Prezados(as) do Repea, bom dia,
--- Primeiro me permitam considerar que, por uma questão de transversalidade e sustentabilidade, essa notícia merece ser analisada pelos senhores.
--- Observem nos links abaixo a situação dramática do Tietê, na cidade de Salto, às vésperas de se comemorar mais uma Semana do Meio Ambiente em cuja reportagem foi entrevistado o nosso querido amigo Mosquini.
--- A poluição do rio Tietê não recuou 160 km conforme divulgado anteriormente é o que pode-se deduzir vendo esta reportagem.
--- Considero inadequada a nota divulgada pela Sabesp e reproduzida pela apresentadora da TV TEM, Daniela Borba: "A Sabesp informa que desenvolve, desde 1995, o maior conjunto de obras de saneamento da América Latina. O Projeto Tietê que está na 3ª. fase, com 500 obras sendo realizadas, e um investimento de 3,4 bilhões de dólares, só que o processo de despoluição deve demorar mais 25 anos!"
--- Oras, isso é o mesmo que um médico dizer a um paciente, tome este remédio durante esta semana, daqui a 25 semanas você vai apresentar sinais de melhora!
--- Claro, se você for o pai ou mãe desse paciente, sairá correndo em busca de outro médico e/ou hospital!
--- É o que a sociedade deveria fazer no momento, tratar os nossos rios como se fossem nossas artérias e veias, encarar a água como o nosso sangue e correr em busca de soluções urgentes, questionando as autoridades, a sociedade científica, a academia, etc. Perguntando, será que não cometemos algum(ns) erro(s) na gestão das águas nos últimos 40 anos? Será que daqui a 25 anos o rio estará, de fato, despoluído caso haja erros e eles não forem corrigidos? Lembrem-se, notas parecidas foram divulgadas pelos governos anteriores nas décadas de 80 e 90!
--- Considero que a nota deveria ser: "A Sabesp informa que convocará seus funcionários e colaboradores, se necessário a academia, a sociedade científica, para verificar o que de fato está acontecendo no rio Tietê e a sociedade paulistana será informada em breve das providências a serem tomadas e agradeçe a TV-TEM pela reportagem."
--- Nesse dia estava variando constantemente entre nublado e ensolarado, o Sr. Moschini e o repórter Leandro notaram que, quando espessas camadas de nuvens cobriam o rio, as espumas aumentavam e quando fortemente ensolarado, as espumas baixavam (diminuia a sua formação), seria pura coincidência? A Radiação Solar pode colaborar e participar do processo da gestão das águas?
--- O peixe (vida) relatado pelo repórter Leandro Rossito é o peixe de escama óssea Caborja, pré-histórico, que em seu processo metabólico tolera baixos índices de oxigênio.
Matéria: 25/05/2013
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/05/equipe-de-reportagem-e-encoberta-por-espuma-do-rio-tiete-em-salto-sp.html
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/05/equipe-de-reportagem-e-encoberta-por-espuma-do-rio-tiete-em-salto-sp.html
24/05/2013.
Outro link Bom Dia Brasil 24/05/2013.
Obrigado pela atenção e a disposição para prestar esclarecimentos.
att. massao okazaki - cidadão jundiaiense - voluntário socioambental (obs: Favor desconsiderar erros de redação)
--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista é cuidada por Edna Costa e Raphael Golin.
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "ListaRepea" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
0 comentários:
Postar um comentário