Muito interessante todas essas imagens! Porém é muito triste idealizarmos e absolutizarmos o conhecimento matemático procurando na natureza tais conhecimentos, como se a matemática estivesse lá, bastando ser descoberta, sendo que no fundo, os conceitos são resultado de um desenvolvimento humano, dedutivo, lógico, apartir de observações e axiomas que não são mais do que interpretações humanas, pois observar um fenômeno prático é antes de tudo um trabalho teórico de interpretação humana. Eu amo matemática, mas temos que reconhecer que não dá para criarmos uma teoria do conhecimento apenas com está disciplina. Ao invéz de procurarmos na natureza os conhecimentos matemáticos deveríamos procurar nos conceitos matemáticos a natureza.
Em 30 de maio de 2013 08:57, Paulo Henrique Colonese <coloneseph@globo.com> escreveu:
Apesar do erro sobre o Nautilus que não possui uma relação exatamente áurea, o filme tem o mérito encantador de buscar padrões entre geometria, medida e números...Acho FANTÁSTICO e uso sempre.O autor CRISTOBAL VILA tem uma coleção de vídeos maravilhosa em seu blog.Além disso, eles tem imagens (cenas) do filme, os bastidores da animação e vários tutoriais sobre o processo de animação que ele utiliza!NATURE BY NUMBERSPodemos aproveitar o "erro" como motivo de investigação, explorando imagens reais do animal para os ESTUDANTES medirem e determinarem até que ponto o Nautilus e outros seres vivos se aproximam da razão áurea ou que razão realmente possuem...Explorar objetos e seres naturais, industriais (Por que as folhas A3, A4, são chamadas de "A" - qual a proporção delas?) e culturais (artes)....PROJETO SHAPE OF LIFEUma sugestão é aproveitar o material do PROJETO SHAPE OF LIFEA FORMA DA VIDA que explora as diferentes formas evolutivas da vida. É um tema mais amplo (vida) visto pelo olhar geométrico das formas. O Projeto possui muito material on-line para professores.Site de apresentação: http://shapeoflife.org/http://shapeoflife.org/video/animation/mollusc-animation-nautilus-body-plan (filme sobre o corpo do nautilus)Você pode se cadastrar gratuitamente e acessar mais materiais.O projeto faz uma relação com os programas curriculares nacionais e estaduais para ajudar os professores a incluírem o projeto em seus planejamentos e deixar de ser uma atividade extra, uma brincadeira, um passatempo... [Coisa que no Brasil ainda se faz muito pouco...]E existe um Guia com Orientações para Professores e várias sugestões de atividades desenvolvidas pela PBSMATEMÁTICA TAMBÉM É TRANSVERSAL - MEIO AMBIENTE E VIDA
Recomendo também duas séries em DVD fabulosas desenvolvidas a partir do olhar das FORMAS E DESIGNSérie NATURETECH - O Design da NaturezaSão 3 DVDs: A MAGIA DO MOVIMENTO; O MUNDO DOS MATERIAIS e A ENERGIA DA VIDAtodos abordando como a FORMA afeta movimentos, estrutura dos materiais e a capacidade de gerar, armazenar e utilizar energia..Com um enfoque já para a nanotecnologia!!!!É Bárbaro!!!!!]]MATEMÁTICA TAMBÉM É TRANSVERSAL - MEIO AMBIENTE, SAÚDE E TECNOLOGIASérie VIAGENS ARQUITETÔNICAS - Uma viagem através da ARQUITETURASão 4 DVDs- BELEZA E MORTE- PARAÍSO E DESASTRES- CONEXÕES E PODER- SONHOS E PRAZERIntegrando o mundo das FORMAS com a arquitetura, com as artes, com a religião, com a política e com a cultura....MATEMÁTICA TAMBÉM É TRANSVERSAL ... PLURALIDADE CULTURALOutros filmes do VILA...INSPIRATIONS - Uma viagem pelo mundo dos jogos matemáticos e história da matemática.MATEMÁTICA TAMBÉM É TRANSVERSAL: CULTURA E JOGOSISFAHAN - Uma viagem pela arte, geometria e arquitetura persas.SNAKES - inspirados em uma das obras de ESCHER,http://www.etereaestudios.com/docs_html/snakes_htm/snakes_index.htm
E sua última produção LUX AETERNA é uma viagem pelo mundo da luz das galáxias às pequenas gotas de água...O Cristobal é de+++++!!!!!Na VIMEO a qualidade dos filmes para download é melhor...Eu vejo sempre... adoro todos eles...--Em 28 de maio de 2013 00:47, Juliana Chagas <jsbchagas@yahoo.com.br> escreveu:
--Olá colegas. Creio que a maioria deva conhecer esse vídeo - http://www.youtube.com/watch?v=kkGeOWYOFoA.Me lembro de ter recebido um e-mail desse grupo sobre algum erro que haveria nele. Na verdade não estou certa se foi sobre esse vídeo e não consegui achar o tal e-mail. Alguém saberia confirmar a informação?Abraços!!Juliana Chagas
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://www.leoakio.com
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, ou para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br
--Não devemos explicar nada a uma criança, é preciso maravilhá-la. (Marina Ivánovna Tsvetáyeva)
Devemos pensar que o impossível é possível, o que importa é mirar nas estrelas, pois é lá que o impossível reside. E com esta mentalidade, o impossível vira factível. Miguel Nicolelis.
Abraços
Prof. Paulo Henrique Colonese
Correio Eletrônico: coloneseph@globo.com
Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1432256231448414
LabAGeo - Laboratório Aventuras Geométricas - http://br.groups.yahoo.com/group/LabAGeo/
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://www.leoakio.com
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, ou para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br
--
Alex Baldan
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://www.leoakio.com
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, ou para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br
0 comentários:
Postar um comentário