Re: [MEEF] Paralisação das atividades acadêmicas da UFAL/Arapiraca por falta de segurança

Camaradas,

A ExNEEF, no intuito de contribuir com o processo que a UFAL e os estudantes vem passando em torno da falta de segurança no campus, elaborou uma nota para dialogo com os estudantes sobre o que está acontecendo.

Esperamos que contribua para o enriquecimento da luta estudantil em defesa de outra universidade e outra sociedade.

Em anexo a nota em pdf. Abaixo a nota e o link da mesma.

Abraços e força na luta!

Link: http://www.exneef.libertar.org/?p=310

Nota da ExNEEF sobre o Cerceamento do Campus da UFAL

Vivemos na sociedade mais desigual de toda a história da humanidade, a sociedade capitalista. Esta sociedade, baseada na propriedade privada dos meios de produção e na exploração do homem pelo homem que é capaz de produzir alimento para o dobro da população mundial, mas convive pacificamente com a fome e que possui mesmo na época da informatização 1/3 da força de trabalho economicamente ativa desempregada, cria muros entre a humanidade.
Estes muros têm a clara intenção de manter a riqueza, a qual é produzida socialmente mas apropriada de forma privada, nas mãos daqueles que hoje exploram o trabalho alheio em busca do lucro, a classe burguesa. Esta classe é a responsável pelas grandes mazelas que afligem a humanidade como a fome, o desemprego, o analfabetismo e o aumento da violência em escala mundial, pois mantém esta situação através da força do aparato legislativo, militar e policial e da criação de consensos pela educação e pela mídia.
Dentro disso, os fatos que tem ocorrido na UFAL em relação a construção de muros e cercas devido ao aumento de roubos e da violência no campus, são importantes para que possamos analisar e compreender a realidade na perspectiva de transforma-lá. Afirmamos isso, pois em primeiro momento demonstra que a universidade é uma instituição social que vivencia em seu cerne as mesmas contradições que o conjunto de
toda a sociedade enfrente e que por conseqüência depende da transformação radical do capitalismo para também ser modificada de forma radical. Em segundo momento, mas ainda assim de forma articulada com o primeiro, demonstra que o discurso de ampliação e democratização do acesso à universidade pública que advém da implementação do REUNI em nada se demonstra na prática. Isso se comprova tanto na histórica
greve que varreu as universidades federais no ano de 2012 quanto também pela crescente política de militarização e cerceamento das universidades, como nos demonstra o caso da UFAL e da USP.
Dessa forma, é imprescindível colocar que não negamos políticas de segurança pública para o ambiente das universidades como iluminação e guardas universitárias desmilitarizadas e contratadas via concurso público, desde que estas não firam a relação que a universidade deve ter com o conjunto da
sociedade através do tripé ensino-pesquisa-extensão e da autonomia intelectual da instituição. Porém, compreendemos que o fim da violência não se dará com o cerceamento da universidade e sua elitização, mas sim com a superação da sociedade capitalista.
Esta superação, também será a responsável pela democratização da educação e do trabalho e pelo fim da exploração e de toda a forma de opressão. Como acreditamos que esta será feita por homens e mulheres, chamamos assim, todos e todas as estudantes da UFAL a se somarem nesta luta, que está relacionada com a luta em defesa da educação, da saúde e da segurança pública, gratuita e de qualidade a serviço da classe trabalhadora.

"Por um mundo em que sejamos socialmente iguais,
humanamente diferentes e totalmente livres."
Rosa Luxemburgo

Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física – Gestão 2012/2013



Em 21 de setembro de 2012 22:51, Luís Henrique Araújo <luyhenri@gmail.com> escreveu:
Camaradas,
Estou escrevendo para deixá-los a par da atual situação da UFAL/Campus Arapiraca, como fiz em algumas oportunidades no ENEEF. As atividades acadêmicas do nosso campus estão paralisadas desde o dia 02 de abril, devido à fuga dos reeducandos do presídio que fica ao lado da Universidade. Neste dia houve sequestro e um morador foi baleado por um fugitivo, fatos que deixaram a comuniadade acdêmica em estado de choque. Vale ressaltar que esta foi a 17ª fuga desde 2006, ano de implantação do Campus, resultado do REUNI. Desde então, alunos, professores, técnicos-administrativos e terceirizados vêm realizando mobilizações pela desativação do presídio e o que conseguimos até então foi a assinatura de um termo de compromisso pelo Estado, Reitoria da UFAL, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Assembleia Legislativa, fato ocorrido no último dia 14. Neste termo, o Estado se compromete a construir um novo presídio no município de Craíbas, a 20km de Arapiraca, em área distante da zona urbana, além da implementação de algumas medidas paliativas para que as atividades acadêmicas retornem, enquanto esperamos a construção do presídio (vide mais detalhes no documento em anexo). Em assembleia realizada no último dia 20, a comunidade acadêmica decidiu que as atividades só retornam após a concretização das medidas paliativas (muro de 6m, cerca navalhada, câmeras de segurança, viatura no entorno do campus), posto que, no momento, houve apenas o início de construção do muro e a viatura, que já esta a disposição. Vale ressaltar que o Reitor queria que voltássemos com as mediadas sendo implementadas. Neste sentido, peço uma moção de apoio da ExNEEF à luta por segurança na UFAL/Campus Arapiraca.

E vamos em frente, porque a luta é para vencer!

--
Luís Henrique Silva de Araújo
Acadêmico do 8º Período do Curso de Educação Física Licenciatura
Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca
Membro da LEPEL (Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer)

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com



--
Guilherme Stürmer Lovatto

DACEFD - UFSM Gestão 11/12 " Lutar quando é Fácil Ceder!" - Agitação e Propaganda

http://www.dacefdufsm.blogspot.com/
Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física - Gestão 12/13 - Coordenação de Finanças
http://www.exneef.libertar.org/


"A vida é bela, que as gerações futuras a limpem de todo o mal, de toda opressão, de toda violência e possam goza-lá plenamente." (Leon Trotsky)

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário