RE: [MEEF] Campanha Educação Física é uma só! Formação Unificada JÁ!

Faço o repasse aqui da UPE enquanto coletivo "Para os que virão", o debate referente a campanha vem sendo realizado em espaços da escola, nas duas últimas Semana Universitária da UPE aconteceram mesas referentes as diretrizes curriculares e a campanha Educação Física é uma só, nesse espaço falamos também da regulamentação da profissão, o DA chegou a debater ano passado em um espaço na recepção dos calouros a temática, mais em outros anos também tivemos esses espaços na recepção, foram entregues também cartilhas da campanha. Além de nos dois Encontros Pernambucanos dos Estudantes de Educação Física, ação conjunta entre os DA's da Rural, Federal e estudantes da UPE, também ter sido debatido a temática em mesas especificas. Também têm sido divulgado no espaço online que reuni cerca de 3000 estudantes de PE, o grupo Estudantes de Educação Física - PERNAMBUCO. Um dos coordenadores aqui da R3 (que é da UPE) também tem feito como política financeira, a confecção de camisas da Campanha e disponibilizado a venda nos eventos aqui do Estado e do MEEF em geral. 

Como os camaradas do MEEF já sabem, a UPE foi uma das primeiras escolas a realizar a formação dos dois cursos após a mudança das DCN's, já temos mais de 4 turmas formadas no bacharelado, não conseguimos muito aderência dos professores ao debate, apesar que nos últimos meses vemos alguns professores começando a se posicionar referente a uma formação unificada, mas muito timidamente ainda... Por fim, avalio que nos últimos dois anos a campanha aqui na UPE está sendo mais reconhecida por nossos estudantes, inclusive os alunos do bacharelado, que começam a reconhecer a importância desse debate. 

Espero ter contribuído...

Daniel Rocha
Estudante de Educação Física - Universidade de Pernambuco
Coletivo Para os que virão



From: kduproskatista@hotmail.com
To: meef-nacional@googlegroups.com
Subject: RE: [MEEF] Campanha Educação Física é uma só! Formação Unificada JÁ!
Date: Wed, 30 Jan 2013 02:11:02 +0000


Contribuição a cartilha da ExNEEF da UFRRJ

No ano passado após o ENEEF de Feira de Santana na Bahia voltamos com bastante determinação de tocar a luta pelo ensino de qualidade do nosso curso fizemos uma Semana Acadêmica com tema central na reestruturação curricular nas propostas da LICENCIATURA AMPLIADA debatidas constantemente nos espaços da executiva e no dia 10 de outubro de 2012 fizemos um ATO PÚBLICO no Departamento de Educação Física da UFRRJ buscando desmascará a reitoria e o atual governo PT apontando a precarização das Universidades focalizando na Praça de Desportos e também buscamos uma solução para nosso currículo que está passando por um processo de transição.

Esteve presente no Ato diversos setores da Administração Superior e ouviram os estudantes que após as falas todos foram favoráveis a um currículo pleno e de qualidade e saímos com a proposta da criação da comissão da reestruturação curricular. Na reunião de colegiado após o ato aprovamos a criação da comissão paritária funcionários-docentes-discentes que se propôs seminários e plebiscitos para a aprovação da formação unificada! 

Estamos na luta companheira!!! FORÇA!!!

From: tainasoaress@hotmail.com
To: meef-nacional@googlegroups.com
Subject: RE: [MEEF] Campanha Educação Física é uma só! Formação Unificada JÁ!
Date: Wed, 30 Jan 2013 00:26:26 +0300

Olá companheiros do MEEF!
Tentar contribuir aqui repassando como anda a nossa mobilização na UECE sobre Formação/ Licenciatura Ampliada. Estamos enfrentando muitos problemas com a nossa coordenação do curso, principalmente, no que se diz respeito a participação nas reuniões de colegiado, local que poderíamos estar colocando em pauta essa nossa bandeira. Não recebemos as convocatórias, e quando damos os corres e sabemos que horas e quando, eles mudam e não nos avisam. O curso aqui da UECE era Licenciatura plena, sendo reformulado em 2011 para Licenciatura. Mudança essa que se quer passou pela participação estudantil, ou seja, uma forma totalmente autoritária e oportunista! O que acontece agora é o que prevíamos desde nossas falas na apresentação 
desse novo currículo: a formação sendo prejudicada porque não houve o mínimo de organização, planejamento e clarezaNo curso, dois currículos em andamento e infinitos problemas, como choques de horários, falta de professores, cadeiras que não nos qualifica para atendermos a classe, só atendendo ao sistema capitalista. Assim, quando eles viram que teriam suas cargas horárias aumentadas para atender as necessidades dos/das estudantes, decidiram, de forma ainda mais rasteira, diminuir as vagas do curso. Um curso de 45 vagas, agora só tem 20! Isso mesmo, foram diminuídas 25 vagas da UECE do curso de Educação Física, entre coordenador e a vice coordenadora. Diminuição porque não estavam dando conta da desorganização que estava virando o curso. Assim, o Centro Acadêmico, vem trabalhando forte em cima dessa pauta. Todo começo de semestre construímos a Semana da Acolhida, semana que tem o intuito de acolher os calouros. Na mesma, as bandeiras da ExNEEF, do MEEF e ME são debatidas com bastante intensidade, principalmente, a pauta formação/ L.A, que vem crescendo dentro do curso. Semestre passado, o Centro Acadêmico também fomentou debates em aulas de professores que são a favor do sistema CONFEF/CREF, inclusive que entraram em disputada de gestão do mesmo, para que os/as estudantes tivessem a clareza necessária do processo. Estamos dando continuidade  a campanha, tendo momentos ímpares, como as acolhidas já citadas acima, com os debates e entregas de materiais( cartilha), puxando o link para a apresentação da campanha. Para esse semestre que chega faremos uma nota sobre a situação real do curso em termos de currículos, essas diminuições de vagas e o prejuízo que estamos tendo na nossa formação. Tivemos a participação, semestre passado, do professor Elson Moura na Acolhida com esse debate, e estamos em processo de estudos nos documentos que eles nos deixou para maior conhecimento da parte burocrática de como tudo acontece e deve acontecer. 
Nossa papel é esse, formação, e a prática para ganhos concretos!
No mais é isso, estamos firmes aqui, com FORÇA na luta, porque ela é para vencer!

-


Beijos e abraços,


Tainã Soares
Graduanda em Educação Física - UECE
Centro Acadêmico - ''O tempo não para'' Gestão 2012 - 2013
Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física - ExNEEF R3 - Gestão 2012 - 2013
(85) 8644-0793
(85) 9782-9074

''É exatamente o que eles querem, um povo fácil de domínio, seduzidos pelos tais meios de comunicação, 
que ao invés de dar cultura multiplicam a ignorância. Porque o povo ignorante nunca faz revolução.'' 
( A poderosa senhora das mentes fracas - Irmandade Brasmorra)




From: e_ferreira_a@hotmail.com
To: meef-nacional@googlegroups.com
Subject: [MEEF] Campanha Educação Física é uma só! Formação Unificada JÁ!
Date: Thu, 24 Jan 2013 06:25:37 +0300

Olá camaradas, como muitos sabem, estamos na construção da terceira cartilha da campanha Educação Física é uma só! Formação Unificada Já!

Só que precisamos urgentemente que as escolas que compõem o MEEF deem repasses de como vem se dando a campanha em sua escola, as mudanças que houveram no currículo desde a implantação das DCN's, e quais os avanços e ranços que houveram a partir das mobilizações em torno da formação unificada.

A intenção é que esses repasses entrem nessa cartilha, como tivemos os repasses das escolas na última cartilha.
Precisamos disso o mais rápido possível para que possamos finaliza-la. Temos o prazo até dia 31 de Janeiro para que as escolas mandem os repasses.

Aguardando os repasses de vocês camaradas!

Abraços!

Ediberto Ferreira de Almeida (Êgo)
Diretório Acadêmico de Educação Física/UEFS
ExNEEF 2012/13 - Coord. de Imprensa e Divulgação - www.exneef.libertar.org
Grupo LEPEL/UEFS - www.lepeluefs.blogspot.com
Coletivo Lutar e Construir
(75) 91623360 (Tim) / (75) 82363151 (Claro)

É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nosso sonho.
De observar com atenção a vida real, de confrontar a observação com nosso sonho, de realizar escrupulosamente nossas fantasias.
Sonhos, acredite neles.(Vladimir Ilitch Lênin)


"...a divisão da sociedade não se dá entre crentes e não-crentes, e sim entre opressores e oprimidos" (Frei Betto)

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
 
 

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário