repassando
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Centro Esportivo Virtual <mensageiro@cev.org.br>
Data: 30 de outubro de 2012 09:10
Assunto: [CEV EF-Esporte] Educação Física no Enem, Relação Entre
Corpo, Indivíduo e Sociedade é Tema do Enem
... um novo debate na Comunidade Educação Física e Esporte
Para responder, entre em
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/debate/educacao-fisica-enem-relacao-entre-corpo-individuo-sociedade-tema-enem/
--------------------------------------------------------------------------------
Educação Física no Enem, Relação Entre Corpo, Indivíduo e Sociedade é
Tema do Enem
Cevnautas, vamos comentar a presença da Educação Física no ENEM? Segue
texto do Prof Mateus Prado no Ig. No fim desse texto tem o endereço da
fonte (a página original tem fotos e quadros ilustrativos). Laercio
Relação entre corpo, indivíduo e sociedade é tema do Enem
Terceira competência da prova de Linguagens tem questões relacionadas
à educação física
29/10/2012 18:17
Assuntos relacionados à educação física são cobrados pela terceira
competência da prova de Linguagens. Mas, diferente da maioria das
aulas de educação física que acontecem nas escolas de ensino médio
pelo Brasil afora, onde geralmente o que acontece é a simples prática,
sem o debate, do exercicio físico ou a realização de jogos
popularmente conhecidos pela nossa população, o Enem apresenta nas
questões a relação entre corpo, indivíduo, sociedade e cultura.
O aluno precisa compreender que a forma com que cada pessoa lida com a
questão do movimento está relacionada a questões culturais. O
desenvolvimento tecnológico causou mudanças comportamentais que agiram
na mudança dos corpos das pessoas. A população, em média, diminuiu
seus movimentos. No vácuo dessas mudanças é necessário compreender o
mercado de remédios para emagrecer, para ganhar músculos e o de
academias. No mesmo sentido, é necessário compreender o aumento da
obesidade no Brasil e no mundo, mesmo com milhares de pessoas passando
fome. A competência valoriza a prática física como uma forma de
obtenção de bem-estar do ser humano, mas respeitando a diversidade das
pessoas e de suas atividades na sociedade.
Estude
Guia Enem para alunos e professores
Competência 1 de Matemática: Introdução
Competência 2 de Matemática: Geometria
Competência 3 de Matemática: Escalas
Competência 4 de Matemática: Porcentagem
Competência 5 de Matemática: Álgebra
Competência 6 de Matemática: Gráficos
Competência 7 de Matemática: Estatística
Competência 1 de Humanas: Cultura e identidade
Competência 2 de Humanas: Fronteiras e conflitos
Competência 3 de Humanas: Estado e Direito
Competência 4 de Humanas: Evolução tecnológica
Competência 5 de Humanas: Cidadania
Competência 1 de Linguagens: Comunicação
Competência 2 de Linguagens: Língua estrangeira
Como entender que algumas pessoas se expõem a esforços físicos além do
suportável para conquistar corpos que a mídia reflete como modelo? A
própria definição de beleza no decorrer dos tempos é questionada pela
competência. Quem define os padrões de beleza e quais são seus
interesses? O movimento corporal também aparece aqui como elemento
integrador de culturas. Isso pode ser representado no Enem por
esportes, como a capoeira e o futebol, por danças, como o forró e o
carnaval, e por marcas representadas no corpo, como roupas, tatuagens
e brincos, entre outras coisas.
Habilidades
Propondo esta competência, o Enem quer saber se você é capaz de:
• Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em
função das necessidades cinestésicas;
• Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social,
considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação
para diferentes indivíduos.
Dicas de estudo
Desenvolvendo e aprimorando habilidades e competências
1. Os brincos hoje são utilizados, em geral, pelas mulheres para
enfeitar-se. Descubra qual era o significado dos brincos para os
navegadores na época dos grandes descobrimentos. Também pesquise o
motivo pelo qual os escravos eram tatuados na antiguidade.
2. Para você, quem é a mulher ou homem mais bonito do mundo? Será que
na época do feudalismo essa pessoa também seria considerada bonita?
Pesquise, em várias épocas, quais eram as características das mulheres
e homens considerados bonitos.
3. Imagine quais eram os movimentos diários de um artesão no período
anterior à Revolução Industrial. Compare esses movimentos com o de um
homem da modernidade que trabalhe em um escritório e um que trabalhe
no corte manual da cana. Como você imagina que seja o corpo de cada
um?
4. Peça para seus pais e familiares mais velhos fotos da juventude
deles. Compare as roupas, os cabelos, os sapatos e outras
características representadas nessa foto com as que são utilizadas
hoje. Converse um pouco som seus familiares sobre como eles se sentiam
com essas roupas naquela época e como se sentiriam se as utilizassem
hoje.
5. Helena de Tróia foi considerada a mulher mais bela de todos os
tempos. Na internet, procure antigas imagens que representem Helena.
Procure também imagens com as últimas Misses Universo. Para você, qual
é mais bonita? Pense sobre o que, em toda a sua vida, influenciou suas
escolhas e o que influenciou os artistas que retrataram Helena ao
longo do tempo.
Vejamos agora como esse tema irá aparecer nas questões do Enem:
Foto: Reprodução
GASARI, T.C. Dança e Educação Física na Escola: implicações para a
prática pedagógica.
Com base no texto, verifica-se que a dança, presente em todas as
épocas, espaços geográficos e culturais, é uma:
A) prática corporal que conserva inalterdas suas formas,
independentemente das influências culturais da sociedade.
B) forma de experessão corporal baseada em gestos padronizados e
realizada por quem tem habilidade para dançar.
C) manifestação rítmica e expressiva voltada para as apresentações
artísticas, sem que haja preocupação com a linguagem corporal.
D) prática que traduz os costumes de determinado povo ou região e está
restrita a este.
E) representação das manifestações, expressões, comunicações e
características culturais de um povo.
Comentário: A dança é uma das formas de expressões mais antigas nas
diferentes culturas. Ela passou de ritual para manifestação da elite
social e segue em constante evolução. As danças constituem uma das
mais belas expressões da cultura de um povo, de uma região ou de uma
comunidade e vem acompanhando o ser humano desde o início dos tempos,
através de sua história.
Gabarito: E
Comentário: A alta pressão por produtividade vem afetando sobremaneira
a saúde de trabalhadores mundo afora. Não é só o cansaço físico e
mental que vem apresentando crescimento, mas a repetição de movimentos
– como quem fica o dia inteiro digitando frente a um computador, ou em
pé em uma guarita de segurança, ou dobrando roupas em uma loja. Tal
prejuízo vem sendo observado pelas empresas, que passaram a adotar a
ginástica laboral em seu dia a dia. Esta iniciativa visa é promover
adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios
dirigidos. Aliar produtividade – importante para a sobrevivência
econômica e de mercado de uma empresa – com o trato à saúde de seus
funcionários é um dos grandes dilemas do mercado de trabalho atual.
Gabarito: A
Comentário: A questão toca em um ponto crucial para a formação de um
ser humano: o aprendizado. Crianças, por definição, são seres expostos
diariamente ao aprendizado, seja ele escolar ou do cotidiano. Os
jogos, como ações sócio recreativas, sempre foram importante
instrumento de sociabilização e exercício de importantes qualidades,
como a paciência, a humildade e a noção de coletivismo. O mundo
moderno, porém, vem diminuindo estas interações, que vêm sendo
trocadas por jogos eletrônicos, televisão e computadores.
Gabarito: A
Comentário: A preocupação com o corpo é válida e verdadeira: em nosso
mundo, em que o excesso se faz presente, é preciso saber se alimentar
direito e até dormir de forma adequada. Mas, entendida como consumo
cultural, a prática do culto ao corpo coloca-se hoje também como
preocupação geral válida, que perpassa todas as classes sociais e
faixas etárias, apoiada em um discurso que ora lança mão da questão
estética, ora foca na preocupação com a saúde.
Gabarito: A
FONTE: http://bit.ly/enem_ef
--------------------------------------------------------------------------------
Visite: Educação Física e Esporte - Centro Esportivo Virtual
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/
--
http://bit.ly/Brasil-tem-os-politicos-mais-caros-do-mundo x
http://bit.ly/pobres-professores
Laercio Elias Pereira http://cev.org.br/qq/laercio
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Educação Física - UFAM" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para ufam-ef@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para ufam-ef+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/ufam-ef?hl=pt-BR.
[ufam-ef] educacao fisica no ENEM
07:22 |
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário