De: Rodrigo Sarruge Molina <molinaprof@hotmail.com>
Data: 30 de abril de 2013 17:02
Assunto: [ebem] APG-FE-UNICAMP: Moção de apoio à greve dos professores da rede pública do estado de São Paulo [1 Anexo]
Para: pos IFHC UNICAMP <posifch@yahoogrupos.com.br>, EBEM <ebem@yahoogrupos.com.br>, conae <estudantesconae@yahoogrupos.com.br>
MOÇÃO DE APOIO À GREVE DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
A Associação de Pós-graduandos da Faculdade de Educação da Unicamp (APG-FE) apoia a greve dos professores da rede pública do estado de São Paulo, deflagrada no dia 19 de abril de 2013.
Não faltam manifestações e pesquisas sobre as condições de trabalho dos professores da rede estadual. A maior parte delas tem apontado, reiteradamente, os processos de precarização do trabalho destes profissionais, que lutam cotidianamente contra as adversidades da escola e por sua subsistência.
Durante os últimos vinte anos, os sucessivos governos do PSBD, em São Paulo, além de conduzir a degradação dos salários e da carreira docente, usa como estratégia de "melhoria da educação paulista" a política de bonificação por mérito baseada em avaliações externas. Parecendo desconhecer as intensas jornadas, turmas lotadas, ausência de bibliotecas, laboratórios, material didático, funcionários de apoio e muito mais. Responsabilizando, exclusivamente, os professores pelos problemas escolares.
A histórica ausência de concursos no estado tem aberto precedentes para a contratação de professores sem estabilidade, sem o descanso semanal remunerado, sem as férias, sem os direitos mínimos de um trabalhador. O governo estadual criou gradações de escassez na carreira docente, como as categorias F e O, que dividem os professores e geram uma carreira de incertezas.
As condições de trabalho têm levado muitos professores ao adoecimento e a desistência da profissão. Um processo social que, muitas vezes, é compreendido como um simples problema pessoal de saúde.
A APG-FE concorda que é urgente a correção imediata dos salários em 37,6%, bem como o cumprimento das determinações da Lei do Piso (n.11.738/2008). Ainda que seja necessário ressaltar que os R$1.567 previstos na referida lei, por quarenta horas semanais, são insuficientes para a manutenção dos profissionais da educação.
A APG-FE apoia a luta dos professores do estado de São Paulo e entende a greve como um instrumento legítimo na batalha por melhores condições de trabalho e por uma educação pública, gratuita e de qualidade.
APG-FE/Unicamp
Abril 2013
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Associação de Pós-Graduandos_FE_2012" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para apg_fe2012+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
Anexo(s) de Rodrigo Sarruge Molina
1 de 1 arquivo(s)
MARIO MARIANO RUIZ CARDOSO
Educador
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista é cuidada por Edna Costa e Raphael Golin.
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "ListaRepea" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
0 comentários:
Postar um comentário