[MEEF] APOIO URGENTE DO MEEF

Galera, estamos na RETA FINAL no enfrentamento com o nosso diretor ditador Leandro Nogueira.

Agora virou uma campanha do DCE da UFRJ, do conjunto dos estudantes da UFRJ, pelo "Fora Leandro!". Estamos trabalhando para que o sindicato dos professores da UFRJ e dos tec adm também se somem na campanha, para virar uma campanha da UFRJ de conjunto, da nossa comunidade acadêmica.

Na nossa plenária final do ENEEF Vitória, aprovamos uma resolução pelo "Fora Leandro!" Agora ja é a hora de transformarmos essa resolução em AÇÃO!

Precisamos muito que a galera, os coletivos, as entidades, os movimentos, curtam a página e assinem o manifesto! Vai dar um gás FUNDAMENTAL para a campanha! Só pararemos QUANDO O LEANDRO CAIR!!! 

O autoritarismo dele está a serviço da PRIVATIZAÇÃO da EEFD e da UFRJ, aprovando cursos pagos a torto e a direita, e reprimindo abertamente aqueles que se colocam contrários a isso, chamando inclusive a polícia militar, como ja o fez!

Contamos com o MEEF, agora é a hora! Segue aqui o manifesto e a página no Facebook!

https://www.facebook.com/pages/Fora-Leandro-Chega-de-Autoritarismo-na-UFRJ/390103344425452

MANIFESTO DA CAMPANHA

O DCE Mário Prata convoca toda a comunidade acadêmica da UFRJ a se somar na campanha "Fora Leandro! Chega de autoritarismo na UFRJ"

O DCE Mário Prata por meio desse manifesto, juntamente com o Centro Acadêmico de Educação Física e Desportos (CAEFD), convoca toda a comunidade acadêmica a se somar na campanha "FORA LEANDRO! CHEGA DE AUTORITARISMO NA UFRJ!". As posturas autoritárias do Diretor da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), Leandro Nogueira, além de expressarem uma aberta perseguição política ao Movimento Estudantil da EEFD, são um ataque a todo o conjunto dos estudantes e ao Movimento Estudantil da UFRJ, à democracia e à autonomia universitárias. Por isso, se faz necessária uma ampla campanha pelo "Fora Leandro!", incorporada pelos três segmentos da UFRJ e suas entidades representativas, firme no propósito de não mais tolerar uma gestão antidemocrática dentro da universidade.

Os métodos autoritários têm sido um instrumento a serviço do processo de privatização da UFRJ. A supressão dos espaços políticos auxilia na imposição de um projeto de universidade que contraria bandeiras históricas dos movimentos de estudantes, técnicos-administrativos e professores, sintetizadas na defesa de uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referendada. A deterioração da democracia acadêmica pode ser verificada na forma como se tenta privatizar o Hospital Universitário, por meio da aprovação da EBSERH e no terrorismo imposto aos estudantes do Alojamento, ameaçados permanentemente de serem desalojados. Na Educação Física, os fatos recentes expressam uma absurda extrapolação dessa tendência.

Desde o final de 2012, o diretor Leandro Nogueira tem protagonizado uma agressiva e sistemática perseguição política ao Movimento Estudantil. Parte desse processo foi acionar a Polícia Militar para retirar das dependências da escola um estudante regularmente matriculado, fechar arbitrariamente um curso de pós-graduação e destituir seu coordenador por ter se negado a dar falso testemunho contra aquele mesmo estudante. Esse cenário de perseguições se intensifica, ganhando maior gravidade, quando os estudantes mobilizados se opuseram à aprovação de cursos pagos de pós-graduação, que têm um crescimento na UFRJ, apontando para uma clara e preocupante tendência de mercantilização do ensino.

Na tentativa de acabar com a resistência estudantil organizada, o diretor resolveu organizar eleições paralelas para designação dos representantes estudantis dos fóruns colegiados da EEFD, desrespeitando a autonomia dos estudantes e da sua legítima entidade representativa, o Centro Acadêmico. Segundo a resolução 02/82 do Conselho de Ensino de Graduação (CEG), as entidades representativas têm competência privativa para designar autonomamente os seus representantes. Assim, em sessão ordinária no dia 19/06/2013, o CEG reafirmou a validade de sua resolução, repudiando a ação do diretor Leandro Nogueira. No entanto, a intransigência da Direção e da Administração da EEFD já se transformaram em ameaças diretas aos estudantes. Em reunião da congregação da escola, seu vice-administrador, Luiz Henrique, afirmou estar "preparado para matar e para morrer".

Seguindo seus métodos policialescos, Leandro Nogueira denunciou membros do CAEFD à 37ª DP (Ilha do Governador) sob alegação de "desacato à funcionário público no exercício da função". Essa atitude desrespeita os espaços de discussão e decisão coletivas da UFRJ, e foi amplamente repudiada no fórum máximo de deliberação da universidade, o CONSUNI, que aprovou moção contra o diretor em sua sessão ordinária no dia 26/06/2013. Assista o vídeo aqui:http://www.youtube.com/watch?v=X2eJuGByd_Q

Os problemas gerados pelas imposturas de Leandro Nogueira não incidiram apenas contra os estudantes da Educação Física. Em pouco mais de um ano e meio de gestão, o diretor já entrou em embates injustificáveis com estudantes da Dança, Ciências Sociais, Comunicação Social, Psicologia, professores e com a própria administração central da UFRJ.

É inadmissível que tudo isso aconteça no interior da principal universidade federal do país. Devemos pressionar para que a resolução da grave situação não permaneça refém de alongadas burocracias universitárias. A reitoria deve tomar uma posição IMEDIATA, como o fez em outras situações. Nesse sentido, convidamos o conjunto de estudante, professores e técnicos administrativos da UFRJ e suas entidades representativas a se somarem na construção de uma ampla campanha pelo "Fora Leandro", contra o autoritarismo na UFRJ, em nome da democracia dentro da nossa Universidade e em respeito àqueles que lutam contra as opressões.

Reivindicamos:

*Fora Leandro! Exoneração IMEDIATA do cargo de Diretor da EEFD!
*Nenhuma punição a estudantes perseguidos da UFRJ! Fim das perseguições!
*Garantia da legitimidade e autonomia do CAEFD nos fóruns colegiados da EEFD e de todos os CAs, DAs e do DCE – Mário Prata nos fóruns colegiados da UFRJ!
*Defesa da autonomia acadêmica na UFRJ!
*Pela liberdade de exercício político na UFRJ!

Assinam este manifesto:

Diretório Central dos Estudantes - UFRJ 
Centro Acadêmico de Educação Física - UFRJ
Associação de Pós-Graduandos - UFRJ

As entidades, movimentos e pessoas que quiserem se somar é só mandar o nome! Não vamos tolerar o autoritarismo!


--
Rian Rodrigues

Coletivo Marxista - http://coletivomarxista.blogspot.com/
Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa
DCE-UFRJ
CAEFD
Coordenação Nacional ExNEEF - CEPE

"Por isso, o atual nível de luta, ainda predominantemente econômico e incipiente do 
ponto de vista da atividade do nosso proletariado, não nos deve fazer perder de vista 
os objetivos finais. Foi isso que sempre distinguiu revolucionários de reformistas, mesmo quando se encontravam na mesma trincheira. Por isso, também, essa discussão para nós não é "abstrata", não é privilégio de "teóricos" que "não têm 
nada a fazer". Ela faz parte da formação de comunistas brasileiros, que saibam 
aplicar a experiência do marxismo vivo à realidade do seu país." ERIC SACHS

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário