com.br/2012/07/nota-sobre-ocupacao-da-reitoria-da-ufsm.html
--
Guilherme Stürmer Lovatto
DACEFD - UFSM Gestão 11/12 " Lutar quando é Fácil Ceder!" - Agitação e Propaganda
http://www.dacefdufsm.blogspot.com/
Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física - Coordenação Geral
http://www.exneef.libertar.org/
"A vida é bela, que as gerações futuras a limpem de todo ó mal, de toda opressão, de toda violência e possam gozá-lá plenamente." (Leon Trotsky)
--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
0 comentários:
Postar um comentário