Prezados(as),
Também encaminho um artigo publicado nos Anais da ANPED, em 2004, que leva a discussão para o campo curricular, mais especificamente para as questões: "como é apresentado o professor de matemática no cinema hollywoodiano? Qual a imagem professoral matemática que vem sendo retratada nas películas hollywoodianas? Que representações são concedidas a esse professor? Qual a identidade desejada para tal personagem? O que produz tal identificação?" (MESQUITA, 2004, p.2).
Também encaminho um artigo publicado nos Anais da ANPED, em 2004, que leva a discussão para o campo curricular, mais especificamente para as questões: "como é apresentado o professor de matemática no cinema hollywoodiano? Qual a imagem professoral matemática que vem sendo retratada nas películas hollywoodianas? Que representações são concedidas a esse professor? Qual a identidade desejada para tal personagem? O que produz tal identificação?" (MESQUITA, 2004, p.2).
Recorto um trecho do artigo de Mesquita (2004):
[...] Hollywood conduz os espectadores de seus filmes para uma abreviação identitária do professor de matemática – homens, tímidos, obsessivos, arrogantes, competitivos, indiferentes frente às relações interpessoais, racionais, patéticos, desajeitados, isolados, problemáticos, exibicionistas perante o conhecimento matemático, disciplinados e reservados. (p. 6).
Referência:
-- MESQUITA, Carla Gonçalves Rodrigues. O professor de matemática no cinema: cenários de identidades e diferenças. 27ª reunião da ANPED. Anais... Caxambú. 2004.
Abraços,
Marcio Antonio da Silva
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://www.leoakio.com
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, ou para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br
0 comentários:
Postar um comentário