Mensagem original:
Em 2 de março de 2013 09:46, Paulo César <prof.pcss@gmail.com> escreveu:
> Olá pessoal, sou recém graduado em Lic. Plena em Matemática pela UFPI
> (2012/1).Começei a lecionar no 2º semestre do ano passado no EF 2 da rede
> particular encontrei as seguintes dificuldades:
> # falta de domínio de turma;
> # falta de técnicas de ensino;
> # não consigo avançar com os alunos nos conteúdos programáticos por que
> perco muito tempo explicando o conteúdo a eles;
> # alguns do alunos não fazem as tarefas (alguns não tem livros);
> # os alunos odeiam Matemática;
> # ao estudar para preparar aulas, tomo o tempo que era pra estudar para
> concursos (públicos,pós-graduação,etc.);
> # não sei como acompanhar os alunos com dificuldade individualmente,sem
> deixar os outros.
> Além disso, "a Matemática que aprendi é totalmente diferente da que tenho
> que ensinar" ( tá difícil contextualizar e aplicar à realidade dos alunos).
> Professores experientes, preciso ouví-los, ou melhor, ler seus
> conselhos.Obrigado!.
> Olá pessoal, sou recém graduado em Lic. Plena em Matemática pela UFPI
> (2012/1).Começei a lecionar no 2º semestre do ano passado no EF 2 da rede
> particular encontrei as seguintes dificuldades:
> # falta de domínio de turma;
> # falta de técnicas de ensino;
> # não consigo avançar com os alunos nos conteúdos programáticos por que
> perco muito tempo explicando o conteúdo a eles;
> # alguns do alunos não fazem as tarefas (alguns não tem livros);
> # os alunos odeiam Matemática;
> # ao estudar para preparar aulas, tomo o tempo que era pra estudar para
> concursos (públicos,pós-graduação,etc.);
> # não sei como acompanhar os alunos com dificuldade individualmente,sem
> deixar os outros.
> Além disso, "a Matemática que aprendi é totalmente diferente da que tenho
> que ensinar" ( tá difícil contextualizar e aplicar à realidade dos alunos).
> Professores experientes, preciso ouví-los, ou melhor, ler seus
> conselhos.Obrigado!.
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olá Paulo e demais colegas do grupo...
eu "me encaixo" no seu grupo: me formei em 2010 e tbm percebi que a graduação não te prepara 100% para a prática...mas afinal, qual curso faz essa preparação?
acredito que não exista curso de graduação de qquer área que seus formandos saiam realmente preparados para o mercado...mas enfim, não é esse o ponto.
digo que me encaixo no seu grupo pois tive (e ainda tenho) os mesmos questionamentos que vc e alguns acredito que posso ajudar:
com relação às técnicas de ensino, eu as aprimorei assistindo aulas de professores, acompanhando algumas situações específicas (atividades extras, explicações adicionais) mas tbm eu fiz uma especialização em Educação Matemática assim que saí da graduação onde eu aprendi outras formas de ensinar alguns conteúdos...ajudou bastante.
Com relação a contextualização, tenha em mente uma coisa (meu comentário pessoal): não é possível mostrar que em TODO conteúdo há algo prático, da realidade ou do cotidiano...algumas coisas são teóricas msm.
vc deve mostrar sim que determinado conteúdo é aplicável no cotidiano, mas não tentar fazer contextualização em tudo.
Agora, se por acaso, vc trocou contextualizar com interdisciplinar, aí vc precisa conversar com professores de outras áreas para intercalar os conteúdos.
vc deve mostrar sim que determinado conteúdo é aplicável no cotidiano, mas não tentar fazer contextualização em tudo.
Agora, se por acaso, vc trocou contextualizar com interdisciplinar, aí vc precisa conversar com professores de outras áreas para intercalar os conteúdos.
avanço nos conteúdos: pra mim é tema sério pois depende mto da instituição. Ouvi uma vez um pai na rede em que trabalho dizendo que o filho vizinho (que estuda em outra instituição) precisa de aulas particulares pois o professor é OBRIGADO (palavras do proprio professor, segundo ele) pela instituição a CUMPRIR aquele conteúdo naquele dia e pronto: no outro dia, era outra coisa...e as dúvidas adicionais devem ser tiradas com um plantonista. Preciso entender o que vc ker dizer com o não cumprimento do programa: vc trabalha em condições semelhantes? vc está se comparando com outros professores da mesma série/ano?
tempo para o professor estudar: isso, eu acho, que ninguém vai te responder com exatidão...vc vai ter que "dar um jeito" e arrumar tempo para fazer o que deseja, sem prejudicar seu trabalho como professor...como te falei, eu fiz a minha pos graduação aos sábados o dia inteiro e de segunda a sexta tinha carga completa...fazia as tarefas da pós e a preparação das aulas a noite e aos domingos...
o fato do aluno n ter livro, com todo respeito, deveria ser um problema para a escola resolver. Claro que, como professor, n custa conversar e ver o que está acontecendo...
ódio a matemática...alguns tem medo msm, outros nem se importam....mas sempre me pergunto o pq disso...
em minhas aulas, procuro prepara-las para entrete-los e ensina-los ao msm tempo pra ver se eles acabam observando mais a matemática...ou seja, temos que seduzi-los aos encantos da matemática e temos mtas ferramentas para isso: jogos, softwares, atividades práticas....
em minhas aulas, procuro prepara-las para entrete-los e ensina-los ao msm tempo pra ver se eles acabam observando mais a matemática...ou seja, temos que seduzi-los aos encantos da matemática e temos mtas ferramentas para isso: jogos, softwares, atividades práticas....
acompanhar individualmente, depende do problema:
casos de inclusão, vc deve buscar auxilio sobre o problema do aluno na net ou com profissionais especialistas na dificuldade...eu tenho casos que o aluno só faz a prove se eu ler para ele...pois ele lendo n compreende, mas ouvindo ele lembra da aula e resolve.
Casos de aluno com dificuldade específica em matemática: vc pode fazer uma especie de monitoria (um aluno bom que auxilia o aluno com dificuldade), tentar descobrir as lacunas de aprendizagem e tentar diminuí-las com explicações adicionais ou até recomendando aos pais aulas particulares...(ás vezes, resolve....)
casos de inclusão, vc deve buscar auxilio sobre o problema do aluno na net ou com profissionais especialistas na dificuldade...eu tenho casos que o aluno só faz a prove se eu ler para ele...pois ele lendo n compreende, mas ouvindo ele lembra da aula e resolve.
Casos de aluno com dificuldade específica em matemática: vc pode fazer uma especie de monitoria (um aluno bom que auxilia o aluno com dificuldade), tentar descobrir as lacunas de aprendizagem e tentar diminuí-las com explicações adicionais ou até recomendando aos pais aulas particulares...(ás vezes, resolve....)
bom, acho que é isso...
boa sorte e espero que continue se preocupando: é sinal que busca melhorar seu desempenho constantemente!
abraços!
"As pessoas mais felizes não são as que têm o melhor de tudo.
São as que simplesmente fazem o melhor de tudo que têm"
São as que simplesmente fazem o melhor de tudo que têm"
Fabio Freire dos Santos
http://lattes.cnpq.br/8702800833495243
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Tenha calma, posso perceber suas dificuldades, existe algumas escolas com alunos carentes que são difíceis, nos sentimos incopetentes, mas fique frustado, já passei por isso, quando fui lecionar em outra escola, pude ver que o problema não era eu. Primeiro procedimento é se acalmar, próximo passo é você iniciar com atividades mais fáceis, para que eles possam gostar mais da matéria, elogie sempre que puder, e faça com que eles vejam que são inteligentes, faça alguns acordos, como após copiarem as atividades dando tempo para corrigirmos, vamos jogar tal jogo, faça com que eles gostem de você, mas que não percam o respeito. Cuidado com algumas palavras ofensivas, pois eles tentam tirar o professor do sério. Elogios na prova ou palavras de incentivos pode ser estimulante, dar ponto aos alunos participativos, e tirar uns minutos para ouvi-lo pode importante,Feira de matemática eles gostam muito, principalmente se você der
medalhas aos vencedores, mas não dê opiniões em assutos familiáres, para que não apareça problemas com pai e mãe. Espero ter ajudado.
atenciosamente,
Professora Vania Bernardo.
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Sua inquietação é algo que merece elogios. Mas não direi respostas prontas
que você deve aceitá-las. Comentarei alguns aspectos para que possa
refletir.
Esqueça nesse momento o tempo para concurso e a pós: você ainda está no 2º
semestre e, com o tempo, você naturalmente estará se preparando para isso
(estou considerando que o concurso público e a pós mencionados é para ser
professor).
É por tudo o que citou que você precisa aprender a pesquisar sobre a sua
prática de sala de aula, ou seja, buscar teorias, estudos, pesquisas,
atividades que façam com que você possa refletir sobre sua prática e
intervir (ou agir). É isso que parte das pesquisas em Educação Matemática
propõe, reflete, teoriza.
Um livro que recomendo para você (e para outros colegas) é o Epistemologia
do Professor de Matemática. Lá, há muitas reflexões do Fernando Becker
(muito conhecido entre os Pedagogos) que entrevistou professores de
Matemática de vários níveis de ensino e refletiu sobre questões como
primeiros minutos de uma aula, avaliação, aprendizagem, ensino, o professor
tradicional... É uma sugestão para sua formação enquanto docente e que
poderá contribuir para que entenda um pouco das questões que pontuou. É um
livro que tem muitas páginas, pois são muitas as questões que envolve a
formação de professores de Matemática, inclusive sobre o que você pontua
quanto à explicação de conteúdos.
Saber os conteúdos matemáticos é fundamental (é necessário), mas sabemos
que não é suficiente. Por isso, quanto à novas abordagens, sugiro que leia
as pesquisas de Educação Matemática voltadas para salas de aula, como
jogos, resolução de problemas, uso de TIC, modelagem matemática (olha aqui
a possível relação com o cotidiano dos alunos!!), investigações
matemáticas... Há muitos livros, artigos, sites, blogs, sobre isso, mas
sempre busque articular teoria (pesquisas realizadas) e prática de sala de
aula (veja o site da SBEM: http://www.sbembrasil.org.br/). Participe de
congressos sobre Educação Matemática (veja alguns no site do EMFoco:
http://www.grupoemfoco.com.br/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=5&Itemid=60
).
E use a lista de exercícios para fixação de conteúdos! A Educação
Matemática não é uma total negação do Ensino Tradicional, ao contrário,
penso que é uma nova forma alternativa ao ensino caótico pontuado por você.
É alternativa que se alia ao existente, que passa a ser revisto.
Sucesso!
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Abraço fraterno,
Prof. Msc. Leandro do Nascimento Diniz (Léo)
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB
Centro de Formação de Professores
Amargosa/BA
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responder algumas de tuas inquietações, esperando que os demais colegas
possam adicionar.
#Falta de domínio de turma: Faças um contrato didático com a turma do tipo
"isso pode" e "isso não pode", sempre baseado no respeito entre
professor-aluno e vice-versa.
#Falta de técnicas de ensino: Lembre-se de algum professor seu do colégio
ou da graduação que lhe chamava a atenção na sua maneira de ensinar. Comece
por aí.
# Tempo de explicação de conteúdos: isso vai melhorar à medida que vc for
encontrando sua técnica de ensino. Quando vc estudar para suas aulas, já
imagine as possíveis perguntas e crie respostas rápidas para elas.
#Alunos não fazem a tarefa: dê bônus àqueles que fazem as tarefas ou grande
parte dela e anote os que não têm livro. Faz parte do contrato didático.
#Ódio à Matemática: Não vai ser a última vez que escutarás isso.
Inicialmente, proporcione atividades que possibilitem o aluno a pensar a
matemática da sua realidade. Mostre vídeos, faça apresentações
personalizadas e tente mostrar a importÂncia daquele assunto para o dia a
dia. Alguns vídeos motivacionais no toutube podem ajudar.
#Tempo de estudo: Organize-se com uma grade de horário e escreva suas
prioridades.
# Alunos com dificuldade: tenha em mente que não tens condições de "salvar"
todos. Preocupe-se com todos, mas tenha consciência de que "uma andorinha
não faz verão". Na tua escola há aulas de reforço?
Não se assuste. Acredito que a maioria aprendeu uma Matemática que não
seria a mesma que teria que ensinar. A diferença está em vc correr atrás do
que quer mostrar.
Espero que tenha ajudado.
Saudações e não desanima!
garotinho carvalho
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pouco complicado, mas depois de um tempo voc� ir� conseguir ajustar
com a turma. Uma literatura que me ajudou muito foi "Aula Nota 10", de
Doug Lemov. Ap�s adaptar algumas t�cnicas para a realidade da minha
escola, consegui um �timo resultado com as turmas que leciono.
Grande Abra�o.
--
Cristiano Rocha
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Caro Paulo Cesar:
É muito comum em nosso país as Universidades usarem o rótulo de Curso de
Licenciatura em Matemática para a formação de Matemáticos, deixando em
segundo plano a formação de professores de matemática. Esse é o principal
motivo das suas preocupações. Essas questões que vc colocou deveriam ser
discutidas nos Cursos de Licenciatura para busca de alternativas de
solução. Quando conclui o Curso de Licenciatura em Matemática, em 1972, já
era assim e pelo jeito pouca coisa mudou...
Vamos continuar essa conversa....
Abraço e parabéns pela coragem da denúncia.
É muito comum em nosso país as Universidades usarem o rótulo de Curso de
Licenciatura em Matemática para a formação de Matemáticos, deixando em
segundo plano a formação de professores de matemática. Esse é o principal
motivo das suas preocupações. Essas questões que vc colocou deveriam ser
discutidas nos Cursos de Licenciatura para busca de alternativas de
solução. Quando conclui o Curso de Licenciatura em Matemática, em 1972, já
era assim e pelo jeito pouca coisa mudou...
Vamos continuar essa conversa....
Abraço e parabéns pela coragem da denúncia.
José Carlos Gomes
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Bom dia Paulo César, vou tentar auxiliá-lo da mesma forma que fiz com
alguns professores iniciantes que orientei algumas vezes. Espero ajudá-lo
pelo menos um pouco.
A primeira coisa a fazer é procurar ser amigável com a turma, um professor
muito linha dura trás antipatia à turma e nessa fase eles não facilitam
mesmo. Se for possível inicie a aula com uma dinâmica rápida, como por
exemplo um desafio,
Acredito que na conclusão do seu curso você tenha cumprido muitas horas de
estágio, procure lembrar-se de como cada professor que você assistiu
ministrava as aulas e tente fazer como os que você achar que eram melhores.
Quanto a estudar, faça um plano e procure segui-lo fielmente, tanto tempo
para preparação de aula, tanto tempo para concurso, lembre-se que no começo
tudo é mais difícil, mas logo você estará dominando as turmas e terá
prática suficiente para preparar aulas com mais facilidade e rapidez.
Boa sorte!
Paula Luminati
Graduada em Pedagogia
Graduada em Matemática
Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino
Especialização em Matemática Financeira e Estatística.
alguns professores iniciantes que orientei algumas vezes. Espero ajudá-lo
pelo menos um pouco.
A primeira coisa a fazer é procurar ser amigável com a turma, um professor
muito linha dura trás antipatia à turma e nessa fase eles não facilitam
mesmo. Se for possível inicie a aula com uma dinâmica rápida, como por
exemplo um desafio,
Acredito que na conclusão do seu curso você tenha cumprido muitas horas de
estágio, procure lembrar-se de como cada professor que você assistiu
ministrava as aulas e tente fazer como os que você achar que eram melhores.
Quanto a estudar, faça um plano e procure segui-lo fielmente, tanto tempo
para preparação de aula, tanto tempo para concurso, lembre-se que no começo
tudo é mais difícil, mas logo você estará dominando as turmas e terá
prática suficiente para preparar aulas com mais facilidade e rapidez.
Boa sorte!
Paula Luminati
Graduada em Pedagogia
Graduada em Matemática
Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino
Especialização em Matemática Financeira e Estatística.
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