1º de Abril: que mentiras nos contam?
O dia 1º de abril é conhecido mundialmente como o dia da mentira, no qual se pregam peças e as falsas verdades são aceitas como naturais e engraçadas. Neste dia, apesar de toda mistificação, consideramos necessário desvelar as mentiras que vem sendo propagadas para a juventude e os trabalhadores, e que em nada julgamos engraçadas.
1ª Mentira: A educação física tem que ser dividida em Licenciatura e Bacharelado
Esta mentira tem sido defendida através das Diretrizes Curriculares Nacionais as quais fragmentam os conhecimentos necessários para prática pedagógica em educação física em conhecimentos biológicos – próprios do bacharelado – e conhecimentos pedagógicos – próprios da licenciatura. Esta mentira contribui para a precarização da nossa formação e atuação profissional.
2ª Mentira: Bacharéis atuam fora da escola e Licenciados apenas na escola
Propagandeada pelo sistema CONFEF/CREF, o qual defende a regulamentação da profissão, a qual nega os direitos trabalhistas (férias, 13º, licença maternidade) em prol da defesa de um livre mercado para a educação física, na qual apenas os com a carteirinha do sistema podem atuar, contribui para a perpetuação de um estado neoliberal, para a precarização da atuação profissional, além de jogar trabalhador contra trabalhador.
3ª Mentira: A universidade pública passa por um processo de democratização
Defendida pelo governo do Partido dos Trabalhadores (PT) e pela União Nacional de Estudantes (UNE) esta mentira nos tem sido contada para legitimar a contrarreforma universitária, a qual tendo o REUNI como carro-chefe busca ampliar a precarização, a privatização e a terceirização da universidade pública, contribuindo para o desmonte do seu papel social de produtora e socializadora do conhecimento socialmente útil.
4ª Mentira: Os megaeventos esportivos trazem legados sociais aos trabalhadores
Mais uma vez, o PT em conjunto com a FIFA, o COI, a UNE e o Levante Popular da Juventude nos contam a mentira de que os megaeventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas trarão conquistas aos trabalhadores – como moradia, transporte, saúde, esporte e educação - e que por isso é preciso reivindicar estes eventos para o povo. Apesar disso, as constantes privatizações e as retiradas de direitos e remoções nos demonstram o contrário, de que nos devemos por contrários aos megaeventos no Brasil.
5ª mentira: Vivemos em uma sociedade livre da exploração e das opressões
Os defensores da sociedade do capital afirmam após a queda do Muro de Berlim que o capitalismo é a forma mais avançada de organização social e que esta pode ser humanizada. Apesar disso, temos visto que as desigualdades, a exploração do homem pelo homem, o desemprego estrutural, a degradação da natureza e as opressões as mulheres, aos LGBTs e aos negros se perpetuam e se aprofundam com o desenvolvimento da crise que vivemos.
Com todas estas mentiras, percebemos que no dia 1º de abril os verdadeiros bobos, enganados por falsidades que em nada são engraçadas, são a juventude e os estudantes de educação física de todo o Brasil. Portanto, neste dia, nada temos a comemorar!
Frente a isso, chamamos a todos e todas a conhecerem o movimento estudantil de educação física, o qual se propõe a combater estas e tantas outras mentiras que nos contam, tendo em vista a construção de uma sociedade em que sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres.
"A verdade é sempre revolucionária."
(Vladimir Lênin)
Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física
Gestão 2013/2013
--
Guilherme Stürmer Lovatto
DACEFD - UFSM Gestão 11/12 " Lutar quando é Fácil Ceder!" - Agitação e Propaganda
http://www.dacefdufsm.blogspot.com/
Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física - Gestão 12/13 - Coordenação de Finanças
http://www.exneef.libertar.org/
"A vida é bela, que as gerações futuras a limpem de todo o mal, de toda opressão, de toda violência e possam goza-lá plenamente." (Leon Trotsky)
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
0 comentários:
Postar um comentário