IV JORNADA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO
04, 05 e 06 de julho de 2013
04, 05 e 06 de julho de 2013
O Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência e a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUCSP convidam para a IV Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces.
Contribuições da história da ciência na educação tem sido bastante valorizadas, como expressam as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e as Diretrizes curriculares para o Ensino Superior. Com isso, propostas de interação entre essas duas áreas, pautadas em diferentes correntes pedagógicas e em algumas perspectivas historiográficas, tem sido apresentadas tanto no exterior como em nosso país.
Entretanto, as possibilidades de construção de interfaces entre história da ciência e ensino apenas começaram a ser delineadas. Acreditamos que um caminho para explorar essas possibilidades em profundidade seria estreitar o diálogo entre educadores e historiadores da ciência. Assim, pensando num primeiro momento desse diálogo, surgiu a proposta das Jornadas de História da Ciência e Ensino, agora em sua segunda edição. Mais um momento para professores, educadores, historiadores da ciência, estudantes de graduação e de pós-graduação apresentarem suas propostas de trabalho, suas reflexões, as atividades que estão desenvolvendo em sala de aula, e também as dificuldades e inseguranças que enfrentam.
A Jornada foi estruturada de modo a propiciar um amplo espaço de discussão de tendências e propostas, de troca de experiências, para contribuir na construção de interfaces entre história da ciência e ensino. Ao mesmo tempo, com os mini-cursos ministrados por especialistas em história da ciência, procuramos responder a uma constante solicitação dos professores.
A Jornada será constituída por 4 modalidades de encontros, objetivando contribuir para a formação continuada de professores (minicursos e workshops) e oferecer um fórum apropriado para apresentação e discussão de projetos ou relatos de experiências sobre aplicações de História da Ciência no ensino (posters e grupos de trabalho)
Contribuições da história da ciência na educação tem sido bastante valorizadas, como expressam as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e as Diretrizes curriculares para o Ensino Superior. Com isso, propostas de interação entre essas duas áreas, pautadas em diferentes correntes pedagógicas e em algumas perspectivas historiográficas, tem sido apresentadas tanto no exterior como em nosso país.
Entretanto, as possibilidades de construção de interfaces entre história da ciência e ensino apenas começaram a ser delineadas. Acreditamos que um caminho para explorar essas possibilidades em profundidade seria estreitar o diálogo entre educadores e historiadores da ciência. Assim, pensando num primeiro momento desse diálogo, surgiu a proposta das Jornadas de História da Ciência e Ensino, agora em sua segunda edição. Mais um momento para professores, educadores, historiadores da ciência, estudantes de graduação e de pós-graduação apresentarem suas propostas de trabalho, suas reflexões, as atividades que estão desenvolvendo em sala de aula, e também as dificuldades e inseguranças que enfrentam.
A Jornada foi estruturada de modo a propiciar um amplo espaço de discussão de tendências e propostas, de troca de experiências, para contribuir na construção de interfaces entre história da ciência e ensino. Ao mesmo tempo, com os mini-cursos ministrados por especialistas em história da ciência, procuramos responder a uma constante solicitação dos professores.
A Jornada será constituída por 4 modalidades de encontros, objetivando contribuir para a formação continuada de professores (minicursos e workshops) e oferecer um fórum apropriado para apresentação e discussão de projetos ou relatos de experiências sobre aplicações de História da Ciência no ensino (posters e grupos de trabalho)
0 comentários:
Postar um comentário