[MEEF] 1º de Abril

Gente,

Amanhã é 1º de Abril, dia da mentira, e desde o ano de 2010 a ExNEEF tem construido ações articuladas em suas escolas a nível nacional para dialogar com a estudantada sobre as mentiras quetem nos sido contadas no que diz respeito nossa formação, nossa atuação profissional e nossa sociedade.

Envio novamente, o panfleto e as artes para que os coletivos, DAs e CAs possam organizar atividades para junto a sua base desvendar as grandes mentiras que nos contam e chamar a estudantada pra luta.

Aproveitar, e pedir pra que as escolas enviem repasses das atividades realizadas.

Abraços

1º de Abril: que mentiras nos contam?

O dia 1º de abril é conhecido mundialmente como o dia da mentira, no qual se pregam peças e as falsas verdades são aceitas como naturais e engraçadas. Neste dia, apesar de toda mistificação, consideramos necessário desvelar as mentiras que vem sendo propagadas para a juventude e os trabalhadores, e que em nada julgamos engraçadas.

1ª Mentira: A educação física tem que ser dividida em Licenciatura e Bacharelado

Esta mentira tem sido defendida através das Diretrizes Curriculares Nacionais as quais fragmentam os conhecimentos necessários para prática pedagógica em educação física em conhecimentos biológicos – próprios do bacharelado – e conhecimentos pedagógicos – próprios da licenciatura. Esta mentira contribui para a precarização da nossa formação e atuação profissional.

2ª Mentira: Bacharéis atuam fora da escola e Licenciados apenas na escola

Propagandeada pelo sistema CONFEF/CREF, o qual defende a regulamentação da profissão, a qual nega os direitos trabalhistas (férias, 13º, licença maternidade) em prol da defesa de um livre mercado para a educação física, na qual apenas os com a carteirinha do sistema podem atuar, contribui para a perpetuação de um estado neoliberal, para a precarização da atuação profissional, além de jogar trabalhador contra trabalhador.

3ª Mentira: A universidade pública passa por um processo de democratização

Defendida pelo governo do Partido dos Trabalhadores (PT) e pela União Nacional de Estudantes (UNE) esta mentira nos tem sido contada para legitimar a contrarreforma universitária, a qual tendo o REUNI como carro-chefe busca ampliar a precarização, a privatização e a terceirização da universidade pública, contribuindo para o desmonte do seu papel social de produtora e socializadora do conhecimento socialmente útil.

4ª Mentira: Os megaeventos esportivos trazem legados sociais aos trabalhadores

Mais uma vez, o PT em conjunto com a FIFA, o COI, a UNE e o Levante Popular da Juventude nos contam a mentira de que os megaeventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas trarão conquistas aos trabalhadores – como moradia, transporte, saúde, esporte e educação - e que por isso é preciso reivindicar estes eventos para o povo. Apesar disso, as constantes privatizações e as retiradas de direitos e remoções nos demonstram o contrário, de que nos devemos por contrários aos megaeventos no Brasil.

5ª mentira: Vivemos em uma sociedade livre da exploração e das opressões

Os defensores da sociedade do capital afirmam após a queda do Muro de Berlim que o capitalismo é a forma mais avançada de organização social e que esta pode ser humanizada. Apesar disso, temos visto que as desigualdades, a exploração do homem pelo homem, o desemprego estrutural, a degradação da natureza e as opressões as mulheres, aos LGBTs e aos negros se perpetuam e se aprofundam com o desenvolvimento da crise que vivemos.

Com todas estas mentiras, percebemos que no dia 1º de abril os verdadeiros bobos, enganados por falsidades que em nada são engraçadas, são a juventude e os estudantes de educação física de todo o Brasil. Portanto, neste dia, nada temos a comemorar!

Frente a isso, chamamos a todos e todas a conhecerem o movimento estudantil de educação física, o qual se propõe a combater estas e tantas outras mentiras que nos contam, tendo em vista a construção de uma sociedade em que sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres.

                                                                                 "A verdade é sempre revolucionária."

                                                                                                                   (Vladimir Lênin)

Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física

Gestão 2013/2013



--
Guilherme Stürmer Lovatto

DACEFD - UFSM Gestão 11/12 " Lutar quando é Fácil Ceder!" - Agitação e Propaganda

http://www.dacefdufsm.blogspot.com/
Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física - Gestão 12/13 - Coordenação de Finanças
http://www.exneef.libertar.org/


"A vida é bela, que as gerações futuras a limpem de todo o mal, de toda opressão, de toda violência e possam goza-lá plenamente." (Leon Trotsky)

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário