Companheiros recebemos essa msg no facebook do DCE da UFRGS.
Olá galera, sou estudante da UERJ, venho aqui fazer uma denúncia dos acontecimento que vem acontecendo na UERJ. O campus já por duas vezes sofreu a invasão da polícia tanto civil quanto militar. Gostariamos que fosse passado para frente essa denúncia no movimento. E se possível apoio na discussão que estampos tentando fazer sobre segurança na Universidade.
INVASÃO DA POLÍCIA
O Centro Acadêmico de Filosofia Gerd A. Bornheim vem por meio desta, repudiar a forma constrangedora pela qual a polícia invadiu nosso campus no dia 23/01. Primeiramente, a invasão foi realizada de maneira arbitrária, com a finalidade de uma suposta "investigação" de uso - tráfico – de entorpecente. No entanto, tal "averiguação" não tinha inquérito e mandato, somente sendo pautada por uma denúncia anônima. Fato que nos faz suspeitar até da veracidade da origem da ocorrência pois, provavelmente, uma investigação séria não teria resultados tão espalhafatosos, acarretando uma injusta criminalização do espaço e de um grupo, além, de estigmatizar um estudante cuja inocência, muito dificilmente, vai ter a mesma repercussão. Alias, constataram que não existe tráfico no CAFIL. Em relação à denúncia do consumo de drogas ficou claro como nossa Universidade é anacrônica, não acompanhando as discussões progressistas sobre a descriminalização, cujo vício é visto como caso de saúde pública e não de polícia.
Outro problema é que a invasão foi realizada sem a autorização da reitoria. Conseqüentemente, esta entrada acarreta duas questões. A primeira é relativa à autonomia universitária sendo quebrada, como no ano passado, em prol dos interesses do Bradesco. A outra problemática é a nossa segurança. Qualquer grupo armado pode entrar no prédio indiscriminadamente? Outra indagação possível é se a entrada deste grupo armado – sem a presença de agentes de segurança – poderia ter sido facilitada por alguém influente?
Mais um ponto, é qual o interesse por traz da denúncia? Acontecem que o CAFIL é palco de interesses, políticos (gestão), econômicos (Xerox) e outros. Todos perpassam pela formação da opinião pública. Também não podemos menosprezar a possibilidade de vingança, no qual um indivíduo – ou grupo – pode ter feito uma calúnia para provocar uma vingança. Desse modo, ratificamos que é muito justo que o autor da denúncia seja investigado igualmente. Em suma, repudiamos a criminalização de entidades acadêmicas e estudantes para fins políticos e/ou privados.
Carta de Repúdio
Nós, do Centro Acadêmico de Filosofia Gerd Bornheim, REPUDIAMOS a ação constrangedora da POLÍCIA em nosso campus, ferindo a autonomia universitária ao coagir estudantes. Assim como a CRIMINALIZAÇÃO de entidades acadêmicas e estudantes para fins políticos e/ou privados. Os COVARDES agem dessa forma, na calada da noite, com denúncias anônimas, tremem quando pensam que seus rostos possam ser descobertos. Não são os ESTUDANTES que agem contra os interesses coletivos da UERJ, talvez a polícia devesse agir em outros setores da universidade, onde são tomadas inúmeras decisões que só prejudicam a comunidade universitária. Entendemos que MEDIDAS URGENTES são necessárias para que não aconteçam outras incursões clandestinas da polícia no campus, de modo que possamos evitar futuras TRAGÉDIAS.
DAEFi - UFRGS (Gestão 2011/2012)
Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física (ExNEEF) - coordenadora geral da Gestão 2012/2013
*Educação Física é uma só! Formação Unificada JÁ! *
- Não aceitem o habitual como coisa natural, pois em tempos de desordem, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar - Bertold Brecht
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
0 comentários:
Postar um comentário