passando para, mais uma vez, dar o repasse da nossa conjuntura aqui na UNEB Campus II- Alagoinhas.
No dia de ontem (30/10) ocupamos e paralisamos a Universidade durante todo o dia por motivos explicitados logo abaixo:
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) é dividida em 24 campis, tendo a Reitoria no campus I (Salvador) e o curso de Educação Física em 3 deles ( Alagoinhas, Jacobina e Guanambi), o que dificulta demais o nosso diálogo com as instâncias da Universidade, além do mais dificulta a própria organização e articulação estudantil. Nós, aqui de Alagoinhas, enfrentamos, como na maioria das Universidades Públicas, um grande problema de precarização dos espaços que compõe o que chamamos de CEL (Centro de Esporte e Lazer), praticamente tudo que compõe o CEL está em péssimo estado ou tem políticas de uso incorretas.
De todos os espaços precarizados do nosso CEL, entendidos, aqui, como laboratório para as nossas aulas, um dos casos mais graves é a piscina, a qual está construída há mais de 5 anos e nunca funcionou, sujeitando nossos alunos à parcerias com clubes particulares da nossa cidade, acarretando constrangimento tanto aos professores e discentes, causados pelo não cumprimentodo acordo de ajuda na manutenção do espaço, quanto pelos funcionários do local que alegam que o espaço não é nosso. Enfim, em praticamente todos os espaços temos problemas, quadras com desníveis e marcação errada, refletores prestes a cair, o campo de futebol queé impossível acessá-lo, pois o mato tomou conta, mosquito da dengue e animais peçonhentos por toda a parte do CEL, entre outras coisas.
Diante deste cenário nasce uma indignação, uma insatisfação dos alunos pelo descaso com que é tratada a questão e o DAEF vem puxando essa luta há muito tempo.Antes do ENEEF, por exemplo, realizamos uma primeira assembleia para tratar desses problemas, onde tiramos deliberações e propomos mais um prazo para que os problemas fossem resolvidos, infelizmente mais uma vez isso não aconteceu e puxamos a segunda assembleia. Nesta segunda assembléia, porém, tivemos apoio em grande número dos estudantes e foi deliberado a paralisação do campus no dia 30/10 para: dialogar com a comunidade acadêmica; lançar um calendário de lutas pelo CEL (uma campanha) e pressionar o departamento e a reitoria para que providências sejam tomadas. E assim o fizemos. Ontem conseguimos paralisar o campus com um número significativo de discentes e dialogar com a comunidade acadêmica, infelizmente o diretor ao saber da paralisação enviou um e-mail avisando para a comunidade acadêmica que as atividades do dia estavam sendo canceladas por conta da nossa mobilização, o que, de certa forma, dificultou o diálogo com os estudantes e funcionários do turno vespertino, mas as atividades da manhã foram muito válidas...Fizemos uma nota explicativa para que todos entendessem o motivo da nossa manifestação, palavras de ordem, dialogamos...enfim, uma manhã muito produtiva.
Por fim, conseguimos uma reunião com o Pró-reitor de infraestrutura nesta sexta-feira (01.11), a qual acontecerá através de uma vídeo conferência - em horário de aula, por sinal- para tratar do assunto.
Obs.: A cidade de Salvador fica a 100 km do nosso Campus, ou seja, mais uma vez nos desrespeitando, pois poderia vir até o nosso Campus, sobretudo para conhecer de perto as nossas necessidades.
É isso camaradas...teremos reunião para pensar nas próximas ações...algumas já foram pensadas, como, por exemplo, uma aula pública, cujo tema será " Para que e Por que a precarização da Universidade Pública", pois entendemos que é importante compreender como a conjuntura da Universidade Pública dentro da sociedade capitalista, como as políticas neoliberais vem afetando a nossa Educação e contribuindo, cada vez mais, com a sua precarização, entre outros fatores.
É isso...em breve mais repasses!
Segue em anexo algumas fotos e uma reportagem .
Abraços.
- Rodrigo Mercês Pinto Santos
- Graduando em Educação Física - UNEB
- Coordenador da EXNEEF- R3
- Membro da secretaria de comunicação do Diretório Acadêmico " A voz resiste, a fala insiste, quem viver, verá "
- (75) 9136-8280
- Alagoinhas - BA
- "
- "
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
0 comentários:
Postar um comentário