[MEEF] RURAL DO RJ EM LUTA!

 Foi Deliberado na I ASSEMBLEIA GERAL DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA na data 28/09/2012 um documento onde apresentava todas as problemáticas que precarizavam o ensino do curso de Educação Física, apontando as condições estruturais das salas do Departamento e praça de desportos da UFRRJ, e também as condições acadêmicas que dizia respeito as atitudes inadequadas de professores no curso. E foi deliberado também que o C.A.L.E.F organizasse um ATO no Departamento, onde trouxesse à tona a voz dos estudantes, que por tanto tempo permaneceu apagada.No dia 10/10/2012 o Departamento de Educação Física e Desportos, presenciou a maior manifestação de estudantes do curso de Educação Física de todos os tempos contando com mais de 150 estudantes, as pró-reitorias e alguns professores.


Em meio à atual precariedade do ensino, levantamos diversos absurdos em relação às condições do curso de Educação Física na UFRRJ. Dentre elas a falta de papel higiênico, pista de atletismo abandonado, material olímpico abandonado, espelhos na sala de dança quebrados, iniciativa privada em laboratório de ensino, sala de Xerox desativada, laboratório de informática com hora de funcionamento aleatório, o abuso de poder dos professores, o desrespeito com o estudante, falta de esclarecimento sobre tudo, enfim.


A maior indignação explicitada, sem minimizar os outros tópicos, é a fragmentação forçada depois da visita do MEC ao nosso currículo, Por isso aproveitamos o momento histórico e chamamos o debate sobre a fragmentação do currículo e por unanimidade dos estudantes VETAMOS a imposição do sistema CONFEF/CREF's que através de uma perspectiva de mercado traz a criação do curso de bacharelado em Educação Física. Por entendermos que a fragmentação representa um retrocesso na qualidade do ensino da nossa Instituição. Buscamos afrontar o conformismo de alguns, nos organizar e lutar por uma formação de qualidade! POR ENTENDERMOS QUE A EDUCAÇÃO FÍSICA É UMA SÓ.

Por isso TRAÇAMOS A NOSSA PRINCIPAL BANDEIRA DE LUTA: FORMAÇÃO UNIFICADA JÁ!


Todas as pro - reitorias presentes e a coordenadora Márcia Campeão se posicionaram a favor do movimento esclarecendo alguns pontos de pauta das nossas reivindicações e os professores do nosso departamento, mais uma vez, mostraram a falta de dialogo com os estudantes, ninguém se posicionou com exceção do professor subchefe do Departamento de Educação Física e Desportos Anderson Bezerra.

Tiramos do ato a proposta de criação da comissão paritária da implementação do currículo ampliado e a comissão de reforma da praça de desportos da UFRRJ.

Dia 24/10/2012 apresentaremos a resposta as reivindicações dos estudantes na II Assembleia geral dos Estudantes de Educação Física, junto com a votação da representação de delegados para compor as comissões.


Nossa avaliação sobre o ato é que foi bastante proveitoso, pois agora estamos sendo ouvidos! Tivemos visibilidade, estamos com poder e agora só nos resta a vitória! MAS PARA ISSO O ESFORÇO TEM QUE SER COLETIVO!

                                     "Se o momento é de luta, o futuro nos pertence !"(ENEEF-UEFS)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário