Oi, Leo!!
É verdade mesmo que os sistemas de numeração desenvolvidos nas séries iniciais facilitam muito o trabalho da aritmética e da álgebra. Já experimentei durante alguns anos com alunos do CAPUERJ, e me surpreendi com os resultados.
Também fico assutada qundo percebo que quase ninguém compreende nem o sistema de numeração decimal, o que leva ao desconhecimento dos decimais e das unidades de medir.
Os planos de trabalho deveriam mudar, propostas baseadas neste estudo através destes sistemas de numeração deveriam fazer parte obrigatória dos currículos: esta não é uma parte opcional, todos necessitam se alfabetizar numericamente.
Abraços
Maria Aparecida Ribeiro da Silva
FAETEC Adolpho Bloch - FEBF//Pedagogia UERJ
Em 4 de agosto de 2013 18:07, Leo Akio <leoakyo@yahoo.com.br> escreveu:
--SISTEMA DE NUMERAÇÃO!De acordo com um novo estudo da Universidade de Missouri (EUA), a chave para melhorar a força de trabalho do mercado atual pode estar nas aulas de matemática das escolas de ensino fundamental.David Geary, principal autor do estudo, explica que a falta de uma habilidade matemática específica ensinada na primeira série está correlacionada com baixo desempenho em uma prova de matemática da sétima série, usada para determinar a empregabilidade e os salários em adultos....______________________________________________________________
Leo Akio YokoyamaColégio de Aplicação da UFRJ
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