Re: {ListaRepea} Dissertação de mestrado "O teatro político de rua praticado pelos coletivos ALMA e Dolores" disponível para download

Alexandre, 
Parabéns! Com certeza, vou ver seu trabalho. 
abraço
Angela


De: Alexandre Falcão de Araújo <afalcao.araujo@gmail.com>
Para: Alexandre Falcão <afalcao.araujo@gmail.com>
Enviadas: Segunda-feira, 30 de Setembro de 2013 17:38
Assunto: {ListaRepea} Dissertação de mestrado "O teatro político de rua praticado pelos coletivos ALMA e Dolores" disponível para download

Olá pessoal, boa tarde!

Com alegria, comunico que minha dissertação de mestrado "O teatro político de rua praticado pelos coletivos ALMA e Dolores: Estéticas de combate e semeadura" já está disponível para download no sítio da Unesp:


A dissertação trata de parte da experiência de dois coletivos teatrais do extremo leste de São Paulo (ALMA e Dolores, como realçado no nome da dissertação). Espero que seja útil para os interessados em teatro de rua, teatro político, e arte e educação ambiental (neste caso, mais especificamente no tocante ao trabalho do ALMA).

Aproveito e envio o resumo logo abaixo, para despertar mais a curiosidade, ;-)

Um abraço,


Resumo 
O objetivo deste trabalho foi investigar procedimentos de teatro político de rua a partir do estudo de encenações de dois coletivos artísticos da zona leste da cidade de São Paulo: Aliança Libertária Meio Ambiente (ALMA) e Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes. Ambos os coletivos citados desenvolveram, ao longo de suas trajetórias, espetáculos teatrais criados e apresentados em espaços abertos e públicos, lugares ressignificados pelas encenações. O recorte da pesquisa encontra-se amparado, sobretudo, no relato e análise dos processos de criação e apresentação dos espetáculos A saga do menino diamante: uma ópera periférica, do coletivo Dolores, e Antes que a Terra fuja, do coletivo ALMA. Para desenvolvimento da pesquisa nos valemos dos conceitos estranhamento e gestus, na perspectiva brechtiana, e da contextualização 
crítica das experiências dos grupos, para evidenciar como as obras em foco interviram nos espaços de encenação, propondo não apenas a fruição estética, mas também formas de intervenção social, tanto pela transformação dos processos de apreensão do entorno, quanto pelas ações diretas, no cotidiano das comunidades. 

Palavras-chave: Teatro de Rua, Teatro Político, Teatro Mutirão, Meio Ambiente, 
Dolores, Aliança Libertária Meio Ambiente. 
-- 
Alexandre Falcão de Araújo
Fone fixo: (11) 2056-0253
Celulares: (11) 95252-1798 (Oi)/ 98393-6089 (Tim)
--
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ListaRepea". É
uma lista para trocar idéias e aprender uns com os outros, compartilhando informação e conhecimento sobre educação ambiental.
Esta lista é cuidada por Edna Costa e Raphael Golin.
 
Para exclusão: <<listarepea-unsubscribe@googlegroups.com>>
demais solicitacoes inclusive remocao, escreva para:
ednacosta@gmail.com ou raphael@5elementos.org.br
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para:
listarepea@googlegroups.com
 
Para mais opções e configurações, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/listarepea?hl=pt-BR
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "ListaRepea" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para listarepea+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário