[Profs Mat:6904] Respostas à: Rendimento dos alunos de matemática piora entre o 5º e o 9º ano

Mensagem original:
De: Antonio José Lopes Bigode <bigode@pentaminos.mat.br>
Para: profmat@googlegroups.com 
Enviadas: Segunda-feira, 1 de Abril de 2013 16:42
Assunto: Re: [Profs Mat:6898] Rendimento dos alunos de matemática piora entre o 5º e o 9º ano
Sim, este é o quadro real. Mas vamos ficar lamentando do mesmo jeito que há 20 anos ? 
Saibam todos que este quadro está assim há pelo menos 20 anos; desde os anos 1980 o Brasil aparece entre os últimos lugares de rankings internacionais, penúltimo lugar no TIMMS dos anos 1980,entre os últimos nos últimos 10 do PISA. Qual é a novidade ?
Vamos chover no molhado?
Basta falar do PÉSSIMO salário dos professores ?
Vamos culpabilizar os professores como fizeram as últimas gestões do governo do estado de São Paulo ?
Qual é a questão estrutural  de fundo?
Uns e outros acham que devemos voltar para o século XIX exigindo das crianças mais decoreba.
Vamos abrir um bom debate sobre isto aqui este fórum.
B.
PS.: As ONGs ou coisa do tipo que estão fazendo este tipo de pesquisa estão escondendo a sujeira embaixo do tapete, tirando as 30 ou 40 escolas de ponta de uma cidade como São Paulo - cuja mensalidade passa de 2000 reais e o salário do professor é muito maior que o das universidades - a maioria da escolas privadas está no mesmo nível.que o das escolas públicas abandonadas pelo estado.
________________________________________________________________

Saudações Prof. Bigode!
Aumentando a carga horária de matemática no ensino fundamental e inclusive médio,
dispondo de escolas com ensino integral (manhã e tarde, entre outras modificações).
Qual a sua opinião?
Abraços!
 
 

"Não há salvação fora da caridade"
======= x ======== x =========
Prof. Antunes Mendes
Professor de Matemática - IFMT - Campus Parecis  
Matemático pela UFU 
Tel.:  (65) 9609-8800 / 8143-2687 / 3382-1880 
_______________________________________________________________

Fiz estagio no fundamental II,,, a coisa e grave ! 
Pedro Cesar
________________________________________________________

Olá!Concordo com seu pensamento professor Bigode, acredito que precisamos superar a vitimização e a busca de um culpado por uma proximidade maior com o aluno, por metodologias que realmente façam sentido para o professor e para o aluno. Para isso é necessário estudo e pesquisas constantes, coisa que é deficiente em muitos cursos de licenciatura das nossas universidades. Resta então ao professor buscar, buscar... ser autor e não vítima. 

 ______________________________________________________________

Lendo a reportagem vi a frase "Uma das explicações mais citadas por 
especialistas é a falta de professores na área. É na etapa final do 
fundamental que os alunos passam a ter aulas com docentes 
especialistas nas matérias". 
Bom, se os alunos ficam sem muitas aulas porque falta professores de 
matemática, então, porque avaliar esses alunos e depois dizer que o 
rendimento em matemática diminuiu? Com a falta de professores e de 
aulas, iria diminuir mesmo!!! 
Não deveriam ser avaliados apenas os que tiveram aulas de matemática, 
sem falta de professor, para poder falar se o rendimento aumentou ou 
diminuiu? 
Estas avaliações são muito questionaveis e muito mais o que se diz 
sobre elas ... 
Pergunto: Como os professores tem visto o rendimento ou ensino ou 
aprendizagem de seus alunos em matemática? Se o rendimento diminui, 
para os professores, quais são os motivos? 

Evelaine 
___________________________________________________________________


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário