[MEEF] CONTRA O AUTORITARISMO DO DIRETOR LEANDRO! TODOS AO ATO NA EEFD - TERÇA -FEIRA 22/01/13 – CONCENTRAÇÃO AS 9:30H

CONTRA O AUTORITARISMO DO DIRETOR LEANDRO!

TODOS AO ATO NA EEFD - TERÇA -FEIRA 22/01/13 – CONCENTRAÇÃO AS 9:30H

A EEFD vive uma situação de anormalidade: desde o final do ano passado o Diretor abriu um processo de PERSEGUIÇÃO POLITICA ao movimento estudantil em nossa escola. Parte disso foi colocar a Policia Militar para retirar das dependências da escola um estudante regularmente matriculado (Rian Rodrigues), fechar arbitrariamente uma pós-graduação e destituir seu coordenador. Inadmissível que algo desse tipo aconteça no interior de uma das maiores Universidades do país. Resolver divergências políticas na condução da gestão da unidade com a força do aparato policial militar é um atentado à democracia da Universidade.

A situação com o curso de pós-graduação envolveu, também, um episódio de assedio moral ao seu coordenador. O diretor intimou o professor a afirmar que Rian Rodrigues não era estudante e, ao receber resposta negativa, o destituiu do cargo de coordenador e decretou sumariamente o fim da pós, algo que não é de sua competência. Por intervenção da Reitoria a pós mantém seu funcionamento a revelia do querer do Diretor, que impediu a entrada de professores e alunos no prédio e proibiu seu acesso às salas de aula.

O Diretor Leandro Nogueira continua o processo de perseguição política abertamente. Na volta do recesso convocou uma Congregação extraordinária com pauta única: "Aplicação de sanção disciplinar aos estudantes". Não compactuamos com essa postura e, portanto, não legitimamos aquele espaço, que não ocorreu devido a falta de quorum. Mesmo assim o Diretor prosseguiu na tentativa de criminalizar o movimento e chamou os estudantes para uma reunião com a direção com o intuito de puni-los, da qual também não participamos.

Frente a isso, o CAEFD deu entrada com processo junto às instâncias superiores da Universidade para que possam tomar as medidas necessárias diante dessa situação inconcebível numa universidade pública. Importante destacar a postura de diálogo e disposição para discussão do tema por parte da Decania do CCS. Compreendendo a situação como um problema grave, a Decania chegou, inclusive, a disponibilizar as dependências do Centro para que o curso de pós se realize. Por outro lado, a Reitoria de nossa Universidade ainda não se posicionou diante de tais acontecimentos, e nem sequer chamou-nos para reunião que solicitamos. Acreditamos que a intervenção imediata da Reitoria nessa situação é indispensável, e, portanto, continuamos solicitando a reunião.

Porém, mesmo dando entrada com processo junto às instâncias superiores, o movimento estudantil não pode esperar calado! Não podemos aceitar como normal a postura autoritário de um Diretor que chama a PM para resolver qualquer tipo de impasse político instituição. Entendemos que, diante desse cenário, não há qualquer possibilidade da continuidade do Professor Leandro Nogueira a frente da Direção da EEFD, portanto, exigimos a exoneração do cargo de Diretor!

Precisamos dar uma resposta a todo esse autoritarismo. Nesse sentido, o CAEFD convoca todos os estudantes, professores e funcionários da UFRJ, assim como militantes de movimentos sociais e todos aqueles que defendem uma universidade pública e democrática, para o ato publico contra o autoritarismo do Diretor Leandro na próxima terça-feira (22/01/13), na própria EEFD. Mostraremos que os estudantes não aceitam esse autoritarismo! Reivindicamos:

  • a exoneração do diretor Leandro Nogueira do cargo de diretor da EEFD!
  • Repudiamos a entrada da Polícia Militar na unidade para retirar um estudante!
  • Nenhuma punição aos estudantes!
  • Reivindicamos a validade da pós-graduação em Pedagogia Crítica da Educação Física e a legitimidade de seu professor coordenador!
  • Reivindicamos o livre trânsito, na universidade pública, de alunos, ex-alunos, integrantes da comunidade universitária e cidadãos em geral!
  • Reafirmamos a legitimidade do Centro Acadêmico de Educação Física e Desportos (CAEFD-UFRJ), sua participação nas instâncias decisórias da unidade, e defendemos o livre exercício político pelo movimento estudantil da universidade sem quaisquer sanções disciplinares!

--
Rian Rodrigues

Coletivo Marxista - http://coletivomarxista.blogspot.com/
Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa
DCE-UFRJ
CAEFD
Coordenação Nacional ExNEEF - CEPE

"Por isso, o atual nível de luta, ainda predominantemente econômico e incipiente do 
ponto de vista da atividade do nosso proletariado, não nos deve fazer perder de vista 
os objetivos finais. Foi isso que sempre distinguiu revolucionários de reformistas, mesmo quando se encontravam na mesma trincheira. Por isso, também, essa discussão para nós não é "abstrata", não é privilégio de "teóricos" que "não têm 
nada a fazer". Ela faz parte da formação de comunistas brasileiros, que saibam 
aplicar a experiência do marxismo vivo à realidade do seu país." ERIC SACHS

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário