Prezadas e prezados educadores ambientais.
Neste momento em que retomamos um novo ciclo no calendário, nas nossas atividades e principalmente nas nossas lutas quero desejar a tod@s muita energia, alegria, clareza, desejos, saúde, afeto e tudo mais que alimente e suporte os sonhos e realizações individuais e coletivas que temos pela frente.
Aproveito para enviar um informe sobre a abertura de um processo seletivo para contratação de professor(a) temporário(a) na ESALQ / USP (Piracicaba - SP). Se considerarmos a carga horária (que eventualmente acaba ultrapassando o previsto) e o fato de ser um contrato temporário pode não ser tão atraente, mas, para efeito de experiência e curriculo é algo bem legal.
Saudações ambientalista
Antonio Vitor Rosa - FFCLRP / USP
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ
EDITAL/ESALQ/USP/ATAC/102/2012
ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE UM PROFESSOR TEMPORÁRIO.
O Diretor da ESALQ torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido "ad referendum" do Conselho Técnico Administrativo, estarão abertas pelo prazo de 09 dias, de 03 a 11 de janeiro de 2013, das 8:00 às 11:00 horas e das 13:30 às 16:30 horas, as inscrições para Contratação de um docente por prazo determinado, como Professor Contratado, Faixa ou Nivel III, recebendo o salário de R$ 1.510,67 em Jornada de 12 horas semanais de trabalho, junto ao Departamento de Ciências Florestais, na área: "Educação e Política Ambiental".
1. - A Comissão de Seleção será composta da seguinte
forma
Titulares: Profs. Drs. Paulo Yoshio Kageyama – LCF/ESALQ/USP
Laura Alves Martirani – LES/ESALQ/USP
Maria Elisa de Paula Eduardo GaravelloLES/ESALQ/USP Suplentes: Profs. Drs. Teresa Cristina Magro-LCF-ESALQ/USP Maria Inez Pagani –UNESP/Rio Claro Paulo Eduardo Moruzzi Marques/LES/ESALQ/USP 2. - As inscrições serão feitas na Assistência Técnica Acadêmica da ESALQ, devendo o candidato apresentar:
I – documento de identificação (RG);
II – Memorial circunstanciado, em SETE cópias. Apenas uma das cópias deverá ser entregue acompanhada de cópia simples dos comprovantes de todas as atividades referidas. III – cópia de prova de que é portador do título de doutor outorgado ou reconhecido pela USP ou de validade nacional. 3. - O processo seletivo terá validade imediata exaurindo-se com a convocação e eventual contratação do aprovado. 4. - Atribuição da função: participar no oferecimento das seguintes disciplinas, em período diurno ou noturno:
LCF-0270 – Educação Ambiental
LCF-0622 – Tópicos de Educação Voltados á Questão Ambiental LCF-0662 – Projetos de Educação Ambiental LCF-0679 - Políticas Públicas e Legislação Florestal 5. - A seleção será realizada seguindo critérios objetivos, por meio de atribuição de notas em provas.
6. - A prova escrita, que versará sobre assunto de ordem geral e doutrinária, será realizada de acordo com o disposto no artigo 139 e seu parágrafo único do Regimento Geral da USP. I – a Comissão organizará uma lista de dez pontos, com base no programa de concurso e dela dará conhecimento aos candidatos, vinte e quatro horas antes do sorteio do ponto;
II – sorteado o ponto, inicia-se o prazo improrrogável de cinco horas de duração da prova;
III – durante sessenta minutos, após o sorteio, será permitida a consulta a livros, periódicos e outros documentos bibliográficos;
IV – as anotações efetuadas durante o período de consulta deverão ser utilizadas no decorrer da prova, devendo ser feitas em papel rubricado pela Comissão e anexadas ao texto final;
V – a prova, que será lida em sessão pública pelo candidato, deverá ser reproduzida em cópias que serão entregues aos membros da Comissão de seleção, ao se abrir à sessão;
VI – cada prova será avaliada pelos membros da Comissão de seleção, individualmente.
Parágrafo primeiro: - o candidato poderá propor a substituição de pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à Comissão de Seleção decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.
7. - O julgamento do Memorial, expresso mediante nota global, incluindo argüição e avaliação deverá refletir o mérito do candidato.
Parágrafo único: No Julgamento do Memorial, a Comissão apreciará:
I – produção científica, literária, filosófica ou artística;
II – atividade didática universitária;
III – atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;
IV – atividades profissionais, ou outras, quando for o caso;
V – diplomas e outras dignidades universitárias. 8. - A prova didática será pública, com a duração mínima de quarenta e no máximo de sessenta minutos, e versará sobre o programa a seguir mencionado, nos termos do artigo 137, do Regimento Geral da USP.
Parágrafo primeiro: O sorteio do ponto será feito 24 horas antes da realização da prova didática.
Parágrafo segundo: O candidato poderá utilizar o material didático que julgar necessário.
Parágrafo terceiro: O candidato poderá propor substituição dos pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à Comissão de Seleção decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.
9. - O programa que servirá de base para a realização das provas é o seguinte:
Educação e Política Ambiental CONCEITOS GERAIS:
Educação ambiental; ecologia, ambiente, interpretação da natureza; políticas ambientais; participação e cidadania. A QUESTÃO EDUCACIONAL:
Educação e ensino; conhecimento como práxis e integração ensino/pesquisa/extensão; escola, currículo e aprendizagem; as diferentes correntes pedagógicas; ensino por solução de problemas; valores e objetivos em educação; professores e educadores; formação do agrônomo, florestal, gestor ambiental e de outros profissionais educadores.
A QUESTÃO AMBIENTAL:
As diferentes concepções sobre ecologia; ecologia e desenvolvimento; movimento ecológico; "nosso futuro comum"; ambiente, natureza e sociedade; diagnóstico ambiental;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
Filosofias; objetivos; metodologias; clientelas; conteúdos; técnicas; avaliação; história; algumas experiências; trilhas e interpretação da natureza; formação de grupos; intervenções educacionais voltadas à questão ambiental e elaboração de projetos.
POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E FLORESTAL:
Instituições relacionadas com a questão ambiental; políticas nacionais, estaduais e municipais de meio ambiente; código florestal; organizações não governamentais e alternativas políticas e econômicas de gestão ambiental; interdependência campo/ cidade, produção/comercialização, fiscalização/ educação, economia/ ecologia; estudos e relatórios de impacto ambiental; a propriedade rural como sistema integrado; pesquisa e difusão de tecnologias de produção, comercialização, conservação de recursos naturais e educação agro-florestal; reservas extrativistas, agricultura familiar e meio ambiente; associação de consumidores de produtos florestais; formação de jovens para recuperação ambiental com técnicas agro-florestais. 10. - O peso de cada prova é o seguinte:
- Prova escrita: peso 2,0:
- Julgamento do Memorial com Prova Oral Pública de Arguição: peso: 5,0.
- Prova Didática: peso: 3,0;
11. - Ao término das provas, cada candidato terá de cada examinador uma nota final, que será a média ponderada das notas por ele conferidas.
12. - Serão considerados habilitados os candidatos que alcançarem, da maioria dos examinadores, nota final mínima sete.
13. - A Comissão de Seleção definirá o primeiro colocado pela maioria das indicações dos membros da Comissão. Excluído o primeiro colocado, a Comissão, deverá, dentre os candidatos remanescentes, escolher o segundo colocado pela maioria das indicações de seus membros e assim sucessivamente. 14. - Os candidatos deverão comparecer no dia 04 de fevereiro de 2013, na Secretaria da Assistência Técnica Acadêmica, para o conhecimento do cronograma das provas. O não comparecimento implicará automaticamente a desistência do candidato.
15. - O resultado do processo seletivo será homologado pelo CTA.
16. - A contratação será por prazo determinado e vigorará a partir da data do exercício até 31/12/2013, nos termos estabelecidos na Resolução nº 5.872, publicada no D.O.E. de 29/09/2010, podendo ser prorrogada somente uma vez, por igual período. 17. - Os docentes contratados por prazo determinado ficarão submetidos ao Estatuto dos Servidores da Universidade de São Paulo, e vinculados ao Regime Geral da Previdência Social – RGPS.
18. - São condições de admissão:
- Estar apto no exame médico pré-admissional realizado pela USP.
- Ser autorizada a acumulação, caso o candidato exerça outro cargo, emprego ou função pública.
19. - Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados na Assistência Acadêmica da ESALQ/USP, e poderão ser obtidas pessoalmente, pelo telefone (19) 3429-4113 ou 3429- 4336, ou pelo e-mail: atac-esalq@usp.br
Para consultar o edital acesse www.imesp.com.br
0 comentários:
Postar um comentário