[MEEF] Nota de repúdio as agressões sofridas por estudante vitima de lesbofobia


Gestão 2012/2013


Nota de repúdio as agressões sofridas por estudante vitima de lesbofobia

 

No dia 18 de fevereiro desse ano, por volta das 17h, uma estudante da Universidade de Brasilia foi espancada no estacionamento de um dos prédios da universidade. Motivo da agressão? A estudante é homossexual. A estudante de 20 anos foi empurrada pelas costas, espancada e chamada de "lésbica nojenta" no estacionamento do Instituto Central de Ciência da UnB.

A estudante agredida diz pretender se afastar da universidade, por estar com medo de  voltar  as aulas e não querer voltar para o lugar onde foi espancada por ser quem é. A mãe da vitima afirma que irão procurar a ajuda de psicólogos, para que a filha consiga voltar as aulas e pede um posicionamento por parte da universidade.

Na UnB manifestações de homofobia tem acontecido com frequencia nos últimos meses. Em janeiro a parede do Centro Acadêmico de Direito da UnB foi pichado com frases ofensivas a homossexuais, como: "Ñ aos gays" e "Quem gosta de dar, gosta de apanhar".

As agressões e as ofensas aos homossexuais não são uma realidade somente na UnB. O Brasil é um dos países mais homofóbicos do mundo. Essas manifestações de homofobia são o reflexo da opressão sofrida por todos que diferem da heteronormatividade presente na sociedade. Só as relações heterossexuais são consideradas como naturais e, portanto aceitáveis.

A homofobia, assim como o machismo e o racismo, servem a uma lógica de dominação presente nessa sociedade, dividida em classes. Dominação do branco sobre o negro, do homem sobre a mulher, do heterossexual sobre o homossexual e, principalmente, da classe dominante sobre a classe trabalhadora.

O Movimento Estudantil de Educação Física tem se disposto a estudar nos seus fóruns nacionais e regionais sobre o fenômeno das opressões, pois compreendemos que sim é um fenômeno que tem suas raízes na divisão social em classes, mas que podemos e devemos nessa sociedade fazer a luta contra o racismo, a homofobia e o machismo. Todas as formas de opressão, só serão superadas com muita luta.

 

Contra a homofobia, o machismo, e o racismo!

 

Por uma sociedade sem opressões! Onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres!

 

 


--
Marina El Hajjar Meneghel

DAEFi - UFRGS (Gestão 2011/2012)
Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física (ExNEEF) - coordenadora geral da Gestão 2012/2013
DCE (Gestão 2011/2012)

*Educação Física é uma só! Formação Unificada JÁ! *


- Não aceitem o habitual como coisa natural, pois em tempos de desordem, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar -  Bertold Brecht

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário