Re: [Profs Mat:7395] Tese, estudos relacionados a dificuldades na aprendizagem da Matemática.

Bernardo, bom dia.

Estou fazendo doutorado relacionado as dificuldades e erros na aprendizagem da Matemática. Segue abaixo algumas referências que estou utilizando.

Abraço, Maria Luisa.

BISOGNIN, E.; BISOGNIN, V. Análise do desempenho dos alunos em formação continuada sobre a interpretação gráfica das derivadas de uma função. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.13, n. 3, p. 509-526, 2011.
 
BISOGNIN, E.; FIOREZE, L. A.; CURY, H. N. Análise de erros e proporcionalidade: uma experiência com alunos de graduação e pós-graduação. Revista Vidya, n. 2, v. 25, p. 31-40, jul./dez. 2005.

BORASI, R.et. al. Brainstorming about errors. Focus on Learning Problems in Mathematics. v. 7, n. 3, p.91-103, 1985a.
 
BORASI, R. Using errors as springboards for the learning of mathematics: an introduction. Focus on learning Problems in Mathematics. v. 7, n. 3-4, p.1-14, 1985b.
 
BRUM, L. D.; CURY, H. N. Análise de erros em soluções de questões de álgebra:
uma pesquisa com alunos do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 4, n.1, p. 45-62, 2013.
 
BURIASCO, R. L. C. de. Algumas considerações sobre avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n.22, p.155-177, jul/dez. 2000.
 
BURIASCO, R. L. C. de. Sobre avaliação em matemática: uma reflexão. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 36, p. 255-263, 2002.
 
BURIASCO, R. L. C. de. Análise da Produção Escrita: a busca do conhecimento
escondido. In: XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, v.3, Curitiba. Anais... Curitiba: Champagnat, p. 243-251, 2004.
 
BURIASCO, R. L C. de; CYRINO, M. C. de C. T.; SOARES, M. T. C. Manual para correção das provas com questões abertas de matemática AVA – 2002. Curitiba: SEED/CAADI, 2003.
 
BURIASCO, R. L. C. de; FERREIRA, P. E. A.; CIANI, A. B. Avaliação como prática de investigação (alguns apontamentos). Bolema, Rio Claro, Ano 22, n. 33, p. 69-93, 2009.
 
CORDEIRO, C. C. Análise e classificação de erros de questões de geometria plana da olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas. 2009. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica), Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy", Duque de Caxias, 2009.
 
CORREIA, C. E. F. Os erros no processo ensino/aprendizagem em matemática. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 20, n. 34, p. 169-186, jan.-jun. 2010.
 
CORREIA, E. O. O compreender das diferenças individuais dos alunos: uma forma de evitar o fracasso escolar. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional 

considerar os erros dos alunos. 1994. 276 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1994.
 
CURY, H. N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. Coleção Tendências em Educação Matemática, p. 112.
 
CURY, H. N. Pesquisas em ensino de ciências e matemática, relacionadas com erros: uma investigação sobre seus objetivos. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.14, n.2, p. 237-256, 2012.
 
CURY, H. N. Análise de erros: uma possibilidade de trabalho em cursos de formação inicial de professores. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 11., 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: ENEM-PR, p. 1-15, 2013. 1 CD-ROM.
 
CURY, H. N.; BISOGNIN, E.  Análise de soluções de um problema representado por um sistema de equações. Bolema, Rio Claro, ano 22, n.33, p. 1-22, 2009.
 
CURY, H.N; RIBEIRO, A. J; MÜLLER, T.J. Explorando erros na resolução de equações: um caminho para a formação do professor de Matemática. Revista iberoamericana de educación matemática, n.28, p. 143-157, 2011.
 
CURY, H. N.; SILVA, P. N. Análise de erros em resolução de problemas: uma experiência de estágio em um curso de licenciatura em matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 1, n.1, p. 85-97, 2008.
 
DE LA TORRE, S. Aprender com os erros: o erro como estratégia de mudança. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 240.
 
DALTO, J. O.; BURIASCO, R. L. C. Problema proposto ou problema resolvido: qual a diferença? Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 449-461, 2009.

LEIVAS, J. C. P.; CURY, H. N. Análise de erros em soluções de um problema de geometria: uma investigação com professores em formação continuada. Revista Eletrônica em Educação Matemática, Florianópolis, v.5, n.1, p. 71-83, 2010.
 
LIMA, D. T. Erros no processo de resolução de equações do 1o grau. 2010. 223 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
 
LIMA, I. Conhecimentos e concepções de professores de matemática: análise de sequências didáticas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.13, n.2, p. 359-385, 2011.

PINTO, N.B. O erro como estratégia didática. São Paulo: Papirus, 2000, p. 182.

RAMOS, M. L. P. D. Detecção, identificação e retificação: as três fases no tratamento e na correção dos erros. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 11., 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: ENEM-PR, p. 1-14, 2013. 1 CD-ROM.
 
RAMOS, M. L. P. D.; CURI, E. Análise de erro em avaliação de sistemas digitais: uma questão com lógica AND e flip-flop. Revista Eletrônica em Educação Matemática, Florianópolis, v.8, n.1, p. 232-247, 2013.
 

SIEBRA, M. J. Dificuldades e erros de alunos de 8ª série com relação a questões que envolvem álgebra. 2009. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática),Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2009.

VECE, J. P.; SILVA, S. D.; CURI, E. Desatando os nós do Sistema de Numeração Decimal: investigações sobre o processo de aprendizagem dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a partir de questões do SAEB/Prova Brasil. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.15, n.1, p. 223-240, 2013.

De: Bernardo Medeiros <nardomedeiros@gmail.com>
Para: profmat@googlegroups.com
Enviadas: Quinta-feira, 26 de Setembro de 2013 21:28
Assunto: [Profs Mat:7387] Tese, estudos relacionados a dificuldades na aprendizagem da Matemática.

Boa noite!!! Prezados Colegas, estou querendo iniciar meu mestrado e gostaria da ajuda de vocês para me enviarem conteúdos, livros, teses e entre outros relacionados a dificuldades na aprendizagem da matemática e patologias do gênero.  Muito obrigado. Abc. Bernardo Medeiros
--
Para membros postarem neste Grupo: profmat@googlegroups.com
 
Para convidar novos membros e ver as contribuições deste Grupo: http://www.leoakio.com
 
Nosso Grupo no facebook:
https://www.facebook.com/groups/profsmat/
 
Para receber um e-mail diário com o resumo das mensagens do dia, ou para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para leo.akio@yahoo.com.br


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário