Olá pessoal,
Encaminhando o triste ocorrido na Comunidade da PAZ que nós, do CARB, estamos acompanhando.
Esta comunidade está localizada ao lado da construção do estádio do Itaquerão (Futuro estádio do Corinthians) um dos estádio que serão utilizados nos jogos da Copa das Confederações no Brasil em 2014.
Trago o relato de um camarada presente no ocorrido, mas sabemos que, infelizmente, este episódio não é isolado em são paulo. Vem se repetindo, inclusive, em muitos estados pelo Brasil a fora em regiões que receberão os jogos dos Megaeventos em 2014 e 2016. É uma triste realidade ocorrida principalmente em virtude da especulação imobiliária.
Repassem, para que muitos possam ter conhecimentos deste fatos.
E vamos à luta!
Tati
__________________________________________________________________________________
Tatiana Bahov Perfeito
Estudante de Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP
Centro Acadêmico Ruy Barbosa - EEFE-USP/ Gestão "Até quando esperar?" 2011/2012
Coordenação regional - Regional 1 - Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física
----- Mensagem encaminhada -----
De: val.couto88 <val.couto88@gmail.com>
Para: carb_eefeusp@googlegroups.com
Enviadas: Domingo, 28 de Outubro de 2012 14:32
Assunto: [carb_eefeusp] Fwd: O incêndio na favela da Paz
De: val.couto88 <val.couto88@gmail.com>
Para: carb_eefeusp@googlegroups.com
Enviadas: Domingo, 28 de Outubro de 2012 14:32
Assunto: [carb_eefeusp] Fwd: O incêndio na favela da Paz
Em sábado, 27 de outubro de 2012 21h22min20s UTC-2, turun...@uol.com.br escreveu:
Estávamos em reunião do Comunas – Comunidades Unidas- quando, por telefone, nos chegou a notícia de que mais um incêndio surgia na comunidade da Viela da Paz. Presentes dois companheiros que residem na comunidade. Saímos rapidamente e para lá fomos, demorando uns dez minutos para chegar. Buscamos auxiliar de alguma forma às pessoas que tentavam retirar pertences quando os moradores desistiram de salvar mais alguma coisa porque o fogo impedia que um bujão de gás fosse retirado. Por segurança nos afastamos e aguardamos a chegada dos bombeiros. Os primeiros representantes dos poderes públicos a chegarem foi uma dupla de policiais militares que desceram da viatura de arma em punho, talvez para apagar o fogo à bala... Este comportamento de pouco respeito continuou, moradoras relataram que a policial dessa guarnição disse a elas que eram todas "nóias". Posteriormente, outra guarnição chegou e um policial armado de metralhadora passou a intimidar um morador indignado que reclamava, compreensivelmente, da demora dos bombeiros e dos descasos que os poderes públicos brindam aos cidadãos da favela da Paz. Como sempre os bombeiros foram bem recebidos com a população se mobilizando para servir água para que bebessem, tremendo era o calor. No final, contabilizaram-se seis barracos queimados com a perda da maior parte dos pertences de seus moradores. Da defesa civil, ou de qualquer órgão público que não fosse repressivo, nem cheiro, o único cheiro que adentrava nossas roupas e peles era o de madeira, plásticos, panos queimados. No fim dos trabalhos dos bombeiros chegou uma equipe da Eletropaulo que cortou todas as ligações elétricas que os moradores fizeram, o famoso "gato". Explique-se: ainda que notificados pelo Ministério Público de que as ligações de energia deveriam ser realizadas, a Eletropaulo mantém a comunidade desprovida quase em sua totalidade de eletricidade. Na comunidade falta luz e água, falta informação sobre as obras do Parque Linear do Rio Verde que será feito no local, falta um plano de moradias para os moradores, uma resposta social e não policial para as necessidades dos cidadãos.Tonhão
0 comentários:
Postar um comentário