[MEEF] Reducao das aulas de EF nas escolas para UMA AULA semanal


REPASSANDO... 
Ana Russi  (44) 9945 - 2637
Centro AcadêmicoDa Luta Não Me Retiro
PETPrograma de Educação Tutorial
O Capital - Projeto de Leitura do Livro O Capital
EDUFESC - Educação Física Escolar, Educação e Marxismo
UEM


CAFIL – CENTRO ACADÊMICO DE FILOSOFIA

Universidade Estadual de Maringá

 

Ao departamento de Educação Física da UEM

            No dia 28 de Agosto de 2012 aconteceu em Curitiba/PR reunião do NESEF (Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre o Ensino de Filosofia) para análise da conjuntura pós divulgação dos índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e do posicionamento da superintendente na RPC (Canal que cobre a Globo no Paraná). O que foi tirado nesta reunião é que a situação das disciplinas de filosofia e sociologia ainda encontram-se com risco de redução de aulas, pois cogita-se que a SEED (Secretária do Estado de Educação) enviará ao CEE (Conselho Estadual de Educação) até o mês 09/12 uma proposta única de matriz curricular a ser implementada em todas as escolas de ensino médio. Para isso algumas disciplinas seriam reduzidas a uma aula semanal na matriz curricular.

Segundo especulações a proposta irá reduzir para uma aula semanal as disciplinas de Artes, Educação Física, Filosofia, Sociologia e LEM em prol do aumento do número de aulas de português e matemática. Assim, cremos que é importante nos articularmos junto a APP – Sindicato novamente os coletivos de Filosofia e Sociologia e mais, inserir os professores e estudantes das demais disciplinas em risco na discussão e na luta.

Não podemos fazer uma luta corporativista em torno somente da filosofia e da sociologia, precisamos mobilizar também os professores das demais disciplinas que correm o mesmo risco. A estratégia de aprovar em assembléia uma moção pela não redução de aulas parece ser boa, mas precisamos aliar a isto a ampliação da matriz curricular para ao menos 29 aulas semanais (como ocorre no CEP e nos colégios da PM). Com isso não entramos em choque com professores de português e matemática que certamente apóiam a decisão da SEED.

Outra ação deverá ser junto ao CEE que irá discutir a questão em setembro. A estratégia da SEED via CEE é uma tentativa de desviar o foco para o CCE que, como sabemos, acatará a proposta da SEED tendo em vista a resolução do curso de formação de docentes votada no inicio do ano. Outra alternativa é mobilizar as representações estudantis do Paraná – seja do ensino médio e das graduações. Precisamos saber quem tem contato com a UPE para mobilizá-los o mais rápido possível. Vamos nos mobilizar.

Por meio deste documento, nós, do CAFIL (Centro Acadêmico de Filosofia) convidamos os professores e alunos do departamento de Educação Física a comparecerem na reunião no dia 03/09 (segunda-feira) às 17h30min no bloco I12.

 

Direção do CAFIL

tocadasofia@gmail.com

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário