Re: [Profs Mat:6128] MDC e MMC

Juliana
 
Estou ensinando o mesmo para turrmas do 6º ano e parti da tabuada, mostrando para os alunos que os múltiplos de um número são aqueles que aparecem depois do sinal de igual na tabuada e que são o resultado do produto daquele número por um natural inclusive ele mesmo. Então eu faço o mesmo com um outro número e peço que eles identifiquem os múltiplos que são comuns a ambos e que selecionem o maior. Daí passo aos divisores utilizando os mesmos númeroos que utilizei no caso dos múltiplos, lembbrando que o maior divisor de um número é ele mesmo. Aí eu peço que eles identifiquem que número é divisor de ambos ao mesmo tempo.De posse desses resultados, deixando-os num canto da lousa, parto para o processo da deccomposição em fatores primos, do jeito que está no livro, circulandoo os números sempre que for possível a divisão de ambos os termos. Daí eu mostro para eles que, multiplicando todos os fatores que aparecem à direita da barra(comuns ou não) eu obtenho o menor múltiplo comum aos números que eu estou trabalhando e comparo com o resuultado no outro lado da lousa(da tabuada feita anteriormente)e que se eu multiplicar apenas os fatores comuns a ambos eu obtenho o máximo diivisor comum e comparo com o outro lado da lousa onde eu havia escrito juntamente com eles os divisores de ambos e selecionado aquele que era comum a ambos. Para mostrá-los a aplicação , existem exemplos de situacões-problemas no livro do tipo:
"Uma pessoa toma 3 remmédiios por dia: 1 de 4 em 4 h, 1 de 8 em 8 h e 1 de 12 em 12 h. Se ela tomou os 3 à meia-noite, depois de quanto tempo voltará a tomá-los juntos? Aí é só fazê-los perceber que é um caso que pode ser resolvido por mmc dos 3 númerros dados(4,8 e 12) que é igual a 24. Volltando à tabuada, mostrar  que o menor múltiplo comum aos 3(4,8 e 12) é de fato 24.
Bom, eu tenho feito assim e eles têm respondido bem. Espero que dê certo com você também. Boa soorte!
Em 15 de agosto de 2012 22:07, Debora Zaramela <deborabaga@gmail.com> escreveu:
Juliana

algoritmo de Euclides também usa divisões na sua resolução, o que recai na dificuldade de seus alunos. Acredito que no 6° ano não dá para desvincular tais operações com as operações fundamentais. Assim, acho que se você focar no processo de fatoração não terá dois "serviços" diferentes, ou seja, ensinar o MDC com tal processo e depois ensinar a fatoração para o MMC. 
As outras dicas que os colegas deram são extremamente válidas, acredito que se eles entenderem o que significa tais cálculos será de grande ajuda.

Debora

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