RE: [MEEF] Repasse Educação Física UFPR

Foi sem o link do HC/EBSERH >> http://www.vanguardapolitica.com.br/2013/10/gleisi-faz-apelo-pela-adesao-do-hc-a-ebserh/



Deca.

Centro Acadêmico de Educação Física - UFPR
Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física / R6
Outros Outubros Virão
(41)97052646



From: andrea_cmotta@outlook.com
To: meef-nacional@googlegroups.com
Subject: [MEEF] Repasse Educação Física UFPR
Date: Wed, 30 Oct 2013 03:47:23 +0300

Então, venho nesse e-mail dar um repasse dos processos que estamos passando aqui na Educação Física, e na UFPR como um todo. 

No inicio deste mês, tivemos entre os dias 7 e 11, a nossa VI Semana Acadêmica de Educação Física, que teve como eixos centrais de debate - Educação Física, Formação Humana e Mundo do Trabalho. Em síntese foi um espaço extremamente vitorioso, desde o seu processo de construção, que se realizou de forma aberta e amplo, com a participação de vários estudantes para além do CAEF na comissão organizadora. E em relação aos próprios espaços, onde durante a semana tivemos a participação de mais de 350 alunos, em espaços extremamente politizados, com debates sobre a conjuntura, mov estudantil, opressões, Universidade, Licenciatura Ampliada, entre outros. 

No final da SAEF, tivemos uma Assembleia de Estudantes que definiu quais seriam as próximas pautas do ME de Educação Física aqui na UFPR, onde foi elencado como prioridade, a luta pela Estrutura Física e qualidade de ensino no DEF, e pela Reforma Curricular, lutando pela unificação dos cursos de bacharelado e licenciatura, apoiado e baseado na campanha da ExNEEF - Educação Física é uma só. Formação Unificada JÁ! 

No que se seguiu, na semana seguinte, realizamos um ato, cobrando melhorias e respostas da chefia do departamento e direção do setor sobre as estruturas do nosso departamento - que hoje sofre com infiltrações, goteiras, falta de materiais, não temos xerox, e nossa biblioteca não é nem considerada uma biblioteca, além de respostas da construção do novo DEF - que esse ano completa 5 anos de construção.   

Agora, nessa ultima semana inciou-se um período conturbado, onde a Coordenação do curso está puxando uma Reforma Curricular, restrita ao bacharelado, afim de completar a carga horaria do curso, que hoje está irregular. Fazendo isso de forma autoritária, verticalizada e sem debate algum. O CAEF, junto aos estudantes se posicionou contra essa forma "de fazer" a reforma. Nos retiramos inicialmente do colegiado de curso, por não legitimar o processo que estava acontecendo - reforma curricular a 3, coordenação mais dois professores - e chamamos uma nova assembleia de estudantes, com mais de 70 alunos presentes. Onde lá se apresentou o que esta acontecendo, explicitou o posicionamento inicial do CAEF, e junto aos estudantes pensou em como realizar o processo, propostas, e uma linha de se amarrar a reforma "emergencial" do bacharelado com uma reforma ampliada da Educação Física, reafirmando o posicionamento dos estudantes em relação a Unificação da Educação Física.

Nesse mesmo dia, houve um espaço durante o período do intervalo das aulas, sobre a divisão curricular, apresentando o histórico da divisão, marcos legais, prejuízos da cisão licenciatura e bacharelado, além de uma apresentação, breve, do que seria a proposta de "Licenciatura Ampliada". O espaço ocorreu em dois horários - intervalo da manhã e da tarde -  e tivemos a participação massiva dos estudantes do Departamento de Educação Física, com mais de 100 estudantes como um todo participando do processo.   

Estamos organizando para as próximas semanas outros espaços como este, durante os intervalos para que mais estudantes possam participar, e para a galera ir se apropriando sobre os debates que estão rolando. Além disso, entre os dias 11 e 15 de novembro, rola um plebiscito sobre o currículo da UFPR.  

 Ainda, em repasse dos processos de mobilização que estão rolando aqui, falei brevemente no repasse que a galera deu falando da EBSERH, mas aqui na UFPR tivemos como uma das grandes vitórias da grave do ano passado, barrar a EBSERH. Mas estamos num processo extremo de precarização do nosso HC, na ultima semana fecharam 94 leitos do hospital, que somando com os fechados anteriormente, totaliza em mais de 20% dos leitos fechados, os atendimentos de emergência estão funcionando em um ritmo mais lento, como todos os outros setores do hospital. E ainda se corre o risco, de perder/fechar o convenio que existe entre prefeitura-universidade por cauda da falta de estrutura do hospital. Tá bizarro o processo que ta rolando aqui na UFPR - esses dias atras a Gleisy Hoffman (sei lá como diabos escreve o nome dela) - ministra chefe da casa civil, afirmou em entrevista a uma rede de tv local, que a precarização do HC só acabaria quando a UFPR aderisse a EBSERH. Nesse movimento, dia 21/11 tem um COUN, com essa pauta, e a tendencia é que tentem passar a EBSERH aqui a goela abaixo.

(segue a entrevista dela >>)


Por fim. Estamos em processo eleitoral tanto para o CAEF, quanto para o DCE. 

No DCE, as eleições ocorrem nos dias 4 e 5 de dezembro. E a esquerda como um todo (Coletivo Outros Outubros Virão, ANEL/PSTU, Jornal Germinal - e Rompendo Amarras e Levante Laranja ainda não deram respostas), vem construindo seminários de formação, sobre temas gerais, para construção da chapa. Semana passada tivemos espaços sobre Conjuntura e Mobilizações; e Educação e Universidade; e hoje rolou o espaço sobre Opressões. A tendencia e indicativo é que a esquerda como toda saia em unidade, frente a necessidade do ultimo período acentuada pelos processos de junho e julho, e importância de ter um DCE de luta e combativo no período que está por vir - mais mobilizações, copa do mundo, etc. 

Já no CAEF, o processo eleitoral se inicia amanhã, tendo as eleições ocorrendo nos dias 26 e 27 de novembro. Assim como no DCE,a  tendencia é que role uma grande unidade, unidade esta que vem sendo construída desde antes da SAEF, na própria semana acadêmica, e acentuou-se nos processos de mobilização que estão ocorrendo nos últimos dias aqui na EDF/UFPR. Mas temos reunião do construção de chapa na quinta feira, agora, dia 31/10. 



Bem, acho que era isso.. Logo mandamos mais repasses.

Até mais.. 
Há braços. 
Deca.

Centro Acadêmico de Educação Física - UFPR
Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física / R6
Outros Outubros Virão
(41)97052646

--
-----
"Quem não registra está a mercê dos ventos do esquecimento"
----
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional@googlegroups.com
----
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com
---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "MEEF NACIONAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para meef-nacional+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário