[Profs Mat:7231] chamada de artigos

Chamada de Artigos para Edição Temática da revista



PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMATICA



A revista PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, avaliada como B1 no qualis da
área de Ensino e B4 da área de Educação, comunica que, no período de 01 de
agosto de 2013 a 01 de setembro de 2013, estará recebendo artigos para uma
edição especial intitulada "Educação Matemática e a teoria
Histórico-cultural", a ser publicada no segundo semestre de 2013.



Educação Matemática e a teoria Histórico-cultural



A teoria histórico-cultural, que surge a partir dos trabalhos de Vigotski,
Leontiev, Davidov e seus seguidores, apresenta-se como um dos referenciais
teóricos que vem se destacando atualmente quando tratamos de pesquisas de
cunho educacional ou psicológico. Assim, não é de estranhar que dentro do
campo da educação matemática tenhamos um grande número de pesquisadores no
Brasil e no exterior que utilizem dessa abordagem para fundamentar as suas
investigações. Desse modo, esse número temático tem como objetivo promover
um debate sobre as formas como a comunidade científica vê e se envolve com a
teoria histórico-cultural e como ela é adotada no campo da educação
matemática. Além disso, há espaço para a discussão sobre alguns dos desafios
e preocupações relacionadas ao des envolvimento de pesquisas por meio desse
viés teórico. Assim, neste número temático receberemos trabalhos que abordem
questões que envolvam as práticas de sala de aula, nos diferentes níveis de
ensino, considerando os fundamentos teórico-metodológicos acerca da
linguagem, processos de ensino e de aprendizagem, movimento conceitual,
atividade, mediação cultural, avaliação, aprendizagem docente, dentre
outras. Esperamos que com esse número temático possamos ter uma base para a
compreensão mais profunda dos pressupostos desta teoria, a sua dinâmica e
como ela é aplicada nas investigações sobre a educação matemática e
compreendermos as formas como os investigadores lidam com as dimensões
teóricas de suas pesquisas.



Sobre o trâmite de avaliação dos originais submetidos



Caso sejam aprovados mais artigos do que o número máximo de textos para a
composição de um volume, a seleção dos que participarão do número temático
"Educação Matemática e a teoria Histórico-cultural" será feita pelos
editores desta Edição (Wellington Lima Cedro e Anemari Roesler Luersen
Vieira Lopes) a partir dos pareceres dos especialistas que integrarão, como
avaliadores ad hoc, o Conselho Editorial da revista PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA. Os demais artigos aprovados, mas não aproveitados para o número
especial poderão, se os autores assim desejarem, ser publicados em edições
regulares da revista. Embora os autores possam submeter à apreciação da
revista tantos artigos quanto desejarem, cada autor só poderá ter um artigo
efetivamente publicado na Edição Temática (seja c omo autor ou co-autor).



As normas para a elaboração dos originais estão em anexo.



Os artigos devem ser submetidos eletronicamente diretamente aos editores do
número temático (wcedro@mat.ufg.br), indicando a submissão para a Edição
Temática "Educação Matemática e a teoria Histórico-cultural".





WELLINGTON LIMA CEDRO

ANEMARI ROESLER LUERSEN VIEIRA LOPES

Editores do número temático

PATRÍCIA SANDALO PEREIRA

Editora-chefe


--
Wellington Lima Cedro
Prof. Adjunto - IME/UFG




--
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com

Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://www.leoakio.com

Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/

Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, ou para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário