Re: [Profs Mat:6573] O Incomensurável

  Olá João. Não tenho muita "base científica", mas vou falar a partir das minhas observações como aluna que fui e ainda sou da rede pública (desde o ensino médio estudo em instituições públicas) e como professora da rede pública (do ensino fundamental à graduação).

  Primeiro, os dados mostram a realidade da educação no país e penso que posso dizer, da educação pública. Provavelmente a maioria dos alunos inscritos  para o curso de medicina ou direito são de escolas particulares ou fazem algum cursinho pré-vestibular. Justamente por saberem da concorrência.
  Aí vem um segundo ponto, o valor dado a algumas carreiras. Se formos olhar as notas dos cursos de licenciatura, são baixíssimas. Isto tem relação com a procura. Se a concorrência é pequena não há porque se preocupar em tirar notas muito altas. Quem quer ser professor hoje?
  Aproveito para comentar um e-mail enviado por um colega no grupo sobre profissões promissoras e a de matemático está lá. Fiquei me perguntando: Bacharel ou licenciado? Onde? No Brasil???
  Terceiro, é a questão da seleção. Como selecionar alunos com um conhecimento mínimo necessário para ingressar em um curso superior e ao mesmo tempo dar oportunidade aos que não tiveram uma boa formação de prosseguir nos estudos? 
  Vejo meus colegas que não tiveram boa formação na educação básica por falta de recursos e não conseguiram entrar para uma universidade pública e tiveram que suar para pagar faculdade particular. O ingresso nas faculdades particulares, em geral, é muito mais fácil. Não quero dizer que a universidade pública é para quem não tem recurso, mas essas pessoas acabam mais uma vez sendo desfavorecidas. Se bem que hoje temos o sistema de cotas. 
  Como manter a qualidade do curso se o "nível" dos alunos é aquém do esperado e ao mesmo tempo não permitir uma alto índice de evasão? É um problema lá na base, que por anos não tem sido resolvido e que chegou a graduação. Será que já chegou também a pós-graduação? Não sei dizer.
  E diante disso aproveito também para levantar a questão do ENEM. Um aluno que tenha formação matemática baseada no ENEM está apto para ingressar em quais cursos? Quantos conteúdos ficam de fora? As universidades que aderiram ao ENEM como única forma de seleção estão sentido alguma diferença no nível dos alunos que estão ingressando?
  Desculpa por "falar" muito. São apenas algumas ponderações.
  Abraços!!
 
Juliana Chagas


De: João Batista Nascimento <joaobatistanascimento@yahoo.com.br>
Para: "profmat@googlegroups.com" <profmat@googlegroups.com>
Enviadas: Sábado, 29 de Dezembro de 2012 17:41
Assunto: [Profs Mat:6571] O Incomensurável

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