[Profs Mat:6606] Respostas à: Material para o 1º dia de aula

Em 11/01/2013 17:50, "Vanessa Oliveira" <vanessap_oliva@yahoo.com.br> 
escreveu: 

> Boa Noite !!! 

> Sou professora do 6º ano ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e 
> gostaria de saber se alguem tem atividades para o primeiro dia de aula pois 
> sempre dou Sudoku , mais queria mudar um pouco 
 
> Atenciosamente 

> Professora Vanessa de Oliveira 
________________________________________________________
Querida professora 
Dependendo das instalações de sua escola, você pode fazer uma abordagem 
sobre softwsres matematicos tais.como geogebra, cabri, cinderela, winplot, 
poly etc. Casa não seja de sei comhecimento, use as dobraduras de papel. 
Abcs espero ter ajuddado 
JL VIDAL S
_____________________________________________________
Oi, Vanessa. 

FAz tempo que não leciono para o EF, porém eu usei o livro "A dama ou o 
tigre" e as atividades de lógica deles. 
Creio que eles irão gostar. 

Abraços. R. 
_____________________________________________________________

Oi Vanessa, costumo lançar desafios envolvendo o raciocínio lógico e os alunos gostam muito, a aula fica bem divertida pois todos querem tentar solucionar os problemas. Existe alguns bem legais, como o da divisão dos camelos de Malba Tahan, o do número de animais da fazenda, dando número de patas, etc...
Boa sorte e divirta-se com seus alunos. 
Soraya Carla
_________________________________________________________________
OI Vanessa uma atividade legal que utilizo é a leitura de um livro chamado 
O mágico da Matemática dependendo da série por exemplo com os sextos e 
sétimos trabalho com a construção de desenhos "os alunos ficam ouvindo a 
história e produzem um desenho , com os oitavos e nonos trabalho com os 
probleminhas que vão surgindo ao longo da história , os alunos gostam 
bastante . 
Espero ter ajudado abraços . 
Ana Silva Bonucci
_______________________________________________________________
NO 3º ano do ensino médio inicie fazendo um questionário sobre o conhecimento de Estatística. Para 6º ano um power point com o início da história da matemática. 
erlili
___________________________________________________
UMA ATIVIDADE PARECIDA COM O SUDOKU É O NUMEROX ( NÚMEROS CRUZADOS) HÁ 
OUTRAS ATIVIDADES INTERESSANTES COMO CRIPTOGRAMAS E DESAFIOS DE LÓGICA, 
JOGOS DE RACIOCÍNIO... 
P@tricia
____________________________________________________________
Oi Vanessa!!!
Eu gosto de brincar com coisas do Malba Tahan com o 6o ano...
Pode-se contar a historia dos Saltibancos e no final da historia dizer que chegaram numa cidade muito estranha onde tudo tinha 4. e que os locais escreviam todos os numeros usnao 4 quatros...
Eu os informno que la tinha uma operacao engraçada chamada fatorial e que era feito assim: por exemplo 3!= 3x2x1 entao o 4! é???
dava a raiz de quatro tambem e em seguida pedia a eles para escrever de 1 a 20... mas eu dava um exemplo: 44-44= 0 entao o zero é escrito como 44-44.
Eles deveriam encontrar o resto e maos a obra...
Este trabalho era aumentado para ao longo do mes encontrarem todos os numeros ate 100 e cada dia eu perguntava se alguem encontrou mais algum e sempre dava um a cada dia, de preferencia os mais dificeis de serem encontrados...
Esse trabalho é legal pois acaba fazendo revisao de operacoes e expressoes numericas pois para muitos numeros é preciso usar parentesis....
boa sorte
 
Para o 3o ano do ensino medio: depende da matéria que será dada no ano...
 
Soraia (Dora Soraia Kindel)
UFRRJ_RJ
______________________________________________________________
Prezada Vanessa, bom dia! 

Que tal iniciar as aulas com um tema bastante rico e contextuaizado como 
Educação Financeira e Matemática Financeira bem básica? 

A rede dispõe de inúmeras abordagens (inclusive no site do Banco Centras na 
conexão BC e Escola)! 

Um abraço, 

Augusto Dornelas 
_____________________________________________________________
Professora, tudo bem?
Acredito que tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio, poderá abordar a História do jogo de xadrez, que proporcionará ao alunos do Ensino Fundamental a oportunidade de conhecer algumas propriedades / conceitos de Geometria Plana e para o Ensino Médio, potenciação, onde poderá lembrar alguns conceitos e aplicar outros.  
Deixo no anexo um artigo que fiz sobre o jogo de xadrez como ferramenta pedagógica e uma apostila, que acredito a ajudará bastante, caso queira utilizá-la em suas aulas.
 baptistanetrj40
_____________________________________________________________
Boa noite! 

Com o 6o. ano eu leio os primeiros capítulos do livro "Alice no país dos 
números" 

http://www.skoob.com.br/livro/32359 
Helena Iwamoto
__________________________________________________________
Ei Vanessa, não sei se você conhece o jogo Nim, ele é simples com vários 
níveis de dificuldades e fácil encontrar na internet 
Adriana Ferreira Pinho

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Professora Vanessa Vieira disse...

OLÁ VANESSA, EU TAMBÉM SOU PROFES
SORA E ME CHAMO VANESSA OLIVEIRA, POSSUO UM BLOG SOBRE AS MATÉRIAS QUE LECIONO, GEOGRAFIA EHISTÓRIA, LÁ POSTO ATIVIDADES PARA OS PROFESSORES TRABALHAREM COM SEUS ALUNOS E ARTIGOS PARA AJUDAR OS ALUNOS NAS ATIVIDADES, TUDO COM UMA LINGUAGE BEM SIMPLES E ACESSÍVEL AOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL, SEI QUE NÃO É DA SUA MATÉRIA, MAIS TALVES EU POSSA TE AJUDAR COM ALGO, ACESSE MEU BLOG htp:professoarvanessaoliveira.blogspost.com.br

ATÉ MAIS.

Postar um comentário